Opinião > Bacharelado em psicanálise é aberração Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O texto fala muito mais do psicanalista do que propriamente a psicanálise na modalidade EaD. Sou favorável à universalização da psicanálise. Acredito que a qualidade virá dentro da conduta de cada profissional ao longo da prática depois da teoria, análise e supervisão. Mas antes do curso pelo menos formar uma turma é muito precipitado demonizar ou qualificar um curso que irá existir ainda. É muita ansiedade, impulsividade a opinião do autor considerando que o mesmo é psicanalista.
Considerando que o curso só inicia em fevereiro de 2022, o autor foi pretensioso o suficiente para julgar algo que ainda não existe (Vai existir! ), algo que ele não experimentou, fica difÃcil confiar na opinião dele. Acho que seremos capazes de falarmos algo à respeito depois de muita coisa acontecer dentro da modalidade EaD em psicanálise. Até lá só podemos nos submeter para experimentar(Quem quiser é óbvio!), ou deixar rolar e observar.
Excelente artigo.
Deve-se criar não só o curso de Psicanálise, mas vários outros da medicina. Curso de oftalmologia, dermatologia...etc O curso de medicina tem que acabar e criar cursos de graduação de suas especialidades, como aconteceu com a engenharia. Não há necessidade do aluno estudar seis anos de medicina e depois fazer uma especialização com mais 2,3, 4 ou 5 anos. A reserva de mercado e elitização do curso de medicina tem que acabar.
O Professor Marco Antônio Coutinho Jorge é uma das maiores autoridades na área da psicanálise brasileira como livros publicados, centenas de alunos e merece todo respeito. Mas, neste caso, ao afirmar que o bacharelado em psicanálise é uma aberração ele está equivocado. Quando no século XI, foi fundada a Universidade de Bolonha ela tinha três cursos: medicina, direito e teologia. Hoje, só no Brasil, temos mais de 450 cursos superiores de graduação nas diversas áreas. Por que não Psicanálise?
Como dito aqui, fala como se as associações de psicanálise não fossem mercantis e faturassem fortunas com sua reserva de mercado. Falta tanta seriedade que outro dia me disseram que o negócio era virar psicanalista, porque "é só fazer um curso e não exigem nada". Depiis, clÃnicam pela internet.
Mais é preciso também ter otários que paguem para um pessoa que de psicanalista não tem nada.
Ficou um eco de ab-reação no tÃtulo.
Calma, que ainda teremos os aplicativos de acompanhamento psicológico remoto. Vida Digital que coloca a vida real no algoritmo. Divã será coisa de museu. E a psicanalise ficará relegada ao seu lugar de honra na historia das ciências. É isso o que se espera no século XXI, conforme as regras ditadas pela Sociedade Americana de Psicologia, que tem a sua bÃblia no DSM-V. Estamos nos americanizando. Faz tempo.
Excelente!
excelente artigo!
Os mais velhos se lembram da tentativa de golpe dos médicos de somente eles serem psicanalistas. Agora querem "formar" psicanalistas, seguindo ideário reacionário e ultraconservador do governo. Está aà o projeto evangélico de ocupar espaços na formação das Humanidades. Desde a época de Hitler, há supostos psicanalistas '5a.coluna' encolvidos visando dominar a psicanálise, agora como coach-pseudoterapeutico.
Psicanálise tem tanta ciência quanto astrologia, florais de Bach e a cloropina de um certo lunático aÃ...
O artigo do psicanalista deixa clara a questão. Basta olhar o quadro de profissionais envolvidos na criação deste e outros cursos que propõem essa nova modalidade de formação pra sentir o cheiro de picaretagem de igrejas e de faculdade caça-nÃquel.
É surreal realmente. Como instituir um curso universitário de astrologia ou homeopatia. Freud só enveredou por essa prática em sua época porque não haviam as condições tecnológicas de hoje para estudar o sistema nervoso.
Comentário preciso. Por algum motivo no paÃs ainda há uma crença de que psicanálise é alguma coisa a ser levada a sério. Todos que escolhem tal linha de psicoterapia deveriam ser logo alertados "não há ciência ou evidência de melhora clinica". Ah lembrei, estamos no Brasil, onde o SUS oferece CONSTELAÇÃO familiar. Socorro!!!
Sou bem crÃtico da abertura de qualquer curso por IES, mas a crÃtica me pareceu apenas uma tentativa de reserva de mercado por parte de um médico. Não ficou claro se as pessoas podem atuar na área com ou sem estudo, ser ou não ser autodidata... Não apoio necessariamente o curso, mas o discurso me pareceu mais uma reclamação de quem estudou de um jeito e não tem interesse em perder importância na área... Imagina as pessoas terem acesso a algo que eu seleciono de um determinado jeito há anos...
Cabe a crÃtica , qdo muitas das instituições existentes no paÃs deixarem de ter uma formação ruim pautada somente em interesses financeiros. Qdo existir um órgão regulador que averigue a qualidade destas instituições.
Esse órgão que você propõe ja existe; e chama-se CAPES. O Órgão é vinculado ao MEC.
E a critica às supostas instituicoes sem Interesse de Mercado que formam os analistas atuais? Sociedade de psicanalise nao tem interesse de Mercado? Veja quem está lá dentro. Brancos ricos e " bem analisados". Só quem pode gastar um carro por ano com análise pessoal e formacao integral. Entre muitas outras instituicoes que obviamente também tem interesses mercadológicos. Com raras excessoes, é esta elite que se forma analista.
Isso se resolve com debate e ações, dentro das instituições, de polÃticas inclusivas e de ampliação do campo a quem se oferece formação e também escuta. O ponto é importante, mas é bem mais complexo que comparar associações analÃticas a empresas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Bacharelado em psicanálise é aberração Voltar
Comente este texto