Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS CESAR MORAES

    Ótimas tiradas!

    Responda
  2. Vitoria Machado

    O santo padre é argentino, e por isso sofre perseguição dos europeus e brasileiros recalcados.

    Responda
  3. Claudio Piccoli

    Genial!

    Responda
  4. Joana C

    O texto é excelente. Mas é excelente porque é humorístico. Gosto muito do Papa Francisco. O que disse melindrou-me, porque não tenho filhos e tenho um canito. Mas penso que também falou em quão difícil é as crianças serem adoptadas. E isso é importante. Aqui em Portugal o processo de adopção de uma criança é complexo e moroso. E muitas pessoas só querem bebés o que leva a que as crianças e jovens cresçam em instituições. Gosto muito deste Papa. E da crónica.

    Responda
  5. Martins Costa

    Excelente texto. Embora considere esse Papa o mais digno de sua função nos últimos tempos, penso que essa função sim deve ser revista... Ou não. Paradoxalmente os religiosos são os que parecem mais precisar de religião. Mas, pelo bem dos viventes, sirvam-se com moderação!

    Responda
  6. marenildes silva

    A queda da natalidade é mundial, não sei se as pessoas tão mais inteligentes, ou qual fenômeno está causando tal efeito, por ser mundial, parece pandemia, não por ser uma doença, mas por atingir todos os cantos do planeta ouço alguns relatos. A china parece que até acabou com a politica do filho único. Imagina se a maior população está em queda, que dirá das outras. Só que agora os chineses são que não querem mais ter filhos.

    Responda
  7. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Julgando que para o ilustre comediante, o Papa não deve ser ouvido e considerando a declinante taxa de natalidade portuguesa, em breve, nós brasileiros, poderemos nos apossar daquelas terras, afinal, seremos maioria; e batizaremos nossos Enzos pós-lusitanos e construiremos uma Universal em cada esquina de Lisboa.

    Responda
  8. marenildes silva

    Desde que entendi que a igreja foi a primeira instituição comercial, deixei de ter religião, fui criada no catolicismo, fiz primeira comunhão quando criança, mas não consigo aceitar as imposições hipócritas da religião. Quanto a crítica do papa, é clara a preocupação do religioso, com o futuro do catolicismo, que continua em queda; se não por diminuição da população, por aumento dos evangélicos, pelos menos aqui, tido como o maior país católico do mundo me parece.

    Responda
    1. Martins Costa

      Márcio, se há imposições hipócritas por onde andamos, não precisamos abraçá-las, muito menos nos apegar a isso.

    2. Martins Costa

      Marenildes foi cirúrgica no comentário. Parabéns!

    3. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Estando fora das "imposições hipocritas das religiões", encontraste algum lugar no Mundo onde não exitam "imposições hipocritas", nem mesmo em si?.

  9. Idivaldo Micali

    Meu tetravô era padre e dos bons. Cuidado Francisco, seu telhado é de vidro.

    Responda
    1. marenildes silva

      Kkkkkkk! Se o teste de DNA fosse automático e obrigatório, a igreja teria muitos herdeiros

  10. Luiz Martins

    Nada contra quem gosta de bichos. Além de filhos, tenho dois cachorrinhos e os amo de paixão. O problema escrever do que não se conhece é falar bobagem. Um padre opta por não ter filhos para cuidar de toda uma comunidade de pessoas, em suas necessidades espirituais e muitas vezes materiais. Totalmente diferente de alguém que não quer cuidar de ninguém, e opta por um animal que não exige nada e agradece o mínimo.

    Responda
  11. Nilton Silva

    Perfeito.

    Responda
  12. BRUNO JOSE FORTES

    2022 e, aparentemente, alguns leitores ainda não conseguem identificar uma ironia. Ótimo texto, Ricardo!!

    Responda
  13. Fábio Anderson

    SENSACIONAL!!! Parabéns pela matéria inteligente e novidadeira.

    Responda
    1. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Verdade, particularmente, nunca havia visto um comediante criticar o Papado e a Igreja. Muita coragem.

  14. Rosária Aparecida Diniz Santos

    Uma posição ateia deveria ser mais consciente do horizonte da fé cristã para estabelecer um bom diálogo

    Responda
  15. CAIO TEIXEIRA

    Aparentemente, muitos leitores não entenderam que trata-se de um texto humorístico.

    Responda
    1. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Caio, penso que não. O texto é humorisco e ao mesmo tempo crítico. Deste modo, é possivel tecer comentários sobre a qualidade e justeza dos argumentos presentes. Para mim, a argumentação é pobre e desonesta não porque critica o Papa, e sim porque em si, é pobre e desonesta.

  16. Alexandre Pereira

    Ok, um milkshake de piadas prontas e críticas, essas bem faceis. Mesmo não sendo católico, acho uma pena que seus pais tenham seguido os preceitos da igreja (que não são do papa), mas espero que uma única vez. O risco justifica plenamente cães e gatos.

    Responda
  17. Fernando Piechnik Leite Ferreira

    Talvez seja interessante Dom Ricardo ir a lua para realmente constatar a sua forma arredondada. Ora, substituir um ser humano por um canino ou um felino, contradiz toda a criação. Infelizmente em função de uma vida sobrecarregada e sem horizontes de trabalho, muitos jovens perderam a coragem e até mesmo a esperança em procriar. Isto aos olhos do mundo é justificado, mas aos olhos da fé é um convite a acreditar no que não se vê e seguir em frente com a belíssima missão de pai/mãe de humanos.

    Responda
  18. Romulo Bezerra de Almeida

    Deu a opinião dele, quem quiser siga quem não quiser... Animais bons de se criar: bovinos, ovinos, caprinos, suínos e outros para abastecer o mercado de proteína animal

    Responda
  19. Fernando Piechnik Leite Ferreira

    Talvez seja interessante Dom Ricardo ir a   para realmente constatar a sua forma arredondada. Ora, substituir um ser humano por um canino ou um felino, contradiz toda a criação. Infelizmente em função de uma vida sobrecarregada e sem horizontes de trabalho, muitos jovens perderam a coragem e até mesmo a esperança em procriar. Isto aos olhos do mundo é justificado, mas aos olhos da fé é um convite a acreditar no que não se vê e seguir em frente com a belíssima missão de pai/mãe de humanos.

    Responda
    1. Fernando Piechnik Leite Ferreira

      *Lua

  20. FRANCISCO NETO

    Esse artigo é de uma covardia sem igual. Faltou tema, vamos bater no papa. É como a Janaína, intelectualmente desonesto.

    Responda
    1. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      de fato: artigo "genial", humor ao nível de um Chaplin.

  21. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Pois é. O mundo é meio louco mesmo. Médico ginecologista e obstetra aconselha e acompanha a mulher parturiente sem que nunca tenha sido mulher e nem dado à luz...

    Responda
  22. Alan Ferreira

    O papa acha que os 8.000.000.000 de humanos estamos à beira da extinção por falta de procriação? Pois eu acho que além de filhos deveríamos também evitar papas.

    Responda
    1. marenildes silva

      Kkkkkk eu já evito

  23. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Realmente, desta vez o Papa errou um pouco a mira. O mundo já não é o melhor lugar para se pensar em filhos atualmente e para os tempos vindoiros. A quantidade de pessoas que opta por filhos (com amor e carinho autênticos) é mais do que bastante para garantir a perpetuação da espécie, de tal forma que, criticar os que agem de maneira oposta é totalmente desnecessário.

    Responda
  24. Alberto Henrique

    Ricardo,não confunda água funda com água na bun-da.

    Responda
  25. guto duncan

    GÊNIO!

    Responda
    1. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Se a pessoa gasta a palavra "gênio" com a Banda Calipso, usará qual para Mozart?

  26. Tiago Sozo Marcon

    Mais uma daquelas crônicas de imprimir e emoldurar, caraca, boa demais. Saborosíssima, ri muito!

    Responda
  27. Leonardo Gama

    Ricardo Araújo, como ninguém, sabe fazer de um limão uma limonada! Provoca riso e reflexão ao mesmo tempo.

    Responda
  28. José Cardoso

    É até covardia o artigo, pois o comentário do papa foi piada pronta. Mas o comentário papal reflete uma realidade interessante. Em Portugal por exemplo, o número de nascimentos é menor que o de mortes já há 12 anos. Em compensação há cada vez mais imigrantes brasileiros por lá. Acho que o uso do infinitivo corre o risco de extinção.

    Responda
    1. marenildes silva

      Talvez lá não tenha auxílios governamentais.

    2. vera lucia frayze david

      E dai? Acho ,útil bom que o número de pessoas no mundo esteja diminuindo. Tomara que diminua ainda mais. Somos a única espécie que destrói o mundo em que vivemos com essa competência. Tomara que os seres humanos entrem em extinção

    3. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Julgando que para o ilustre comediante, o Papa não deve ser ouvido, em breve, nós brasileiros, poderemos nos apossar daquelas terras; e batizaremos orgulhosos nossos Enzos pós-lusitanos e construiremos uma Universal em cada esquina. Que continuem a criar seus pets.

  29. Valéria Pinto

    Ter ou não ter filhos deve ser uma decisão da mulher e de mais ninguém. Não quis ter filhos e sou feliz sem eles, enquanto que algumas amigas minhas os tiveram e sofreram horrores por tê-los tidos. Hoje vejo os comportamentos dos netos destas amigas e concluo que eles nunca deveriam ter nascido pelo bem dos pais e da humanidade.

    Responda
    1. marenildes silva

      Bravo! Concordo em grau, gênero e número. Também optei em não ter filhos, estou com quase 60 anos e até agora, zero de arrependimento. Tem um poema lindo do Vinicius sobre filhos. Penso que filho se não aborrecimento, a preocupação é constante. Sem contar que a pior coisa que pode acontecer a alguém, é a perda de um filho, na minha opinião.

  30. Maria Bethania Malato

    É uma pena que o cargo de papa seja vitalício.

    Responda
  31. Marcos Lima

    Simplesmente, ridículo a argumentação, se não dizer infantil. Mas é própria do tempo em que não se tendo nada a dizer, se dirá assim mesmo. .. abobrinhas quase dempre. A propósito, eu nem devia está aqui escrevendo, nem sou jornalista ou mesmo já escrevi um artigo antes

    Responda
  32. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Artigo com uma argumentação irretocável. Muito bem, Ricardo! O discurso desse para é um oceano de incoerências, anacronismo e hipocrisia. É muito simples: as pessoas são livres pra escolher, e as mulheres, felizmente, não são mais criadas para ter filhos e cuidar da casa.

    Responda
  33. Guilherme Zambrana Toledo

    Sou casado há 40 anos e não tenho filhos. Não foi por escolha própria. Minha esposa sofreu três abortos, sendo um gerado nas trompas. Tentamos a adoção, mas infelizmente não deu certo. Hoje ,com 65 anos, entendo a mensagem do Papa. Talvez, os que a criticaram nem ao menos se deram ao luxo de lê-la.

    Responda
  34. adenor Dias

    No nordeste, havia uma paródia sobre ST Antônio. Santo Antônio casamenteiro, que casou muita gente, veja só morreu solteiro, oh santinho inteligente!

    Responda
    1. marenildes silva

      Kkkkkk

  35. adenor Dias

    Eu tenho filho, e não me arrependo, porém eles são fontes de preocupações sim! Preocupações eterna. Com a cabeça que tenho hoje, para minha infelicidade futura, talvez não teria nenhum filho! A começar a pior preocupação que tenho hoje é com o desemprego! Não poria filhos no mundo, para ver ele preso por trafico de drogas, para custear seu próprio vício por exemplo! Desculpe SR Papa, mas fiquei com vontade de lhe mandar pros quintos...

    Responda
  36. wilson barbosa

    A fala do Papa carrega esta contradição está certo o articulista. Mas, é pueril o qye se segue como dizer que o Papa coabita com uma pomba (O Espirito Santo). Dá preguiça explicar esta representação mas um bom catecismo resolve do textos vários problemas do autor. Aff que preguiça. Não tem assunto? Perdeu as laudas necessárias à publicação, pede penico ao Editor.

    Responda
  37. Anna Amélia Meule

    Como o texto é voltado à comédia, tu não tivesses talvez interesse em acrescentar que o Papa também foi bastante contraditório. Se é ele mesmo um defensor do meio-ambiente como tem se mostrado, como é que vem agora incentivar mais humanos no planeta? Outra, ele escolheu o nome de Francisco de Assis, supostamente santo protetor dos animais, com os quais peregrinava pelo mundo. Enfim, duas contradições de peso. De qualquer forma, o texto, como sempre, está bem engraçado.

    Responda
    1. Anna Amélia Meule

      *tiveste

  38. Ana Lúcia Rodrigues de Carvalho

    Você me fez lembrar de O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro: "Nem sequer o deixavam ter pai e mãe Como as outras crianças. O seu pai era duas pessoas — Um velho chamado José, que era carpinteiro, E que não era pai dele; E o outro pai era uma pomba estúpida, A única pomba feia do mundo Porque não era do mundo nem era pomba. E a sua mãe não tinha amado antes de o ter." (VIII-num meio-dia de fim de primavera).

    Responda
  39. DIVINO RICARDO CAVALCANTE

    O texto tem a ironia correta e a crítica sarcástica é adequada a atitude do Papa Francisco de dar palpite em tudo, tá faltando um relações públicas no Vaticano. O Papa devia se ater aos problemas da fé e não se pode colocar todos os problemas existenciais no cadinho da doutrina.

    Responda
  40. Guilherme Zambrana Toledo

    O mundo está mesmo mudado. No Brasil sempre fizemos piadas de portugueses. Agora os portugueses querem fazer piadas no Brasil.

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Que me desculpem os portugueses por esse meu comentário de extremo mau gosto, mas o fiz justamente para verificar qual seria a reação para esse tipo de piada. E ela foi o esperado, xenofobia. Por outro lado, uma crítica altamente ofensiva, não só ao Papa, mas também a todos os cristãos de diversas religiões, não é tratada como preconceito, mas sim como ‘uma crítica bem humorada ‘.

    2. ELENY Corina Heller

      Guilherme, que xenofobia bizarra é essa? O autor, simplesmente, trata de fazer uma crítica bem humorada sobre o celibato e um pronunciamento papal!...

  41. VALDIR JOSE CORREA JUNIOR

    Razões distintas para um mesma escolha... Os argumentos do autor são pífios... Folha cada vez mais caindo no limbo...

    Responda
    1. VALDIR JOSE CORREA JUNIOR

      Humor... Quantas atrocidades foram cometidas em teu nome... O caráter humorístico de um texto não o torna "bom"... Tranquilo, você...

    2. Anna Amélia Meule

      Da próxima vez a FSP deverá colocar antes das colunas do Ricardo um lembrete que diz assim: "Atenção: texto contém humor". Assim quem não é capaz de detectar humor ficará menos indignado. Tranquilo, Valdir.

  42. Pedro Alexandre Fecchi

    Deus Pai Deus Filho Deus Espírito Santo.

    Responda
  43. Samuel Correa Duarte

    Sensacional, bom humor com pitadas de sarcasmo. Para alguns, isso é veneno, mas para mim, remédio. Esse texto é um colírio!

    Responda
  44. DERLAN TROMBETTA

    Texto ruim! Foge da questão principal e não diz nada!

    Responda
    1. ELENY Corina Heller

      Discordo. Em minha opinião, o texto é ótimo e se atém com muita inteligência e humor fino ao tema principal.

  45. CARLOS SERGIO MARZOLA

    Tem muita gente no planeta e a natureza sempre busca o equilíbrio no fazer e desfazer, vivemos pouco para ver os fenômenos naturais. O artigo vem a calhar com atual realidade planetária.

    Responda
  46. josé cláudio do nascimento

    Só os beatos mesmo para defenderem a fala do papa.

    Responda
  47. Antonio Catigero Oliveira

    A exacerbação do individualismo sempre foi criticada pelo Papa. Retirar a frase do verdadeiro contexto não é a receita ideal para um bom artigo. Um ateu juramentado que respeita crenças e diferenças, defenderia a crítica do colunista porque faz parte da democracia, mas diria que a forma com que foi feita aparenta ser preconceituosa e intempestiva.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Exatamente.

    2. sandoval abreu sader

      Concordo.

  48. Barbara Maidel

    Uma das melhores colunas do RAP, vou salvar aqui pra reler depois :)

    Responda
  49. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Necessário um Penico largo e profundo para caber o texto. O articulista desconhece a religião Católica Romana, desconhece a experiência de fé cristã, desconhece a função do Papa dentro da Igreja, desconhece a pessoa e as intenções de Francisco, mesmo assim, se apega ao "pormenor das coisas" para pintar um rinoceronte de amarelo. Vá lá a cagar.

    Responda
    1. Anna Amélia Meule

      Jesus da goiabeira: há muitos aqui que sofrem dum mal crônico, não conseguem detectar humor. E digo mais: todos os líderes religiosos e políticos devem, em estados democráticos, serem alvos de piada, crítica e humor. Ora bolas! Que indignação ridícula, Márcio.

    2. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      Creio que entendi sim. É um texto de Humor que faz uma crítica pouco inteligente... ora vejamos: falemos para plateia de costumes e valores dos quais não compartilhamos e vejamos onde residirá o "estranho", o "ridiculo" e o "contraditório", dos Outros - formula facil não? preguiçosa não? vê a questão onde mora carapalida?; Prefiro o humor que ri de si-mesmo; a espera do riso que contraria a cultura narcisica em que vivemos, este seria talvez, menos previsivel.

    3. Samuel Correa Duarte

      Caro colega leitor, se não sabes, lhe conto: Ricardo Pereira é um humorista. Sim, um humorista bem reputado, por sinal. Se não queres rir, também não se zangue em vão. Abs.

    4. josé cláudio do nascimento

      Marcio, seu beato! Você não entendeu o texto.

  50. Natalia Moutinho dos Santos Deganello

    A crônica é de humor e muito agradável por sinal, mas serve de reflexão, não fosse a ideologia obtusa da Igreja, que não apoia a educação sexual para o devido planejamento familiar não haveria tantas crianças à mercê de pessoas incapazes de assisti-las, planejamento familiar, controle de natalidade sempre é visto como campanha de eugenia, algo dos ricos para os pobres, mas essa discussão tem que ser rotineira para a sociedade pensando em quem mais sofre com o descaso, as crianças!

    Responda