Opinião > Educação e ciência para reconstruir o Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esperava mais propostas, ficou mais nas crÃticas disso que está aÃ... sei que a campanha já começou, mas esse é um espaço importante pra falar de PROPOSTAS, vai ter muitos outros espaços pra criticar o governo
Nossa educação básica vai muito mal. Já ia mal e agora com a pandemia piorou. Vejam o resultado do exame PISA. Como investir em C&T quando temos uma população subletrada, que é em grande parte analfabeta funcional? 13 anos de governo do PT não melhoraram a situação. Lula, o grande enga nador, nunca fez nenhuma reforma para melhorar o paÃs.
Tarefa difÃcil será reconstruir o paÃs depois deste tsunami bozolino.
Perfeito, Sérgio e presidente Lula! O Brasil precisa priorizar os investimentos em Educação e todas as Ciências. Este é o caminho do crescimento sustentável, como o exemplo da China.
Às vezes dá a impressão de que o PT está se esforçando deliberadamente para receber o rótulo de defensor de regimes totalitários ou antidemocráticos. Munição prá campanha adversária.
Entendo o seu comentário. Mas, pensar dessa forma é não entender/conhecer o que a China tem feito. Eu mesmo já tinha esse conhecimento. Todavia, após um amigo estar na China atuando como pesquisador na Academia Chinesa de Ciências, fui entender o resultado prático de todo esse investimento. Eles, adversários, não conseguem fazer um O com um copo.
Meu amigo, ninguém está defendendo regime totalitário ou coisa do tipo. A China caminha pra ser a maior potência mundial, lÃder tecnológica em inúmeros setores, é o paÃs que mais se desenvolveu nos últimos 70 anos. Conversa mole essa, pelo amor, vá estudar mais sobre a China antes de falar besteira. E outra, tá se lixando pro brasileiro do seu lado, agora tá preocupado com os direitos humanos dos chineses? Para vai
Que papo furado essa história de regime autoritário. Primeiro porque o PT já demonstrou de forma cabal que respeita as instituições democráticas. A atitude de Lula durante a perseguição polÃtica por meio da corrupção de setores do judiciário. Segundo, os paÃses devem fazer como o mestre EUA. Se relacionar economicamente com todos. Os Emirados Ãrabes são o maior exemplo. E lá há uma ditadura sanguinária.
Regime totalitário, com certeza. Mas isso não anula o fato de que cuidar bem da área de ciência, tecnologia e inovação traz resultados positivos gigantescos para o Brasil. Se for para inspirar-se na China, que seja nesse quesito.
Diretriz fundamental. Lula está muito mais maduro e preparado para governar. Oxalá será o próximo Presidente do Brasil e reconduzirá o paÃs aos trilhos do desenvolvimento e da justiça social depois de anos de destruição neoliberal e bolsonarista.
Força, Lula! Parabéns, Rezende. Mas acho que seria mais esperto fazer como o Michael Moore no seu "O Invasor Americano", pois muitos outros paÃses também têm o que nos ensinar. Melhor deixar esse "crush" mal-correspondido com China para longe dos holofotes, fica-a-dica.
Inteiramente de acordo. Mas, a reconstrução proposta - reconstrução, sim, porque Bolsonaro só destrói - parte da cumeeira da casa. É preciso reforçar o que mais está corroÃdo, o alicerce. E este é o ensino básico. Não há como reconstruir um projeto desse porte sem reerguer o ensino básico. Será um projeto não inclusivo e sem sustentabilidade. A grande riqueza de uma nação é seu povo. O ensino básico como está, aparta a maioria do povo, da nação.
Educação e ciência para reconstruir o Brasil, algo possÃvel desde que assumiu a presidência em 2003, quando Coreia do Sul já colhia os frutos do investimento em educação básica de qualidade. Aqui, não foi prioridade no 1o. Mandato e nem no 2o. Mandato do ex-presid (8 anos), que priorizou beneficiar empreiteiras com a Petrobras, Copa 2014 e as OlimpÃadas 2016. A sucessora eleita em 2010 e em 2014 também não deu prioridade, apesar do slogan "Brasil, Pátria Educadora". Em 4 Mandatos nada fizeram
Parabenizo o Sr. Pedro Albuquerque Neto pelo seu comentário. As réplicas ao meu comentário só reforçam a minha percepção. Se tivéssemos priorizado um ensino básico de qualidade (como mencionei no meu comentário) nos 4 mandatos citados, não haveria réplicas devido a correta interpretação do texto.
Esses mandatos fizeram e muito. Só cego negacionista /terraplanista não vê.
Como pesquisadora sou testemunha que isso NÃO é verdade! Nunca recebi tantos recursos do CNPq quanto nos governos do Lula. Ainda HOJE lembrei disso ao receber correspondência informando que tive patente concedida pelo trabalho apoiado pelo CNPq naquela época. Estamos aperfeiçoando o invento.
Perdão, Wilson, mas sua observação é incorreta. Nos governos do PT as universidades públicas e particulares cresceram mais do que em toda a história. O ensino tecnológico nos Institutos federais mais ainda. O Brasil tocou adiante projetos gigantes em ciência, como o novo novo acelerador de elétrons. Os orçamentos dos Institutos nacionais de pesquisa vinham com aumentos consistentes. A quantidade de patentes seguia o mesmo ritmo. Procure os números. Não gostar do PT, tudo bem, mas sem mentir.
Wilson, você é um me nt ir oso.
Você mente.
quem diria, a Dilma apontou a China para o mestre de todos os mestre. Agora vai.
Lula, um estadista. Que venham as urnas pra gente ser feliz de novo
Certinho!.....deixe que as outras "vias" quebrem o pau e vamos propor! O respeito mundial conquistado pelo Sr. LULA advém muito de falar apenas do que realmente importa. Para governar bem em 2023 o plano de governo deve estar com as diretrizes prontas a partir de agora.
Bolsonaro na Papuda, para sempre.
Excelente análise. Não há outro caminho para o desenvolvimento de um paÃs senão priorizar a educação e também a C&T. No entanto, que esforços foram feitos nos governos do PT para priorizar a educação? Nenhum! Que Lula possa repensar as prioridades a partir de 2023!
Contamos c voce Lula. Sabemos de longa data e outros estão descobrindo agora q voce é o unico capaz de reorganizar este paÃs. Voce herdará um paÃs em frangalhos, desmoralizado no exterior e c povo cabisbaixo aqui. Isto não será facil. Não será tarefa p aventureiros ou inexperientes. Vemos q voce é o unico que já pavimenta esta reconstrucão conversando, se reunindo, inclusive c as principais liderancas mundiais, costurando apoios e coligacoes e elaborando plano de governo.
Parabéns pela análise e proposta de solução. Do outro lado são as trevas.
Vejam quem está falando sobre educação.
Qual é o problema?
pode até ter abrido escolas. mas a sua turma fez escolas....nuh!
O cara que abriu mais escolas no PaÃs
A universidade para todos beneficiou grandes conglomerados educacionais com dinheiro público. Agora a dÃvida dos alunos foi perdoada. Ganharam todos, menos o contribuinte. A maioria dos egressos não saiu do lugar. O Brasil tem pouquÃssimos membros na elite intelectual do mundo. São comuns expoentes indianos, chineses ou do oriente médio nos EUA, mesmo que em seus paÃses a desigualdade seja maior. Vamos investir em reais talentos? Restante, sólida educação de base e ensino profissionalizante.
A elite financeira e parte da classe media brasileiras ganham com a ignorância. Por isso o BR eh atrasado. E com o Bozo andamos para trás.
Sou docente na Rede Federal de Ensino. Atuei por uma década na região mais pauperizada de Minas Gerais. Um dia uma senhora, num trabalho de extensão que fazÃamos no Quilombo do Paraguai (Vale do Jequitinhonha-MG) pegou minhas mãos e disse: "Vocês estão fazendo a diferença, por favor, não nos deixem". Chorei... No texto é destacado que a Educação, C&T devem promover desenvolvimento social sustentável. Esse é o caminho para uma humanidade ressignificada.
O raciocÃnio parece correto, mas há que se advertir, sob pena de sucumbir-se em romantismos, que a situação do paÃs pós-Bolsonaro será o de terra arrasada e orçamento comprometido em função das idiossincrasias bolsonaristas/centrão. Do pobre já não há mais como arrancar dinheiro e a classe média se depauperou visivelmente, restando os 10% mais ricos donde se pode buscar a bufunfa, mas o perfil de parlamento brasileiro não é lá muito de fazer justiça tributária. A realidade é bem mais trágica!
Concordo. Mas ao mesmo tempo que votamos para Presidente, também teremos a oportunidade de renovar as casas legislativas. As eleições Gerais desse ano são podem ser muito mais do que a simples continuidade dessa república parlamentarista na qual nos tornamos.
Eu fiz parte dessa história. Participei da equipe do Ministro Sérgio Rezende na construção e implementação do Plano de Ação em CT&I que foi a base de mudanças estruturais no setor naquele perÃodo. Muito orgulho dessa história! Obrigada Ministro Sérgio, obrigada Presidente Lula #LulaPresidente2022 #Lula13
Lulla hipócrita quando foi governo não fez nada pela Educação e Ciência e vem dar uma de salvador da pátria imaginário , igual a todos os polÃticos que não se importam e nem sabem e por serem desprovidos de cultura sem horizontes a importância e o avanço que trás estas áreas para o desenvolvimento da nação.
Corrigindo: desprovido de cultura de horizontes....
É preciso dizer ao Lula que o paÃs não suporte encher os campus de prédios e corpo docente e discente só por questão de agenda polÃtica, ao mesmo tempo e que tapa os olhos e ouvidos para o desastre abaixo, na educação básica e média. Andar por alguns campus federais parece mesmo caminhar por campos desertos de gestão e resultados.
Impressiona a sabedoria do molusco em ceder seu nome a alguém para que este escreva um artigo e ganhe espaço, ainda mais quando o conteúdo ressalta um paÃs ditatorial, cuja falta de liberdade, junto à medidas coercitivo, servem de impulso à pesquisa cientÃfica tal qual um chicote estimula sua vÃtima ao resultado pretendido pelo vil chicotadas. Mas, ressaltar ditaduras esquerdistas é o principal hobbie deste ex morador de presÃdio.
Folha, tem um gerador de lero-lero aqui. Porquê só assim se justifica um adulto escolher escrever um texto assim. Recentemente a BBC publicou um vÃdeo sobre a linguagem das seitas, talvez seja sobre isso o conteúdo. Por que nada aqui faz sentido?
Lula e Resende cirúrgicos, imaginem a repercussão desse artigo na China, nosso maior parceiro comercial.
O crescimento da China deve-se à adoção da economia de mercado e à cópia de tecnologias ocidentais, com pouca tecnologia desenvolvida originalmente. Lá não existe previdência deficitária, estado inchado em com salários acima do mercado nem o manicômio judiciário do Brasil. Também não existe uma enorme dÃvida pública que consome boa parte da arrecadação com o pagamento de juros. EquilÃbrio fiscal, portanto, é indispensável.
Senhores, é mesmo um alÃvio ouvir alguma voz sensata. Oxalá se concretize abertura de um novo caminho para o paÃs - mesmo que, de novo, não tenha nada: é receita conhecidissima, mais velha do que andar pra frente, que só um jjjuuumento como o Bozo foi capaz de desconsiderar. Boa sorte e bom trabalho quando chegar a vez.
Excelente matéria ! Visão lúcida de quem sabe o que fazer ! Depois desta tormenta, quando tudo passar, possamos todos, inclusive os negacionistas, terem uma crise de sanidade e buscarem o SUS pra suas aberrantes deformidades ! Lula lá !
Volta Lula!!
Lula! Brasil feliz!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Educação e ciência para reconstruir o Brasil Voltar
Comente este texto