Luiz Felipe Pondé > O capitalismo organiza a vida moral vestindo-a com salto alto para festas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Então, a escolha democrática é entre ser representante ou representado e ponto?
Se formos aplicar o ceticismo filosófico a tudo, isto é, duvidar de tudo, da razão, da fé, da evidência sensorial, da intuição; pois não podemos estar certa que ela é verdadeira; devemos também duvidar da teoria estética de Platão. Por quê usá-la para explicar as coisas? Por que não usar a nova filosofia experimental nesse olhar filosófico?
Por quê limitar o olhar filosófico apenas à Platão? Para quem o conhecimento requer certeza. Quando a certeza está em falta toda crença deve ser retida. As crenças não empÃricas das Meditações de Descartes estão vinculadas à crenca sensorial e racional, onde há o falibilismo para substituir a certeza, sem falar na crença cientÃfica que usa a dúvida para a garantia das crenças empÃricas. Há ainda o olhar da filosofia experimental, nova moda, não citado.
Há um texto do Bakunin facilmente disponÃvel na internet, onde ele estende esse comentário do Toqueville. Os representantes do povo rapidamente se tornam uma casta separada, defendendo antes de tudo a si próprios. Talvez isso tenha mudado hoje em dia nos paÃses mais maduros (o exemplo dele era a SuÃça do século XIX). Mas por aqui continua muito atual.
Texto fraco e capenga. Engraçado que a toda crÃtica que se faz ao capitalismo ele sempre faz aqueles comentários bobos, do tipo "coisa de esquerda caviar". A crÃtica rasa dele é válida?
Texto sem pé nem cabeça.
E nos últimos anos fiz tratamentos cosméticos para estimular o colágeno e tirar as manchas de sol que se acumularam na tez. Verifico que se trata de uma ilusão. Aos quarenta e sete anos, olho pra trás e me recordo da mensagem tácita de meus pais hippies: a vida material ou cosmética é ilusória, pois o mundo apresenta, a todo momento, insegurança e desconforto. (esta sessão não aceita números arábicos ou romanos, provavelmente para evitar comparações entre governos de Beltrano ou Cicrano).
Ponde misturou vários temas de forma rasa, sem pé nem cabeça. Associou, entre outros, medicina e direitos humanos com capitalismo!!! Não vamos esquecer que Ponde apoiou Bolsonaro. Tentar agradar é pros fracos, Ponde pensa que é forte porque desagrada.
Vc nunca ouvi falar de visão holÃstica?
Pondé raso?! E seu argumento é que ele apoia Bolsonaro?! Tadinha dessa sua poça d`água.
"O capitalismo organiza a vida moral miserável, vestindo-a com salto alto" Por sinal o salto alto foi criado pelo capitalismo. Como estamos de acordo aconselho ler Brasil - Democracia do Amarelo, para termos o pais que desejam.
Pondê é um sujeito muito inteligente, mas está ficando raso.
Entendi pq Bolsonaro faz polÃtica para os militares!
Se a polÃtica já era ruim nos tempos comandados por reis, hoje ela ficou pior, pois metade da população quer ser reis! Para chegar ao poder, todos precisa mentir, pois quem fala a verdade na polÃtica, não conquista votos. Desta forma viveremos até o fim dos tempos na eterna ilusão...
“ Conhecimento cientÃfico, medicina, tecnologia, direitos humanos, tudo custa muito recurso”. Tenho dúvida nessa afirmação. Esses recursos só o capitalismo pode prover?
Excelente texto
Não dá para falsear a inviabilidade destrutiva da economia de mercado. Simples assim. "Olhe para cima"!
Usando a imagem do próprio colunista, esse é o tipo de texto m Ãseravel que foi vestido de gala com umas citaçõeszinhas anódinas dispostas numa pobre bricolagem. Como se esses autores, na complexidade de seus pensamentos, coubessem nesse esquemazinho de rede social.
Os comentários são em boa parte cheios de individualismo contraproducente e ingênuo. Por isso que num filme sobre um cometa avançando sobre a terra torcemos provavelmente muitos torcem para ele. E não é verdade a exaltação da banalidade, as brigas desenfreadas pelo lucro e as tramóias pelo poder? E tem cura isso?
Descobriu ser humano!
Querer agradar é para os fracos, diz Luizinho aos seus seguidores, os mesmos que fazem tudo que o mestre manda ou determina. O texto não tem pé nem cabeça, isso não é um problema, desde que se deseje ter uma formação humanÃstica pautada em orelhas de livros. TerrÃvel FSP! Pensei que com o declÃnio do bolsonarismo seus apoiadores e simpatizantes, a exemplo do forte Luizinho, procurassem algo como jornal da cidade para seus devaneios.
No universo cósmico os astrônomos afirmam que a raça humana tem apenas um segundo de vida nesse grão de poeira chamada Terra. Mas na história da humanidade, que já conta um milhão de anos, nunca o ser humano esteve tão livre de guerras e outras tragédias como descritas em nossos livros de história...
Ah sim, e quem escreve aqui não é um direitista e sim um crente no socialismo que acredita que a grande importância de Marx foi o fato de ele ter humanizado o capitalismo.
Continuando... Então se o nobre filósofo quer nos mostrar os descaminhos do capitalismo que levaram os homens à ganância e ao poder gostaria de lembrá-lo que essas imperfeições são inerentes à raça humana, e que foram essas imperfeições que nos fizeram mais humanos nos últimos séculos.
Esse Pondé escreve regularmente na FSP? E há muitos leitores? Preocupante. Textozinho me que tre fe!
Talvez eu seja um iletrado, pois apesar de nem sempre gostar do que leio nos textos do Pondé, eu gosto de ler todos! Não pretendo ler só as coisas que estejam aliada com que eu penso. Cada individuo busca defender aquilo que mais lhe interessa, mesmo que o que lhe interessa, prejudique outros...
Estava entusiasmado com o objeto inicial do colunista - a beleza -, mas eis que ele põe em cena um casal plastificado à mesa de restaurante. Pra compensar a frustração, pelo menos poderia ter revelado qual o maravilhoso prato que os aguardava.
Os comentários aqui hoje estão bons de ler. Sem ironia, nenhuma. Umas rusgas desnecessárias (Ou necessárias, vai saber!) Mas leitura do texto bem agradável, seguida de comentários que complementam o texto seja concordando ou discordando. Amei! Um inÃcio de ano bom por aqui!
A última frase é a sensação da população brasileira sobre os polÃticos.
Ponde nos convida a ler Adam Smith da Teoria dos Sentimentos Morais, que evitamos ao preferir alguns poucos capÃtulos da Riqueza das Nações, e ainda ler Maquiavel sem os cliques do dito maquivealismo , e sobretudo Toqueville, que aqui ignoramos por completo nas ditas academias e universidades. Talvez daqui a 100 anos seja possÃvel essa leitura conjunta. Feliz 2022!
Que texto bom...e olha que é difÃcil eu concordar com a maneira como o Pondé põe as coisas
O problema é que não vivemos o liberalismo polÃtico de Locke, Rousseau, Bentham, Kant, Mill e Rawls. Nem mesmo vivemos numa leitura esticada dos escoceses sobre o tema. Vivemos na distopia de Hayek, que apesar de desprezar a maioria dos autores acima é distorcer as lições de Locke, roubou para si o termo liberalismo e propagou um sistema que é socialista para os ricos e anarcocapitalista para os pobres - socialização das perdas e privatização dos lucros.
Concordo plenamente, mas isso e um problema global e nao apenas nacional. A globalizacao trouxe uma distorcao economica muito grande que precisa ser corrigida. No Brasil essa distorcao se torna ainda maior tendo em vista os limites dos nossos meios de producao e fundamento cultural. Resta saber quem vai conseguir colocar o guizo no pescoco do gato. Uma coisa e certa, precisamos educar nosso povo para que surja entre nos alguem capaz de nos liderar por novos caminhos.
O problema não está no capitalismo, dado que vários paÃses atendem toda a sua população regulando o mercado. O problema está na dogmática do mercado como fonte de verdades, da organização espontânea como uma espécie de darwinismo social desejável... tudo balela. Quem tem que definir a alocação de recursos da sociedade é a própria sociedade, não meia dúzia de bilionários que ficam ricos dessa forma porque justamente derrubam o livre mercado.
- Obrigado Professor Pondé, por colocar o dedo na ferida.
No inÃcio da revolução , as pessoas eram incentivadas ( a palavra exata não é esta ) a denunciar seus vizinhos, depois, parentes, irmão, filho, esposa, mãe, pai e assim por diante. As pessoas achavam que assim procedendo seus entes seriam levados até a presença dos dirigentes e iriam levar uma " reprimenda daquelas " depois voltariam para casa bem quietinhos. E denunciaram. Nunca mais os viram.
Verdade: até poucos há anos, os pais da classe baixa ensinava seus filhos a serem cordeiros! Ou seja, desde cedo nos tiravam nossa autonomia individual...
??? Andou lendo Seleções Reader's Digest dos anos da Guerra fria!
Passei só pra perguntar se alguém lê esse bozominion q quis ser filósofo-mas não alcança- há alfuma coisa pior na humanidade?!
O que vem a ser alfuma , ricardinho? Alguém que alfuma três maços de cigarro por dia?
Por falar em "Casas da Democracia" e ler livro grátis : Isto sim, é Comunismo ! Leituras grátis paratodos.
Esse impostor escreve parágrafos ao léu, citando o mais raso de cada pensador, e continuam a achar q é filósofo... Talvez, de redes sociais ou colunas como esta
... para o pouco espaço que dispõe até que as 'tiradas' são boas.
Permita-me uma pequena e fundamental correção no subtÃtulo de seu artigo, "Conhecimento cientÃfico, medicina, tecnologia, direitos humanos, tudo custa muito TRABALHO" , Sr. Pondé. O que diria Adam Smith sobre omitir o papel do trabalho na produção da renda e da riqueza colocando no seu lugar o dinheiro, como estratégia de enfraquecimento da classe trabalhadora e Hegemonizacão da classe rentista?
"...aqueles que vendem a ideia de que fazem polÃtica para o nosso bem sempre o fazem para eles e seus colegas de profissão,...". Pondé se sabe e sabia disso por que age como tem agido desde 2016? Filósofo de artigos e não de conduta de quê vale? Pergunte a filosofia, se quiser. Quem gosta muito de você é o Paulo Ghiraldelli.
Na verdade, a ganância, egoÃsmo, mentira, competição desenfreada, são caracterÃsticas do capitalismo, cuja classe dominante vale-se da polÃtica para impor seus desmandos à s grandes massas exploradas. Entretanto, a polÃtica desenvolvida por uma nação que deseja o bem comum, a polÃtica não se sobressai pelos males apontados, especialmente porque o bem comum pressupõe solidariedade e distribuição justa da riqueza produzida. Por tais razões o socialismo difere do capitalismo.
Mateus, eu tenho experiencia de vida em tres continentes Posso te dizer que nosso povo, seja patrao, politico, trabalhador, estudante, vizinho de porta, ainda precisa evoluir muito para entender o sentido da palavra "solidariedade". Posso te dizer, de experiencia propria, que nosso povo nao se respeita. Muitos dos nosso problemas decorre da nossa incapacidade de sermos solidarios uns com os outros. Observacao: contar sua historia de vida para o caixa do supermercado nao conta como solidariedade.
Coloquem no Google : " Um dia na vida de Ivan DenÃsovich" e depois , em "Casas da Democracia" e leiam o livro de grátis. De nada.
Sessenta milhões de mortos.
Um dia na vida de Ivan DenÃssovich.
Arquipélago Gulag.
Quá, quá, quá. Sonhos de uma noite de Verão. Lavagem Celebral Intensiva (a temida Lassie).
Utopia.
Rives não existe filosofia sem filósofo. Toda filosofia é uma confissão inadevertida acerca de valores!
Mateus, me desculpe, mas estais equivocado. Bem comum e Justiça não são categorias marxistas, nem socialista. Bem comum advém de Aristóteles e foi apropriado pela Igreja Católica. Justiça social é um conceito católico recente , de alguma das enclicas modernas.
E o Pondé tem sido ideólogo disso, no Brasil. Lamentável, Sr. Filósofo, que seja corresponsável pelo que aà está. Penso que a filosofia não se presta a isso. O caráter do estudioso, sim.
E o Pondé tem sido ideólogo disso, no Brasil. Lamentável, Sr. Filósofo que que aà está.
O capitalista não produz riqueza, quem produz riqueza é o trabalhador. O capitalista controla a produção e explora a mais valia. A medicina hoje é um fetiche/mercadoria, um produto de consumo como outro qualquer e funciona ao critério da indústria, oferece o que dá retorno.
Marcelo, seu comentário deu de 10 no texto. Parabéns pela lucidez. E Feliz (?) Ano Novo!
Concordo em parte. O capitalismo nao produz riqueza mas o estado tambem nao. Considerando que o capital precisa ser remunerado devemos entender que e preciso uma mediacao honesta e transparente entre as partes para que se alcance uma distribuicao de renda justa entre trabalhador, estado e empresario. O cidadao e o empresario nao podem ser sobrecarregados com carga tributaria. O cidadao quer servicos pelos impostos que paga e o empresario nao investe se nao obtiver retorno.
Ótimo comentário, Marcelo. Parabéns.
Platão disse que o corpo é a prisão da alma. Discordo totalmente. A alma que é a prisão do corpo. Uma alma sebosa normalmente tem um corpo deformado, faça quantas plásticas for capaz. Lembrando que estética é diferente de beleza. Nosso presidente e seus seguidores são exemplos disso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > O capitalismo organiza a vida moral vestindo-a com salto alto para festas Voltar
Comente este texto