Luiz Felipe Pondé > O marketing é um retrocesso para a espécie e deveria parar de mentir Voltar
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Marketeiros entrando em convulsão segurando a "BÃblia" de Kotler debaixo do braço, rangendo os dentes e gritando: "Heresia, heresia"....rs
Como vender a ideia que temos a capacidade de distinguir fato e ficção. Os positivistas lógicos achavam que podiam fazer a distinção com o critério de verificação,depois Popper também fracassou com o critério de falsificação. Então a filosofia mentiu para nós achando que já tÃnhamos o critério de demarcação. Se a filosofia parasse de mentir o mundo seria melhor...
Philip Kotler em "Marketing para o séc XXI" diz que achar que marketing é vender é equivocado. Ele diz que isso era o marketing de Neandertal. Hoje o foco é o atendimento de necessidades. Há o marketing de idéias: como achar que o marketing mente, é uma idéia vendida com argumentos descuidados.
Mas o marketing cria as necessidades e depois vende a solução destas necessidades
E o senhor é uma faÃsca que uma gotinha d'água apaga.
O marketing feito atualmente é um verdadeiro erro. Os produtos precisam ser divulgados, mas não pelo marketing enganoso. As empresas, atualmente, querem se manter longe do consumidor com um whats que não funciona, afinal a inteligência artificial está só no inÃcio e necessita de muita inteligência humana para dar certo. Ou colocam atendentes super simpáticas, mas que não sabem responder absolutamente nada e nos enganam e ameaçam a desligar o telefone na nossa cara. Divulgar sim, enganar não.
Alguém já afirmou que "há duas maneiras de ser enganado: uma é acreditar no que não é verdade, a outra é recusar a acreditar no que é verdade". Pra dificultar ainda mais, parece que, cada vez mais, por conveniência escolhemos acreditar que todos os gatos são pardos pouco nos importando se a realidade mostre outra coisa. Afinal, pra que ficar mal na fita?
O Levy Strauss menciona um chefe não lembro se Nhambiquara ou Bororó, que parece ter associado o status que o antropólogo desfrutava entre sua tribo à capacidade da leitura. E um dia esse chefe estava com um pedaço de texto na mão, de cabeça para baixo, fingindo que o que falava para eles estava no papel... A busca por status é explorada pela propaganda porque tem fundas raÃzes na nossa espécie.
Tb não costumo me entusiasmar com o articulista mas dessa vez gostei muito. Mas o marketing não é um acaso e sim o desenvolvimento capitalista de nossa capacidade de sermos influenciados. Somente membros de nossa espécie são capazes de querer coisas que só servem para lhes tornarem amados pelos outros e por eles mesmos. O capitalismo e o marketing deitam e rolam aÃ...
Vem daà o desgaste da palavra legado. O cara mal saiu da fralda, se autointitula influenciador digital, nunca produziu nada relevante, mas já fala em deixar um legado.
Olha, em geral discordo de tudo o q o Pondé escreve, mas esse foi excelente! Tocou num ponto essencial dos tempos atuais: a manipulação e consequente deterioração da capacidade racional! "O marketing é um retrocesso cognitivo na evolução da espécie."
Perfeito! O marketing, a sociedade de consumo, as mÃdias sociais,os reality show, estão transformando e emburrecendo o ser humano, sem sombra de dúvidas..
Uma das maiores falácias inventadas pelo marketing é o discurso de responsabilidade social. Nada contra o princÃpio, obviamente, mas o pieguismo quer transformar sociedades comerciais em entidades filantrópicas. O recente caso do vÃdeo da segunda sem carne postado pelo Bradesco revela bem isso: com a reação dos pecuaristas o banco mandou o vÃdeo para o limbo, juntamente com seus supostos princÃpios. Afinal, não há compromisso social que resista ao medo de perder o dinheiro do agronegócio.
Pondé comete pelo menos dois equÃvocos em seu texto. O primeiro é reduzir marketing à comunicação, particularmente à comunicação persuasiva. Marketing é mais que isso e corresponde à prática administrativa de desenvolver produtos e serviços, e organizar sistemas de distribuição e precificação de produtos, entre outros aspectos. O segundo é tratar marketing como sujeito, atribuindo-lhe capacidade de agência. Marketing não é indivÃduo. O retrocesso é das organizações enquanto atores sociais!
Francisco Vieira inverte a situação. O marketing possui uma existência autônoma ante as organizações. Antes, as organizações é que criam o marketing. Ele não existe de maneira transcendental!
A confusão entre produto e mercadoria é uma probeza própria do marketing. Produto tem apenas valor -de-uso, é o café que você coa em sua casa para seu próprio consumo, mercadoria possui valor-de-uso e valor-de-troca, é aquilo destinado a venda. Essa confusão expressa a condição ideológica do Marketing, ele é feito para iludir e dominar. Quem o estuda não tem consciência do funcionamento da sociedade a que serve, que é a capitalista, como no caso de Francisco Vieira.
Quais são os princÃpios do Marketing? Se a maioria das organizações faz mal uso onde está o problema?
Luiz Felipe Pondé, suas colunas ácidas são sempre muito interessantes. Sem falar que o marketing hoje move o mundo e a economia, é mesmo um mundo louco.
Eu não conheço outros paÃses , mas no Brasil, o marketing, funciona que é uma beleza! O marketing aqui nos vende até o céu de porteira fechada! Deus incluso...
Sr. Pondé e um criativo e profundo em suas ditas,desditas, filosóficas(infelizmente não outra denominação). Ele é bom articulista? Bom filósofo? Não. Mas quando esqueceu ser eterno parece??? Ter escrito o óbvio. Os direitistas de lá de baixo é como os cima. Vestem as mesmas roupas porém com pequenas e permitidas variações. Deus não é produto de self self. Contudo pode ser comercializado pela Record e demais.
Deus é menos que produto de Delfos self, é uma criação humana, ou uma psicose traumática segundo Freud. Por isso que Deus é sim vendido por Igrejas
Sim, a questão da sobrevivência nos escapa da consciência hoje. Viramos presas faceis do marketing. Sim, com a entrada do digital, o processo eleva sua agressividade mitológica ao nÃvel da vida privada como mercadoria e do sujeito como commodity. Viramos todos um produto com data de vencimento cada vez mais proxima.
Coberto de razão o Pondé. Como dizem os americanos: "Marketing é aquele negócio inventado pelos americanos para induzir as pessoas a comprarem mais, daquilo que menos precisam, com o dinheiro que elas não tem".
Segundo Martim Heidegger, penso ter sido o último genioso filósofo do século vinte, em sua obra magistral "Ser e Tempo", resgatou o "Ser" esquecido pela filosofia tradicional até então e, sob está ótica, entendo que o homem (mulher) contemporâneo está submerso ao desenfreado consumismo pra fugir da angústia e medo da morte, portanto, vive no fenômeno da impessoalidade.
O marketing serve para comunicar e não necessariamente para vender algo. Pode ser muito útil à sociedade se propagar um serviço de utilidade pública, por exemplo. Decepcionante uma pessoa que não é especialista na área escrever com tanta arrogância e sem nenhuma propriedade do assunto.
A função essencial do marketing é vender. Seus profissionais, eles sim, não possuem uma formação intelectual complexa. O curso é feito de superfecialidades, de disciplinas rasas, com utilidade prática imediata. Para comunicar já existe o curso de jornalismo!
A função essencial do marketing é vender. Seus profissionais, eles sim?não possuem uma formação intelectual complexa. O curso é feito de superfecialidades, de disciplinas rasas, com utilidade prática imediata. Para comunicar já existe o curso de jornalismo!
Creio que o artigo não quis abordar a publicidade meramente informativa. Esta sim, é útil e socialmente válida, mas não possui as caracterÃsticas de indução comportamental e falsidade ideológica referidas no texto.
Tens razão. Mas acho que o marketing a que ele se refere é o da propaganda irresponsável que utiliza de fantasias para nos vender refrigerantes, cigarros, remédios e polÃticos. Ele fala das coisas que quase todo mundo entende como puro marketing. Porque, Pedro, ao meu ver, marketing não é só propagar, mas é, sim, fazê-lo de alguma maneira, verdadeira ou não, de modo a maximizar vendas, não?
Para comunicar ja existe o curso de jornalismo!
Texto muito confuso, a única coisa que é fato é que a maior parte das pessoas nasceu e morrera irrelevante, contido, todos possuem o direito se sonhar. Sobre Marketing o Pondé não entende nada.
Confuso para quem não possui a capacidade analÃtica dada por uma formação segundo a lógica, disciplina da filosofia. Prepotente para a superficialidade do curso de marketing, com suas disciplinas rasas e imediatas, com pouco estÃmulo à reflexão. Isto sem uma episteme própria, misturada com outros cursos similares.
“Vivemos agora em uma época esclarecida[aufgekärten]?Kant perguntava em 1784. Resposta é NÃO. Talvez vivemos numa época de esclarecimento[Aufklãrung]. Em 2022, a maioria prefere não se esclarecer, mentira é coisa boa, talvez pq “a verdade lhes é insuportável”. Os efeitos da doutrinação religiosa supera o ensino de filosofia e de ciências. O marketing se encarrega de doutrinação pós-moderna.Efeito psi: população não distingue fato e ficção. Será que 5% se esforça na razão objetiva?
Interessante e concordo com muito da intenção. No entanto, faz uma gigantesca confusão entre promoção, propaganda, sugestão e marketing. Marketing a orientação dos serviços ou produtos às necessidades, preferências ou julgamentos de seus consumidores ou usuários. Os instrumentos de indução de ou modelagem das motivações poderão ou não ser parte das ferramentas (em geral são), mas não são Marketing.
Escolha as palavras que desejar, jogue tudo no liquidificador e triture por 2 minutos. Coloque tudo numa forma e dê três cusparadas. Leve ao forno e deixe aquecer por 10 minutos. Pronto, eis mais um texto do Pondé!. Se não ficar satisfeito saiba que a culpa é da esquerda. Neste texto, por exemplo, ele não cita, mas quem inventou o marketing foi a esquerda. Aquele garoto que deu dois cascudos no Pondé quando ele estava no play do condomÃnio brincando de pera, uva ou maça era de esquerda.
O marketing moderno começa na revolução indústria na Inglaterra. Com P. Kottler passa a ser melhor estudado na década de 60 nos EUA. Sempre foi um tema empresarial: qual produto, em qual mercado, a que preço. O texto discorre sobre a criação do imaginário e do desejo de consumo no cliente. O uso polÃtico nem foi mencionado. Existem outras dimensões da realidade além de esquerda e direita. A interpretação da realidade pode ser mais profunda e rica.
Ohh, Ponde descobriu a roda, só descobriu agora, depois de velho, uma coisa que uma criança de 6 anos descobre fácil, que a propaganda mente. Qual a próxima descoberta fantástica de Ponde?
Velha estratégia: desqualificar o crÃtico para evitar a crÃtica feita por ele. Própria do Marketing.
Fustel de Coulanges, em seu livro A Cidade Antiga, procura o momento espiritual em que o ser humano surgiu, separando se do macaco. Esse momento ele destaca como sendo o culto aos mortos. Que deu origem à s várias formas de religião. Sentir se especial é o que separa o homem do sÃmio. Mas ainda tem homens primatas achando que não tem nada de especial, e ainda se achando macacos, ainda que saibam escrever.
Texto bom, de estrutura meio desarrumada, porém com peso quanto aos méritos, nitidamente refletidos muitas vezes. Concordo quando "infere" que o "Marketing" talves seja o mal da sociedade pós industrial, torço para que haja autoregulação natural e seja um fenômeno passageiro, mas, tenho certeza que não veremos, os vivos hoje, essa correção. Infelizmente.
Excelente texto! Propaganda (má) é o que Goebbels sabia fazer, mentir, mentir, mentir
somente ele ?
Fui censurado . de novo. P. Kot-ler no seu clássico Adm. de Mkting que usei na faculdade (há quarenta e dois anos) já ensinava isso . Dru-cker ensinava que mkting é vender a alguém algo do que não necessita .
Lembrei muito de sua abordagem sobre mkt ao ver "Não olhe pra cima". Ali, nada fica incólume à força desse mal. E antes que me esqueça: maravilha de texto
1) Só a fartura sustenta a frescura com alimentação. Frase ótima, só não sei se você a usou com mau defunto. Em geral, as pessoas sabem muito bem que uma Sprite não vai fazer com que elas fiquem mais interessantes. E o que seria do mundo sem a hipocrisia? 2) Sim, já na próxima virada de século, ninguém mais vai se lembrar de nós. Na verdade, vão é ridicularizar a geração que elegeu um dos presidentes mais despreparados da história mundial. Assim, felizes aqueles que sabem aproveitar a vida.
Fiquei com a impressão que o escritor está é bem triste com a vida...
Na verdade muitas pessoas no fundo até sabe; mas sonha em ser um " super herói ".
O que realmente precisamos é de cognição aguçada e maturidade.
Ficaria tudo isso perfeito também se trocasse marketing por religião
Como disse em meu comentário, o marketing, vende até o céu com Deus incluso...
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