Samuel Pessoa > Lula e a indústria naval Voltar

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  1. Pedro Ferreira

    A análise do colunista representa a “síndrome do avestruz”, haja vista comparar o custo industrial da China e Coreia do Norte, com o estadunidense, este real motivador do interesse da desindustrialização naval no Brasil.

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  2. marco bittencourt

    Para quem nao percebe o que é argumentar, só revela militancia óbvia.

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  3. marco bittencourt

    Pelo que vi nos comentarios, moradia dos petistas. na grande maioria , militancia. Tenho que aprender a fazer o mesmo. Mas certamente preferiria o mundo dos argumentos, com o mínimo de racionalidade.

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    1. Antonio Catigero Oliveira

      Então argumente sr Marco!

  4. MARCIA LEDA DE MELO CANEDO

    Trabalhei em duas obras de grande porte para a industria, uma siderurgica e uma óleo e gás. Ambos vieram da China com partes prontas para serem finalizados ou montados aqui. Havia defeitos que eu nunca havia imaginado em mais de 20 anos de experiencia, tubos e conexões com baixa qualidade, sem o mínimo critério de fabricação. A maior parte do trabalho era desfeito e refeito gerando custo de material e mão de obra. Não dá para comparar, o barato sai muito mais caro!!!

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  5. EDSON DE FENDI

    Um grande exemplo de politica setorial é o apoio à industria automobilística. Desde dos 60 o Estado brasileiro "apoia" a industria automobilistica com resultados zero, com baixa prdutividade medida pelas nossas exportações e nossos preços internos. Como costuma acontecer em outros casos até os trabalhadores andaram pedindo dinheiro para os patrões. Mais uma vez confunde-se gente pequena (anão ) com criança. Anão não cresce, não adianta apoio estatal.

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  6. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Não vou entrar no mérito da opinião do articulista, sobre o possível apoio interesseiro de departamentos dos EUA à vazza jacto. Os fatos estão aí, como, por exemplo, o juiz ir morar naquele país, além do fundo bilionário que eles estavam planejando. Contudo, é sério que Samuel quer comparar a razão de custo de trabalho do Brasil com a China, onde (infelizmente pra eles) não tem uma CLT?

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  7. Marcos Ferreira

    Basta termos ,ou melhor , colocarmos homens certos , competentes, comprometidos com o desenvolvimento da nação, no lugar certo.

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  8. Marcos Ferreira

    Basta termos ,ou melhor , colocarmos homens certos , competentes, comprometidos com o desenvolvimento da nação, no lugar certo.

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  9. Ricardo Montero Alvarez

    Texto típico do viralatismo que assola o Brasil. Por esse pensamento pequeno, o Brasil deveria se dedicar apenas à soja e ao minério de ferro! Nas palavras do saudoso Paulo Henrique Amorim, trata-se não de um colunista, mas de um "colonista".

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  10. eli moura

    Até meados dos anos 80 a Embraer era uma estatal que produzia aviões sob licença da Piper e uns dinossauros a Jato italianos. A coisa mudou com o Brasília. Mas foi muito dinheiro a fundo perdido posto na empresa para obter as competencias. Se for atrás das ideias do testudo vamos plantar mandiocas. Vá fazer chuca pros neurônios voltarem.

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  11. José Cardoso

    É preciso cuidado com esses números sobre produtividade, porque dão a impressão de processos obsoletos ou falta de qualificação de mão de obra, o que em geral não é o caso. É que depender só da demanda doméstica, mesmo de uma gigante como a Petrobrás, é pouco para dar escala. Imagina a Embraer vendendo apenas para as aéreas nacionais? E nesse ponto, os altos juros e câmbio apreciado dos governos FHC e PT detonaram de saída qualquer possibilidade de exportação.

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  12. Humberto Giovine

    Planejamento e estudo prévio são palavrões para os governos brasileiros. Tudo se baseia na política e seus apoios, setoriais ou não.

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  13. raphael libardi

    O governo do PT..tálias.. tentaram construir mais estaleiros .. No Rio Grande do Sul, foi um desastre e muita rouba-lheira nos tempo da Dilma sabe tudo 2022, vamos eleger Moro

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    1. Olavo Cardoso Jr

      Vamos cobrar dos governos baianos, o maior desemprego do País. Sem valar do Maranhão, governado por Flavio Dino, q ostenta um dos piores IDHs do Brasil, senão o pior. Fora esquerda.

    2. Nelson da Silva Cordeiro

      Vcs que elegeram o Governador do PMDB aí no teu Estado cobre dele!

  14. Samuel Fagundes

    É por pessoas com pensamentos pequenos iguais ao autor da coluna que o Brasil está numa draga que dá dó. Não tem um mínimo senso de construção de uma nação. Seus pensamentos são muito limitados. Grandes nações se fazem com pessoas que pensam à frente do seu tempo. Talvez o colunista possa trabalhar no escritório de alguma empresa, mas jamais será um estrategista

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    1. Humberto Giovine

      Só não diga que lula e o pt tem esta visão.

  15. Nelson da Silva Cordeiro

    O colunista quer comparar a indústria naval asiática que teve seu início no século 13 com a indústria naval brasileira que até pouco tempo era uma colónia. A indústria naval não se resume apenas a navios ou barcos, o Brasil estava sendo referência em construção de plataformas para exploração de petróleo em alto mar . São colunistas como esse Sr. que levam o Brasil a uma escolha difícil ou heróis de 3avia.

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  16. Antonio Catigero Oliveira

    Indústrias de alta tecnologia geram lucros, empregos e desenvolvimento, ao contrário das exportações primitivas de matéria-prima. O que o colunista sempre defendeu é a especulação e os juros estratosféricos. O que importa para a corporação financeira representada pelo colunista, é o pagamento desses juros, não importa como. Alcançando superávits exportando comodities de minério e agronegócio, mesmo que com alto custo social de desemprego, precariedade, miséria e fome, pra eles está tudo bem.

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    1. Nelson da Silva Cordeiro

      O colunista quer comparar a indústria naval asiática que teve seu início no século 13 com a indústria naval brasileira que até pouco tempo era uma colônia. A indústria naval não se resume apenas a navios ou barcos, o Brasil estava sendo referência em construção de plataformas para exploração de petróleo em alto mar. São colunistas como esse Sr. que levam o Brasil a uma escolha difícil ou heróis de 3ªvia.

  17. Carlos Figueiredo

    Conseguiu criar foi mais uma forma de drenar o dinheiro da viuva.

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  18. Renato Batista de Moraes

    Certos colunista da Folha são tão fracos que se aprende mais lendo os comentários de suas colunas do que as próprias. Este é mais um caso. Sem querer menosprezar aqueles que aqui comentam, pois tem muita gente inteligente e bem informada. Alguns colunistas é que não têm qualidade mesmo.

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  19. Olavo Cardoso Jr

    Esse artigo somente levanta a ponta do véu da incompetência e do populismo de esquerda. Na verdade a intenção era roubar e enganar a peãozada, tendo por detrás uma mídia vendida. Economia (e coisas sérias), a gente vê depois.

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  20. Ricardo Branco

    O professor viajou na comparação: ITA e CTA existem desde 1950, meio século antes do sucesso da Embraer. Lula sabia que o povo tinha pressa e tinha o exemplo do desenvolvimento rápido, 'a forceps', da indústria de caldeiraria pesada brasileira, em pleno regime militar, na esteira do investimento em refinarias e centrais nucleares dos anos 60-70. E, sim, o impacto da lava-jato nos investimentos da Petrobras, a paralisia que causou, feriram de morte o renascimento da indústria naval brasileira.

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  21. Bruno Martins da Costa Silva

    Mas seguindo a lógica do articulista, de eficiência, vai sobrar no Brasil só o agronegócio (em razão de inúmeros subsídios), mineração e siderurgia. Por essa lógica, podem fechar as poucas montadoras que sobraram, acabar com o setor metal mecânico, imolar de vez os setores têxtil e calçadista. Vamos brincar de globalização irrestrita enquanto os outros se protegem. Genial. Ótimo que a Petrobras dá lucro aos acionistas enquanto não acompanha o preço de extração e com isso pouca nossa inflação.

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    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Caro Olavo, Eu sou advogado e professor, tenho mestrado em Direito e estou concluindo o meu doutorado em Filosofia tratando de liberalismo político em John Locke. Dito isso, não fico ofendido em ser taxado de "esquerda", mas ficaria em ser taxado de "direita", o que hoje envolve ser colocado junto com os reacionários ignorantes que sequestraram o campo conservador...

    2. Olavo Cardoso Jr

      O q tem Moro a ver com a falta de produtividade da industria naval? Esquerda pensa q economia é fácil, kkk. Tem q estudar, galera. Em rodinha de sindicato é fácil bafejar e tomar cerveja, kkk. Já leram (kkk) o caso do A coisa só faltava afundar. Tudo mal feito. Chamava-se João Cândido. Após atraso de quase dois anos, estaleiro de PE entrega seu 1º navio.Custo foi de R$ 470 milhões e atraso causou prejuízo de R$ 170 milhões. Embarcação é a primeira de uma série de 22 encomendadas pela Petrobras.

    3. Rafael Lopes

      É o q eu falo. Samuel é o economista do livro texto. Tudo q ele escreve é a partir da lógica do livro texto e das teorias elaboradas há décadas. Se sair disso, ele se perde, não tem nada a oferecer, nada de novo. Ai mete a culpa no Lula, nos seus ministros, tira o moro da reta, diz que tudo mundo é incompetente, menos eles, defensores do mercado. Até pq ser defensor do mercado é fácil: se der errado diz q ainda não chegou o momento certo, q precisa reformar mais e tal. Patético e limitado.

    4. Bruno Martins da Costa Silva

      Eu estou muito longe de ser alguém que concorda com a existência de mares de estatais ou com mercado fechado... mas regulação setorial e proteção da indústria local é algo que existe em alguma medida em qualquer país desenvolvido. Não basta só promover o agro... desse jeito nunca vamos sair do atoleiro.

  22. Claudio Martins Gaiarsa

    Excelente!

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  23. Renato Vieira

    Quebraram a nossa indústria naval. O Moro foi o responsável. Foi treinado pelo Departamento de Estado dos EUA. Usou o diploma pra burlar a lei e subir na vida nas custas do trabalhador. Se continuasse naquele ritmo o que não seria nossa indústria naval hoje!. Mas o golpe acabou com tudo. Acabou com as esperanças do trabalhador. E o Moro foi peça fundamental no golpe.

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  24. Marcelo Costa Batista

    Um tucano ou no mínimo simpatizante do tucanato, fala para sua bolha e nada mais, com certeza entusiasta da candidatura Dória PSDB, que terá menos da metade de votos que o Alckmin teve 2018

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    1. Evandro Sada

      Os neostaliniatas me cansam. O cara não entende nada, mas tem opinião sobre tudo. São ruminantes que ficam do lado esquerdo do curral

  25. João Carlos saraiva torres

    Inegavel que a atuacao do M0ro quebrou tudo e nao alcançou empresas estrangeiras.

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  26. José Miguel Ortega

    O mercado estava garantido, não importava a produtividade pq os recursos iriam ficar no país. O que ocorreu é que Dilma investiu muito em naval e sem autorização de gastar mais que arrecadava teve que pedalar para não parar projeto habitacional e bolsa família. O movimento contrário começou no congresso. O grande erro foi Dilma querer ir para segundo mandato, senão, essa indústria já estaria ai.

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  27. wilson barbosa

    Samuel Pessoa, voce desloca a critica da produtividade da indústria para criticar indevidamente o Lula que diz ser esta indústria muito importante para o Brasil. Assim não dá! Se comparar todas as demais industrias brasileiras com as estrangeiras, de qualquer setor, vai encontrar o Brsil no pior lugar do ranking entre estes citados e outros. Nem por isso devemos descartar nossa indústria. "Delirio" é ma palavra boa para designar um fenomeno psiquico desta crítica. Por que se chama de "coluna"?

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  28. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    O missivista aponta os desacertos do PT, mas não diz uma só palavra sobre a destruição da incipiente indústria naval brasileira. Isso é o que se pode chamar de ativismo do complexo de vira latas.

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    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Caro Rui, O contribuinte sempre paga essa conta no Brasil, mesmo quando o setor que quebra não foi impulsionado pelo estado. É a privatização dos lucros com a socialização das perdas. Em outras palavras, socialismo para os ricos, estado mínimo para os pobres.

    2. RUI BARBOSA

      Como qualquer setor econômico, a indústria naval - mundial - teve seus altos e baixos. Mas no Brasil, salvo raras excepções, foi disseminado é apoiado por todos os governos da história republicana o “capitalismo de estado”: o governo financia; o setor quebra e o contribuinte paga a conta! O PT defende esse modelito como ninguém!

  29. Paul Muadib

    Queriam comparar o custo Brasil com o da China, quando ela tinha mão-de-obra praticamente escrava. Não cola...

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  30. RUI BARBOSA

    Dizer, comentar sobre as mazelas - inúmeras - do PT é proibido no espaço destinado aos assinantes. Isso fere, LITERALMENTE, a liberdade de expressão tão cobrava é defendida por esse jornal. Tal postur a é vergonhosa!

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  31. RUI BARBOSA

    Nenhuma palavra, menção que seja, acerca da SETE BRASIL? Uma das maiores falácias domPT?

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    1. Bruno Martins da Costa Silva

      ...em suma, eu acho complicado colocar a culpa no PT (que no mínimo foi negligente enquanto governo) ou na lava-jato (que nunca pautou preservação de setores estratégicos) porque esse caso trata de bolha especulativa. A gente vive em uma sociedade onde a tesla vale 100 vezes o patrimônio dela, e o Itaú vale metade do seu patrimônio... o mercado de ações permite isso. A tesla é uma indústria, logo, ter o seu valor com lastro no intangível revela grave risco, tal qual com a Sete e a Theranos.

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Amigo, o PT tem inúmeros defeitos e culpas, a maior delas não ter feito as reformas política, tributária e administrativa quando tinha poder para tanto... essa questão da sete vai bem além disso... a empresa tomou a dimensão que tomou porque fundos de pensão e bancos encheram ela de dinheiro contando com o monopólio e não imaginando que a lava-jato fosse arrebentarvo setor... isso aconteceu com a empresa do Eike e nós USA acontece toda a hora, vide Theranos...

  32. RUI BARBOSA

    É a SETE BRASIL, hem?! Gastaram bilhões de reais num projeto megalomaníaco e não entregaram uma jangada! Quem está pagando essa conta? “Nois” …

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  33. RUI BARBOSA

    Excelente artigo, mas faria uma ressalva sobre o título: “ O PT E A INDÚSTRIA NAVAL”! Já nos estertores do governo Dilma, o PT e as empresas- mães da Operação Lava Jato, criaram a SETE BRASIL , com o intuito de construírem plataformas de exploração de petróleo em alto-mar!Divulgado à época, existiam mais de 20 equipamentos desses para compra e/ ou locação no mundo! Alguns bilhões de dólares foram perdidos e/ ou desviados mas… não se fala mais nisso ou disso!

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  34. Gilberto Rosa

    Ops, o colonista esqueceu de falar dos ganhos indiretos de uma indústria naval forte, como empregos de brasileiros. Dilma caiu e Lula foi preso em operação desencadeada pelo Doj americano em conluio com Moro, que não parava de viajar e foi ganhar rios de dinheiro nos EUA.

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    1. RUI BARBOSA

      Alguém já ouviu falar na Sete Brasil?

  35. Osnir Watanabe

    Tenho vergonha de ser FEAnoÂ… Quanta mer da estes neoliberais ensinamÂ… Tecnocratas idiotas

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    1. Paulo César de Oliveira

      Aproveite o espaço dos comentários da Folha para iluminar-nos com a sua sabedoria.

  36. eli moura

    Esquece esta estória de que vc tem que produzir aquilo que vc e competito caro ogro, a menos que seja uma tecnologia nova, não vai ser competitivo em nada. Tem que forçar, o estado tem investir, temos ótimas escolas de engenharia naval, mas os engenheiros vão pra bancos. Já tentou fazer chuca pra ver se os neurônios voltam.

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  37. Rauland Borba Batista

    Tanto Lula como Bolsonaro são homem de formação mediana , pensam que sabe. Não é para menos que o país não cresce há meio século. 21 anos do regime militar e 30 anos da nova república .Pobre país rico.

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    1. Paul Muadib

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sétima economia mundial, PIB multiplicado por cinco, reservas internacionais multiplicado por dez, emprego pleno, aumento do salário mínimo em dólar em três vezes e meia, dívida líquida do setor público reduzida pela metade, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, dezoito universidades criadas, duzentos e quatorze escolas técnicas..quer mais?

  38. Valdeci Gomes

    A única verdade neste texto foi que Moro quebrou a indústria naval, em conluio com os americanos.

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  39. Geraldo da Silva

    O caso do Samuel Merval é sempre achar uma brechinha para enfiar o LL. O nome disse machado de Assis já disse: é uma Ideia Fixa.

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  40. Hercilio Silva

    Não tenho dúvida que temos problemas com políticas que deram certo em outros países. Nosso empresário quer o subsídio e o lucro, mas não quer o risco, em vez de desenvolver o produto sob proteção exige mais proteção. Agora a lava jato teve sim papel na destruição de projetos, inviabilizar empresas e extinguir projetos e empregos não é método de combate a corrupção. Os empresários vão muito bem, falei do Lula aos procuradores? Ficou de bolso cheio.

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  41. marco bittencourt

    Às vezes me pergunto se o Samuel é tão ingênuo quanto parece ser ou se é uma estratégia de retórica ou sei lá o que. Vejamos o que ele cita "....o requerimento de conteúdo nacional ". Tem que interpretar o que isso significa e me parece simples: porta de entrada para brasileiros vagabundos se enriquecerem por vias tortas. O pior que essa estratégia é ubíqua , tanto temporalmente, quanto regionalmente. Pensar deve cansar!

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    1. Osnir Watanabe

      É o que se ensina na USP, ser neoliberal pra encher os bolsos… Tudo filhinhos de papai, nunca precisaram trabalhar pra saber onde o bicho pega… Sei porque estudei em universidade federal e na USP… Credo

    2. Osnir Watanabe

      É o que se ensina na USP, ser neoliberal pra encher os bolsos… Tudo filhinhos de papai, nunca precisaram trabalhar pra saber onde o bicho pega… Sei porque estudei em universidade federal e na USP… Credo

  42. Maurizio Ferrante

    GOstei da comparação de produtividade Brasil, China, Coreia. Porque nao fala da produtividade zero dos EUA, Europa, etc. Eles nem tem industria naval. E comparar com China e Coreia é golpe baixo, idixxta

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  43. José Horácio Almendra Filho

    Acho seus argumentos razoáveis, porém, na minha opinião, não se deve cair na tentação da "generalização". Digo isso baseado em dois ícones da inovação disruptiva, patrocinada por investimentos estatais: EMBRAER, que entre sua fundação e sucesso empresarial demandou pelo menos três décadas, e, a partir de 1973, o início das atividades da EMBRAPA, responsável pelo desenvolvimento exitoso de sementes que hoje proporcionam gordos lucros ao agronegócio. A questão temporal é fator fundamental ...

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  44. Sebastião Carvalho

    Quanta bobagem Samuel! Esse eh o pensamento da FGV ? O melhor entao eh nao fazer nada.

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  45. Dionisio DeBarros

    O calunista esta sinalizando que ele e outros adeptos de manter o Brasil em eterna estagnacao, farao oposicao ferrenha a qualquer tentativa de Lula de desenvolver o pais. Preferem que fique como esta, uma bossta n'agua sem rumo e sem direcao.

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  46. Edson Saito

    Um daqueles economistas que no começo do ano fazem previsões sobre inflação, desemprego, valor do dólar...e no final do ano não acertam nadinha de nada. Garganta.

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  47. Dionisio DeBarros

    O calunista pelo visto, eh a favor de que nada se faca, ou se tente no Brasil, por sermos todos incompetentes. E um cara desses eh formador de opiniao. Eh mole? Dai se entrnder perfeitamente o porque do pais nao sair da lama. Formadores de opiniao sao contra que pelo menos se tente deselvolver o pais.

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    1. Ricardo Montero Alvarez

      Corrigindo: trata-se de "deformador de opiniões ".

  48. Robson Simões

    JFBO...que danado é isso ?

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  49. Robson Simões

    JFBO...que danado é isso ?

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  50. Robson Simões

    Samuel você já entrou num estaleiro?

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    1. Ricardo Montero Alvarez

      Eu me pergunto se entrou em uma universidade, dado o pensamento pequeno e simplista.

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