Ilustrada > Jorge Amado concorreu ao Nobel de literatura há 50 anos e perdeu para Neruda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bom dia. Chico Buarque quebrará esse gelo!
Concordo plenamente, Odete. Faltou QI, ou seja, quem indique. Outros paÃses elegem seus candidatos; nós sabotamos os nossos. E isso ficou patente sobretudo na época feia da ditadura. Dom Helder (o Camarada de Deus) foi apontado três vezes pela academia sueca para o Nobel da Paz. Todas boicotadas pela "diplomacia" da dita cuja, que perseguia o "padre vermelho".
Jorge Amado e Neruda são dois dos maiores expoentes da literatura Latino-americana de todos os tempos. E quanto a isso não há a menor dúvida. Portanto, a disputa era terrÃvel. Venceu Neruda. Mas nada impedia a academia sueca de trazer novamente à baila o nome do romancista baiano nos anos seguintes. Não o fez. Foi um erro. Erro que, infelizmente, voltaria a se repetir com Drummond e Antônio Calado.
Dificilmente um brasileiro vai ganhar um Nobel, seja do que for. Quando alguém coloca a puã na beira do balaio, os outros caranguejos puxam de volta. Somos atrasados porque somos movidos pela inveja. Odiamos o sucesso do outro e não percebemos que somos nós que nos atrasamos com isso.
Jorge Luis Borges não ganhou um prêmio póstumo. Até porque a Academia Sueca não premia postumamente.
Como estou velhinha! Eu me lembro quando Pablo Neruda ganhou o Nobel. Não sou lá amante de poesia, mas, amo o Poema vinte.
Jorge Amado não ter ganho o Nobel é uma aberração.
Orgulho para o Brasil !! Estava em boa companhia , concorreu com os melhores e só não ganhou por falta de QI.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Jorge Amado concorreu ao Nobel de literatura há 50 anos e perdeu para Neruda Voltar
Comente este texto