Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Max Morel

    Não, não gostei deste texto.

    Responda
  2. Paloma Fonseca

    Uma boa reflexão, num país que parece dividido entre petistas e bolsonaristas, mas no fundo parece ser a mesma coisa, como de certa vez, ao viajar para o interior, ouvi de alguém: 'o brasileiro é o Bolsonaro vestido de vermelho'. Ou seja, pra transitar de um para o outro, é um pulo, como no exemplo dado dos sertanejos.

    Responda
  3. Paloma Fonseca

    Uma boa reflexão, num país q divisão entre petistas e bolsonaristas.

    Responda
  4. DERLAN TROMBETTA

    Interessante a temática. Por que a classe média, seja urbana ou rural, que cresceu nos governos do PT viraram reféns do discursos do ódio do bolsonarismo, do discurso moralista e hipó'crita dos autoproclamados "homens de bem"? Talvez estejamos formando nas universidade mais "bárbaros especializados" (só valorizam o diploma) que intelectuais (cientistas) que tem a capacidade de entender a complexidade das coisas.

    Responda
  5. Antônio Carlos de Paula

    Fico com as dezoito universidades federais e cento e setenta e três campus universitário criadas pelo governo Lula. Quantas foram criadas no governo do presidente genocida??

    Responda
    1. Max Morel

      E como anda o ensino superior no Brasil?

  6. José Cardoso

    O sertanejo universitário é um horror estético. Pelo menos acredito que quem faz sucesso deva pagar seu Fies em dia. Pior são os que estudaram e não conseguem emprego nem para isso.

    Responda
  7. Valdir Aparecido de Oliveira

    O problema dos sertanejos universitários é que eles nunca se formam.

    Responda
  8. Marcelo Sampaio

    O autor estudou o assunto e merece créditos pela correlação entre o surgimento do universitário sertanejo (e seus seguidores sertanejos universitários). Entretanto, atribuir à falta de dialogo petista ao apreço divulgado por Sérgio Reis ao "golpe" de 7 de setembro foi uma "forçada de barra".

    Responda
  9. adenor Dias

    Um fato muito simples de entender a ingratidão dos sertanejos ao PT! O PT, teve sempre em favor da reforma agrária, e ao lado do MST! Um passa fome como Zezé de Camargo, era pobre que virou fazendeiro. Mudou de classe, muda de opinião também...

    Responda
  10. silvia ramos

    Que texto, no mínimo, curioso. "Capital político", psicologia barata, forçada de barra. Perda de tempo.

    Responda
  11. Wilson Lima

    Aquele que se tornar o próximo presidente da República não precisará fazer rigorosamente coisa alguma para atrair pro seu lado essa turma do chamado sertanejo universitário e da geração anterior de cantores do segmento, como Zezé Di Camargo, Amado Batista, não podendo ficar de fora o bravíssimo Sérgio Reis. Quando se trata de se juntar a quem está no poder, essa turma toda se comporta exatamente como o Centrão, os donos de negócios evangélicos, à frente Edir Macedo, e Sílvio Santos, do SBT.

    Responda
  12. Wilson Lima

    Aquele que se tornar o próximo presidente da República não precisará fazer rigorosamente coisa alguma para atrair pro seu lado essa turma do chamado sertanejo universitário e a geração anterior de cantores do segmento, como Zezé Di Camargo, Amado Batista, não podendo ficar de fora o bravíssimo Sérgio Reis. Quando se trata de se juntar a quem está no poder, essa turma toda se comporta exatamente como o Centrão, os donos de negócios evangélicos, à frente Edir Macedo, e Sílvio Santos, do SBT.

    Responda
  13. Felipe Araújo Braga

    E hoje muitos cantores sertanejos não só reproduzem a heteronormatividade e misoginia em suas músicas, como também apoiaram a ideia do fim da meia entrada e votaram no demônio que nos governa. Bolsonaro é a morte, Bolsonaro é uma peste, cai 17, cai 17!

    Responda
  14. WAGNER LESSA NERI DE SANTANA

    Vou olhar apenas o aspecto musical. O Sertanejo Universitário é simplesmente horrível.

    Responda
  15. Nestor Bercovich

    Achei o artigo bem interessante, coloca um grande desafio para o PT que deve acolher quem gosta do MPB mas também do sertanejo ou de qualquer outro género musical.

    Responda
  16. Jean Marcel Arakawa

    Próximo colunista da FSP demonstrará como Lula também cumpriu os doze trabalhos de Hercules…

    Responda
    1. Cecília Rangel

      O último trabalho foi a captura de Cérbero, o cão de três cabeças e cauda em forma de serpente, guardião do Hades (o inferno)...vou associar à derrota acachapante que irá proporcionar a Bolsonaro.

  17. Maurício Alves

    Os cantores ainda continuam mais ou menos. Já os universitários, viraram Uber, Ifood, etc. Agora vai bombar quem lançar o sertanejo precarizado. Herança da era Temer e continuado por Bolsonaro.

    Responda
  18. geraldo magela sobrinho

    O bozo e esses bregas se merecem.

    Responda
  19. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Cada época tem seu estilo, na década de 90 do século passado floresceu o forró universitário, era um estilo de música entre outras, mas um ritmo que não era comum num meio considerado elitista, felizmente teve sucesso na época, pois era muito gostoso dançar agarradinho, mas um pouco aeróbico, bons tempos…

    Responda
    1. adenor Dias

      Conheci o tempo em que não se tocava musica brega em radio FM! Televisão então: só na Inezita Barroso...

  20. Reinaldo da Silva

    A partir de hoje vamos lançar o sertanejo mestrado, sertanejo doutorado, sertanejo pós-doutorado, e assim serão apresentados antes de gravar ou fazer show. Serão construídos numa nova era Lula. As letras ficaram mais inteligentes, na verdade serão teses cantadas, que passarão por bancas de examinadores para aprovação. Mas pensando bem e para não criar estigmas ou preconceitos, por que não lançar também os sertanejos pré-escolar, primeiro grau, segundo grau e o Enem para avaliação?

    Responda
  21. Cassio Tonsig

    o malabarismo para circunstanciar em torno do PT a articulação desse "enorme capital político que têm em suas mãos" parte de uma péssima generalização: duplas de "sertanejos" em universidades durante governo petista! Autor não encara a distancia histórica dos eleitores do interior do país das organizações/partidos com "social" no nome/objetivo. Poderia ter narrado o quanto o nível do ensino baixou no período que essas duplas só fizeram apologia à bebedeira. Culpa do PT?

    Responda
  22. RAFAEL ALVARENGA

    Claro que o boom de universitários estimulados pelo facilitação do crédito do FIES fomentou o mercado com as festas cujo público majoritário era os universitários. Mas falar que o PT está relacionado com o estilo musical da forma que vc escreveu é forçar a barra. Onde deixo meu currículo para tbm escrever na folha?!

    Responda
    1. adenor Dias

      Você e eu já estamos escrevendo na folha, só que em vez de receber, pagamos...

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Rafael, infelizmente o único espaço disponível é este. Fazer o quê?

    3. Roberto Gomes

      Rafael, vc e a torcida do Flamengo querem escrever na Folha.