Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Juliano Probst

    Muito bom o texto do Vinícius, só não podemos esquecer que ao seu lado existe uma turma de ministros que avalizam todas as suas atrocidades

    Responda
  2. Humberto Giovine

    O texto lembra o saudoso escritor "Augusto dos Anjos", com a diferença de que neste, vivemos a triste realidade! Belo texto Vinícius. Parabéns!

    Responda
  3. Dionisio DeBarros

    Para caracterizar o apocalipse, so falta uma guerra, haja vista que o desgoverno em curso ja proveu em abundancia a fome, a peste, e a morte. Malafaias da vida devem estar orando ao deus de odio que acreditam, para que bosonaro nao falhe em meter o Brasil numa guerra.

    Responda
  4. M RIO GRANATO J NIOR

    Linguagem chula não condiz com uma atitude jornalística imparcial, o presidente não precisa disso já está reeleito vão chorar na cama que é lugar quente

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      negacionista né?

    2. Alaor Magno

      Muito otimista , mas pouco realista. Pena que o bozo continua fazendo mais da suas. Mesmo com apoio do gado bolsonarista o quadro de desolação que se encontra o genocida é de dar pena, esta dando bom dia até para cavalo.

  5. A R Souto

    O articulista evacuou a seguinte pérola: “O espetáculo, a massificação da mentira e a propaganda da morte são atitudes típicas de políticos do espectro fascista”. Com essa sentença, o cabra defecou as imundícies de suas entranhas que, não por acaso, ficam no cérebro. Ademais, expôs suas motivações históricas: elas estão no q há de mais desprezível nos regimes hediondos do mundo. É por isso q a maioria dos eleitores brasileiros já decidiu em quem votar em outubro de 2022. A eleição está decidida.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Souto quem divulga fakes vc já sabe quem é, não passa a responsabilidade para os outros e a imprensa.

    2. A R Souto

      A liberdade e a verdade prevalecem na atual conjuntura no Brasil. Há liberdade dos cidadãos e especialmente da imprensa, apesar das Fake News diárias divulgadas pelos formadores de opinião. E prevalecerá para sempre, apesar daqueles que preferem Cuba, Venezuela, Coreia do Norte. Claro, de longe, sem jamais ir para lá. Preferem o Brasil, a Europa e os Estados Unidos. Em outubro, os cidadãos decidirão que a liberdade e a verdade são essenciais.

    3. Ana Ferraz

      O articulista fez uma descrição perfeita do que é o sujo, desbocado e desequilibrado capitão que está levando o país à ruína! E o fascista com merdha na cabeça é o capetão bolsonaro. Os que enxergam são os seus semelhantes.

  6. Alfredo Bastos

    Prezado Torres Freire. Infelizmente sua coluna está correta, isto significa, mais um ano de sofrimento para o Brasil...

    Responda
  7. Alberto A Neto

    Freire, sempre argucioso, agudo, não viu um boi voador em Brasília. O BOI FISCAL! Não é lapso SÓ de Torres, mas da Imprensa em geral. Escapa-lhes a mão grande oculta detrás da "Greve do Leão". O novo secretário da Receita foi diretor do sindicato até o mês passado representando o bolsonarismo-raiz. Perdeu a "direção sindical". Na semana seguinte assumiu a "direção fiscal" do órgão mais poderoso do MF! É preciso NÃO ser jornalista de opinião ou investigativo para convalidar tal "modus operandi".

    Responda
  8. Vinícius de Oliveira

    O Col terminou de escrever e deu um arroto triunfal de vinho de 4 dígitos.

    Responda
  9. ANDRE FONSECA

    Radiografia histórica do Torres Freire. Os historiadores do futuro vão se deliciar nessas linhas ao estudarem essa fase grotesca do (des)governo Bolsonaro. Deliciar pela certeira síntese, entenda-se, no plano geral com certeza estarão horrorizados e penalizados com os brasileiros que tiveram o infortúnio de serem contemporâneos da peste, nesse caso o Influenza Bozo.

    Responda
  10. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Manchete deste colunista é do tipo Notícias Populatres para agradar o gado petista encastelado no jornal. Só panfletagem rasteira

    Responda
    1. josé SOARES

      Seu Joaquim , não sou petista, mas a qualquer ser humano normal repugna essa figura escatológica desse simulacro de presidente.Ótimo texto Vinicius!

    2. ANDRE FONSECA

      *rematada

    3. ANDRE FONSECA

      Panfletagem e ir contra a vacina, senhor Joaquim, com base em ideias conspiratórias. Vem defender o Bozo falando em 'gado' e em 'panfletagem'?. Sério? Para uma aula remata de aplicação desses termos, recomendo a Jovem Panos.

    4. Marcelo Silva Ribeiro

      Pela sua concepção quem não aplaude a necropolítica da extrema direita bolsonarista é "gado petista". Encontrou um álibi para aliviar a consciência das atrocidades cometidas pelo seu Mito, quero ver é desmentir o conteúdo do artigo com argumentos sérios.

    5. Marcelo Silva Ribeiro

      Pela sua concepção quem não aplaude a necropolítica da extrema direita bolsonarista é "gado petista". Encontrou um álibi para aliviar a consciência das atrocidades cometidas pelo seu Mito, quero ver é desmentir o conteúdo do artigo com argumentos sérios.

    6. Carlos Fernando de Souza Braga

      Gado bozolóide tentando emplacar a expressão "gado petista" detectado

    7. Mauricio Soares

      E há os que se sentem representados com a possibilidade de compartilhar o cchiqueiro e chafurdar juntos, por mais um ano que seja!

  11. João F Santos

    É tudo isso mesmo. Os estúpidos mostram suas entranhas ao sentirem-se representados. Parabéns Vinicius!

    Responda
  12. João A Silva

    "Entender porque o despudor ainda comove suas falanges e um tanto mais do eleitorado" não me parece tão difícil de explicar. Trata-se de uma profunda identificação com tudo que foi relatado no texto. É isso, vinte por cento da população brasileira vibram neste campo de radiação.

    Responda
  13. Ronaldo Pereira

    Que O Senhor nos livre desse monstro!!!

    Responda
  14. Antonio Augusto Affonso Penna

    Que Deus nos livre de salvadores da pátria, hoje e sempre , amém. Que a formação de nossas forças armadas seja repensada, amém. Que as igrejas sejam apenas igrejas, amém. Que a elite seja menos egoísta, amém. Que a mídia seja mais isenta, amém.

    Responda
  15. Dorgival Pedroso

    Como diz aqui no interiorrrr. "Lula e Bolsonaro não valem uma pitanga". Mas, o segundo (como bem colocou o texto) me causa náusea. Um jaguara (cão vira-lata) desse jamais deveria ser Presidente!!!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O assunto não era o Lula

  16. luiz jose almeida fayad

    A necrópsia do reizinho ainda vivo executada pelo sr,Vinicius expôs tudo que já sabíamos mas o resultado,quando mostrado no seu resumo,deixa-nos estarrecidos,estupefatos,admirados pela resiliência do Frankenstein.Este homúnculo não foi feito à imagem de Deus,ele vive nas igrejas para disfarçar sua origem,ele só pode ser um alienígena ,com instintos malignos que se aproveitou do sono de um deputado que dormia durante as sessões para invadir seu corpo e sua mente.

    Responda
  17. Luís Vidal

    O texto revela o Anticristo.

    Responda
  18. João A Silva

    "Entender porque o despudor ainda comove suas falanges e um tanto mais do eleitorado...." me parece claro, é explicado por uma profunda identificação, por mais espantosa que possa parecer. É isso, 20% da população brasileira vibra neste campo de radiação.

    Responda
  19. Lineu Saboia

    Que desespero! É o sinal de que nada pega. Em quanto isto, z marcha para a reeleição vai se concretizando. Amém. imundice

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Lineu, é melhor Jair procurando outro emprego. Essa mamata de espalhar ignorâncias e mentiras no gabinete do ódio só dura mais um ano!

    2. Mauricio Soares

      Lineu chafurdará até o fim…

    3. ARGELIO LIMA PANIAGO

      Zzzzzzz

  20. Elmer Rocha

    Parabéns pelo texto. O inominável é um reflexo de parte da população brasileira, que age e pensa da mesma forma. Ele é a parte indesejada de "nós".

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O que espanta não são esses 20% mas os demais, mesmo que arrependidos, que aceitaram ser cúmplices disso e mais, não fosse a desgraça brutal da pandemia e talvez fosse reeleito, a despeito de todas as demais barbaridades além do genocídio.

  21. Sergio Caldas

    artigo para ser emoldurado e ficar para sempre na parede da sala, como uma advertência sobre a catástrofe brasileira.

    Responda
    1. Roberto Amaral

      Concordo e também deve ser compartilhado. Em especial para aqueles que ainda defendem essa coisa.

  22. Elisabeth Schmidt

    Por que estas fotos? Por que não publicar um cartoon?

    Responda
  23. Marcelo Fernandes

    Coluna irreparável! Parabéns!!

    Responda
  24. Ana Lúcia Rodrigues de Carvalho

    Sempre que leio um texto como este, lavo minha alma. Parabéns!

    Responda
  25. José Bernardo

    Excelente, Vinícius!

    Responda
  26. Neli de Faria

    Parabéns, Fernando Henrique Cardoso, por ter colocado a reeleição. Como um sociólogo não previu que com a reeleição os oportunistas desde o primeiro segundo do mandato estariam trabalhando em prol de si mesmo e não do País?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Até que enfim o Vidal fez um comentário de consenso namastê

    2. Gilmar Maghenzani

      Concordo Neli ele pensou nele apenas, como é comum

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E para isso não titubeou em comprar parlamentares, esqueceram? Já se fossem petistas a fazerem isso estariam eternamente ardendo no fogo dos infernos, não?

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Há uma diferença entre o politiqueiro e o político: O primeiro pensa na próxima eleição o segundo na próxima geração. FHC tinha tudo para ser político, mas foi politiqueiro.

    5. Nelson Vidal Gomes

      O mal que FHC fez ao país com a reeleição que ele diz ter se que espelhado nos EUA, é incomensurável. O mínimo que poderíamos fazer é acabar com suas mordomias de ex-presidente, também uma invenção sua. Que passe a receber uma aposentadoria com o mesmo valor da remuneração do cargo, como ocorre nos EUA, no qual ele diz ter se inspirado para a reeleição. Namastê!

  27. Claudio Figueredo

    O pior presidente de todos os tempos. Ruim.

    Responda
  28. roni francisco dal bosco

    Tem um tal de Marcos Serra,que sinceramente deve habitar toda obscuridade possível deste desgoverno putrefato de negativismo e outros adjetivos que rescendem a inutilidade.O texto é um reflexo do que realmente tem sido o comportamento deste governo que resplandece a nocividade e não sei onde parte do povo brasileiro tinha o juizo ao impor este tumor maligno para governar o país.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O Marcos Serra não é humano pq dizer que o PT fez o roubo maior que o bozo é ser cego, e o bolsolão de mais de trinta bilhões?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Marcos, não há possibilidade de retorno para de onde jamais saiu. Mudaram as moscas. A caca é agora habitada pelas moscas da sua preferência. Nada mais, nada menos.

    3. Alaor Magno

      O Rio Grande do Sul consegue produzir um vice presidente miolo mole, vinho barato e um comentarista para lá de chato chamado de marcos Serra.

    4. Marcos Serra

      Tem um tal de Roni que deseja que o Brasil volte a ser governado por uma gan gue de quadri lheiros corru ptos que promoveu, no governo, o maior saque de recursos públicos e recebimento de propinas de nossa história. Certamente, o viniciuszinho vai fazer um outro textinho, só que elogiando seus queridinhos.

    5. Alaor Magno

      É o alter ego do bozo

  29. wilson barbosa

    Artigo excelente. Só não gostei da expressão "extrema direita brasileirinha". Essa gente não merece diminutivos. Mas a impressa brasileira carrega esta tradição de chamar band idos com diminutivos carinhosos sem o necessário "vulgo": Fernandinho Beiramar, Escadinha, Zinho, Carlinhos Maracanã, Zequinha, Fuminho, Zezinho, Leozinho, o Baixinho, dentre tantos outros. Xhega de apelidos carinhosos

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      É mesmo. Acontece tb com jogadores de futebol.

    2. Alaor Magno

      Fininho, esquadrão da morte de São Paulo. Tempos áureos da ditadura do golpe de 1964.

  30. Flavio Colker

    Parabens ao colunista pelo texto excelente.

    Responda
  31. Senival Bezerra do Nascimento Filho

    É o mensageiro do retrocesso em todos os campos.

    Responda
  32. José Flávio Viana Guimarães

    Nada a acrescentar. No ponto!

    Responda
  33. Alaor Magno

    A personificação do mal está presente nos que apoiam e se identificam com o fascismo e autoritarismo. O alien que se instalou na presidência está se estrebuchando ferozmente, sabendo que seus dias estão contados, irá morrer ingerindo seu próprio veneno.

    Responda
  34. Jocimar Bruno dos Santos

    Texto excelente! Maravilha! Achei sensacional! Parabéns!

    Responda
  35. Alison Sales

    Pior do que ele, só quem vota nele.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Exato. Ele, inepto e corrupto em extremo, pelo menos defende a si próprio e aos seus. Quem vota nele qual o interesse a não ser defendê-lo, mandrião corrupto e inepto, também? Gado!

  36. Eliana Carvalho

    Tipinho asqueroso e sem noção! Fora, Bolsonaro!

    Responda
  37. Marcos Malta Campos

    Texto que traz o fenômeno do grotesco a que o país asssite à tona

    Responda
  38. André Silva de Oliveira

    De fato, Bolsonaro é grotesco, irracional e só com muito sacrifício as instituições conseguem contê-lo. Uma lástima para o Brasil.

    Responda
  39. JUAN CARLOS PARODI MINTEGUI

    Não compreendo o interesse da FSP em manter o colunista destilando seu ódio permanente e crescente contra o Presidente da República, maculando e aviltando a linha histórica do jornal, utilizando-se do pior baixo nível da imprensa brasileira.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Seu Juan o que tem haver a opinião do jornalista com a FSP, quer dizer que o jornalista não tem de ter opinião para ser da FSP?, típico de fascista mesmo.

    2. Melchisedc Felix

      Ele, o presidente mandrião inepto e corrupto em extremo, pelo menos defende a si próprio e aos seus. Quem vota nele qual o interesse a não ser defendê-lo, mandrião corrupto e inepto, também? Gado!

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Incapacidade de compreensão. Característica evidente e indisfarçável.

    4. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

      Mediocridade

    5. ARTUR FERREIRA

      Não compreendo o interesse de quem apoia Bolsonaro destilando seu ódio permanente e crescente contra a República, maculando e aviltando a linha histórica de presidentes do país, utilizando-se do pior baixo nível da política brasileira.

  40. maria emilia bender

    texto excelente.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Dalton belo comentário

    2. Gilmar Maghenzani

      Maria não liga o Marcos Serra não é humano e nem intelectual, pq é robô

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Dalton, acho que Serrinha sentiu o golpe, hein? O comentário dele tá zerado de joinha

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      O Marcos Serra, além da estupidez, tem o desonroso hábito de se auto positivar ou então tem um único admirador dos seus comentários. A propósito, muito aquiesci aos seus comentários na época de críticas ao PT e etc. Era um posicionamento correto e aparentemente coerente. Mas não havia coerência, mas sim paixão obstinada que restou por desvelar-se nessa estulta campanha em defesa do troço e seus descalabros.

    5. Marcos Serra

      Quem serve para o Brasil é um la drão condenado chamado Lula?

    6. roni francisco dal bosco

      Quem precisa ler livros é voce Marco Serra para aprender discernir entre o grotesco e o imundo, o que realmente não serve para o Brasil e precisa urgentemente ser extirpado.

    7. Flavio Colker

      Concordo. Excelente.

    8. Marcos Serra

      Maria, boa noite. Leia livros, algo que tenha valor. Talvez consigas descobrir o que é um texto. O ''excelente' fica para quando tiveres mais experiência e discernimento.

  41. Paulo Watrin

    Belo e impecável texto. Chega à medula das entranhas de Bolsonaro, sem eufemismos ou exageracies.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ele só lê zap

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Que tipo de livro vc lê, Serrinha? Mein Kampf? Pra defender tanto o genocida, deve ser esse tipo de livro que vc curte, né, não? Talvez a biografia do Cel. Ustra também.

    3. Marcos Serra

      Leia livros, algo que tenha valor.

    4. Marcos Serra

      Paulo, boa noite. Leia livros, algo que tenha calor. Talvez consigas descobrir o que é um texto. O ''belo'' fica para quando tiveres mais experiência e discernimento.

  42. Carlos Pinheiro

    É preciso desconstruir o presidente diariamente e destruir o bolsonarismo totalmente.

    Responda
  43. Marcos Serra

    O que, sistematicamente em discussões ou debates, perdedores, pessoas sem argumentos ou baixo intelecto, incompetentes funcionais ou mentirosos? Apelam com distorções, linguajar rasteiro e voz alta para cooptar desinformados ou sugestionáveis fáceis de impressionar para que alguém lhes dê imerecida atenção e apoio. A César o que é de César. Afins se abraçam.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Escute o Ricardo e volta pro zap lá tem muita informação

    2. Alaor Magno

      Serra. Esse tom professoral não tem nenhum valor quando se trata de desonestidade para com o próximo. Tentar justificar as tramoias do bozo, o torna mais antipático e sem noção do que já é.

    3. Jocimar Bruno dos Santos

      Fora bozonaro!

    4. ARTUR FERREIRA

      Excelente crítica ao Bolsonaro!

    5. Marcos Serra

      Leonardo, boa noite. Aprenda uma coisa: graduações não formam o caráter de ninguém. A pessoa o tem ou não. Quantas pessoas com apenas o Ensino Fundamental são vencedoras? No Brasil, quantos formados com nível superior nós enganam, saqueiam e não tem respeito com terceiros. Esse ser ao qual te referes não é um perdedor e sim um derrotado inconsciente.

    6. Leonardo Silva de Faria

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. vera lucia frayze david

      Vamos aprender a usar a vírgula? Obrigado

  44. Joana F P Batalha

    Obrigada por ter exposto adjetivos tão eloquentes e fidedignos sobre aquele que nos desgoverna. Chega a dar um alívio como se retirasse um camarao entupido do intestino. Ufa

    Responda
  45. Joana F P Batalha

    Obrigada por ter exposto adjetivos tão eloquentes e fidedignos sobre aquele que nos desgoverna. Chega a dar um alívio como se retirasse um camarao entupido do intestino. Ufa

    Responda
  46. Marcos Serra

    Que o medio cre ''co(a)lunista não consiga escrever nada além de um amontoado de adjetivos agressivos, entende-se; só atesta sua pobreza intelectual. Que esse pasquim tenha publicado essa por caria, altamente contestável. Paramos no respeito ao assinante que paga por conteúdo e não por agressões à inteligência. Fosse para baixar ao mesmo nível, melhor estar em companhia de alcoólatras e viciados, exemplos dessa mesma ra lé humana. Aos menos, são autênticos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Marcos vc não sabe discutir só pelo fato de vc defender o fascista

    2. Marcos Serra

      Marina, boa noite. Sério, consideras a Foi cê um jornal sério (rsrsrsrs), isento? Imaginas algum periódico respeitável que publique um li xo desses? Alcoólatras e viciados são o quê? Exemplos, virtuosos? Você é quem não colabora em nada para a discussão.

    3. Marina Gutierrez

      Marcos Serra: você reclama do conteúdo do texto mas não consegue expressar sua opinião sem chamar o colunista de medíocre, para você a Folha é um pasquim ( mas continua pagando para ler) escreve palavras truncadas para não ser barrado pela moderação, chama alcoólatras e viciados de escória humana, etc. Você certamente não elevou o nível da discussão.

    4. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

      Serra, quem tem pobreza intelectual é você

    5. Edison Luciano

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    6. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  47. Davi Pessoa Ferraz

    Pelo jeito dois mil e vinte e dois vai ser a mesma coisa. Por isso, feliz dois mil e vinte e três com Lula.

    Responda
    1. JUAN CARLOS PARODI MINTEGUI

      Deus nos livre!!!

    2. JUAN CARLOS PARODI MINTEGUI

      Deus nos livre!!!

  48. Marcos Serra

    Que o medio cre ''co(a)lunista não consiga escrever nada além de um amontoado de adjetivos agressivos, entende-se; só atesta sua pobreza intelectual. Que esse pasquim tenha publicado essa por várias, altamente contestável. Paramos no respeito ao assinante que paga por conteúdo e não por agressões à inteligência. Fosse para baixar ao mesmo nível, melhor estar em companhia de alcoólatras e viciados, exemplos dessa mesma ra lé humana. Aos menos, são autênticos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O Marcos Serra repete muito seus comentários, tô falando que é robô

    2. Mauricio Soares

      Será um longo período de de desbolsonarização, até nos livramos de toda essa escória!

    3. Jocimar Bruno dos Santos

      Mlk

    4. Marcos Serra

      Hélio, boa noite. Leia livros, algo que tenha valor. Talvez consigas descobrir o que é um texto. O ''impecável'' fica para quando tiveres mais experiência e discernimento.

    5. Helio Cardoso

      Você é o camarão-serra, não gosta da fsp? seu mito adora tá todo dia nela! Não vale a pena discutir o texto impecável do Vinicius, por que o seu kaiser pensa que Harvard é marca de metralhadora!

    6. Helio Cardoso

      Você é o camarão-serra, não gosta da fsp? seu mito adora tá todo dia nela! Não vale a pena discutir o texto impecável do Vinicius,por que o seu kaiser pensa que Harvard é marca de metralhadora..

    7. Davi Pessoa Ferraz

      Esse é gado bolsonarista mesmo. Seu mito merece pior do que isso. Infelizmente o moderador não nos permite falar a mesma coisa.

    8. Leonardo L

      Ele fundamentou os adjetivos, parece que vc não leu a matéria

    9. misael pacheco

      Fora Bozo maldito!

  49. Arthur Danton

    É necessário manear bem a "inculta e bela" para expressar em palavras o fenômeno bozo. O colunista chegou perto...

    Responda
    1. Arthur Danton

      manejar

  50. NOE J OLIVEIRA

    Ainda bem que existem jornalistas que tem a coragem de escrever a verdade. Cada palavra retrata perfeitamente esse indivíduo que está lá no palácio como um palhaço sendo aplaudido por sua gangue.

    Responda