Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Santiago Matheus

    Marketeiros entrando em convulsão segurando a "Bíblia" de Kotler debaixo do braço, rangendo os dentes e gritando: "Heresia, heresia"....rs

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    Como vender a ideia que temos a capacidade de distinguir fato e ficção. Os positivistas lógicos achavam que podiam fazer a distinção com o critério de verificação,depois Popper também fracassou com o critério de falsificação. Então a filosofia mentiu para nós achando que já tínhamos o critério de demarcação. Se a filosofia parasse de mentir o mundo seria melhor...

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    Philip Kotler em "Marketing para o séc XXI" diz que achar que marketing é vender é equivocado. Ele diz que isso era o marketing de Neandertal. Hoje o foco é o atendimento de necessidades. Há o marketing de idéias: como achar que o marketing mente, é uma idéia vendida com argumentos descuidados.

    Responda
    1. Ricardo Thomazine

      Mas o marketing cria as necessidades e depois vende a solução destas necessidades

  4. Marlon Marcos Vieira Passos

    E o senhor é uma faísca que uma gotinha d'água apaga.

    Responda
  5. Cláudia Aciari

    O marketing feito atualmente é um verdadeiro erro. Os produtos precisam ser divulgados, mas não pelo marketing enganoso. As empresas, atualmente, querem se manter longe do consumidor com um whats que não funciona, afinal a inteligência artificial está só no início e necessita de muita inteligência humana para dar certo. Ou colocam atendentes super simpáticas, mas que não sabem responder absolutamente nada e nos enganam e ameaçam a desligar o telefone na nossa cara. Divulgar sim, enganar não.

    Responda
  6. Luiz Fregonesi

    Alguém já afirmou que "há duas maneiras de ser enganado: uma é acreditar no que não é verdade, a outra é recusar a acreditar no que é verdade". Pra dificultar ainda mais, parece que, cada vez mais, por conveniência escolhemos acreditar que todos os gatos são pardos pouco nos importando se a realidade mostre outra coisa. Afinal, pra que ficar mal na fita?

    Responda
  7. José Cardoso

    O Levy Strauss menciona um chefe não lembro se Nhambiquara ou Bororó, que parece ter associado o status que o antropólogo desfrutava entre sua tribo à capacidade da leitura. E um dia esse chefe estava com um pedaço de texto na mão, de cabeça para baixo, fingindo que o que falava para eles estava no papel... A busca por status é explorada pela propaganda porque tem fundas raízes na nossa espécie.

    Responda
  8. raymundo de oliveira reis neto

    Tb não costumo me entusiasmar com o articulista mas dessa vez gostei muito. Mas o marketing não é um acaso e sim o desenvolvimento capitalista de nossa capacidade de sermos influenciados. Somente membros de nossa espécie são capazes de querer coisas que só servem para lhes tornarem amados pelos outros e por eles mesmos. O capitalismo e o marketing deitam e rolam aí...

    Responda
  9. Nilton Silva

    Vem daí o desgaste da palavra legado. O cara mal saiu da fralda, se autointitula influenciador digital, nunca produziu nada relevante, mas já fala em deixar um legado.

    Responda
  10. Andréia Chaieb

    Olha, em geral discordo de tudo o q o Pondé escreve, mas esse foi excelente! Tocou num ponto essencial dos tempos atuais: a manipulação e consequente deterioração da capacidade racional! "O marketing é um retrocesso cognitivo na evolução da espécie."

    Responda
  11. João CArlos Albuquerque

    Perfeito! O marketing, a sociedade de consumo, as mídias sociais,os reality show, estão transformando e emburrecendo o ser humano, sem sombra de dúvidas..

    Responda
  12. MARCELO DAWALIBI

    Uma das maiores falácias inventadas pelo marketing é o discurso de responsabilidade social. Nada contra o princípio, obviamente, mas o pieguismo quer transformar sociedades comerciais em entidades filantrópicas. O recente caso do vídeo da segunda sem carne postado pelo Bradesco revela bem isso: com a reação dos pecuaristas o banco mandou o vídeo para o limbo, juntamente com seus supostos princípios. Afinal, não há compromisso social que resista ao medo de perder o dinheiro do agronegócio.

    Responda
  13. Francisco Vieira

    Pondé comete pelo menos dois equívocos em seu texto. O primeiro é reduzir marketing à comunicação, particularmente à comunicação persuasiva. Marketing é mais que isso e corresponde à prática administrativa de desenvolver produtos e serviços, e organizar sistemas de distribuição e precificação de produtos, entre outros aspectos. O segundo é tratar marketing como sujeito, atribuindo-lhe capacidade de agência. Marketing não é indivíduo. O retrocesso é das organizações enquanto atores sociais!

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Francisco Vieira inverte a situação. O marketing possui uma existência autônoma ante as organizações. Antes, as organizações é que criam o marketing. Ele não existe de maneira transcendental!

    2. RONALDO F VAZ

      A confusão entre produto e mercadoria é uma probeza própria do marketing. Produto tem apenas valor -de-uso, é o café que você coa em sua casa para seu próprio consumo, mercadoria possui valor-de-uso e valor-de-troca, é aquilo destinado a venda. Essa confusão expressa a condição ideológica do Marketing, ele é feito para iludir e dominar. Quem o estuda não tem consciência do funcionamento da sociedade a que serve, que é a capitalista, como no caso de Francisco Vieira.

    3. Andréia Chaieb

      Quais são os princípios do Marketing? Se a maioria das organizações faz mal uso onde está o problema?

  14. Filipo Studzinski Perotto

    Luiz Felipe Pondé, suas colunas ácidas são sempre muito interessantes. Sem falar que o marketing hoje move o mundo e a economia, é mesmo um mundo louco.

    Responda
  15. adenor Dias

    Eu não conheço outros países , mas no Brasil, o marketing, funciona que é uma beleza! O marketing aqui nos vende até o céu de porteira fechada! Deus incluso...

    Responda
  16. Marcelino Mendes

    Sr. Pondé e um criativo e profundo em suas ditas,desditas, filosóficas(infelizmente não outra denominação). Ele é bom articulista? Bom filósofo? Não. Mas quando esqueceu ser eterno parece??? Ter escrito o óbvio. Os direitistas de lá de baixo é como os cima. Vestem as mesmas roupas porém com pequenas e permitidas variações. Deus não é produto de self self. Contudo pode ser comercializado pela Record e demais.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Deus é menos que produto de Delfos self, é uma criação humana, ou uma psicose traumática segundo Freud. Por isso que Deus é sim vendido por Igrejas

  17. E Mathias

    Sim, a questão da sobrevivência nos escapa da consciência hoje. Viramos presas faceis do marketing. Sim, com a entrada do digital, o processo eleva sua agressividade mitológica ao nível da vida privada como mercadoria e do sujeito como commodity. Viramos todos um produto com data de vencimento cada vez mais proxima.

    Responda
  18. JOSE CRETELLA NETO

    Coberto de razão o Pondé. Como dizem os americanos: "Marketing é aquele negócio inventado pelos americanos para induzir as pessoas a comprarem mais, daquilo que menos precisam, com o dinheiro que elas não tem".

    Responda
  19. CARLOS SERGIO MARZOLA

    Segundo Martim Heidegger, penso ter sido o último genioso filósofo do século vinte, em sua obra magistral "Ser e Tempo", resgatou o "Ser" esquecido pela filosofia tradicional até então e, sob está ótica, entendo que o homem (mulher) contemporâneo está submerso ao desenfreado consumismo pra fugir da angústia e medo da morte, portanto, vive no fenômeno da impessoalidade.

    Responda
  20. Pedro Nischimura

    O marketing serve para comunicar e não necessariamente para vender algo. Pode ser muito útil à sociedade se propagar um serviço de utilidade pública, por exemplo. Decepcionante uma pessoa que não é especialista na área escrever com tanta arrogância e sem nenhuma propriedade do assunto.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      A função essencial do marketing é vender. Seus profissionais, eles sim, não possuem uma formação intelectual complexa. O curso é feito de superfecialidades, de disciplinas rasas, com utilidade prática imediata. Para comunicar já existe o curso de jornalismo!

    2. RONALDO F VAZ

      A função essencial do marketing é vender. Seus profissionais, eles sim?não possuem uma formação intelectual complexa. O curso é feito de superfecialidades, de disciplinas rasas, com utilidade prática imediata. Para comunicar já existe o curso de jornalismo!

    3. Celso Augusto Coccaro Filho

      Creio que o artigo não quis abordar a publicidade meramente informativa. Esta sim, é útil e socialmente válida, mas não possui as características de indução comportamental e falsidade ideológica referidas no texto.

    4. Eduardo Luiz De Faria

      Tens razão. Mas acho que o marketing a que ele se refere é o da propaganda irresponsável que utiliza de fantasias para nos vender refrigerantes, cigarros, remédios e políticos. Ele fala das coisas que quase todo mundo entende como puro marketing. Porque, Pedro, ao meu ver, marketing não é só propagar, mas é, sim, fazê-lo de alguma maneira, verdadeira ou não, de modo a maximizar vendas, não?

  21. Pedro Nischimura

    O marketing serve para comunicar e não necessariamente para vender algo. Pode ser muito útil à sociedade se propagar um serviço de utilidade pública, por exemplo. Decepcionante uma pessoa que não é especialista na área escrever com tanta arrogância e sem nenhuma propriedade do assunto.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Para comunicar ja existe o curso de jornalismo!

  22. MARCO ANTONIO PAPINI

    Texto muito confuso, a única coisa que é fato é que a maior parte das pessoas nasceu e morrera irrelevante, contido, todos possuem o direito se sonhar. Sobre Marketing o Pondé não entende nada.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Confuso para quem não possui a capacidade analítica dada por uma formação segundo a lógica, disciplina da filosofia. Prepotente para a superficialidade do curso de marketing, com suas disciplinas rasas e imediatas, com pouco estímulo à reflexão. Isto sem uma episteme própria, misturada com outros cursos similares.

  23. Raymundo de Lima Lima

    “Vivemos agora em uma época esclarecida[aufgekärten]?Kant perguntava em 1784. Resposta é NÃO. Talvez vivemos numa época de esclarecimento[Aufklãrung]. Em 2022, a maioria prefere não se esclarecer, mentira é coisa boa, talvez pq “a verdade lhes é insuportável”. Os efeitos da doutrinação religiosa supera o ensino de filosofia e de ciências. O marketing se encarrega de doutrinação pós-moderna.Efeito psi: população não distingue fato e ficção. Será que 5% se esforça na razão objetiva?

    Responda
  24. CLAUDIO DE SENNA FREDERICO

    Interessante e concordo com muito da intenção. No entanto, faz uma gigantesca confusão entre promoção, propaganda, sugestão e marketing. Marketing a orientação dos serviços ou produtos às necessidades, preferências ou julgamentos de seus consumidores ou usuários. Os instrumentos de indução de ou modelagem das motivações poderão ou não ser parte das ferramentas (em geral são), mas não são Marketing.

    Responda
  25. Reinaldo da Silva

    Escolha as palavras que desejar, jogue tudo no liquidificador e triture por 2 minutos. Coloque tudo numa forma e dê três cusparadas. Leve ao forno e deixe aquecer por 10 minutos. Pronto, eis mais um texto do Pondé!. Se não ficar satisfeito saiba que a culpa é da esquerda. Neste texto, por exemplo, ele não cita, mas quem inventou o marketing foi a esquerda. Aquele garoto que deu dois cascudos no Pondé quando ele estava no play do condomínio brincando de pera, uva ou maça era de esquerda.

    Responda
    1. henrique gonzalez

      O marketing moderno começa na revolução indústria na Inglaterra. Com P. Kottler passa a ser melhor estudado na década de 60 nos EUA. Sempre foi um tema empresarial: qual produto, em qual mercado, a que preço. O texto discorre sobre a criação do imaginário e do desejo de consumo no cliente. O uso político nem foi mencionado. Existem outras dimensões da realidade além de esquerda e direita. A interpretação da realidade pode ser mais profunda e rica.

  26. Valdeci Gomes

    Ohh, Ponde descobriu a roda, só descobriu agora, depois de velho, uma coisa que uma criança de 6 anos descobre fácil, que a propaganda mente. Qual a próxima descoberta fantástica de Ponde?

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Velha estratégia: desqualificar o crítico para evitar a crítica feita por ele. Própria do Marketing.

  27. Valdeci Gomes

    Fustel de Coulanges, em seu livro A Cidade Antiga, procura o momento espiritual em que o ser humano surgiu, separando se do macaco. Esse momento ele destaca como sendo o culto aos mortos. Que deu origem às várias formas de religião. Sentir se especial é o que separa o homem do símio. Mas ainda tem homens primatas achando que não tem nada de especial, e ainda se achando macacos, ainda que saibam escrever.

    Responda
  28. Aquiles Campagnaro

    Texto bom, de estrutura meio desarrumada, porém com peso quanto aos méritos, nitidamente refletidos muitas vezes. Concordo quando "infere" que o "Marketing" talves seja o mal da sociedade pós industrial, torço para que haja autoregulação natural e seja um fenômeno passageiro, mas, tenho certeza que não veremos, os vivos hoje, essa correção. Infelizmente.

    Responda
  29. Aquiles Campagnaro

    Texto bom, de estrutura meio desarrumada, porém com peso quanto aos méritos, nitidamente refletidos muitas vezes. Concordo quando "infere" que o "Marketing" talves seja o mal da sociedade pós industrial, torço para que haja autoregulação natural e seja um fenômeno passageiro, mas, tenho certeza que não veremos, os vivos hoje, essa correção. Infelizmente.

    Responda
  30. Marcelo Moraes Victor

    Excelente texto! Propaganda (má) é o que Goebbels sabia fazer, mentir, mentir, mentir

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      somente ele ?

  31. marcos fernando dauner

    Fui censurado . de novo. P. Kot-ler no seu clássico Adm. de Mkting que usei na faculdade (há quarenta e dois anos) já ensinava isso . Dru-cker ensinava que mkting é vender a alguém algo do que não necessita .

    Responda
  32. sergio marcone da silva santos

    Lembrei muito de sua abordagem sobre mkt ao ver "Não olhe pra cima". Ali, nada fica incólume à força desse mal. E antes que me esqueça: maravilha de texto

    Responda
  33. RICARDO BATISTA

    1) Só a fartura sustenta a frescura com alimentação. Frase ótima, só não sei se você a usou com mau defunto. Em geral, as pessoas sabem muito bem que uma Sprite não vai fazer com que elas fiquem mais interessantes. E o que seria do mundo sem a hipocrisia? 2) Sim, já na próxima virada de século, ninguém mais vai se lembrar de nós. Na verdade, vão é ridicularizar a geração que elegeu um dos presidentes mais despreparados da história mundial. Assim, felizes aqueles que sabem aproveitar a vida.

    Responda
  34. Flávio Engelberg

    Fiquei com a impressão que o escritor está é bem triste com a vida...

    Responda
  35. José Dias

    Na verdade muitas pessoas no fundo até sabe; mas sonha em ser um " super herói ".

    Responda
  36. MARIA DE LOURDES CAMPOS F CRUZ

    O que realmente precisamos é de cognição aguçada e maturidade.

    Responda
  37. Flavio Rodrigues e Silva

    Ficaria tudo isso perfeito também se trocasse marketing por religião

    Responda
    1. adenor Dias

      Como disse em meu comentário, o marketing, vende até o céu com Deus incluso...