Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JosOliveira JosuéOliveira

    O problema é compreender a matemática, como o autor se propõe a apresentar, como algo totalmente abstrato, algo que não é, necessariamente, a sua essência. A impressão que o texto deixa ,até o ponto que fez sentido relacionar com a matemática, foi esse desconhecimento da trigonometria, vejo que se não temos domínio de um tema, devemos, no, mínimo, se instruir ,antes de fazer relação tão desconexa, como citada nesse artigo.

    Responda
  2. GERALDO GALVAO FILHO

    O mecanismo da delação premiada é valido desde q seja feito dentro da lei. Prender alguém, decretar prisão preventiva, e deixar ele mofando na cadeia por meses, até conseguir a delação desejada pela operação LJ - algumas redigidas p procuradores da Operação, é prostituir o instituto da delação premiada. A prova de que a investigações conduzida pelo MPF do Paraná (Curitiba) tinha um alvo, é que a maioria dos delatores estão vivendo - ainda com algumas restrições, em mansões, e com muito dinheiro.

    Responda
  3. Martins Costa

    A lógica do direito pode até ter sido avacalhada, mas não a matemática. Quem fez delação confessou crime e paga menor pena, ok. Só não menor do que a de quem foi absolvido, por abuso da justiça, com razão. Mas falando em justiça, seus maiores paladinos fizeram crescer e multiplicar suas contas bancárias e agora até se aventuram nos numerários eleitorais... juristas medíocres, mestres da matemática!

    Responda
  4. Jose Renato Monteiro

    O Brasil não avacalha só a matemática, avacalha tudo. O STF é o exemplo acabado da avacalhação. Uma corte criada pra ser guardiã da constituição, é a primeira e única a desrespeita-la.

    Responda
  5. Andre Ferraz de Toledo

    Nossa hélio, que comparação rasa. Coisa de tio de whatsapp. Discutir princípios lógicos com a trama orquestrada lavajatista, não faz nenhum sentido. A lava jato sempre foi uma farsa, qualquer QI mediano e honesto entendeu isso. Cuidado pra não manchar sua reputação.

    Responda
  6. luiz jose almeida fayad

    A recuperação inédita de bilhões aos cofres públicos veio das árvores?será que o dinheiro deu em árvores?Pela sua argumentação,dá para sacar a sua profissão : advogado.muito próximo dos homens de terno e gravata que adentraram o fórum para defender a quadrilha do Ali Babá e seus quatrocentos ladrões.Qualquer menção ao autor da façanha inédita neste país:trancafiar os criminosos de colarino branco,provoca esta reação exacerbada dos seus fãs.Fãs da sangria da nossa maior estatal.

    Responda
    1. GERALDO GALVAO FILHO

      A Operação Lava Jato teve dois objetivos: Desbaratar a quadrilha de funcionários da Petrobras, que mancomunados com as empreiteiras, negociavam propinas nos contratos celebrados entre eles; E tirar o Lula e o PT da vida partidária do país. Se você, e o Hélio Schwartsman, souberem separar as coisas, vão entender porque o Juiz Sérgio Moro, e os Procuradores do Ministério Público Federal acabaram desmoralizados.

  7. Carlos Pinheiro

    Mais uma investida, mal dissimulada, na candidatura morista tendo por argumentação falaciosa a ladainha de bilhões recuperados para os cofres públicos, omitindo, como sempre, a falência de empresas decorrente das ilegalidades judiciais que corromperam o Estado Democrático de Direito e nos conduziram ao governo da extrema-direita. A suposta teoria matemática prescreveria, então, que a Justiça colaborasse com a violação do devido processo legal para impetrar o autoritarismo justiceiro como norma.

    Responda
  8. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O gado não entendeu nada, mas adorou a parte em que a Lj , usando a matemática, na mão do "jenio" juiz (ladrão) moro , prendeu empresários corruptos e recuperou "bilhões".

    Responda
  9. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

    Experimente ficar 30 dias preso. "Situação penal" é um termo muito subjetivo. O Instituto da delação premiada no brazil foi utilizado como tudo mais.... com proteção, corrupção, safadeza política, vide juiz pinóquio e procurador marombado

    Responda
  10. MARCELO TIBAU V DIAS

    Dizer que a trigonometria não é usada no dia a dia, é no mínimo desconhecimento. Ninguém atravessa a rua sem ela.

    Responda
  11. Geovane Barone

    Excelente! A matemática tem um aspecto prático e interdisciplinar. Isso é espelhado na teoria dos jogos. A educação precisa ser pensada de forma interdisciplinar com vista a formar sujeitos críticos que tenham condições de intervir na recriação do mundo.

    Responda
  12. Vito Algirdas Sukys

    O problema da cooperação seria o problema central da existência social? Como podemos cooperar para ter uma sociedade mais justa em nosso país? Será que no mundo real maximizar a felicidade possa levar à escravidão?

    Responda
  13. Vito Algirdas Sukys

    Interessante usar a matemática da teoria dos jogos como modelo moral. Se os réus forem egoístas e racionais, todos confessam:bom para a polícia, ruim para eles. Se os réus ficam em silêncio, não trai, isto é, cooperam, minimizam seu tempo conjunto na prisão. Então a cooperação gera benefícios. Haveria boas motivações não utilitaristas para cooperar? Como uma moral científica?

    Responda
  14. Orasil coelho pina

    Quem precisa de moderação é a tese de Hélio: Abusos nos processos de Lula!!!

    Responda
  15. Orasil coelho pina

    Senhor Hélio, sempre leio e aprecio suas colunas, mas afirmar que houve abuso nos processos de Lula é , no mínimo, risível!!! Quem era o comandante das nomeações na Petrobrás??? Com certeza não foi Sérgio Moro!!!

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      As indicações para diretores e comando de estatais normalmente são políticas. O presidente fica isento nas falcatruas.

  16. Carlos Zitelli

    Tem um grupelho que avacalha com a educação.

    Responda
  17. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    No Brasil prevaleceu a espetacularização e promoção política dos "paladinos da luta contra a corrupção", não apenas no caso citado, mas na morte do Reitor inocente, vítima da sanha desvairada de integrantes de castas do serviço público. Usaram e abusaram dos privilégios para perseguir adversários políticos e ideológicos, queriam um fundo bilionário para bancar palestras cujo mote era o enriquecimento e pavimentação da busca pelo poder político, já vai tarde!

    Responda
  18. Max Morel

    Disse tudo: Não é preciso um Von Neumann para concluir que o recado que o Judiciário passa é: jamais colabore com a Justiça. No Brasil, avacalhamos até a matemática.

    Responda
  19. Max Morel

    Disse tudo: Não é preciso um Von Neumann para concluir que o recado que o Judiciário passa é: jamais colabore com a Justiça. No Brasil, avacalhamos até a matemática.

    Responda
  20. José Cardoso

    Não é de surpreender. Muita gente procura a área das humanidades para fugir da matemática. A teoria dos jogos realmente é um setor da matemática muito útil potencialmente para o direito.

    Responda
  21. Vladimir Micheletti

    Avacalharam com a programação linear / pesquisa operacional. A solução de Nash foi camuflada para não beneficiar a esq.

    Responda
  22. Sylvia Alves Corrêa

    Quando comecei a ler o artigo me senti uma idiota. Não uma perfeita idiota porque ninguém é perfeito. Nunca precisei usar a trigonometria no meu dia a dia, assim como a geometria analítica e outras tantas operações que, a duras penas, aprendi. É claro que o ensino da matemática nas escolas deve melhorar, assim como o de outras tantas matérias escolares. Acho que a coluna de hoje falhou por conta da operação lógica e não matemática.

    Responda
  23. Rodolfo Coelho

    E esse artigo avacalhou com a coerência. Falou de várias coisas e de nada....

    Responda
  24. LUIZ GONZAGA SILVA

    Se o aprendizado da matemática é o problema, não seria ensinar a matemática cada vez mais precocemente; desde a pré escola?

    Responda
  25. Gustavo Souza Machado

    O que pretende o colunista? propor que se torne o Direito uma ciência exata?É a velha história de exaltar os países do centro e fulanizar qualquer ciência ou cultura brasileiras. É o endeusamento da cultura anglo saxã. São melhores, mais bonitos, mais racionais, mais desapegados, mais imparciais....e nós somos os outros!

    Responda
  26. Berenice Gaspar de Gouveia

    Quem avacalhou a prática foi o MP em conluio com um juiz parcial e atrabiliário. Foi essa quadrilha que atropelou a legalidade e forçou confissões e muutas denuncias sem prova. Ficou a confissão, com suas consequências. Abstração fez o autor, omitindo a verdade

    Responda
  27. Vladimir Micheletti

    Com certeza, caro Hélio, avacalharam e corromperam até com a matemática. E a prova disso é o que fizeram com a programação linear / pesquisa operacional (fizeram a igualação da maximização = minimização, kkk). A solução de Nash foi desfigurada por apresentar a perfeita solução de M - via valor de mercado.

    Responda
  28. Ricardo Meneguel

    A área de matemática do ensino médio é densa e complexa, trazer mais aplicações e teoria ao ensino implica em grandes desafios no ensino. Meus alunos sempre comentam " quanto mais aplicada for a área na matemática, mais difícil será de compreender !"

    Responda
  29. Ricardo Meneguel

    A área de matemática do ensino médio é densa e complexa, trazer mais aplicações e teoria ao ensino implica em grandes desafios no ensino. Meus alunos sempre comentam " quanto mais aplicada for a área na matemática, mais difícil será de compreender !"

    Responda
  30. HUGO MARCHIORI DA SILVA

    Acompanhar o raciocínio do articulista não é para qualquer um..rs..rs

    Responda
  31. Antonio Fernando Meyer Nascimento

    Gosto do articulista, comumente leio o que escreve. O texto acima, todavia, traz impropriedades: atem-se a uma equivocada avaliação da importância da Trigonometria e a um exagero no que propõe acerca da Teoria dos Jogos. A Trigonometria tem vasto emprego; dela pode-se dizer, no máximo, que a escolha dos temas escolhidos, no ensino médio, nem sempre é adequada. A Teoria dos Jogos poderia ser incluída no nível do ensino médio, sem, todavia, abordagens exageradas como as contidas no texto.

    Responda
  32. Hercilio Silva

    O colunista está no time que afeita os excessos da lava jato. Um exercício do mais puro autoritarismo. E claro, fala em bilhões recuperados e ignora que os métodos equivocados provocaram prejuízos bem maiores na economia.

    Responda
  33. Filipo Studzinski Perotto

    Belo exercicio, mas Como dito nos comentários abaixo, a metáfora foi um pouco exagerada. A trigonometria é tão ou mais prática que a teoria dos jogos. Por fim, a lava-jato não foi destruída pelo STF, ela se auto-destruiu, e não por pequenos deslizes. É uma pena. Tivesse sido uma rigorosa operação contra a corrupção, e não uma operação político-policialesca, teria sido exemplo para o mundo.

    Responda
  34. Roger Z Moire

    Entre o que acredita que a Terra é plana e o que acredita que lula é honesto , acho o terraplanista mais sensato.

    Responda
    1. Rui S Souza

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. José António Eleutério

      Nenhuma das duas proposições me parecem sensatas, pelo contrário, me parecem ambas absurdas...

  35. Pedro Gama

    Estude um pouco antes de falar do ensino de Matemática, por favor. Fora o início lamentável, o texto até que é bom.

    Responda
  36. Alexandre Sartori Barbosa

    A matemática acaba de ser vilipendiada num texto infantil. Tanto ela quanto o direito são muito mais complexos que sua vã sabedoria. Mas não desanime, Hélio, pois no Brasil temos excelentes professores e nunca é tarde para recomeçar a estudar.

    Responda
  37. Aderval Rossetto

    Enfim, tudo parte da matemática, no caso a econômica. Atendendo aos interesses pessoais, no passado e no futuro político, via "democracia".

    Responda
  38. Nelson de Paula

    Ocorre quando o objetivo é fazer sucesso, e não o trabalho a ser feito.

    Responda
  39. MARCOS BENASSI

    Eita, Hélio, o Impa que não te ouva! Eu, como sou um ignorante em matemática, só atino com o óbvio: von Neumann está para o Japão Imperial tal como o marreco está para o Brasil. Da teoria dos jogos, nada sei; contudo, el marrecón soltou uma bomba atômica no judiciário e na democracia brazucas. Com a imensa vantagem, pro Japão, de que o matemático, depois de explodi-lo, não se candidatou a imperador. O pobrema não parece ser a matemática utilizada, mas a ética e o simancol...

    Responda
  40. Cristiano Jesus

    Texto confuso. Achei que fosse sobre a Matemática, mas é sobre a Lava Jato. E ainda trata com muita concessão essa operação que destruiu o Brasil. Antes tivessem deixado do jeito que estava. O que o Brasil ganhou com essa aventura? Só vejo morte, miséria e o centrão mais forte do que nunca.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Sei bem pouco de matemática, mas sei que analisar os dados friamente leva a conclusões estapafúrdias como essa de dizer que quem não colaborou está em melhor situação do que quem o fez. O colunista não leva em consideração que a decisão de não colaborar implicava na manutenção do denunciado no cárcere, e que cadeias no Brasil são masmorras. Ou seja, para chegar a essa 'situação melhor' seria preciso amargar meses ou anos de prisão. A lava jato foi um episódio deletério e lamentável.

    2. Andre Pessoa

      Operação q destruiu o Brasil? C tá louco? Nunca houve tanta exposição e combate a corrupção na história brasuca! Ou houve?? Já q vc parece saber, me fala?