Demétrio Magnoli > Desejos impossíveis para 2022 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ana GOUVEA

    Como um ponto de vista pode estar descolado da identidade? Impossível mestre! Opinião não balizada em um ponto de vista, é palpite!

    Responda
  2. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Que a classe médica elega um presidente do seu conselho profissional comprometido com a vida e não com o seu grupo político.

    Responda
  3. Epitácio José Brunet Paes

    há algum cérebro, por aí ,sra. barbara aider ?

    Responda
  4. Epitácio José Brunet Paes

    Que pobreza sra. barbara, fazer trocadilhos com o nome do leitor e um substantivo que é registro de perda. Tão pouco inteligente que sabe-se o que há no cérebro (?) de quem redarguiu-me

    Responda
  5. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Geralmente não " comungo"muito com o autor. Mas, neste artigo, concordo plenamente com ele. Abordou com lucidez os fatos.

    Responda
  6. Cláudio José Marabesi

    Francy esquece q o juízo de piso (1° instância) julgou de forma parcial... por isso a r sentença proferida (por Moro) foi anulada; consequentemente, Lula tem a presunção de inocência restabelecida!

    Responda
  7. Antonio Catigero Oliveira

    Que em 2022 os fatos jurídicos sejam consagrados de acordo com a Constituição; que fique constatado aos incautos e negacionistas que a maior instância do Poder Judiciário é o STF, sendo o último suplício de injustiçados por juízes e promotores que perseguem adversários políticos em proveito pessoal e de seus aliados sedentos de poder.

    Responda
  8. Francy Litaiff Abrahim

    Que o respeito pelos fatos e pela lógica retorne às redações do Brasil.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Comentário perfeito.

  9. Francy Litaiff Abrahim

    Como Lula não foi absolvido que continue sendo associado à corrupção a qual foi confirmada por três instâncias de juízes profissionais.

    Responda
    1. Flavio Colker

      Chega dessa palhaçada de voces da extrema direita. Que seja julgado de novo, desta vez com provas ao invés de power points... ou então calem a boca. Estou de saco cheio dos memes de voces: destruiram o Brasil com seu moralismo burro e tacanho.

  10. Francy Litaiff Abrahim

    Não podemos criticar a imprensa? Por que a censura ao meu comentário?

    Responda
    1. Flavio Colker

      Militante de seção de comentarios de jornais com agenda de fake news e propagação de ódio.

  11. Francy Litaiff Abrahim

    Que 2022 traga o fim da imprensa de torcida ou do jornalismo declaratório e que os jornalistas tenham mais respeito pelos fatos e pela lógica.

    Responda
  12. Galdino Formiga

    6. Avaliação muito suave para o papel da imprensa. Faltou ênfase, conteúdo e auto-critica.

    Responda
  13. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Esse artigo de Demétrio foi uma das melhores reflexões que li nesta passagem de ano. Concordo com os oito pontos principais. Caso me permitam, gostaria apenas de sugerir mais um ponto: que qdo a pessoa tenha caído em erro e resolva assumir tal queda, além de se esforçar por se corrigir e até tenha pago uma penalidade por isso, em vez de ser discriminada e demonizada, possa se reintegrar e seguir em frente!

    Responda
  14. rodrigo vaz soares

    Tava perfeito até sugerir não chamar o fascista daquulo que ele é: fascista.

    Responda
  15. Julio Cesar Do Couto Cabral

    Eu acho que uma parte desses "comentaristas" deveria estudar português com o Vaintraube.

    Responda
  16. Julio Cesar Do Couto Cabral

    Eu acho que uma parte desses "comentaristas" deveria estudar português com o Vaintraube.

    Responda
  17. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    KKK ia indo bem, foi só Demétrio falar a palavra mágica "pt" e despertou os zumbis de sempre ...e o pt?....que sofrem de psicose maníaco depressiva

    Responda
  18. Antonio Catigero Oliveira

    O texto teve equilíbrio dentro do possível. Em um país civilizado, o pedido do colunista seria singelo. Mas, nesta terra de espalhafatos, pedir para ganhar na loteria é mais realista...

    Responda
  19. José Cardoso

    Perto da meta de melhorar nossa situação fiscal, condição para manter uma inflação baixa e algum crescimento econômico, esses desejos são até bastante possíveis.

    Responda
  20. helio lobo

    Vejamos os feitos do PT. Não votou em Tancredo; não assinou a Carta de 1988; não apoiou o plano real; recebeu do Fernando Henrique um país saneado (tripé economico, agências regulatórias, moeda estável, reforma previdenciaria, confiança internacional) e, mesmo com seus benefícios, fundou uma cleptocracia com o centrão; por final, não teve a grandeza de retirar a candidatura do Haddad e ajudou a eleger o Bolsonaro. Hora de virar a pagina. País refém de políticos....

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Quem elegeu o bozo foi quem votou nele

    2. rodrigo vaz soares

      "E o petê, hemmm?". Bem, espero que tenhas gostado dos últimos três anos de Satanaro.

    3. helio lobo

      A Folha não gosta de censura, mas adora censurar comentarios....

    4. helio lobo

      O comentário acima sofreu as seguintes censuras. Tive que retirar a primeira frase, que era "O....io o Bolsonaro. E no final, ... "refem de políticos medio .....cres". Assim não dá, né, Folha???

  21. Heitor de Figueiredo

    Que o Brasil saia da mesmice.

    Responda
  22. Sérgio Augusto Silveira Oliveira

    Que a imprensa seja voraz com a esquerda como é com a direita. Que não olhe só os interesses financeiros das empresas, mas o bem estar da população.

    Responda
  23. Heitor de Figueiredo

    Que o Brasil saia da mesmice política.

    Responda
  24. Adalberto Otaviano Luciano

    Anulação das sentenças, no caso concreto, não autoriza o articulista declarar a absolvição do réu.

    Responda
    1. José Cidade de Oliveira Filho

      Absolvição é um resultado de uma sentença ao final de um processo. Se no caso sequer houve processo (já que anulado - não a sentença apenas, mas o processo !), diz a Constituição Federal (e não a sua ou minha opinião) que o cidadão é inocente. Realmente ser inocente é diferente de ser absolvido, já que o primeiro é inerente ao cidadão até condenação transitada em julgado. Já o segundo pressupõe haver um julgamento justo e imparcial por juízo competente.

    2. Hercilio Silva

      Em Marte? Quem não foi condenado é inocente em qualquer lugar do mundo.

  25. GIVALDO LIMA

    Concordo com um comentário aqui, que diz que o Demétrio estava indo muito bem até ter o desplante de dizer que Lula não é corrupto, sendo que a condenação de 1ª instância foi confirmada na 2ª, 3ª 4ª instâncias, seria um complô do judiciário contra ele? entendo também como puro casuísmo a manobra jurídica do STF para anular a condenação!

    Responda
    1. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

      O senhor pelo visto não entende nada de direito. Se na primeira instância a ação foi julgada por um juiz parcial em conluio com o ministério público, pouco importam as decisões de segunda instância ou do STJ. O fruto da árvore envenenada é envenenado. Tomara que num julgamento de um filho seu, o senhor depare com um juiz parcial. Aí, sentindo no lombo, vamos ver o que fala.

  26. Alberto Henrique

    Vamos todos votar no Bandi-dão Sérgio Moro,não votem nos inocentes Bolsonaro e Lula.

    Responda
  27. Alberto Henrique

    Dizer que Sérgio Moro foi parcial no julgamento do Lula é até aceitável,mas dizer que Lula é inocente,não dá né.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Dizer que minion tem cabeça tudo bem, mas dizer que raciocina , não dá né ?!

    2. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

      O senhor é juiz de qual vara?

    3. José Cidade de Oliveira Filho

      Ah, o achismo...Ah, a "moral"...Ah, a minha opinião é essa porque muita gente acha que é desse jeito...Ah, mas ele foi considerado culpado por três "instâncias" (desculpe Lênio, pela impropriedade do termo) mas o STF solta todo mundo... Ou seja, a opinião sem o mínimo conhecimento do processo e das provas é o que "vale".

    4. Gil Filho

      Voce esta igual Sergio Moro, diz que que ele foi corrupto, mas nao mostra a prova !! Vamos lá pegue a prova que voce e sergio Moro tem e leve ao Reinaldo Azevedo, pois este ja desafiou todos , mas todos a provarem e nenhum apareceu lá para dizer onde estao as provas.... Amigo as provas....leve as provas....

  28. Alberto Henrique

    Que se acuse Moro de ser parcial no julgamento é até aceitável,mas dizer que Lula é inocente aí já é demais. Pelo visto,o rabo vai continuar balançando o cacho-rro em 2022.

    Responda
    1. helio lobo

      Como O. J. Simpson, o Lula é inocente, sob o prisma jurídico, mas para muitos, socialmente falando, ele é culpado. Provas pata condená-lo, existiam (depoimentos, fotos, contratos de gaveta, etc). E o STF se valeu de gravações ilegais para formar sua decisão (ou algum ingênuo acha que não). É mais uma triste página da nossa história.

  29. Rachel Paule Mayer

    Prezado Demétrio, sua coluna está de parabéns! Foi uma das primeiras que li ao acordar. Parece que me deu ânimo para começar 2022. Como médica e tentando praticar minha profissão de maneira ética e honesta, fiquei honrada ao ver que nosso trabalho, é reconhecido por outras áreas. Confesso que não está sendo fácil. Continuando, acho que a imprensa séria não deveria abrir espaço para as "fofocas e arranca-rabos" entre as "celebridades", tão sem importância e vazias, nesse período tão importante!

    Responda
  30. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Ninguém em sã consciência vai achar que Lula é totalmente inocente. O que se quer demonstrar é a parcialidade de um juiz que tinha um projeto político ambicioso

    Responda
  31. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Só queria fazer que em razão de Moro ser um magistrado com sólida formação jurídica, deveria ser-lhe aplicado ônus da agravante porque diferentemente de um ignorante, ele sabia muito bem o que estava fazendo

    Responda
  32. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Assim fica difícil qualquer comentário, Sr. Redator: como diz o dito popular, a Folha está sendo mais realista do que o rei

    Responda
  33. Nilton Silva

    Perfeito. A imprensa precisa deixar de correr atrás de curtidas como se fosse uma grande rede social.

    Responda
    1. sandoval abreu sader

      Concordo

  34. Leonardo de Souza Lima

    O n3onazismo é um ponto que deveria, sim, ser considerado. Ou a forte influência da turma do rairritler. Os encontros com expoentes do movimento passaram desapercebidos pelo articulista?

    Responda
  35. adenor Dias

    Que não esqueçamos que o golpe de 2016, foi projetado pela imprensa oficial e seus profissionais monopolistas da verdade! Ficar culpando o Facebook e outras redes sociais pelas mentiras que vem destruindo a democracia, não contribuem em nada! Deu a entender na matéria, que a opinião popular não tem relevância! Ou seja temos que acreditar na rede globo, e seus congêneres!

    Responda
  36. Thiago Magalhães

    Tava indo muito bem até ter a pachorra de dizer que Lula não é corrupto, basta lembrar que o mesmo STF que anulou o processo, foi o mesmo que o condenou anteriormente. Puro casuísmo. Molusco condenado em três instâncias não é corrupto não. Ele e sua caterva são paladinos da moral, hombridade e honestidade.

    Responda
    1. Thiago Magalhães

      O STF não julga o mérito, deixem de ser leigos.

    2. Ricardo Candido de Araujo

      Lula nunca teve seu caso apreciado pelo STF, portanto, esse nunca o condenou ou absolveu. Já Moro é corrupto sim, pois corrompeu um dos principais pilares de uma sociedade democrática, a crença do cidadão de que levado diante de um magistrado terá seu caso por este avaliado e julgado de forma imparcial.

    3. José Cidade de Oliveira Filho

      Quando o STF condenou o Lula ? Sempre tem os paladinos do achismo. A culpa é do STF e não da ignorância jurídica do cidadão que só sabe dos processos por terceiros.

    4. Thiago Magalhães

      Corrupto pra mim é quem defende bandido condenado em três instâncias, ou é corrupto ou sofre de síndrome de Estocolmo aguda.

    5. adenor Dias

      Eu aposto meu pescoço que tu é corrupto! Um corrupto conhece o outro mais que ninguém!

    6. adenor Dias

      Eu aposto meu pescoço que tu é corrupto! Um corrupto conhece o outro mais que ninguém!

  37. Epitácio José Brunet Paes

    Haja picaretas

    Responda
  38. Epitácio José Brunet Paes

    Vc. não pode citar Nelson Mandela, sr. articulista, com as "ideias" que tens trazido aqui. Vai para seu bando. Entendeu?

    Responda
    1. Barbara Maidel

      No epitáfio do ano que se foi, Epitácio saúda o novo ano mostrando que a velha ladainha da esquerda autoritária recrudescerá para, arrogando-se direitos que não tem (''proíbo você de dizer isso, você não pode escrever aquilo''), seguir arrotando seu ódio ''do bem''. Os desejos de Magnoli já se mostram impossíveis logo nas primeiras horas de dois mil e vinte e dois.

    2. Paulo César de Oliveira

      Nossa! Que agressivo!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.

Avaliar comentário como .

Confirmar