Joel Pinheiro da Fonseca > Que Lula é esse? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Parabéns Joel. Com Lula ou com Bolsonaro o Brasil não muda.
Com moro muda para pior. Um mundo do lawfare e da corrupção da justiça
Lula é respeitado nos quatros cantos na forma plana como voce ve o mundo. Como alguem jovem consegue ser tão toupeira? Mas o teu desejado mundo neoliberal conservador a direita de coisa alguma só existe no universo paralelo, onde Reagan Giscard Destaing, Tatcher, Pinochet estão permanentemente reunidos num chá de mentiras. Fique lá dentro com o seu avatar, leve a catarina dos montes, pereirinha, beltrãozinho. Jovens sem sonhos de liberdade e de um mundo melhor mais igual.
Não vou é pagar para ver Bolsonaro mais 4 anos, será a ruÃna total!
Lula é o estadista que procura fazer o melhor para o Brasil e o seu povo dentro dos limites impostos pela democracia burguesa que ele respeita.
Eu não quero pagar para ver.
Eu quero pagar para ver, pago o preço que for
É só votar 13 como eu mesmo vou fazer. Feliz dois mil e vinte e três para todos.
Texto excelente. Concordo com todas as suas ponderações. De qyalquer forma, diante da estagnação de Ciro Gomes nas pesquisas, a ausência de um outro nome na centro esquerda democrática, é melhor apostar no segundo turno no Lula do que em Moro, Dória ou JB. A propósito, Moro representa o que há de pior na polÃtica.
Anti petista eh como pulga que perdeu o cachorro. Eh só passar o nome lula perto que ele logo pula da fresta onde dorme e começa a picar.
Não dá para esquecer … Petrolao … e todo esquema da roubalheira PT tista… Lula nunca mais … MORO 22
Você gosta de Democracia? Se gosta, não deveria pedir Moro, aquele que mais fez contra a Democracia no Brasil ao mostrar para o cidadão comum que se levado à presença de um magistrado deve desconfiar da imparcialidade deste, um dos pilares da real Democracia. Moro é um bolsolazista arrependido que sabe usar os talheres certos.
Alguma.duvida que JPF na dúvida votou em JMB na eleição passada, disso ele não deixa dúvida
Onde está a honestidade intelectual?
O Brasil não cresce há 50 ano, é fato, 1/4 desse tempo foi responsabilidade do PT. Nossa pirâmide social é uma tábua cheia prego, governo para pouco. Vamos sair de extremo para outro.
Excelente. O certo é que seja o Lula que for, sempre teve outro por dentro. E minha impressão é que o foco desse Lula será o fisiologismo. Porque Lula já dobrou o cabo da boa esperança e quer deixar o nome dele na história. E para isso, não é o povo, que esquece tudo, quem o fará, mas é o partido que defenderá o seu legado e é quem tem o maior interesse em transformar Lula em Lênin.
Mais um que dorme achando que tem comunistas debaixo da cama.
O neoliberal de linhagem intelectual privilegiada, o que o faz pertencer ao conselho editorial como o Caio Copola da Folha, é crÃtico ao ex-presidente mas se omite quanto à s ilegalidades do juiz parcial que interferiu nas investigações do MP, violou as normas jurÃdicas do Estado Democrático de Direito, colaborou com um governo da extrema-direita, pretendia impor excludente de licitude para exterminar pretos pobres e quer criar um tribunal de exceção internacional nos moldes ucranianos.
Exato no ponto, Carlos!
As questões estão colocadas propositadamente fora do eixo. Se Lula se eleger, um mandato igual aqueles que fez anteriormente não será suficiente para promover o bem-estar social desejável, porque o Brasil que sairá de Bolsonaro será um paÃs destroçado e não existe mais a menor possibilidade de continuar arrancando dinheiro dos mais pobres ou da classe média depauperada. A pertinência do momento é debater a coragem e a intenção polÃtica de se implantar um sistema tributário socialmente justo.
Para falsários como vc Joel e toda renca direitista sectária eh mesmo difÃcil entender lula. Um ser abrangente, múltiplo, genial. Não eh a toa que a direita tenha se agarrado a esse pústula .
Controle social da mÃdia é perigoso demais. Cheira ditadura stalinista ou da Albânia.
vc sabe mesmo o q é controle social da midia???? Acho melhor ir se informar.
Não é controle mas sim regulamentação, igual aos paÃses democráticos de primeira linha: Canadá, Inglaterra, Estados Unidos...
No PT, um dos maiores apoiadores do "controle social da mÃdia" (nome pomposo para a velha e feia censura) é o deputado José Guimarães, aquele cujo assessor foi pego com dólares na cueca. Compreende-se porque o nobre deputado seja um ardoroso defensor do exame prévio das manchetes do dia seguinte: é um despudor exibir à nação a roupa Ãntima de um funcionário tão leal e honesto...
Vem vindo ao século 20, vc já está as portas da virada, de volta para o futuro, do século 19.
Quando o mensalão veio à tona, Lula foi à TV, fez cara de compungido e se disse traÃdo. Quando o petrolão foi descoberto, disse que "não dava para saber tudo o que acontece na Petrobrás...", embora o esquema de desvios na estatal fosse público há uma década, denunciado por Paulo Francis. Alguém acredita que Lula e o PT estão definitivamente curados da "co_ce_ira na mão" que lhes acomete sempre que chegam ao poder? Não, né? Agora vão apenas agir com mais cuidado e não deixar tantas pistas...
Qual Lula? O mesmo Joel, aquele que promovia Greves manipulado pelas Multis afim de aumentarem os preços dos Automóveis, o que foi manipulado pelo Ulisses para se criar uma "Esquerda" controlada até hoje pelo MDB, o verdadeiro Centrão que criou essa Constituição e fez nascer as Odebrecht e Fri Bois da vida. Sacou?
Paulo Muadib, de fato, foi no governo Lula que isso aconteceu, mas não devido à s ideias que o PT pretendia implementar. Lula só fez o que fez porque pacificou a economia, seguiu o tripé macroeconômico e respeitou contratos. Não sou liberal, mas infelizmente, o paÃs que sair desse figurino, já vimos o que acontece, vide Argentina, Turquia e, no pior caso, Venezuela. Outro fator que ajudou foi ter dinheiro para distribuição de renda via boa famÃlia. Isso só foi possÃvel com o boom das commodities
Excelentes comentários, Joaquim e Paul.
As grandes construtoras, incluindo a Odebrecht, foram criadas na metade do século passado. Tiveram crescimentos exponenciais e se transformaram em construtoras gigantes nos governos militares, época em que a corrupção rolava frouxa e a censura também. Vá contar mentiras para sua turminha fascista.
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sétima economia mundial, PIB multiplicado por cinco, reservas internacionais multiplicado por dez, emprego pleno, aumento do salário mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dÃvida lÃquida do setor público reduzida pela metade, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, dezoito universidades criadas, duzentos e quatorze escolas técnicas..quer mais?
Pesquisas fakes, pois este meliante nem pode sair às ruas. Bolsonaro 2022
Lula não pode nem deve sair às ruas como qualquer um .ele deve usar sempre um colete à prova de balas. O gado armado não está de brincadeira. Lula deve ate desconfiar da segurança da PF de bolsonaro durante todo esse periodo. Nos comicios deve usar algo como aqueles vidros blindados que Joe Biden usou. E deve prevenir também a infiltração de agentes contaminados propositalmente com Covid.
Seu malvado predileto só sai junto com o cercadinho gadonarista em volta. Viu o que deu quando foi à beira da pista em Resende.
Insinuar que o Lula poderia tornar o Brasil uma ditadura de esquerda é de uma desonestidade intelectual tremenda. Esse rapaz deve ter se contaminado após tanto tempo debatendo com aquele acéfalo do Adriles Jorge. Lamentável.
Vou reescrever meu comentário que foi para a moderação, de forma que o moderador não entenda: "por pouco não concluiu o artigo citando Re gi na Du ar te: 'estou com me do'. De cep ção, Jo el. O liberal escla re ci do que costumava es cr ver esta colu na de sa pa re ceu..."
E deixou em seu lugar apenas uma placa, com uma sigla: M B L .
FelÃcio ou seja lá quem for, você é mais um burro que não sabe lê. A resposta de um esquerdoloide é previsÃvel, pois eles não tem capacidade formular opinião próprio. Apenas seguem uma cartilha. Segundo, chamei Bozarismo de burro e você insinua que sou bolsonarista. O que eu disse é que Bozonarismo não tem capacidade intelectual de oprimir a imprensa. Lula tem. E vai fazer.
Você ofendeu alguém dizendo que ele não sabe ler, mas, o que parece é que você padece desse mal, afinal, comentei um aspecto apenas do que escreveu (Lula oprimir a imprensa) e recebi como, digamos, resposta, um texto "padrão Carlucho"? E falando de Centrão, você sabe quando esse grupo surgiu? Sem pesquisar, tá. Garanto que não sabe, aliás, claramente nada sabe, absolutamente nada, é o chamado "lacrador", que escreve bobagens aos montes para tentar se mostrar.
É bom que Lula seja eleito mesmo e imponha uma feroz censura para a imprensa porque assim não teremos mais de ler comentários como o do senhor Marcos Mess em jornais.
Paulo Muadib, desenhando: a esquerda sempre teve mais dificuldades de governar. Lula não respeitou o tripé do FHC porque quis, mas ou faria assim ou seria trucidado pelo congresso. Lula não é burro, não queria terminar que nem o Collor. Lula é muito mais inteligente e estrategista do que o Bozo. Lula dessa vez vem mais afobado, ele não tem muito o que perder, a idade já avança. Ele deve aos seguidores mais radicais à esquerda. A chance de fazer merda e transformar o Brasil numa Turquia é enorme
Ricardo Candido, Lula não governou por oito anos, ele foi parceiro do centrão. E Lula fez o que as circunstâncias permitiram. Lembre-se, Lula disse que queria o mesmo destino de Chaves, mas enquanto Chaves viajava numa limosine, ele Lula, estava indo de fusquinha (Paulo Muadib, não estou escrevendo artigo acadêmico pra ficar fazendo citação, te vira e procura as fontes). Lula não se referia as condições econômicas do Brasil, mas às suas próprias condições de governabilidade. Desenho depois!
Lula saiu da Presidência com mais de 80% de aprovação. Você acha mesmo que se ele quisesse "oprimir a imprensa", não o teria feito então? Quem sempre buscou isso foram os eleitos à direita (PF invadindo a FSP - Collor, fim da publicação obrigatória de balanços em jornais - Bolsonaro). Tentar colar em Lula, depois de 2 mandatos nele, a pecha de "um esquerdista radical perigoso" é desonestidade intelectual.
Fonte: minha cabeça.
Por pouco não terminou o artigo citando Regina Duarte: " estou com medo". Decepção, Joel. O liberal esclarecido que eu costumava encontrar por aqui nos idos de 2020 desapareceu...
Será que, antes de votar no Bozo, o autor fez essa mesma avaliação? Porque votar no Bolsonaro elimina qualquer tentativa (semi) intelectual de justificar um voto.
Errático
Vai pagar pra ver a reeleição? Vai pagar pra ver se o projeto de usar a justiça politicamente é pra valer? Pelo jeito paga o risco já enorme de fascismo.
Quanto a pagar para ver, a terceira via parece a mais cara.
O povo não quer a terceira via, quer sim a terceira vez !!
O artigo é simplesmente um estelionato intelectual.
Eis aà mais um bolsonarista arrependido, mas ainda assim bolsonarista, inconscientemente.
Esse é o time dos bolsonaristas moderados que hoje se autointitulam (envergonhadamente) moristas de ocasião. Até outubro vão aparecer muitos por aÃ, mas a retórica de convencimento já se mostrou capenga
Pagar, não, Joel.. É votar mesmo. (E agora escreva outro artigo, por favor: "Que Bolsonaro era/é esse, em quem votei?")
Como a liderança inconteste do presidente Lula incomoda a esse golpista de primeira hora.
Controlar a mÃdia? Deve ser regular como em diversos paÃses democráticos que o colunista quis dizer? Ameaça a democraciaÂ… seria julgar e condenar sem provas, formar uma quadrilha no judiciário para atingir objetivos polÃticos e de enriquecimento pessoal? Goste ou não de Moro, a Vaza Jato aconteceu.
Mantega é aquele que publicou aqui na FSP um longo artigo explicando porque o Plano Real estava fadado ao sucesso. É aquele que, como ministro responsável, manteve uma conta não declarada no exterior. Isto durante o perÃodo de regularização das contas no exterior com multas pesadas. Este incompetente desonesto está de volta. Em breve Dirceu e, quem sabe, Palocci. Dá nojo.
Ricardo. Eu não escrevi desculpa, apenas em reconhecer o erro. E você sabe disso. À época o PT se opunha a tudo que não vinha dele. No dia que o plano real foi divulgado, Mantegna e Mercadante foram radicalmente contra. Nem tiveram tempo de analisá-lo. Mantegna, logo em seguida, publicou aqui na FSP um artigo explicando em detalhes como o plano seria um fracasso. Finalidade apenas eleitoreira segundo Mercadante.
Luiz. Nem mencionei o nome do Lula. Mas, você tem razão. Invejo o alto grau de cultura dele.
Criticar a posteriori, como você faz, é sim desonestidade intelectual pura. Criticar antes ou no momento, mesmo a crÃtica se revelando depois incorreta, não é demérito para ninguém. Desculpas? Tá, e as desculpas de outros, inclusive envolvidos no Plano Real, em relação aos aplausos a planos anteriores que não deram certo, ao contrário, não vai cobrar?
Lendo os comentários, cada dia mais acho que o senhor Janos tem grande inveja do Lula.
E a conta escondida no estrangeiro é desonestidade de que tipo para um ministro da economia? Honestidade intelectual teria sido reconhecer que errou feio na análise do plano real. Não o fez.
CrÃticas ao Plano Real existiram de muitos economistas na época, da mesma forma que muitos destes bateram palmas para os anteriores que feacassaram, inclusive ao mesmo plano, portanto, usar tal como forma de crÃtica à alguém, quase 30 anos depois, é desonestidade intelectual, me desculpe.
Paul. Em vez de discursar com alguns dados bem duvidosos, você poderia responder ao meu comentário e tentar desmenti-lo.
Entendam sucesso como fracasso.
Melhor texto publicado na folha nos últimos meses. Parabéns
Os 3 parágrafos iniciais do panfleto estão perfeitos, ele enxerga. O restante é lixo, de quem ainda está tentando enganar...
Acho, esses Lava jatistas, querendo, como em 2018, mais um fascista de extrema direita no poder, desiste Joelzinho.
Moro é muito mais perigoso que Bolsonaro, pois este, pelo menos, agiu e age abertamente, diferentemente daquele, que atua nas sombras. Não passa de um bolsolazista que sabe quais talheres usar.
O povo brasileiro não quer terceira via, ele quer é terceira vez !!
Muito bom!
O colonista deveria declarar logo o voto em seu Ãdolo S. Moro. Patético.
Como sempre os inimigos do bom governo para o povo tentando induzir ao público que Lula se eleito, se tornará um ditador de estrema-esquerda. Teve 2 mandatos - que foram os melhores da história do Brasil - com alta popularidade e sempre exaltou a democracia.
Infelizmente é o que temos hoje ,ou Lula ou Bolsonaro ,eu vou de Lula por ele ter sido achincalhado por esse governo .Votar em Bolsonaro nunca pois ele e a trupe dele são um bando de lunáticos ligados a todos os extremos ruins ,desde supremacistas a racistas .
Confesso, eu gostava mais do Lula quando ele andava com amigos pobres.Joel, o papai noel não vai ser candidato e tem muita paranoia neste seu discurso.
Da próxima vez comece com alguma parábola sobre o Jaspion, para que o leitor entenda que se trata de um conto do BoboBl.
A miopia polÃtica prevalece. Achar que só tem Lula pra derrotar Bolsonaro ou vice-versa é não querer buscar, analisar e brigar por outra opção. Um presidente que não faz nada. Um ex-presidente de conhecida (má) reputação. E vamos ficar em órbita polÃtica disso? Já quebramos a cada com ambos. E vamos insistir só nisso que se apresenta? Pode chamar de terceira ou quarta via. Mas pelo menos vamos sair dessa polarização do passado recente. Chega dos mesmos que só querem: Poder. Mais uma vez!
LuÃs, quais polÃticos em qual lugar do mundo não buscam, antes de tudo, apenas poder? E alguns o fazem de forma absolutamenre perigosa, que podem matar (Reagan) ou matam pessoas (Bush). E todos só "entregam o osso" derrotados em eleições, mesmo esperneando muito (Netenyhau e, exagerando, Trump).
Má reputação ? Seria de quê ? De ter levado o Brasil a um patamar social e econômico como nunca antes na história do paÃs ?
Baixou a Catarina Rochamonte no colunista.
Hahahaha hahahaha
Ôôô Joel, tá falando sério, mano? "Queremos pagar pra ver"? Com base numa especulação sobre um futuro possÃvel governo, baseado no que "vizinhos latinos de esquerda" fizeram? Velho, pugnar pela vigilância social intensa sobre o governo, pela redução das práticas comerciais na polÃtica pelo bom uso do recurso público, isso é fundamental e inevitável, não é algo de que se possa prescindir seja qual for o presidente. Agora, se não melÃfluo, esse "pagar pra ver" é covarde: é a alternativa ao Bozo.
Não acredito que gastei meu tempo em ler esse texto! Nem vou chamar de artigo, pois não merece! Não pague pra ver, melhor pagar uma passagem pra Miami e ficar por lá! Vá ser classe média nos USA. quero ver!
Não houve no governo Lula um projeto de paÃs. O objetivo primordial a ser alcançado era a perpetuação no poder a qualquer custo.
Sylvia, poderia por gentileza apontar qual partido polÃtico em qual lugar do mundo não busca se perpetuar no poder? É assim em todos os lugares, sem exceções. Ninguém entrega o poder sem ter sido derrotado em eleições. Aliás, vamos falar dos quase 30 anos de PSDB em SP? Ou esse caso não conta? Thatcher, talvez? Merkel? Netenyhau?
Sylvia, poderia nos iluminar sobre como chegaste a essa conclusao?
Esse é o Lula de sempre, quem cresceu das desigualdades sociais e o mesmo que tudo que conquistou até agora foi com muita luta e lealdade ao seu povo, esse mesmo povo que conheceu direitos e teve voz. Pelo artigo parece-me que és um dos que votou no Bozo por falta de opção, deixa de procurar chifre em pareça de cavalo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Que Lula é esse? Voltar
Comente este texto