Muniz Sodre > A República de Pinóquio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mentir é atributo do polÃtico e do religioso. Para não cair na lábia é necessário muito preparo. A questão é que o comum defende o mentiroso "com unhas e dentes". "VIVA O POVO BRASILEIRO".
O artigo é verdadeiramente uma visão que teremos em 22. E a maior men tira, já foi orquestrada pelo ST&F ao patrocinar a ilegal idade de passar por cima de três instâncias jurÃdicas, dez juÃzes, todos unânimes em condenar o maior ca nalha polÃtico que já pisou terras tupiniquins. O ver-me propaga, usando de sua qua +drilha, que foi inocentado. Porém, fazer a mágica de sumir com perto lão, Men salão, pro pinas rou bos dez carados, e a maior corr upção do planeta, é impossÃvel. NemPinóquio.
Combater a mentira e os mentirosos! Sem dúvida será a batalha a ser travada diuturnamente este ano. Quando vemos as vozes e alicerces morais da sociedade, padres e pastores mentindo é para se perguntar. Qual é o tamanho da crise moral que estamos vivendo? Está lá na BÃblia como um dos mandamentos principais. "Não levantarás falso testemunho!"
Em alguns casos, a distorção de dados pode ser sutil, o que a definição de fake news mais difÃcil. Mas, inventar "fatos" é um dos lados mais corrosivos dessa situação, como a maluquice da "mamadeira de piroca", a alteração de matérias, fotos e capas dos veÃculos de mÃdia, com matérias nunca veiculadas e a distribuição em massa a partir de perfis anônimos nas redes sociais.
Pinocchio foi a maior e eloquente verdade produzida por um italiano que deslumbrou o mundo com sua criação.
Esse ano teremos só fakes. Os petttistas dizendo que não existiu mensalão nem roubo na Petrobras nem em fundos de pensão. E que SÓ Moroo condenou Lullla, não os outros 8 juÃzes também, hahaha. Do outro o genocida. Enquanto isso no partido dos TRABALHADORES ganha um picolé de xuxu quem lembrar em que ano Lula TRABALHOU. Tudo fake nesse paÃs. Partido de esquerda grudado em Odebrecht e empreiteiras...
Se a ciência social fosse um empreendimento onde todo mundo mentisse, e se a revisão dos pares tivesse a função de detectar a mentira, então ela certamente fracassaria. Acredito ser possÃvel uma sociologia cientÃfica que tenha critérios de evidência cientÃfica para detectar mentiras.
O investigador social no combate à mentira pode ser vÃtima de interpretações equivocadas, auto-enganação e expectativas irrealistas. Uso de conceitos confusos, seleção de dados, infecção ideológica, e muitos outros fatores.
Correção: em termos politico-sociais e critérios politico-sociais.
Penso que avaliar a gravidade das distorções de agora em termos sociais-polÃticos é problemático. Pois muitos estudos sociais estão impregnados pelas visões ideológicas e polÃticas do investigador; alguns acharão resultados em linha com suas crenças liberais e outros resultados conservadores diametralmente opostos. As distorções de agora podem ser estudadas empiricamente e a ciência social deve investigar como isso é possÃvel não através de critérios sociais-polÃticos.
A metáfora é perfeitamente válida, mas diante de tantos elementos abjetos contando mentiras descaradas, Pinóquio se sentiria constrangido e o nariz dos mentirosos não caberiam dentro de algum espaço fechado. Caminhariam em ruas e avenidas longas, enroscando narizes gigantescos a todo momento, papagaiando sempre a mesma ladainha farsesca: 'a culpa é do Lula'...
Verdade. A mentira virou uma 'coisa boa' e lucrativa, principalmente no Brasil atual. E quando a mentira vem do chefe da nação? Piora tudo quando seus cúmplices se engarregam de disseminar tais mentiras como se fossem verdades. A psicopatologia explica. Pena que há psiquiatras 'enceguecidos' (neurose histérica) ou que também seguem a onda delirantes das mentiras oficiais.
É verdade. As mentiras estão em todos os lugares. Pesquisa Datafolha é a campeã das mentiras para eleição presidencial, vacina que não protege nem com 4 doses, anulação de processo de corrupto inveterado e por aà vai. Ainda tem o STF protegendo polÃticos mentirosos do psol, pt e cia. Tem que parar essas mentiras.
Carlos, perfeito. Na mosca.
O gado é b u rro, gente. B u rro e ignorante. Não percam tempo discutindo com essa gente
Você é uma.
Mentir para si é a maior das mentiras. Saber-se enganado e por orgulho ou má fé permanecer numa argumentação desmentida pelo próprio mentiroso-mor. Usando uma frase de Millor, modificada: O Bolsonarista diz que seu governo tem a melhor das intenções, os opositores temem que tal maldição e incompetência seja verdade.
Nós vivemos mergulhados em mentira. Coisa velha. EXEMPLO: Onde nasceu Jesus Cristo ?
Em Belém.
Sodré é a melhor aquisição da folha neste ano.
'O princÃpio de Pinóquio é ovo de serpente neofascista.' A frase é um bom exemplo de propaganda caluniosa. Usa a conotação bÃblica da serpente como sÃmbolo do mal, assim como o fascismo como o sÃmbolo do mal polÃtico. Os alvos da propaganda são aqueles que falarem mal dos polÃticos preferidos do colunista.
Mentir é inerente do ser humano; e todos mentem várias vezes por dia. Quem dispõe de inteligência suficiente detecta.
A maior fake news é aquela em que o autor condena o próprio crime que prática diariamente e não satisfeito pede para ser eleito, para por ordem na casa. Os Moros levaram em 2021, 21b em super salários inconstitucionais o que daria para matar a fome dos 19m de miseráveis. Mas eles querem ser os paladinos do combate à corrupção que praticam diariamente, desde que seja à corrupção praticada pelos outros é claro!
A diferença entre caluniar e acusar é o acórdão judicial. Vamos entender que Bolsonaro, Ciro e Moro não enfrentaram julgamentos oficiais, e Lula, sim. Ao anular as condenações impostas pelo tribunal de Curitiba, alegando uma filigrana jurÃdica, o erro de jurisdição, o STF prestou um desserviço à história do Lula, impedindo que ele, em novo julgamento, tivesse a chance de ser absolvido das acusações e pudesse, de fato, limpar o seu nome. Dessa forma, dizer que foi absolvido é fakenews.
Eu acho que Marcos Serra tem inveja do Lula.
Ao anular as condenações impostas pelo tribunal de Curitiba, alegando uma filigrana jurÃdica, o erro de jurisdição, o STF prestou um desserviço à história do Brasil, impedindo que o fichado LuÃs Inácio continuasse na cadeia, seu devido lugar pelos crimes cometidos e pelos quais foi condenado, por unanimidade, em três diferentes instâncias.
Dizer que o ex-presidente é réu, ou que foi condenado, é como acusar alguém que foi cobrado na Justiça por dever bilhões através da apresentação de uma nota promissória falsa pelo pretenso credor.
Tanto BolsoMoro como o BoboBl tiveram as fake news ao seu lado em seu projeto de poder. Entre biografias não lidas e quÃmica orgânica não estudada, entretanto, faltou apenas a leitura da fábula do Menino e o Lobo.
Existem algumas conclusões que são regras básicas, a mentira elogiosa parte do próprio autor, a mentira caluniosa é sempre mais abrangente e eficaz. Ex: Lula é ladrão.
???
O governo federal atual elegeu- se e administra até aqui, compactuando com mentiras. Fato verdadeiro.
Aperfeiçoando o texto: ''Há algo maior, que Manoel Maria Du Bocage, um dos maiores poetas lÃricos portugueses do século 18, passando algum tempo em Goa, atribuiu a uma distorção coletiva de caráter, tipo a insistência que o Lula é honesto''.
Não tens nada pra fazer na vida oh pobre gado?
Paul, bom dia Estás bastante desinformado. Acharam inúmeras, muitas provas. Tanto assim que o corru pto foi condenado, por unanimidade, em três diferentes instâncias por dezenove juÃzes. Graças ao ''cumpanheiru'' Fichinha, do STF, o condenado obteve a liberdade até que seus processos, devolvidos á primeira instância, sejam novamente julgados. Contrariamente ao que é dito aqui, ele nunca foi inocentado em nenhum deles. Graças aos seus carÃssimos advogados, um processo foi prescrito.
A PF e o judiciário revirou a vida do Lula e sua famÃlia e não achou nada até agora. Tens algluma prova para indicar ao MP ?
Muito antes pelo contrário a frande mentira que foi implantada pela LJ e a quase totalidade da mÃdia é que Lula é desonesto.
Eu até acho graça de todos esses pretensos ''ólogos''. São tão vala-como que sequer merecem ser chamados pelo nome. Gota d'água no oceano, sem identidade. Praticamente todos, sem exceção, só dão as caras para falar mal do atual governo. Adoram um papel, lápis e borracha para poderem apagar fatos e criar outros. Professam o culto ao corru pto e, como ele, afirmam que não houve Mensalão, Petrolão, Pasadena, delações, prisões, devolução de bilhões, filhos ricos. Pinóquio não existia naquela época?
Ah, sim. Confiável é o senhor Marcos Serra, que vive a emitir bobagens com seus comentários toscos defendendo esse governo indefensável.
Mamãe, o Zezinho mijou na cama ano passado! Só porque KHaguei hoje, fico de castigo?
Rachadinha, rachadão, covaxão, tratolão, michecão, açaizão, mansão, chocolatão....o que precisa mais ?
O coisa que nos governa e muitos polÃticos são mestres da mentira. Mas será que eles não mentem e sim adiam a verdade?
Não, são mentirosos mesmo. Mentem até dormindo...
Ôôô, sêo Muniz, sapientÃssimo, desse jeito Vosmecê mete Pinóquio numa encrenca que ele não merece: mentia, por assim dizer, só pro seu nariz; aquela falsidade estava toda contida nele mesmo, sem maiores problemas sociais. Agora, a mentira tem dois lados, um deles inovador: o dos que nela desejam acreditar. Um bando não desprezÃvel de iludidos, energizados pela coisa, bate o pé dizendo que a lua é de queijo, e há de comer rocha(monte) lunar para prová-lo. O desafio é de longo prazo, e mundial.
A MITOmania domina o mundo. Quem fala a verdade é considerado chato. Mentir é regra de etiqueta social. É perigoso dizer sempre a verdade, mas também é inaceitável vestir a carapuça de Pinóquio e mentir o tempo todo, como algumas figuras públicas descaradamente fazem .
Não sà o somente as figuras públicas. São anônimos que usam as redes sociais pra espalhar teorias da conspiração, loucuras, mentiras bizarras, e essas figutas tem centenas de milhares de seguidores. Isso é o fim da civilização.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > A República de Pinóquio Voltar
Comente este texto