Opinião > Chamar Jair Bolsonaro de conservador é um equívoco Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A definição da autora parte do Conservadorismo Filosófico e Britânico, que é bastante ponderado e bacana. O problema é que no Brasil Conservadorismo se tornou sinônimo de defender a volta da Ditadura Militar de 64, ser contra LGBTs, ser contra direitos reprodutivos das mulheres, negar a escravidão e o racismo, defender o fim dos direitos sociais e até mesmo um agrarismo contra o desenvolvimento econômico mais tecnológico e industrial.
Triste Brasil. No Império, nossos liberais não defendiam a liberdade aos escravos, defendiam, ao contrário, o direito à propriedade privada a fim de justificar a escravidão!
A autora define o conceito de "conservador" e raciocina em consequência. Só que o termo conservador é aceito e aplicado amplamente para as pessoas que não querem mudanças progressistas, que querem manter o statu-quo, e também como equivalente de reaccionário. Eu acho que o argumento da autora poderia ser usado mais utilmente dizendo: a direita quer conservar o ruim (desigualdades, privilégios...), enquanto que a esquerda quer conservar apenas o que pode servir para aprofundar a democracia.
Comservadorismo no Brasil é um contrassenso. Conservar o que? Desigualdade social gritante, corrupção sistêmica, atraso educacional, tecnologia atrasada, estado mamute e por aà vai.
O texto é uma tentativa de salvar a pele dos conservadores. Está tudo descontextualizado e fácil, ao ponto de se confundir conservadorismo com prudência. Ser conservador hoje tem outros significados....
Não LuÃs, o texto é uma tentativa de lembrar que a palavra vaca descreve um bovino, não um canino ou um felino. Essas confusões de reacionários se chamarem de conservadores quando nada querem conservar, ou sociopatas do mercado se dizerem liberais quando querem selvageria, entre tantas outras, são propositais, para confundir. Não se pode cair nessa. É a mesma função com denunciar todo o campo progressista como revolucionário... por sinal, essa sim a falha do artigo, não mencionar o progressismo.
Bolsonaro só na sua atitude de se aliar ao centrão, como mentiu dizendo que jamais faria isso em 2018, já pode sim ser alcunhado de conserva.
O sujeito pode ser conservador. Dos maus costumes, por exemplo. Esse é o caso do Jota B.
O artigo é bom. Mas omite que quem diz que Bolsonaro é conservador é o próprio. Ademais, se há conservadores no Brasil, estes ajudaram a eleger Bolsonaro.
Muito bem pontuado, Bruno. Estou plenamente de acordo.
Caro Rodrigo, o que o artigo omite é o campo progressista, que não é revolucionário. Faz um esforço(necessário) para separar os (muitos) reacionários dos (poucos) conservadores que temos por aqui, mas coloca os (muitos) progressistas no mesmo balaio dos (poucos) revolucionários. Mas separar é preciso, pois o jogo reacionário é se dizer conservador, colocando-se indevidamente no tabuleiro democrático, para então denunciar todos os outros como comunistas (revolucionários).
Já inventaram o tal do liberal na economia e conversador nos costumes, o que mais podemos esperar? Não estamos prestes a revolucionar nada, mas essa parcela da população conservadora é hipócrita. "Sejamos conservadores naquilo que só a nós interessa e sejamos liberais somente naquilo que nos interessa". O erro está em justamente não entender a sociedade como sociedade, mas como indivÃduo. Aberrações causadas pelo abuso do egoÃsmo ético...
Acho que se analisa demais o presidente bolsonaro Ele é apenas um miliciano ladrãozinho de galinha populista e corporativo
perfeito.. não passa disso. Essas analises complicdas, conferem ao m e li a nte um QI que nem ele e nem um dos seus filhas tem. O que eles pensam é como af a n a r mais e mais do sistema em que operam.
Muito bacaninha, tudo certinho etc. e tal, mas o que fazer quanto a resposta para a pergunta "como a sociedade é?" for "Uma sociedade secularmente desigual, aliás, baseada na desigualdade, com uma herança escravista que impede a valorização do trabalho e o respeito aos trabalhadores em geral e aos negros e Ãndios em particular, com a riqueza sendo resultado da exploração predatória da terra e das gentes, com uma elite inculta e predatória etc."? Daria para evitar mudanças bruscas e violentas?
Sempre há algo a ser conservado. Quem acha q tem q mudar tudo é um revolucionário. Essa mentalidade só piorou a situação e gerou massacres de bodes expiatórios( respondendo o seu questionamento anterior)
Bolsonaro é fascista. Umberto Eco diz que a primeira caracterÃstica do fascismo é o culto da tradição que implica a recusa da modernidade. O irracionalismo depende da ação pela ação. O espÃrito crÃtico opera distinções e distinguir é um sinal da modernidade, daà o irracionalismo que age por agir. Como o desacordo é um sinal da diversidade, o fascismo, fruto da frustração individual e social, tem medo da diferença e é contra os intrusos, os imigrantes, por isso é racista, nacionalista.
Bolsonaro é um miliciano. Só isso, nada além disso.
Outro erro comum é confundir o capitalismo liberal com conservadorismo. O capitalismo dito selvagem, descontrolado, é altamente destrutivo. Nada respeita, que se torne obstáculo a negócios e lucro; famÃlia, relações estáveis, meio ambiente, equilÃbrio urbanÃstico, tradições religiosas. E por aqui se teima em chamar de conservador qualquer lobo de Wall Street, desde que finja rezar ou falar mal de gays. Quando percebem o erro, é tarde demais. O conservador já levou as pratarias e as cuecas.
Perfeito.
Parabéns pela coluna. Precisamos com urgência esclarecer a sociedade do que de fato é o conservadorismo. O senso comum tem uma ideia bastante deturpada do q é o conservadorismo
Luiz, o campo conservador dentro do liberalismo polÃtico é o que prega cautela, o progressista urgência. Chamar progressista de revolucionário ou conservador de reacionário é desonestidade intelectual, pois esses últimos querem ruptura e sistema fechado, os primeiros não. É simples. A extrema direita gosta de usar ternos como conservador e liberal porque reacionário, fascista e ignorante não pegam muito bem...
Carlos Dias, e quando se trata de uma sociedade tão injusta, tão torta, que praticamente não há nada digno de ser conservado?
Sim, mude-se o que deve ser mudado e conserve-se o que deve ser conservado.
Não somente o senso comum, mas até acadêmicos, ditos inteligentes, teimam em usar o termo conservador como sinônimo de reacionário. Falta honestidade intelectual ou estudo para conceituar melhor e proceder à diferenciação necessária. Abraços conservadores.
Maravilhosa (e muito necessária coluna), mas esqueceu de dizer que dentro do tabuleiro do liberalismo polÃtico (democracia contemporânea), cabem conservadores e progressistas, enquanto os reacionários e revolucionários são iliberais, logo estão fora do tabuleiro por não acreditarem em sociedade aberta. Mas a ausência dos progressistas, que não são revolucionários, contamina o artigo, que faz parecer que o conservadorismo atual é o único modelo democrático (liberal polÃtico), o que não é verdade
O progressismo advoga por uma sociedade mais dinâmica, que se corrija mais rápido, mas sem rupturas ou aventuras. É simples assim. A maioria das pessoas que entendem a nossa democracia e se conportam de forma tolerante e autointerrssada inclusive são geralmente um pouco de cada: conservadoras em alguns campos, progressistas em outros.
Só não falou de que devemos chamar o Jair Bolsonaro e porque.
É simples..o Bozo exalta a ditadura, o passado, logo ele é reacionário.
Reacionário. Quer a volta de um passado que não existiu que não deve ser discutido, apenas adorado, assim briga com o iluminismo e com os princÃpios de liberdade e igualdade - ainda que diga defender o primeiro, quando na realidade defende a liberdade de alguns pelo preço da liberdade de outros...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Chamar Jair Bolsonaro de conservador é um equívoco Voltar
Comente este texto