Elio Gaspari > Reitor Cancellier, da UFSC, tornou-se o desencanto da Lava Jato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Já está mais do que na hora da folha fazer sua 'mea culpa' por ter apoiado (e continuar apoiar Moro) a Lava Jato. Sim, no inicio todos estavam apoiando ela. Porém quando o Juiz e o MP dividiram o cafezinho no tribunal e Moro deixou-se fotografar ao lado de Aécio, ficou nÃtido o caráter "justiceiro" deste grupo desta operação. O dignÃssimo Reitor Cancellier foi queimado no mesmo fogo.
Helio Gaspari, Janio de Freitas, Mario Sérgio Conti, estão escalados para fazer frutica, criar fatos fantasiosos e denegrir a figura do único Juiz que desvendou os intocáveis. Estão usando os mesmos métodos que usaram contra o Reitor Cancellier. Nem Freud explica. Aconselho procurarem um bom psicanalista e identificarem suas frustrações e aliviar suas almas.
Ricardo, bolsonarista arrependido! Ultra moralista, defensor dos bons costumes. Agora morista. CÃnico.
O seu caso nem psicanalista dá jeito. Procure o psiquiatra do general Heleno de Troia e peça uma receita de Rivotril e pare de sonhar com Sujomoro.
Hein?
Ricardo que tal usar argumentos.
Há dois tipos de injustiça. tipo um: Punir um inocente. Tipo dois: liberar um culpado. Hoje parece haver a tendência de praticar o segundo tipo de injustiça sob o pretexto de nunca cometer o primeiro tipo. Os culpados agradecem.
Que argumento simplório. Que dialética horrÃvel. Despreza a produção de provas e o devido processo legal, com esse paradoxo banal!
LAVA JATO – Fetiche de destruição e atraso, tempos de cólera onde se confundia justiça com justiceiros e pessoas insuspeitas viraram fanáticos ultradireitista, linchando quem defendia a democracia
O bolsonarismo é filho do lava-jatismo (e não do PT, como sonham admiradores do Ulstra). A perseguição polÃtica foi seu prenúncio. Moro entrando junto a Bolsonaro, seu capÃtulo final. Agora, todos sabem do que foi feita a operação (como se sabe do que foi feita a operação Condor). Os que continuam apoiar o que foi a Lava-Jato o fazem por pura convicção ideológica. Nunca foi sobre justiça.
Hitler incendiou o Reichstag e colocou a culpa nos comunistas, iniciando caças as bruxas contra a esquerda, com prisões, torturas e mortes. Moro colocou toda culpa da corrupção do paÃs nas costas do PT e Lula, enquanto protegia partidos e polÃticos, não os melindrava. Combatia o PT enquanto combinava sentenças no TRF, segundo suas próprias palavras, sujeito mais fascista impossÃvel.
Comentário adequado de um jornalista com senso de história. Ainda não li nada que ligue esses fatos com a prisão de estudantes por posse de maconha no campus da UFSC. Tanto a reação dos estudantes e professores no local quanto da administração da Universidade poderiam ser parte dos detonadores da provável retaliação policial três anos depois. Pesquisar "bosque ufsc policia federal" ou pelo menos ver as fotos de http://folha.com/no1430879
LuÃs Carlos Cancellier é mais um mártir de nosso paÃs. Se não fosse sua morte esse caso seria mais um a ir para debaixo do tapete. Como tantos outros causados por fascistas com poder. Precisamos saber identifica-los e impedir que tenham poder.
Rafael Gallina Delatorre, fostes magistral no registro deste assunto tão infame!
A mÃdia brasileira sempre soube que Moro agia assim desde o começo. Sabemos que esta mÃdia não tolera governo progressista.
Faltou o colunista dar nome aos bois. JuÃzes promotores e delegados federais são responsáveis por essa arbitrariedade e pela morte do reitor e estão impunes - alguns foram até promovidos. Quem são? O Nassif fala os nomes, porque não neste jornal?
Concordo. Faltou citar os nomes dos monstros fascistoides.
E a delegada responsável foi chamada para ocupar um alto cargo pelo moro quando este foi ministro da justiça.
Essa lava jato destruiu o paÃs. Todos os envolvidos deveriam ser exilados e proibidos de voltar ao Brasil.
Coluna maravilhosa. Faltou falar sobre o (não) papel do MInistério da Educação na ocasião...quem era o ministro, lembra? Personagem importante...
A jurista Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA, a qual Dallagnol afirmou ser uma das maiores especialistas mundiais em corrupção, apoiou a libertação de Lula e condenou a ilegalidade e imoralidade de Dallagnol e Moro na Lava-Jato.
Elio Gaspari esta firme na intenção de lavar Lula. Tem uns 40 mais na Folha que nao fazem outra coisa. 2013 foi que gerou apoio popular a LavaJato, que soube usar.Agora podemos ver como a combinação de jornalistas parciais e politicos corruptos nos devolvem para o lugar onde estávamos antes. Viva o "vanguarda". Esqueçam nao haverá outra Lavajato, o pais vai afundar na mediocridade da corrupção consentida.
David, mas uma mazela bolsonarista! Agora um morista de primeira hora.
É incrÃvel como se defende corrupto e corruptores neste Brasil.Roubam as parcas verbas para os pobres e a mÃdia sempre questionando as punições. Este é um paÃs, paraiso do desmando e de uma justiça feita para a elite corrompida e corrupta.
Verbas para os pobres, que argumento cÃnico. Não estais nem aà para de social. És contra a produção de provas e contra o devido processo legal. Bolsonarista que deve ser, deve defender um judiciário nazista, autoritário e sem contraditório, com o acusado tendo que provar sua inocência!
A Lava Jato foi utilizada para viabilizar a chegada ao poder da direita neofascista. O Reitor pagou com a própria vida. Lula foi preso como resultado da cumplicidade do Judiciário e Ministério Público através de um processo montado com provas falsas e ficou quase dois anos preso e impedido de concorrer nas últimas eleições. E aos verdadeiros criminosos nenhuma punição e hoje posam de candidatos na maior cara de pau.
Comentário impecável.
Cesar Asfor Rocha ensina?
Moro, tão logo se tornou ministro de Bolsonero, promoveu a delegada responsável pelo caso. Totalmente desnecessário, pois, o "Em tempo" de Gaspari, que, aliás, foi um entre tantos jornalistas a embarcar na onda do lavajatismo. Reinaldo Azevedo é uma das poucas exceções.
JuÃzes,procuradores,delegados midiáticos,obviamente se valem da MÃdia,cúmplice e sequiosa por notÃcias,doa a quem doer.
A. vaza jato torturava psicologicamente pessoas para obter delação premiada.Nao eram mais do que justiceiros .Alguns delatavam sem provar a acusação .Lambanças .
R$ 15 bilhões desviados e assumidos pelo advogado da Odebrecht. A Justiça sempre teve seus erros: antes e durante a Lava Jato. Mas pela coisa vê-se que tinha intriga interna na própria UFSC. Será que esses tbm não teriam a mão no caixão do ex-reitor!?
"Em tempo...": a delegada era(é) amiga de Moro... Ou não, Elio?
Um leitor desta matéria justifica, dizendo dos benefÃcios da lava-jato, como a prisão e recuperação dos bilhões de reais. Infelizmente ele não entendeu que a crÃtica é sobre os malefÃcios da forma e disto levou à casos de injustiçamento. Citou o Lula, demonstrando que não entendeu nada. O insuspeito Reinaldo Azevedo (liberal não esquerdista) tem desafiado juristas a apontar uma única prova na sentença do Moro. Felizmente o Lula está aà vivo para, após a anulação, provar a inocência. Pode esperar
Guimarães Rosa repetiu Cervantes em Dom Quixote de La Manchas, nessa história de não se morrer, mas ficar encantado.
O "em tempo" do autor é completamente fora de propósito (no mÃnimo). Logo que foi premiado com o ministério da Justiça por Bolsonaro, Moro promoveu a delegada do caso.
A exemplo dos EUA, Brasil precisa implantar o Tribunal do Júri para julgar os casos de corrupção. O Estado não condena o seu cidadão, mas a sociedade na escolha de seus jurados. Lá procuradores e promotores são eleitos pela sociedade, evitando o surgimento de milicianos justiceiros que se escondem atrás do concurso público. O caso do Deltan, orientado pelo pai furou a fila do concurso e deu no que deu. Nos EUA, os Moros jamais colocam melancias no pescoço para destruir a economia popular.
Lula nada tem a provar. Com os julgamentos no STF Moro foi sentenciado como SUSPEITO e INCOMPETENTE, o que significa que todos os processos contra Lula foram extintos, ou seja, inexistentes, razão pela qual Lula nada tem a provar como qualquer outro cidadão que não responde a processo algum.
Mais um que morreu por culpa dos ditos juÃzes da lava jato .Hoje sabemos onde foi parar essa lava jato que tanto deu vergonha ao paÃs ,o ex juiz Sérgio Moro se candidata a presidente sendo um verdadeiro inábil para isso ,e outros se candidatando a deputados e etc ,uma vergonha até para os juÃzes sérios ,.Espero que na hora do voto o povo se lembre nem só disso mas dos montes de corruptos ,assassinos,e bandidos candidatos
Belo texto, Elio Gaspari, obrigado. A reação indignada das viúvas do lavajatismo era de se esperar (vide comentários abaixo...). Nesse episódio há também de se citar a vontade velada de atacar a universidade "antro de comunistas", da delagadinha, agora potencial senadora, e o papel da mÃdia, sem escrúpulos na hora se fazer suas manchetes sensacionalistas.
É incrÃvel ler os comentários e perceber a linha: ele foi exceção, veja quantas pessoas sofreram e morreram pelos outros casos de corrupção. O fato é: leiam essa notÃcia! O nosso reitor da UFSC, Cancellier, não deveria ter passado pelo que passou mesmo que alguma suspeita fosse verdadeira. Parem de passar pano para crimes. Se um espetáculo kafkiano desse tivesse acontecido com algum familiar seu eu duvido que você teria tanta falta de empatia.
Como é possÃvel dizer q Moro não teve nada a ver c esse caso? E a delegada? Foi presa? Essa turma de ignorantes narcisistas (Moro, Deltan e outros) precisa arcar com a responsabilidade pelo mal q fez ao Brasil! Parte da mÃdia brasileira segue de joelhos p eua e seus cupinchas...
Esse é o modelo lava-jato de investigação e punição: baseia-se a denúncia em convicções e indÃcios, forjam-se depoimentos, constrangem-se testemunhas, expõem-se acusados à execração pública e midiática. DestruÃmos o Brasil para destruirmos um partido polÃtico. Isto é democracia?
O interessante é que os punidos eram só quem eles escolhiam a dedo. Os "aliados" ideologicamente foram perdoados.
O Congresso precisa aprovar uma lei severa que puna o agente da lei pela mal prática profissional. Um procurador ou juiz que agem ao arrepio das provas nos autos e que dão interpretação maluca à legislação precisam ser demitidos. E se agirem com dolo, precisam ser punidos na esfera criminal e pagar por ter ferido a honra alheia. Basta essa lei contra a mal prática para revolucionar a justiça. Ademais, só no Brasil, os agentes da lei não são punidos pela mal prática profissional.
O suicÃdio deveria ser mais respeitado. Quase sempre deve-se a fatores pessoais. O fato foi espetaculoso e cruel. Seria também muito útil mostrar em livro as inúmeras mortes secundárias ao espetáculo da corrupção. É difÃcil mensurar quantas vidas foram ceifadas por bilhões de reais desviados. Nunca saberemos.
Obrigado, Cristiano Jesus, pelo comentário que reproduzi aqui.
Sr. João Bueno, o senhor copiou e colou o meu comentário. Poderia ao menos fazer a devida referência? Obrigado.
Lava Jato, quem apoia isso, apoia a barbárie, apoia o "fim justifica os meios". Uma ideia de justiça análoga aos gestos de vingança e aos duelos da Idade Média. Eu preferia que nem um centavo da corrupção fosse devolvido se fosse para salvar a vida desse professor. Ademais, quantas outras vidas não se foram e quantos trilhMes não foram perdidos nessa aventura na qual o Brasil embarcou?
Felizmente esse caso terrÃvel foi uma exceção. No entanto a operação Lava-jato colocou na cadeia gente ruim, corruptos que roubaram o dinheiro público das merendas escolares, dos hospitais... Muitos são réus confessos e parte do dinheiro, bilhões, foi recuperada. A corrupção nas relações públicas nesse paÃs é a regra e não a exceção, como confessou Marcelo Odebrecht. O processo do Lula foi anulado, ele não foi inocentado, aliás qquer pessoa isenta sabe que ele afundou na lama. Triste.
Sim, esse suicÃdio e a destruição da reputação de outros sem a devida investigação (além do impeachment de Dilma q abriu espaço para o desgoverno da destruição!), a quebradeira de empresas e o desemprego (veja se nos eua se combate corrupção assim!) são "danos colaterais", né João? Por favor! Os fins não justificam os meios!
Não João. A Lava jato foi uma vergonha, de inicio ao fim. E para ver isto nem precisava das mensagens do Telegram. Qualquer sistema judiciário decente do mundo anularia um julgamento onde juiz e os promotores tomam do mesmo cafezinho. Eu era um fã dela até ver Moro tirando foto ao lado do Aécio. JuÃzes mais que outros agente públicos, devem ser e parecer imparciais. A Lava Jato é uma vergonha. A PF que apoiou a LJ é uma vergonha. O Ministério público que apoiou a LJ é uma vergonha.
Infelizmente os erros dos milicianos justiceiros são muitos. Yusself desviou 60b de dólares ficou 2 anos na cadeia e foi solto por Moro. Moro e os justiceiros de Curitiba soltaram o doleiro pela segunda vez na LJ. Em qualquer paÃs civilizado, o bando teria sido investigado por suspeita de venda de sentença!!! Afinal, quem está financiando os Ãlvaros Dias, o Podemos, Moro e Deltan?
O Min. Gilmar Mendes tem gritado contra a barbarie que se transformou a justiça criminal. Os Deltan, Janots, Moros agem impunemente porque não respondem pela mal prática profissional. Sem nenhum pudor e responsabilidade, eles fabricam provas e criam a teoria do fato que lhe convém, para perseguir suas presas. Nos EUA existe um tribunal do júri e jamais milicianos justiceiros têm o poder de condenar alguém ao bel prazer. Lá esses justiceiros estariam todos presos e os Luiz Carlos são heróis!
Os interesses da organização Maçonaria sempre ficaram acima dos interesses da UFSC. A fundação FEPESE era e continua sendo uma caixa preta. Não é porque é maçon e professor não pode ser preso?
Não, Márcio. Não pode ser preso é sem ter sido intimado a depor. Sem devido processo legal e sem contraditório. Voce usa de argumentos contra a Universidade para desqualificar o artigo, estratégia mais manjada e vil!
Ô sêo Elio, tem um bagúio lôko que voismicê sisqueceu: por pudor jornalÃstico e contenção pessoal, não mencionou os nomes dos demais professores esmigalhados pela investigação da pf. Mas existe algum motivo para não dar nome ao boi que usou as patas para repisá-los? Porque a dona Macarena, a delegada Erika Marena, tá linda na fita, deve até ter sido promovida. E tem até artigo no site da associação de delegados federais fazendo da moça a flor mais cheirosa. Pena é que cheira a cadáver.
Depois de" Ines oé Morta", o Gaspari vem com essa baboseira . Também tem seu dedinho nesse mau cheiro.
para nós verdadeiramente brasileiros esse fato para alem de vergonhoso nos causa uma dor no peito sem precedentes. O pior em proporções gigantescas acontece com quantidade significativa de presos sem rostos no Brasil a ausência do devido processo legal, sem dizer o que ja comentado por outro leitor a excludente de licitude para garantir a licença para matar
E os responsáveis pela prisão e pela sua espetacularização estão livres e alguns foram até promovidos.
Conforme conversa vazada pelos hackers de Araraquara, a delegada da PF Erika "lavrou termo de depoimento como se tivesse ouvido o cara, com escrivão e tudo, quando não ouviu nada..." Isso é falsificação de depoimento. O negócio era demonÃaco.
O bagulho é tão espacial que faz as aventuras da Barbarella parecerem uma visita ao Playcenter...
Eram tempos em que quem criticava a forma das operações era acusado de se ater a meras formalidades para proteger criminosos e assim promover a impunidade, o mesmo argumento usado contra quem denuncia as mortes injustificáveis em operações policiais e defende os direitos humanos. Lembram do "excludente de ilicitude"?
O triste é que esse argumento ainda é válido e faz parte do programa de um dos candidatos, o preferido da maior parte da imprensa, que sempre apoiou (e ainda apoia) a subversão do código de processo penal.
O nazismo e o fascismo, assim como o lava-jatismo, cegaram as pessoas e lembrem-se: todos eles aliados à imprensa. Quando isso vai acabar? Ainda vejo Merval e outros tantos a adorar facÃnoras como se fossem heróis nacionais; tal como neonazistas até hoje veneram Hitler. Sérgio Moro, os promotores de Curitiba e tantos outros envolvidos nisso eram para sofrer o rigor da lei, mas não é um paÃs sério, infelizmente, nada vai acontecer.
Além do nazismo e do fascismo, também o comunismo cegaram as pessoas.
Lembro até hoje da notÃcia da prisão do reitor sendo dada pela Ana Paula Araújo, na Globo, com aquele tom e aquela expressão de indignação condenatória tÃpicos daqueles tempos de adoração midiática da Lava Jata e do juiz justiceiro: 80 milhões! A roubalheira até na Universidade!
Erika Marena, a responsável pelo espetáculo midiático, deveria ser exonerada e obrigada pagar indenização polpuda à famÃlia do reitor. Que horror.
Ah, cara Barbarella, ao começar a ler os comentários, achei que ninguém ia dar o nome à esposa do boi. Ela deve ter se mudado para a Ãndia, promovida, para o paÃs em que as reses são intocáveis.
No caso Cancellier, terminou como começou, fúrias acadêmicas, no caso Lula futricas midiaticas. Quando a imprensa vai reconhecer sua atuação nefasta na morte de Cancelier e na prisão injusta de Lula, que lhe roubou a presidência.
E o pior, o caos no paÃs graças à eleição de um psicopata na esteira desse processo ilegal!
Delegada Érika Marena foi a responsável, espero que em breve pague pelo que fez. Aliás, grande parte dos membros da lava jato deveriam estar presos.
A delegada responsável pelo caso deveria estar é presa!! Comandou uma ação espetaculosa responsável pelo suicÃdio do professor.
Delegada Érika Marena, ajudante do marreco, pagará nessa terra e no inferno o mal que fez ao reitor. O procurador jose Bertuol e a juÃza Janaina Cassol, de Santa Catarina, pagarão aqui e no inferno o assassinato que foram cúmplices. Que nunca tenham paz nessa vida e na outra.
Se me permite apoiá-la apenas em parte, cara Fátima, na outra, pouco se me dá. Mas acho que, na presente, bem que podiam pelo menos ser acusados de crimes. Aliás, obrigado pela lembrança dos mMmeeeliantes judiciários.
O que mais amarga a alma humana é saber que a delegadas do caso e o juiz, que cometeram tamanho erro, estão por aÃ, sem nenhuma advertência. Cabe dizer que a imprensa fez parte de tudo isso: acabaram com vidas, empregos, reputações, empresas, PIB .. . e o pior: elegeram Bolsonaro. Moro e seus aliados têm uma dÃvida grande c a Justiça.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Reitor Cancellier, da UFSC, tornou-se o desencanto da Lava Jato Voltar
Comente este texto