Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe José

    Nada é pior que Bolsonaro, isso é fato. Mas estou curioso para ver um possível novo governo do PT, pois 2023 será muito diferente de 2003. Os desafios são ainda maiores. O cenário internacional é menos positivo e o Brasil vive crises (fiscal, social, política, etc.) piores que aquelas de 20 anos atrás. O PT está a altura dos desafios? Caso volte ao poder, espero que sim, mas tenho minhas dúvidas. O discurso nostálgico do partido não apresenta soluções para os problemas atuais do país.

    Responda
  2. Hercilio Silva

    Muita conversa fiada pra quem detonou o país de 2016 pra cá. Ladeira abaixo.

    Responda
  3. José Cardoso

    Diálogo existe: atualmente é do tipo você fica com o senado nós com o governo do estado, ou prefeitura da capital, tem também a vice presidência em jogo etc. Amanhã será: você quer minas energia, ou prefere infraestrutura, tem também a Caixa, BB, a Petrobras...

    Responda
  4. Claudio Belodi

    Antes cloroquina que roub0s aos arroubos.

    Responda
  5. Peter Janos Wechsler

    Claro que existe, diálogo limpo e transparente. O PT é o "partido da ética na política".

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Sim, Cláudio. Mensalão e Petrolão são pura fantasia

    2. Claudio Belodi

      E da honestidade também.

  6. Nilton Silva

    Resumindo: a gente remove o entulho ressentido, autoritário e retrógrado do poder e depois reza pro Lula não fazer muita nerda no governo. E pra um ateu falar em rezar é por que o desespero é grande.

    Responda
    1. Claudio Belodi

      Político ladro é como usuário de maconha, logo, logo, busca a cocaína.

  7. ADONAY ANTHONY EVANS

    Claro que existe diálogo com o PT. Absoluto. Basta concordar com tudo que dizem. Aí o diálogo segue tranquilo.

    Responda
  8. Peter Janos Wechsler

    A escolha de Mantega para apresentar um programa de governo, foi péssima. O passado o condena. Fazia parte do conselho da Petrobrás e, como ministro responsável, foi flagrado com conta não declarada no exterior. Não é coincidência que não mencionou a corrupção na apresentação.

    Responda
  9. José Eduardo de Oliveira

    Só se o chefe Lula quiser. Mas ele não disse naquela entrevista, em que ruborizou as espanholas, que se os outros não fazem autocrítica, por que ele teria de fazer. sacô?

    Responda
  10. Ronaldo Pereira

    No universo da cultura a sabedoria está no centro, e entendo eu que no da política também, entretanto chegamos num ponto em que só há o atual mandatário com sua burrice extremada focada na direita e a volta do Lula...! Acho que o foco deve ser ficar livre de Bolsonero a todo custo.

    Responda
  11. Adeilson Quinto

    Tenho visto constantemente esses comentaristas cobrarem do PT a tal autocrítica e fico imaginando a hipocrisia dessa gente. Por ventura alguém já cobrou isso do MARRECO ou da justiça, do Temer ou do PMDB, MDB, os cambaus. Cloro q não pq é mais fácil criticar o PT que depois de toda a tormenta por q passou com a “lava jato” ele se mantém forte, vigoroso como o próprio LULA, aguardem que estamos chegando para a felicidade dessa nação.

    Responda
  12. José Antônio

    Terceira via é o plano B do Patão Amarelo e de seus seguidores os camisas-amarelas.´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.``( Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana, um prêmio à inteligência).Hoje, o Brasil é credor do FMI e dos EUA também. Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders Reservas internacionais de US$ 382 bilhões de dólares

    Responda
  13. Galdino Formiga

    Não!

    Responda
  14. Luiz Marques

    Enquanto se discute se o governo Lula será desse ou daquele jeito, o mais importante é deixado de lado: Bolsonaro precisa ir para a Papuda já e por lá ficar para sempre. É o seu lugar.

    Responda
    1. Fabio K

      So ele? E o resto da quadra?

  15. jose carlos toledo junior

    O colunista deveria estar escrevendo comentários em colunas e não colunas. Vexatório.

    Responda
  16. Fabio K

    Nosso povo precisa abrir os olhos e aceitar a realidade como ela e. Nao existe sr. mercado, mas existe um mundo globalizado e precisamos escolher se participamos dele como protagonistas ou se aceitamos uma posicao coadjuvante, servindo de escada para os paises desenvolvidos. A Coreia do Sul deveria ser uma inspiracao, mas se continuar do jeito que esta vamos nos tornar a Coreia do Norte com um Kim Jon Lu La de grande lider.

    Responda
    1. Wilton Cardoso

      A coreia do sul meu caro foi desenvolvimentista (com estado muito forte) bem na epoca que FHC aprofundou o credo neoliberal por aqui com o austericidio na esperança de atrair capitais externos. E investiu pesado em educação e ciência e empresas de capital nacional.

  17. Wilton Cardoso

    Ai meu Deus do céu! Lá vem a ladainha neoliberal de novo com esses porta vozes do Sr Mercado tentando pressionar Lula e PT. Como sabem que a tal 3a via de xabu, partem pra chantagem. Que vergonha sr zeidan!

    Responda
  18. EMANOEL TAVARES COSTA

    O articulista esquece-se de que a corrupção esteve presente em toda a história da humanidade e do nosso país. Está presente ainda no nosso cotidiano. Ignorar isso é pura hipocrisia de uma direita engomada e engravatada sobretudo envergonhada do golpe parlamentar de 2016. FHC fez autocrítica? O PSDB a fez? Não digam que não ocorreu corrupção em seus governos! H

    Responda
  19. Fabio K

    Eu nao sei se Lula sera eleito, se for acredito que teremos um governo pacifico e so isso ja me basta considerando a situacao em que estamos. Porem eu tenho certesa que existe lideranca. Pra mim a escolha esta clara, mas nao posso dizer aos outros que escolha fazer. Uma coisa e certa: nao voto bozo, ou coronel, ou petralha e nem ex juiz. Alias, ex juiz que, manipulado por potencia extrangeira, destruiu uma das industrias de servicos mais importantes que nosso pais tinha.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Fracasso institucional ? Levou o país à condição de sexta economia mundial e foi o melhor governo social e econômico da história do Brasil. Acorda aí...

    2. Fabio K

      Existe hoje grande liquidez no mercado global que podera ser direcionado em forma de investimentos para o Brasil, mas teremos que oferecer algo em contrapartida, esse capital nao vira so porque somos bacaninhas e do bem. Acho que Lula podera canalizar isso, porem, considerando seus mandatos anteriores, acho que vai ser outro fracasso institucional. E la vamos nos ladeira a baixo...de tranco em tranco...como sempre fomos...

  20. Fabio K

    O ultimo governo decente que tivemos foi FHC, de la pra ca um foi pior que o outro. Sim, nossos mal preparados estavam entretidos, acomodados e alimentados. Mas foi so, eram zumbis que nao enxergavam e ainda hoje nao enxergam um palmo adiante do nariz. Onde vamos buscar nossos lideres futuramente se a unica coisa que nossos jovens sabem hoje e zoar o dia inteiro numa moto, eu ouco mocas na rua falando kara*** como se fosse ola. Se nosso pais quizer ter futuro isso tem que mudar.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sétima economia mundial, PIB multiplicado por cinco, reservas internacionais multiplicado por dez, emprego pleno, aumento do salário mínimo em dólar em três vezes e meia, dívida líquida do setor público reduzida pela metade, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, dezoito universidades criadas, duzentos e quatorze escolas técnicas..quer mais?

    2. Fabio K

      Braulio, Lula apenas deu continuidade as politicas economicas e sociais que FHC comecou gracas ao pelo Plano Real. O resto foi baixaria paga com dinheiro das commodities. Lula teve popularidade e dinheiro para fazer muito mais! Porem preferiu se eternizar no poder e desleixou nossas instituicoes para bombar sua popularidade. Hoje, depois de tanta esculhambacao, tenho duvidas se nosso pais vai algum dia ser capaz de vender mais do que produtos primarios, afinal, somos primarios.

    3. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Desculpe-me, Fabio, mas o segundo governo FHC não foi nada decente. Depois de ter vendido muitas estatais (e eu nem sou contra), não se conseguiu reter o dinheiro em reservas nem promover melhorias sociais. Resultado: no final do governo FHC (três últimos anos), a população abaixo da linha da miséria saltou de 18 para 45 milhões de brasileiros (FGV), o país estava sem caixa, o FMI ofereceu um empréstimo-ponte de U$ 40 bi. Lula, goste-se dele ou não, foi o melhor presidente deste país.

  21. Fabio K

    Nao havia dialogo, havia o dinheiro do super ciclo das commodities. Dinheiro para pacificar o funcionalismo publico, dinheiro para pacificar sindicalistas, dinheiro para comprar o congresso, dinheiro para pagar programas sociais. Lula foi o campeao de vender ninharia, produto primario. As grandes nacoes hoje brigam por desenvolvimento tecnologico, carro eletrico, fusao nuclear. O Brasil luta pra vender carne. O Brasil e atrazado porque nosso povo insiste em escolhas erradas e simplorias.

    Responda
    1. Maria José de Araujo Costa

      É verdade que os governos do PT poderiam ter feito mais reformas, esse mérito devemos creditar ao FHC. Mas não fez loucuras, como era alardeado pelos conservadores. As mudanças com cotas, inclusão com o crescimento deu muita popularidade ao partido. Merecedores, ou nem sempre, não tiveram amadurecimento pra aproveitar essa boa fase. Parece que a ambição de se eternizar no poder falou mais alto. Espero que sirva de aprendizado.

    2. Paul Muadib

      Empregos Gerados: Governo FHC - 627 mil p/ano | Governo PT - 1,79 milhões p/ano, Taxa de Desemprego: 2002 - 12,2% | 2013 - 5,4%, Salário Mínimo: 2002 - 200 Reais (1,42 cestas básicas) | 2014 - 724 reais (2,24 cestas básicas), Salário Mínimo Convertido em Dólares: 2002 – 86,21 | 2014 - 305,00.

    3. Paul Muadib

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sétima economia mundial, PIB multiplicado por cinco, reservas internacionais multiplicado por dez, emprego pleno, aumento do salário mínimo em dólar em três vezes e meia, dívida líquida do setor público reduzida pela metade, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, dezoito universidades criadas, duzentos e quatorze escolas técnicas..quer mais?

    4. Fabio K

      Institucionalmente os governos petistas foram um retumbante fracasso, e por isso que estamos onde estamos. Durante os governos petistas o povo foi orientado a pensar que ser simplorio e bom, funk e cultura e um papel cilindrico no bolso e certificado de conhecimento. Os mandatos petistas acentuaram nossa desorientacao cultural e hoje nosso povo pensa que avacalhacao e bacana e bons modos e frescura de gente "rica" e portanto condenavel. Grosseria e a norma e querem ser bem pagos.

  22. José Manoel Martins

    Este texto parece discurso de Madalena Arrependida, que não desceu do salto,

    Responda
  23. Wlander Kwasniewski

    Ao articulista da FSP: "as boas políticas foram sempre feitas única e exclusivamente pelo partido, sem nenhuma participação de aliados, todas as crises foram culpa de eventos externos e forças ocultas" não há estas afirmações no artigo do Sr. Mantega. " evidências contrárias são convenientemente esquecidas, a palavra corrupção nunca é discutida" o objetivo do artigo não era contrapor evidências e nem discutir corrupção, "e dados são distorcidos" (quais ?) ou "truncados" (quais?).

    Responda
    1. Maria José de Araujo Costa

      A gente via isso o tempo todo. Criavam um discurso repetido que colava no povo.

  24. Eurico Xavier da Silva

    Vênderam a Vale por dês % de seu valor nunca vi nenhum comentário quem pagou o FMI 30 bilhões de dólares ???

    Responda
  25. Mateus Sá

    A corrupção existe em todos os partidos e deve ser incessantemente combatida. Na verdade, o Partido dos Trabalhadores foi vítima de uma ampla campanha difamatória orquestrada pela mídia e financiada pelo poder econômico. A Lava-jato, por exemplo, foi o instrumento através do qual o ex-juiz Moro, declarado suspeito pelo STF, atuou como conivente da acusação na produção de provas arranjadas para excluir Lula do último pleito e viabilizar a chegada ao poder do pior presidente de todos os tempos.

    Responda
  26. HELIO TAVARES LUZ

    Os comentários da FSP são feitos por assinantes. Algum tempo percebemos "comentários" parciais, extremados refletindo o maniqueísmo existente no país. Acredito derivar do "dever de casa" das assessorias parlamentares ou de pretendentes aos cargos em comissão de um governo.

    Responda
  27. Pedro Alexandre Fecchi

    Violino e PT. Se pega com a esquerda e se toca com a direita no mais alto entrosamento?

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Imagens representam apenas imagens. A realidade deve ser dita conceitualmente, segundo as leis da lógica!

  28. Severo Pacelli

    Lula e PT sempre estiveram aberto ao diálogo. Uma prova disso é que tem apoio amplo com profissionais da cultura, do saber, dos sindicatos de todas as classes. No mundo, Lula é o cara. Dialogava com China, EUA, Coréia do Sul e do Norte. Abriu espaço para exportação para todos os países do mundo, até os micros territórios. Aqui a mídia não menciona isso. Se submete a política de subserviência internacional, eternos capachos.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Sempre abertos à corrupção.

  29. Geraldo Magela

    Será que sendo este jornalista um dos que pariu este m onstro já fez o mea culpa? Claro que jamais farão mas exige que o PT invente um.

    Responda
  30. sergio barbosa

    Há pouco a FSP abriu espaço para os pensamentos econômicos dos principais candidatos a presidência, sugiro que promova um debate entre eles. Uma coisa é dizer dos "inúmeros erros do PT na condução da economia, chamar o Guido de o segundo pior condutor da economia etc. Outra seria debater com o Guido.

    Responda
  31. Daniel Alvares

    Cade o mea culpa da imprensa lavajatista que levou Bolsonaro ao poder?

    Responda
  32. Guilherme Menezes

    É evidente que o diálogo com o PT é possível. Aliás, é fácil. Isso é o que o Lula mais sabe fazer - conversar, negociar, conviver com os diferentes e gerir coalisões partidárias. Disso o autor do artigo não teve como fugir. De resto, exibiu a velha cantilena antipetista, a orientação econômica viciada no deus mercado e a enorme dificuldade de digerir o sapo barbudo. Pelo menos, aceitou abrir a boca. Não precisa se deliciar. Basta engolir.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      É isso, Guilherme! Eles e "a velha cantilena do deus mercado" que nunca deu certo. Nunca dará.

    2. Daniel Alvares

      Aplausos para seu comentário

  33. RICARDO BATISTA

    Uma característica básica do extremista é ser fanático. Assim, extremista você não muda, extremista você isola. Que somados, os de esquerda e de direita, não devem perfazer 20% da população. Lula sempre foi uma esquerda light, digamos centro-esquerda. E logo esses bucaneiros ora no poder vão dar linha na pipa. Então, os outros 80% precisaremos refazer o país, e cuidemo da vida, que se não chega a morte ou coisa parecida, e nos arrasta, moço, sem ter visto a vida.

    Responda
  34. José Manoel Martins

    O PT sabe governar, o governo Lula provou isto, pagou a dívida externa, Saldo em caixa das exportações que fazem colchão que evitam crises externas, distribuiu renda, superavit primário positivo, juros baixos e com certeza fará os ricos pagarem impostos

    Responda
  35. Daniel Poço

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. RONALDO F VAZ

      Seu poço é este, né? Dele não consegue sair!

  36. Daniel Poço

    Se existe diálogo com PR? Claro que existe! Chama-se corrupção!

    Responda
  37. Paul Muadib

    Não precisamos de uma terceira via, precisamos de uma terceira vez !!

    Responda
  38. Elizabeth O Costa

    Concordo! Também preferiria um nome da terceira via e, conforme a configuração das intenções dos votos, voto no Ciro na primeira rodada.

    Responda
  39. Paul Muadib

    Empregos Gerados: Governo FHC - 627 mil p/ano | Governo PT - 1,79 milhões p/ano, Taxa de Desemprego: 2002 - 12,2% | 2013 - 5,4%, Salário Mínimo: 2002 - 200 Reais (1,42 cestas básicas) | 2014 - 724 reais (2,24 cestas básicas), Salário Mínimo Convertido em Dólares: 2002 – 86,21 | 2014 - 305,00.

    Responda
  40. Paul Muadib

    Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sétima economia mundial, PIB multiplicado por cinco, reservas internacionais multiplicado por dez, emprego pleno, aumento do salário mínimo em dólar em três vezes e meia, dívida líquida do setor público reduzida pela metade, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, dezoito universidades criadas e duzentos e quatorze escolas técnicas.

    Responda
  41. Paul Muadib

    Lula fez o melhor governo da história do país, social e economicamente, porque então o PT tem que fazer "autocrítica" ? Porque os outros partidos que afundaram o país e seu povo não são cobrados ? Tivemos inflação a 70% ao mês com Sarney, e aí ? Cade a cobrança ?

    Responda
    1. Ademar Barros

      Ô Paul, o José Silvério aí deve ser o dos Reis!

    2. Jose Silverio Lemos

      Paul, ninguém quer ouvir Sarney! Agora queremos ouvir Lula reconhecer q houve corrupção e q nunca mais”nestepaiz” vai se falar mais nisso pelo menos enquanto o PT der as cartas!