Blogs Sobre Trilhos > Únicos trens de passageiros de longa distância do país ganham app com rotas e até cardápio Voltar
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O governo Bolsonaro está resgatando o modal ferroviário do paÃs. Se continuarmos com este governo, sem corrupção e com muito trabalho, em poucos anos teremos transporte ferroviário na dimensão que o Brasil precisa. Porém, se a turma da roubalheira voltar, amargaremos mais algumas décadas de atraso.
Quem fala que não tem corrupção nesse esquece do Queiroz e dos diversos funcionários fantasmas no gabinete do presidente. Para citar só um caso.
Você acredita mesmo nisso que você está falando? Bolsonaro inaugurou uma ponte, amigo.
kkkk....Jura? Caso você não tenha lido, o governo federal não tem nada a ver com isso. A Vale administra a ferrovia. Aliás, no que depender do Governo Bolsonaro, só o esquema da rachadinha, a destruição da Amazônia, a inflação, a pobreza e o povo morrendo de fome vão continuar, além, claro, de todo dinheiro roubado para que os filhos comprem mansão de R$6 milhões de reais em BrasÃlia. Acorda! Se não quiser o PT, há outras opções, mas o Bolsonaro é corrupto, incompetente e despreza a vida.
Boa noite Queiroz, como vai? Tudo bem?
Viagem muito cansativa e desconfortável. Não vale a pena. Fiz essa viagem no Maranhão só para conhecer.
A quase extinção da ferrovia no Brasil foi ação deliberada das elites dirigentes para abrir o paÃs para indústria do automóvel. Afinal, o capital precisava expandir e o Brasil se apresentava como um grande mercado consumidor e também que oferecia mão-de-obra barata para a produção de veÃculos voltados para a exportação. Assim, destruÃram a ferrovia, começar pelo sorridente JK. E os ferroviários eram organizados, fato que desagradava as elites.
Trens nos paÃses da Europa e Asia são tão confortáveis, seguros, limpos, até de alta velocidade, que brasileiros deverias se envergonhar de sermo um paÃs continental e não ter trens de passageiros. Por que será que não temos três de passageiros? Onde está a raiz do nosso atraso?
As rotas antigas dos antigos trens são cheias de curvas, sem muitas obras de engenharia como túneis e viadutos. Para um serviço eficiente e moderno deveriam (re)contruir linhas novas. A ligação S.Paulo-Rio em alta velocidade foi planejada várias vezes, mas nunca executada. O monopólio dos ônibus e pedágios rodoviários devem ser muito fortes...
O modal rodoviário se consolidou como monopólio a partir do governo militar, que decretou silenciosamente o fim das ferrovias, tanto para passageiros quanto para o transporte de cargas. Com isso, atualmente somos um PaÃs medieval em termos de opções de modais, o hidroviário por exemplo poderia gerar significativa economia no frete, falta planejamento e seriedade.
Concordo inteiramente, transportamos quase tudo em caminhão e ônibus, tendo, rios, costa marÃtima e extensão territorial imensa!Fora que viajar em um trem moderno e confortável é uma delÃcia!
Os polÃticos das décadas de cinquenta e sessenta acabaram com as ferrovias. Hoje estão lá nas profundezas do Hades e deixaram o Brasil no Hades. Em janeiro de mil novecentos e sessenta a minha famÃlia(e eu!), foi de São Paulo para Cornélio Procópio viajando de trem. Aà a dona ditadura militar acabou por extinguir as ferrovias. Como os polÃticos brasileiros, do passado, prejudicaram o Brasil.
Será que algum dia teremos trem de alta velocidade entre, por exemplo, SP - Campinas ou SP-RJ ?
Aguardamos ansiosamente por um trem que ligasse as principais cidades do interior de SP. Já pensou ir de trem para Campinas ou Piracicaba? Sem trânsito e sem aqueles motoristas de caminhão que nunca respeitam o limite se velocidade?
Viajei muito de trem na infância e juventude para essas cidades, era muito gostoso e divertido!
Não sei sua idade, mas quem é mais " velhinho ", certamente se lembra das linhas férreas que SP já teve. Ligavam todas as regiões. Paulista, Alta Paulista, Araraquarense, Mogiana, Santos JundiaÃ, etc. Foi um absurdo o que fizeram ao acabar com tudo.
13 horas para percorrer 664 km numa ferrovia com plena manutenção, em pleno séc. XXI, é uma vergonha. Injustificável.
Só agora vi as fotos. A linha é dupla. Imprescindivel para o tráfego de minério. Mas a maioria das nossas velhas linhas é de via com um só trilho.
A prioridade deve ser o transporte de minério. Trens lentos e com muuuuuuitos vagões. A maior parte da linha deve ser de linha única... deve-aguardar nas estações que a composição em sentido contrário libere a linha para prosseguir.
Sugiro que mande sua pergunta para a Vale Ferrovia.
Esse é um trem de carga de minério, Lorenzo. 50 km/hora não é uma velocidade tão ruim para esse tipo de composição. Analise o custo/benefÃcio em relação ao modal rodoviário e concordará comigo. Feliz Ano Novo.
A malha ferroviária é um mercado fantástico para o desenvolvimento dos municÃpios foi abandonado em prol das rodovias ...As ferrovias podem desenvolver o Turismo no Brasil ..Que saudade da Maria Fumaça..Central Mangaratiba no Rio de Janeiro....Varias familias faziam o turismo doméstico com precos que dava para levar a familia .....
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