Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto Miguel

    Escute também seu primo da esquerda radical pra contrastar com as ideias do tio fascista.

    Responda
  2. Marcos Benedetti

    Tabata continua sendo uma fagulha de esperança num congresso tão desanimador. Tua luta é ingrata, querida, conforme mostra a maioria dos comentários aqui. Mas não desista, pois ainda há vida inteligente fora do extremismo burro e egoísta tão predominante nas redes sociais.

    Responda
  3. Daniel Silva

    Texto bacana e maduro.

    Responda
  4. JOSE CAMPOS

    Em 2022 não tenha apreço e não vote em quem impede pobre de se aposentar para o governo pagar juros para ricos. Vote em quem proponha tributar os dividendos. Não vote em quem é financiado pelo grande capital.

    Responda
  5. Galdino Formiga

    Uma coisa é uma coisa (teoria - opinião); outra coisa é outra coisa (prática - voto)

    Responda
  6. filipe moura lima

    Tabata é jovem e jovens aprendem com a vida. Acho que ela está aprendendo.

    Responda
  7. Daniel Alvares

    Só precisa lembrar uma coisa, Tabata: se existe polarização não é porque a esquerda foi mais a esquerda. Você é um exemplo disso. A polarização é consequência do ingresso ao poder de um grupo de extrema direita, avesso ao racional. Não vejo muita utilidade de discutir com essa gente

    Responda
  8. Marcelo Müller

    sensacional!!!!

    Responda
  9. Guilherme Luiz de Oliveira Pereira

    Gostei

    Responda
  10. Enrico Colosimo

    Tabata, o mundo seria muito melhor se as pessoas seguissem o que você diz em sua matéria. Parabéns pela sensatez e excelente matéria.

    Responda
  11. Clarice Silveira

    Você traiu seu país e seus eleitores aprovando a reforma da previdência. Isso é imperdoável. Não nem sabe do que escreve. Despreparada. Sem capacidade. Traidora.

    Responda
  12. raimundo campos

    Com a internet os idiotas perderam a modéstia e passaram a propagar as suas sandices. Como neutralizá-los?

    Responda
  13. Paloma Fonseca

    Muito bom, Tabata, e construir pontes é um esforço contínuo, pois estamos apegados a muitas certezas, é difícil se desfazer delas, reconhecer isso já é um primeiro passo para o diálogo e para sair do nosso mundinho, que sem dúvida tem seu valor, só não é o único existente na face da Terra.

    Responda
  14. Hamilton Octavio de Souza

    A paralisia que tomou conta da esquerda brasileira afeta diretamente o debate político, o envolvimento dos trabalhadores e o conteúdo do processo eleitoral. A ausência de atuação dos partidos e candidatos de esquerda trava a pauta dos assuntos que mais interessam ao povo e deixa todo o processo dominado pela demagogia populista e pelos grupos oligárquicos que se revezam no controle da administração pública. Toda a sociedade perde pela ausência do confronto de ideias, propostas e projetos.

    Responda
  15. Fatima Marinho

    Boa tentativa, mas não se pode combater estupidez com racionalidade. Umberto Eco tinha razão ao dizer que a Internet deu voz a uma “legião de imbecis”: as unanimidades virtuais acabaram criando a estupidez orgulhosa de si mesmo. No caso brasileiro, o “tiozão do churrasco”: ele descobriu que suas bravatas, que no passado provocavam vergonha alheia a todos nos encontros familiares, viraram “lacração”. Estúpidos são orgulhosos da própria estupidez, porque têm a chancela do grupo, do coletivo.

    Responda
  16. RODRIGO NAFTAL

    Ótimo texto. Que a coragem, inteligência e o equilíbrio de Tábata nos acompanhe em 2022!!! É impressionante como uma mulher com a sua liderança incomoda tanta gente.

    Responda
  17. Bruno Andreoni

    Não esquecer que a discussão costuma morrer no início porque a ideologia consiste de três licenças: a licença lógica (as afirmações estão dispensadas de fazer sentido), a licença pragmática (os resultados são ignorados) e a licença moral (para promiver a ideologia, qualquer vileza é permitida, inclusive roubar, mentir e caluniar). Aí, pode ser melhor não discutir, mesmo.

    Responda
  18. Ana Luisa de Carvalho

    Ótimo artigo e as dicas são muito oportunas para o ano que se inicia. Mas a leitura dos comentários me deixou perplexa, pois são demasiadamente ofensivos e desviados do conteúdo. Soa à misoginia exercida de forma muito opressiva, na tentativa de calar a fala da deputada. Reforça a importância do artigo.

    Responda
  19. Moura Moura

    Boa Deputada!!! Temos que conviver com ideias diferentes com diálogos e discursão de ideias. Tu não é centrão, mas é centrada em tuas atitudes e palavras

    Responda
  20. MARCOS BENASSI

    É, cara Tabata, há de haver um consumo elevado de hepatoprotetores nesse ano. Porque o figo vai sofrer. Não é preciso só dialogar, mas resistir ao processo de diálogo, às bobagens anti-povo, à selvageria, à agressividade. Se não precisarmos de transplante hepático, tá de bom tamanho....

    Responda
  21. Valdeci Gomes

    Falou a viúva Porcina, a que foi sem nunca ter sido. Essa atriz representa o que há de pior na política brasileira.

    Responda
    1. Clarice Silveira

      Verdade . Traidora do país e de seus eleitores.

    2. Fatima Marinho

      Seu comentário é o próprio exemplo da estupidez. Pior que o mal, que pode ser combatido e derrotado, a estupidez é um estado psico-cognitivo, gente medíocre e carente de sociabilidade , quanto mais estupido melhor. A imagem da viúva Porcina, fala do seu ódio as mulheres livres, aquelas que não ligam para gente como vc, Valdeci, são felizes sem te dar satisfação e sua frustração com as mulheres vc converte contra a deputada, que só tentou racionalizar a sua frustração com a sociabilidade.

    3. Afonso Galvão

      Aproveitando a dica da Deputada, pergunto, Sr Valdeci: por que ela o ofende tanto? Quais feitos dela o levam a concluir ser ela o que há de pior numa política infestada por tipos como Bolsonaro e Arthur Lira? Por que a comparação com a viúva Porcina? O senhor, capaz de afirmações levianas e sem fundamento, se acha em que exatamente melhor do que a Deputada?

  22. Fábio Luis Meireles

    A dondoca passou três anos em cima do muro, votando contra pobres e trabalhadores, e as vésperas de perder a boquinha, vem pagar de politicamente correta? Quem não te conhece, que te compre.

    Responda
  23. Fernando Jose da Costa Brito

    Quem em 2022 o Brasil se despeça desta deputada insossa

    Responda
  24. Humberto Isidoro

    humm então a madame acha que a polarização é o mal. E os votos dados em prejuiza da clase trabalhadora e dos aposentados, a madame acha que realmente contribuiram para melhorar o Brasil ou foi apenas para , digamos romper a polarização. Esperemos que no proximo ano a vergonha na cara possa te levar de volta a sua dita rigem humida e que não ja como o feitor de senzala.

    Responda
  25. Michel Marques

    Que em 2022, não tenhamos mais tanto dessa falsa equivalência travestida de sabedoria centrista. Polarização no Brasil atual, é obrigação.

    Responda
  26. adenor Dias

    Muito bem ! Não mude seu jeito para me agradar, pois eu não mudarei o meu para agradar ninguém! O que é discórdia hoje, pode ser consenso amanhã...

    Responda
    1. Valdeci Gomes

      Cara, essa moça é mais falsa que nota de 3 reais, aprendeu o fisiologismo do centrao quando ainda era candidata, elegeu se com um discurso e adotou outro na Câmara, no maior estelionato parlamentar da história política do país. Uma alpinista sem escrúpulos.