Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Escrevi um comentário dizendo nada além do que o próprio colunista dissera. No entanto, acharam que o texto deveria passar pela censura (moderação) interna antes de ser publicado. Estou esperando. Se vetarem meu texto, Hélio Schwartsman também será vetado?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Se você usou a palavra azneyra (escrito certo, naturalmente), desista. Ainda mais associada ao presidente da república, aí é que não passa mesmo.

    2. Sylvia Alves Corrêa

      Marco, o colunista pode usar a palavra ".......". Nós, que comentamos, somos censurados pelo uso do termo.

  2. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Se "qualquer cidadão está a poucas teclas dos melhores estudos, enciclopédias e textos de divulgação", Bolsonaro também está. Portanto, é néscio por opção.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Cheguei à mesma conclusão sozinho!

  3. Orasil coelho pina

    A censura da Folha tá de brincadeira!!!

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    Como sempre texto muito bom! Observo que asneira não cabe, por ofender um sábio animal! O Asno quando servindo de montaria e se aproximar de um precipício, ele deso bedece o montador, freia bruscamente e na pior das hipóteses vai o cavaleiro montanha abaixo enquanto o próprio ( Jumento, burro, mula) empaca e só observa a cena!

    Responda
  5. José Cardoso

    Muita gente deve achar que há efeitos colaterais nas vacinas que ainda não conhecemos. Mas esse medo seria razoável há cem anos atrás, quando havia poucos imunizados. Há décadas que crianças tomam várias vacinas. Por essa particularmente seria tão perigosa?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Perigosa só para a cavalgadura, José Cardoso. Só para a cavalgadura que o diz.

    2. MARCO ANTONIO ZANFRA

      Perigosa não é a vacina, é o presidente!

  6. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Problema do presidente da república não é falta de conhecimento, apenas, é mal-ca ratismo mesmo.

    Responda
  7. Sylvia Alves Corrêa

    Deixando de lado o sentido original da palavra "....."e adotando o seu uso popular de gostar muito de algumas coisas, eu me incluo na categoria dos que são aficionados em vacinas. Porém, o uso que o presidente fez do termo "..." foi para ridicularizar os que se vacinaram. Ele, que encarna o uso tradicional e psicológico da palavra, vai ver em breve que os aficionados por justiça vão usar o voto para excluí-lo da vida pública. Usei a palavra aficionado para ter meu comentário aprovado. Entendam.

    Responda
  8. Paulo Silva Barbosa

    Como não tem conhecimento científico e é pobre em vocabulário, o mesmo com seus palpites desastrados e inconvenientes resolve atacar os profissionais gabaritados de um órgão como a ANVISA, para satisfazer o ego e justificar pelos seus seguidores , muitos deles fanáticos , mas se vacinaram, mas evitam em falar para não contrariarem seus líderes , que ainda atuam nas redes sociais com desinformações na área de saúde pública .

    Responda
  9. eli moura

    podia ser pior, podia ser viciado em chuca.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Prezados senhores, devo supor que essa tal de chuca é a prática, em dialeto bi, do equivalente Bozofrênico do ozônio fiofal? Hahahahah!

    2. Daniel Alvares

      Chuca para o camarão com 7 barbas chamado Ari?

  10. André Silva de Oliveira

    De fato, Bolsonaro é um néscio que quer submeter a realidade ao seu disfuncional universo paralelo.

    Responda
  11. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Em 1982 quando cheguei ao Rio para matricular-me no Instituto Benjamin Constant, colégio para Cegos, fui vacinado não sei contra o quê! Dali prá cá tornei-me um fanático, fundamentalista, taradão da vacina!

    Responda
  12. MARCOS BENASSI

    Óia, Hélio, inguinorãça, até que passa, é um estado para o qual há solução; o Bozo, contudo, é um tosquiburrro orgulhoso da condição mental precária. Aí é que mora o pobrema. Um deles, né, o de raiz: o "Pobrema da Prepotência do Jjjjuumento". Empaca e jura pelo Jesus da Goiabeira que seus pés estão colados ao chão. Voto é ótimo removedor dessa cola, assim como impedimento. Tem que tirar da sala...

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Gentes, falá'poceis: houve melhora no código da sençura: coisas bobinhas, que antes empacavam o comentário, não mais o fazem. Outras, ainda empacam. E foi adicionado o componente do "Mistério": eu sempre fui bem ligado no como contornar a, digamos assim, "limitação discursiva", e ainda assim me escapa o porquê de algumas. P.ex., "de um": se escrevermos junto, comendo o "e" e o espaço, empaca. A troco? Mistério... [Vejam vocês: esse meu comentário, empacou. Um Humano terá que apertar o botão]

    2. Sylvia Alves Corrêa

      Pois é Vanderlei. Tive que mutilar e alterar meu texto pela mesma razão. Nem sei se será publicado. Incrível.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A Folha não me deixa dizer que também sou fanático da vacina.

    4. B M

      Os bozofrênicos estão na pior categoria de ignorantes: aquele que nem sabe o que não sabe e ainda acha que sabe. São a comprovação incontestável da teoria Dunning-Kruger: quanto menos uma pessoa sabe, mais ela acha que sabe. Eu só sei que nada sei.

    5. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Seu Marcos: Cheguei ao Instituto Benjamin Constant colégio prá cegos aqui no Rio em 1982. Assim que fui matricular, tomei uma vacina não lembro contra o quê! Tornei-me um fanático da vacina.

  13. Pedro Alexandre Fecchi

    Quem não Tomou a vacina Tome que funciona. Quem já tomou as três doses tem que tomar a quarta pra funcionar.

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Talvez lesse um artigo publicado pelo CDC ( Centers for Disease Control and Prevention-Atlanta -GA) mudaria de opinião, onde , mostra que a imunidade é pessoal, como também a reação vacinal, onde portadores de comorbidades com suas imunidades individuais responderão muitas vezes com menor intensidade .

    2. Daniel Alvares

      Tomemos quantas forem recomendadas pelas autoridades sanitárias. Sei que muita gente se acha capaz de julgar risco e benefício de medidas de saúde pública, mas não se iludam. Geralmente essa gente não sabe nem mastigar camarão.

  14. Carlos Victor Muzzi Filho

    O consequencialista abriu mão de sua convicções? 301 vítimas em 20 meses de pandemia justificarão os gastos enormes com a vacinação de crianças? Qual o índice de mortalidade? Qual o índice de letalidade? Não haverá outras doenças que, no mesmo período, mataram mais crianças? Não mereceriam mais o investimento público?

    Responda
  15. adenor Dias

    Pois eu embarco na ideia de Bolsonaro! Nosso presidente, é especialista em farsa. O homem que convenceu metade dos brasileiro de que tomou uma facada num comício onde só havia gente dele, não irá cair numa armadilha da qual conhece bem! Quanto ao ta-ra-do por vacina, tome logo umas 8, pois assim ficará bem curado. Desta forma fica imune até da variante que ainda não apareceu...

    Responda
  16. João Braga

    Não há dúvidas que o presidente se mete no que não entende, diz bobagens, e o pior dá mal exemplo. Saímos de um bando de corruptos, demagogos e incompetentes e ganhamos isso. Os anteriores conseguem ser piores e tem o beneplácito da midia.

    Responda
    1. jair benedito gonçalves do nascimento

      Eles não são responsáveis pela morte de mais de 600.000 pessoas...e de crianças sem a vacina negada pelo médico do seu amado kaiser. E parece que não inventaram a ''rachadinha'' familiar. Coisas de genio da honestidade.

    2. Daniel Alvares

      Braga, além de mentiroso, seu mito é corrupto. Do tipo que rouba gasolina e salário de funcionário fantasma, do tipo que demite ministro da justiça que não interferiu na PF para barrar investigações, do tipo que ripa diretoria do Iphan para favorecer empresário amigo. Ou, no seu dicionário, isso não é corrupção?

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Bolsonaro não é um tiozão inconveniente, como vc quer fazer crer. Ele é o responsável direto pela morte de milhares de brasileiros, pelos quais não sente a menor empatia, comete crimes em série e é, sim, corrupto. É, disparado, o pior presidente que já tivemos. Ele não é apenas incompetente e tem horror ao trabalho. Ele é perverso.

    4. adenor Dias

      Aqui falou o arauto da moral! Por que um sujeito deste não se candidata a presidente, para nós conhecermos? Só há pessoas incompetente e corruptos na politica brasileira, porque homens como o Senhor João Braga ,não se apresenta para fazer um governo honesto e competente. Onde os honestos se esconde, os desonestos se prolifera...

  17. Marcelo Moraes Victor

    Dados impressionantes os do bilhão … a irracionalidade, estupidez, fanatismo e cognição pedestre desse líder e 20% do país é algo que levará séculos para ser devidamente esclarecido

    Responda
  18. Luiz Marques

    A mais urgente tarefa dos cidadãos e do sistema político brasileiro no momento é tirar Bolsonaro do Palácio da Alvorada e enviá-lo à Papuda. Sua residência natural e vitalícia.

    Responda
  19. RICARDO BATISTA

    Mês passado li o livro " Medicina dos Horrores ". Ele narra como eram feitas as cirurgias na Inglaterra quase duzentos anos atrás. Sem as devidas noções de higiene, os micro-organismos faziam a festa, e muitos pacientes morriam de infecção pós-operatória. E imagina como doía pouco amputar uma perna sem anestesia. Agora, temos que aguentar esse homem falando essas coisas e ele não é indiciado.

    Responda
  20. José Roberto Pereira

    Esse "ta ra do" foi um dog-whistler para a milícia digital "QAnão", um reforço subconsciente para o que já está rolando no submundo do Telegram e prenúncio do que está para emergir em ano eleitoral. A hipocrisia chegou a níveis tão alarmantes que veremos o Geno-Infanticida, não satisfeito por matar mais de 300 crianças com Covid, apontar o dedo sujo de camarão e vírus para todos os demais candidatos acusando-os de pedofilia.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Perfeito. Eu, vez por outra, vejo (e denuncio) o que acontece nas redes sociais da base bozista. É uma fossa séptica, mas nem de longe o suflê de chorume que deve ser o telegram e o parler, onde a terra é plana e crianças são assassinadas em uma pizzaria do George Soros