Joel Pinheiro da Fonseca > A tentação dos cristãos brasileiros Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Parabéns Joel,texto lúcido e impecável. Provocou discussões e opiniões sadias, como devem ser. Uma pequena luz.
O texto pode ser ampliado, incluindo entre as virtudes cristãs a busca pela Justiça, (recuperada, por exemplo, nos documentos da Igreja Católica desde Leão XIII). Nem a reclusão nas sacristias, nem os partidos polÃticos "cristãos ". Mas tenho visto que a fé cristã, de católicos e protestantes, exige engajamento na luta por uma sociedade mais justa, o que resulta em movimentos sociais que têm origem em comunidades cristãs, mas que não são confessionais e nem institucionalizados.
Olha só, Joel, não é que você é capaz de enxergar algumas maldades do Brasil de hoje! Fico feliz, me solidarizo!
Esse fenômeno de partidos religiosos tornarem uma realidade precisa ser estudado com mais atenção. É por isso que não me surpreende que o Solidariedade de "Paulinho da Força" fale com Alkimin . Lembrando que o Solidariedade da Polônia foi o empurrão que Joao Paulo II usou para o colapso da URSS. O Alkimin é Opus Dei, o seja, Bergoglio está por trás. está faltando a sua santidade um equivalente ao Edir Macedo que o represente no mundo politico.
Perfeito. Você somente se esqueceu do principal beneficiado que foi o próprio Bolsonaro. Iludiu e traiu os evangélicos. Tinha prometido a vice ao ex senador Magno Malta e passou-lhe uma solene rasteira.
Iran , Afeganistão e a eleição do André Mendonça no Brasil, são exemplos claros do empowerment dos partidos " religiosos"
Parabéns pelo artigo! Tema necessário de ser abordado. Trouxe uma reflexão equilibrada sobre o que há por trás de tanta fé em nosso paÃs. Fé que resulta em riqueza e poder para alguns; alienação, miséria e ignorância para outros tantos milhões! Acreditem, homens de pouca fé, tudo na paz do "Senhor".
Seu texto é um primor, Joel! Daqueles que fazem valer a pena manter o hábito de se ler jornais. O de hoje - por requerer do leitor uma visão ampla da História - não é palatável, infelizmente, para uns 99% dos brasileiros. O alento é a impressionante quantidade de comentários dos leitores!
Este tipo de fé só cresce. Socorro.
Os neopentecostais tem um projeto de poder. Bolsonaro é apenas uma ponte para isso. E eles são tão fundamentalistas quanto os fundamentalistas Islâmicos.
De cristão esse povo não tem nada. Usam o nome de Deus para criar terror entre os fiéis e obterem mais poder.
é uma pena que as denominações (Igreja de Jesus não tem cnpj) foram invadidas pela politica. peço as pessoas que sairam de alguma denominação a ler a Biblia, ler a Palavra e ficar longe da politica. Todos esses pastores apoiaram o pt em 2010 (tá na internet), e pulam de governo a governo e os fiéis são massa de manobra. eu sou Cristão, mas não apoio a politica entrar nas denominações. isso é triste. é sede pelo poder. quando o lula ganhar eles trocaram de lado de novo.
Aliados de Satã. Só isso.
JESUS NÃO PRECISA DE CRENTES ELE PRECISA DE SEGUIDORES NÃO TEM CINCO SEGUIDORES DELE NO NOSSO PLANO DE VIDA
Pequenas igrejas, grandes negócios!
Jesus dizia que ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro. Quando vemos as pautas de alguns religiosos, penso que o segundo está sendo colocado em primeiro. Ora, pregar contra vacinas, a favor da destruição da natureza, tirar de quem não tem o que precisa para se alimentar, etc não são atitudes cristãs. Enfim, depois que traficantes, dito evangélicos, estarem tentando criar o complexo de Jerusalém e Israel e perseguindo adeptos de religiões de origem africana, tudo é possÃvel.
Tem algo muito fácil de resolver. Segue o dinheiro. Liberdade religiosa, caixa 2 não. O governo angolano mostrou o caminho
Chega a ser ingênuo esperar outra coisa desses homens só porque eles se denominam cristãos. É como se eu tivesse o direito de achar que o cristão é intrinsecamente bom, tal como o bom selvagem de Rousseau. Cristãos, principalmente os lÃderes são homens que adotaram esse modo de vida consciente de que dessa sua posição eles poderiam auferir vantagens e que essas vantagens não vem de bandeja, por isso articulam. Achar que deveriam ser deveriam ser benévolos e como achar que o papa é humilde.
Paeabéns. Texto criativo, elucidativo e revelador de um ângulo de visão pouco abordado pela imprensa. Quando vejo Malafaia repostando fake news, com tamanha desenvoltura, e absolutamente engajado na campanha por Bolsonaro, penso que a ética religiosa já não pode ser tida como a única limitadora dessas ações. Alguém precisa advertir o Cnpj dessas instituições a pernanecerem dentro dos limites de sua secularidade, sob pena desse extravasamento significar a subversão da mensagem cristã.
Não sei quantas vezes vou ter de escrever isto: Se o Brasil não passar algo como uma emenda Johnson logo, isto aqui vai virar um Irã 'cristão'.
É a estupidez tomando conta da ignorância.
Joel, gostei do texto. Se me permite algum reparo, peço sua licença. Meu pai foi pastor entre 1966-1986, sob os auspÃcios de igreja americana que aqui se instalou para servir de base de apoio aos interesses da Casa Branca em conluio com o regime militar, no contexto da Guerra Fria. Quando o muro de Berlim caiu, os missionários yankees também se foram. Coincidência? Não. Pois bem. São os herdeiros desse processo que agora dominam o meio evangélico. O projeto de poder sempre fez parte.
A grande maioria dos cristãos católicos não está nessa não.
Só um complemento os Evangélicos ou cristãos não querem um poder, eles já são um poder, isto é, quanto mais melhor. O poder pra quem tem não quer perder.
Não há como conceber hoje o poder sem a religião, ela ainda sobrevive por causa dessa submissão, Jesus não significa nada, só quando há necessidade de pregar alguma moral para manter o rebanho permanentemente alienado.
Faço minhas as palavras do Contra Almirante da Marinha Brasileira. Doutor Barra Torres, 32 anos de honrados serviços prestado a nossa Amada Pátria Brasil. "Prezo muito os valores morais que meus pais praticaram e que pelo exemplo deles eu pude somar ao meu caráter." Valores de um Cristão verdadeiro!
Religião sempre andou com a polÃtica. Já esquecemos que o PT nasceu nas comunidades eclesiais de base? Qual é o problema? Só pode quando associado ao PT?
"E o petê, hemmmm?? E o Lula?"
Allan dos Santos não é um jornalista foragido, é um perseguido polÃtico que merece o asilo dos EUA. Saudades daqueles tempos em que coerência era uma exigência para o exercÃcio do jornalismo.
É um marginal que em breve será preso, para a felicidade dos bons brasileiros e alegria da nação
Antigamente um indivÃduo tinha status de perseguido polÃtico quando era contra o governo de plantão, mas nesse desgoverno os apoiadores do governo são perseguidos polÃticos subvertendo a semântica e os conceitos da polÃtica. Também nesse desgoverno temos o ineditismo de ver o cara pálida maior incitar o povo contra as instituições como se ele não estivesse no poder. Falta ao obstruÃdo intestinal noção de que ele já deveria estar exercendo e não pedindo o poder. Chega a dar náusea.
Perseguido polÃtico? Francamente. Merece asilo? E continuar do bem bom disseminando fake news e incitando o ódio da população fundamentalista, não é? Assim é fácil.
Apenas mais um band ido a mando da famÃglia mil ici ana do planalto. Quem o defende deve admirar o crime organizado instituÃdo no poder.
E desde quando um desalmado daquele é cristão. Peca em atos e pensamentos e palavras, diuturnamente, principalmente quando usa em vão o nome do Senhor. Amem.
Todo o perÃodo medieval na Europa mostrou o que a religião cristã pode fazer (a maior parte coisas muito ruins para as pessoas, cultura, ciência ...) quando se misturou com o estado. Espero que isto nunca mais aconteça.
Começou quando Constantino teve supostamente aquela visão da cruz como um sÃmbolo que traz a vitória militar. Daà para frente houve o império romano do oriente, o sacro império romano germânico, as cruzadas... É só ver o número de cruzes nas bandeiras de paÃses europeus. O cristianismo é uma ideologia polÃtica carregada de tradições bélicas, tanto quanto o islamismo.
Artigo muito bom. Sinto que tais pessoas desmoralizam a fé.
Se um deus de fato existisse ele estaria era muito assustado com os terráqueos.
Caro Joel, mea culpa ou preconceito meu, quase passei ao largo do seu texto. Parabéns! Descreveu bem quem são os novos cruzados. Compartilho ainda a desconfiança dessa gana pelo pudê desses evangélicos uma vez que Cristo foi morto por esses poderes, religioso inclusive. Próxima semana, se tiver recaÃda e escrever que aquela presepada de 2016 não foi Golpe, mando seu nome para o Torquemada, sem direito a revisão de pares. Dê essa dica de terapia antipetista para a Rochamonte.
Infelizmente, a BÃblia se tornou um grande negócio financeiro e polÃtico neste PaÃs (e em vários outros com menos radicalismos). No passado, tivesse aberto uma garagem para pregar a "Palavra de Deus", hoje estava montado num caminhão de dinheiro. Sempre prometendo milagres que podem ser pagos por dÃzimos, PIX, cartão de crédito, boletos ou grana viva dos catadores de falsos templos
Paulo Zacarias: tenho dito isto mesmo várias vezes. Um Malafaia e um Feliciano, por exemplo, descaradamente fazem polÃtica para os seus seguidores dentro dos tais templos nos quais eles se enriquecem sem pagar um centavo de imposto. Isto é um crime hediondo. Há de fazer esses 'pastores' calarem-se. Caso contrário, que paguem os impostos. Obcecados por dinheiro que são, irão obviamente optar por deixarem a polÃtica longe dos púlpitos.
Luis, uma emenda Johnson resolveria. Mas, qual candidato quer colocar o guizo no gato e ficar com a pecha de 666? A onda crescente da Maioria Moral (fundamentalista) dos anos 1970 nos EUA denunciada pelo filósofo cristão Francis Schaeffer chegou aqui com todas a sua virulência macartista-escatológica-evangélica. Raros foram os pastores e lÃderes, por ignorância ou má fé, que "olharam para cima". Pelo menos um, Ricardo Gondim, em 2007, preconizou: "Deus nos livre de um Brasil evangélico".
Caminhando para o Bolsonaristao!
O "novo" cristianismo é a grande ameaça á democracia brasileira. A junção de FÉ, DINHEIRO e PODER só gera tiranias. A História mostrou isso inúmeras vezes. Quanto mais cristão o Brasil se torna pior ele fica! Só avança a intolerância! É só olhar no seu entorno que você facilmente perceberá isso!
Excelente texto. Joel com a pena cada vez mais afiada! Muito bom!
O Joel está se colocando como um "Pretendente" a Pastor, parece que a Fortuna do Edir Macedo sobe as Cabeças das pessoas. Leia atentamente Joel as "Profecias" de Daniel e você vai saber qual o Império que manda no Mundo até hoje, mas, tudo, absolutamente tudo, Imprensa junto, tem os Pés de Barro.
Dê uma olhadianha nos comentários do Sr. Paulo Zacarias acima. Dica top.
Não entendi ?
Cuma?
Pô, Joel, um dos melhores artigos que eu já li seu. Muito interessante esse resgate de passagens da BÃblia, como as 3 tentações, e da história, como esse fato de Lutero. E a conclusão é essa, temos um grupo polÃtico muito mais organizado do que os partidos. E não é pedindo reflexão, bom senso, que isso mudará. O poder seduz e sempre foi assim. Temos uma disputa de poder para ver quem se organiza melhor. E nesse momento as forças progressistas estão perdendo de lavada.
A presença de Allan dos Santos, um católico olavete que afirma a primazia da Igreja Romana, revela um ecumenismo que busca resgatar o pior da história. As neo-pentecostais já cobram "indulgências"(teologia da prosperidade) há muito tempo e, agora, tentam ressuscitar a união Estado/Religião. Não passam de hereges, pois não creem na Soberania do Reino, antes depositam suas esperanças todas na terra
Todos pseudo cristãos... Não passam de lobos vestidos de cordeiros!!!
Um texto lúcido, finalmente... Joel continuará assim?
Culto nao é comÃcio. Púlpito nao é palanque. Jesus nao é cabo eleitoral..
Jesus, mais do que cabo eleitoral, é mercadoria. Alias, nao é de hoje, mas nunca tanto como hoje.
Generalizar como cristãos franquias neopentecostais que, além da exploração lucrativa da crendice de iletrados ingênuos, têm por objetivo a manipulação polÃtica como estratégia de poder, é não saber distinguir o trigo do joio.
Tá difÃcil separar o joio do trigo, já existem cristãos se manifestando contra isso, mas a maioria assiste calada, não condena o desvio, finge que não existe. Quando a maioria abrir a boca, inclusive dentro das igrejas, os pastores terão de recuar.
Concordo plenamente. Eu, como cristão protestante, não faço parte disso
Texto muito bom. Tema urgente...
Marina Gutierrez falou pouco mas falou tudo, conseguiu sintetizar a verdade em poucas palavras.
Lamentável que lÃderes evangélicos sejam tão facilmente enganados. Claro que não entendem de polÃtica, mas causa espécie não entenderem a própria fé. A igreja não deve ter partido, deve ser independente e propagar o Evangelho. Se tiver de ser perseguida, que seja. Mas não pode negociar, não pode abrir mão dos princÃpios que defende por nenhum outro. Pode a Igreja associar-se a defensores de armas, de tortura e de desamor?!
Eles não são enganados. Eles enganam, em nome do poder
Bom texto.
Me converti à fé cristã aos 16 anos por convicção abandonando o atoleiro de filosofia ateÃsta onde me afundava. Desde então, estudar a história geral e a história cristã, estudar religiões e “As Escrituras” se tornou regra de vida para mim. Hoje com mais de 50 anos creio que posso opinar sobre a qualidade de um texto sobre esses temas. Parabenizo o autor. Excelente texto!
Caro Eduardo Rocha, uma das curtidas ao teu comentário é minha. Por atoleiro de filosofia ateÃsta eu me referia a uma vertente especÃfica, fraca e marginal que me ludibriava na juventude. Não me referia à filosofia ou pensadores ateÃstas em geral pois muitos deles tem meu respeito ainda que discorde deles. A busca pela verdade sempre merece respeito.
Também tenho mais de 50 anos e vivo feliz no "atoleiro de filosofia ateÃsta". Também estudei sobre religiões e vejo pouca coisa boa saindo desse atoleiro de crenças. Mas concordo com você sobre a excelência do texto do Joel.
Bem-Vindo seja aquele que vem em nome do Senhor. Amém.
- Mais uma vez você contextualiza de maneira a nos trazer diversos itens históricos.
O Ministério com o fora da lei juntos. Impressiona a imundice dessa gentalha
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > A tentação dos cristãos brasileiros Voltar
Comente este texto