Elio Gaspari > O lava-jatismo contamina a eleição Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Leitores ! Precisamos ter cuidado com o Gaspari! Quando ele eleje algo para atacar , não conseguimos entender os motivos , e ele agora é tudo contra a lava jato ! Nunca saberemos quem ele defende e quantos são ! Quando o filho do ACM morreu vim saber que ele era o melhor amigo do ACM! Ai entendi porque ele elogiou a lâmina de água ao redor do Senado , pois evitaria invasões ao Senado , cujo presidente era ACM, Seu maniqueÃsmo e interesses são difÃceis de se entender !
Admiro as cronicas e o conhecimento deste jornalista, mas fiquei sem entender esta, nao se pode condenar politicos, nem acusar, porque tao nobres representantes não podem ser expostos a investigação espetaculosa, imagine, podem até ser condenados a não participar da proxima eleição mas para os cidadãos comuns não tem problema.
Não entendi onde o Gaspari quer chegar. O França não deve ser investigado se existe indÃcios de corrupção?
Pela (i)lógica do Gaspari, poder, pode, mas não de forma "espetaculosa", porque aà vira "lavajatismo", o que ameaça as eleições... O que escapa ao ilustre jornalista é que o "espetáculo" na verdade é realizado pela imprensa. Como noticiar que alguém importante foi preso ou intimado de forma considerável discreta? O Gaspari, que é do ramo, deveria apresentar a solução. Autocensura, talvez...
Quando eu pensei que já vira todo o ódio e rancor contra a Lava a Jato, o o Gaspari consegue inovar. Intitula de "lavajatista" uma operação que rastreou desvios de recursos multimilionários no governo de SP porque a partir de um certo ponto chegou no então governador, logo merecendo mais atenção da mÃdia. Como evitar fatos assim? Livrando a cara de todos os graúdos? Foi isto que aconteceu no affair do Capitólio: investigaram centenas, prenderam dezenas e o Trump continua lépido e fagueiro.
O que é isento de impurezas, não contamina nem a ninguém, nem a nada. É a lógica absoluta.
Ninguém da Lava-Jato foi preso por corrupção. Por que ? Porque não há corruptos na Lava-Jato! Simples e eficiente.
Elio perdeu toda sua credibilidade quando se soube que era o melhor amigo do ACM! Agora é um feroz critico da operação que combate outros amigos polÃticos que conservou e outros que o tempo trouxe para ele! Sempre ávido pelos amigos do poder e da fama que esta FSP lhe alimenta!
Elio já deu mostras de conhecer os meandros da Receita. Mas não viu o BOI VOADOR que aterrissou na savana do Leão. O sindicalismo bolsonariano perdeu a eleição faz um mês. A "direção sindical" após derrotada é premiada com a "direção fiscal" do órgão mais poderoso do MF. Na CORRIDA ELEITORAL, tanto a PF quanto a RF estarão sob direções fidelizadas ao clã presidencial. A REPÚBLICA VESÂNIA foi além do lavajatismo! APARELHOU DE VEZ as instituições POLICIAL e FISCAL e garantiu o seu SEGURO-ARAS.
O Lavajatismo significa a adesão do Brasil ao império da lei (Rule of Law). Os iliberais e autoritários de todo gênero não gostam, é claro, querem o paÃs da impunidade, do capitalismo de compadrio.
Santa ingenuidade!
Destaco, sem descontextualizar: "Ela (a Lava'Jato), conseguiu 174 condenações, detonou o maior esquema de corrupção já descoberto na República. Foi manchada pela instrumentalização polÃtica e pela espetacularização de suas atividades". Os fins superaram os meios, em importancia. Os sistemas são criados e dirigidos por seres humanos...
Agora todas as acusações de corrupção são sempre injustas e lava jatistas. Coitados de Cunha, Cabral, Odebrecht. Defensores do povo presos injustamente. Dentre outros, é claro
Falou tudo!!
Mas a Lava Jato demonstrou claramente que grande parte dos polÃticos do Congresso Nacional são corruptos, só não vê, quem não quer.
A Lava Jato mostrou que os Reis estavam nus. Parabéns e que venham mais Lava Jatos para desempestear nosso PaÃs da banddiddagem endêmica.
Isso todo mundo já sabia, não precisava de lava jato.
Infelizmente, a cobertura da imprensa, na sua sanha por furos de reportagem, na maioria das vezes sem elementos conclusivos, é que transforma meras investigações cotidianas no combate a corrupção na administração pública em espetáculos, com coreografia e vários capÃtulos para ter audiência. O MP e as polÃcias apenas fazem o seu trabalho, a cobertura da imprensa é opcional, e não deveria apelar para o sensacionalismo.
Infelizmente, por desonestidade polÃtica e desmedida ambição de meia dúzia (um juiz e procuradores), viu-se frustrada o que deveria ser a maior operação contra a corrupção no Brasil. O nome dessa operação, Levado ao pejorativo, hoje virou chacota: "Não é justiça, é lavajatismo."
Continua sendo a maior operação contra a corrupção do PaÃs, mesmo que os " injustiçados" não gostem e queiram apagá-la da história. Parabens à Lava Jato.
Escola Base, Universidade de Santa Catarina etc., não faltam exemplos de investigações policiais e judiciais espetaculosas, que condenam previamente inocentes, com a destruição das vidas dos atingidos. Não consta punição alguma aos agentes que deveriam ser da lei, mas agiram deliberadamente para autopromoções,isto é criminosamente. Pior, teve envolvido que recebeu promoção!
A busca por eleições limpas e candidatos honestos e a exposiçao da vida pregressa de candidatos envolvidos em falcatruas ganhou o termo pejorativo de lavajatismo. Esse "lavajatismo" tornou públicas as manobras de candidatos que não representam o interesse público mas apenas o próprio interesse e de seus familiares e amigos. O pre candidato a presidencia que representa esse "lavajatismo" rapidamente vai liderando a 3a. Via o que demonstra o apoio popular a esses principios.
É isso aÃ. Os choroes atuais por terem sido presos e condenados pela Lava Jato não eram limpinhos como gostavam de apregoar. Os Reis estavam nus e não gostaram de ser denunciados. Simples assim.
#foramoro e leve junto dallagnol e comparsas
Numa terra de espalhafatos, jornalista veterano consagrado, quando percebe que não há mais jeito de acobertar o que está escancarado muito antes da eleição de 2018, começa a criticar uma ´força-tarefa' policialesca, chamada de lava-jatismo, sem dizer que seu modus operandi tinha como um dos suportes de espetacularizações e vazamentos, esse próprio jornal em que escreve. Resumindo, o sr. Gaspari utiliza da boa e velha fórmula que só engana incauto: Conta o milagre, mas não diz o nome do santo...
O grande mérito da lava jato foi justamente tornar públicos os suspeitos, delatores e condenados. A vergonha dos figurões expostos à execração pública foi exemplar embora acabassem inocentados por manobras do STF mas não por inocencia. As medidas policiais e judiciais que começam a desvendar as falcatruas de Márcio França com seus parentes e amigos estão corretas pois o homem e o cargo são públicos. O sigilo é irmão da impunidade.
A reserva de mercado dada às o.s fez com que surgissem inúmeras de fachada , com precarização de mão de obra e prevaricação que milionariza uns poucos. Restam poucas, dignas e competentes. Ao falar irmão do governador, entende-se que seja de Márcio, ex governador. Porquê, de tucanos, o colunista continua em mortal e cúmplice silêncio. Com um ou outro arroubinho.
Lava jato foi fundamental ao paÃs. Ainda nesse paÃs de polÃticos tão corruptos e sem ideologia. PolÃtico tem cargo público então tem que mostrar mesmo publicamente no que está metido. Só são contra a Lava jato os petistas, bolsonaristas e os ricos. Primeira vez que um rico foi preso foi na Lava jato.
Luiz Candido, o comentario havia sido incorretamente enderecado a você. Foi corrigido e endereçado à Verônica. Os "injusticados" sempre argumentam que foram presos "sem provas" e "por conviccoes". Desde quando quem lava dinheiro quer deixar provas, pistas, recibos?
Karin, eu simplesmente não compreendi seu comentário, você poderia explicar melhor seu ponto? Em tempo: desvio de verbas não passa recibo, mas pode deixar pistas que podem ser seguidas nas investigações.
Onde se lê Luiz Candido, leia-se Veronica. Veronica, você ja viu lavvagem de dinheiro com emissao de nota fiscal????
Luiz Candido, quem lavva dinheiro emite nota fiscal? Acho que não, hein?
Verônica, é impressionante o poder da pura convicção! A Lava a Jato conseguiu recuperar bilhões de reais subtraÃdos do patrimônio público de diversas formas e tudo sem provas! Imagine se as tivessem, seria o caso de estabelecer a pena de morte ou algo parecido...
SÃlvio LuÃs, o pessoal da Lava Jato só esqueceu de colher provas, mas o que são provas numa condenação criminal, não é mesmo? Para eles bastava convicção. Deu no que deu. O colunista está corretÃssimo: houve espetacularização e instrumentalização polÃtica.
Ingenuidade pensar que existe segredo de justiça. A competente imprensa investigativa já sabe de tudo. Vai divulgando mas sem correr riscos.
A lava-jato efetivou uma tática da extrema-direita: atacou atirando, com alvo predeterminado, e depois de atingida a vÃtima, forjavam-supostas evidências sem provas e as prisões prolongadas obrigavam a delações premiadas com seletivas denúncias estabelecidas previamente em acordos. A desmoralização e condenação pública através da espetacularização midiática foram as armas dessa fogueira justiceira.
Primeiro, foi Ciro. Agora, França. A quem interessam essas ações espetaculares, ao modelo lava-jatista, de mandados de busca midiáticos em perÃodo pré-eleitoral? Quem ganha com isso? Quem será o próximo?
O lavajatismo ultrajou todo processo legal em nome de um judicialismo comprometido ideológica e politicamente. As conduções coercitivas, as prisões preventivas indefinidas, as delações premiadas suspeitas, os vazamentos seletivos e ilegais, a interferência do judiciário nas investigações do MP, as condenações públicas por evidências sem provas, a destruição das empresas. A incriminação da polÃtica levou ao poder a extrema-direita. Não à toa o juiz justiceiro foi seu ministro da Justiça.
A sujeira de politicos e apoiadores da esquerda corruptos levou à eleição da extema direita, tao podre quanto os anteriores e não a Lava-jato, que desmascarou a banndiddagem reinante . Dilmma/ Llulla foram cabos eleitorais do Bozo e vice versa.
Os Reis da banddiddagem estavam nus e foram desmascarados. Simples assim.
descupe-me Sr. Elio, o que contamina as eleições é nocividade dos polÃticos que foram eleitos e os que pretendem ser de novo, e de novo e de novo...arg.
Não sei como o missivista compara investigação da centenas ou milhares de pessoas que invadiram o Capitólio nos EUA com a investigação de um polÃtico brasileiro pela polÃcia civil por corrupção. E mistura no caldo a operação Lava Jato. Quem contamina a eleição é seu texto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O lava-jatismo contamina a eleição Voltar
Comente este texto