Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Galdino Formiga

    O leitor não consegue se contrapor ao artigo. Isso é censura.

    Responda
  2. Martins Costa

    Tem gente aí embaixo que não consegue perceber que o voto no Lula não é mera oposição ao atual presidente. É oposição ao cabaré em que foi transformado o país a partir do golpe estanca-sangria do Temer com STF com tudo, passando pela prisão ilegal forjada pelo juiz Marreco (eca!), e pela ignorância que elegeu o atual (des)mandatário g-no-cida. Pois então quem sugerem? Bolsodória? Ou Ciro, que virou as costas a isso tudo e foi passear? Queremos Lula de volta, pelo que é e representa! Tá claro?!

    Responda
    1. Martins Costa

      Galdino, para você ver a corrupção voltar basta tirar os antolhos. Ô gente burra!

    2. Galdino Formiga

      Corrupção de volta?

  3. antonio santos

    Não sejamos ingênuos. O coisonaro está aí justamente pela rejeição ao PT. Agora vamos fazer exatamente o oposto, votando no Lula como rejeição ao coisonaro? Gente, vamos aprender com a experiência. Nenhum dos dois presta. Mas temos brasileiros que valem a pena. Vamos raciocinar.

    Responda
    1. Raul Cunningham

      

  4. Igor Cornelsen

    Virar a página de ameaça democrática será não só nos livrarmos de Bolsonaro e sua minoria fascista, como evitarmos que o poder seja entregue a quem defende as ditaduras de Cuba, Nicaragua e Venezuela. Que o poder vá para as mãos de quem defende a democracia mesmo, e não outro tipo de ditadura. Tem dias que imagino que no Brasil os que defentem a democracia de fato são minorias cercados por ameaças a esquerda e a direita.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Na minha humilde opinião não tem essa de defender ditaduras, tudo que leio sobre isso nunca vi o que vc fala e mais o presidente Lula, pq já está eleito, foi muito democrático nos seus governos e nos da Dilma tbm, ou não?

  5. Andréia Chaieb

    Não há mais tempo para ingenuidade, a luta não é contra o marionete Bolsonaro, mas contra a extrema direita e suas estratégias de manipulação, que colocaram as milícias destrutivas no poder! Diante da da destruição do meio ambiente, de vidas e da deterioração da capacidade racional do povo, podemos dizer q as instituições agiram de forma tímida!

    Responda
  6. Vanderlei Manoel Porto

    Vamos virar essa triste página de nossa história. Com certeza teremos esperança de novo.

    Responda
  7. José Augusto Bernabé

    Trazer de volta o PT é virar a pagina? De que página a senhora está falando? A página do Fôro de São Paulo?

    Responda
    1. Sandro Schiavo

      A professora fala de otimismo apesar da tragédia que sofremos em tantos aspectos da nossa vida em sociedade. Eu diria até que a pandemia se colocou como obstáculo a maior atividade destruidora do atual governo: algo de bom dentro de tanta tristeza. A propósito, qual foro do atual presidente discute assuntos que interessam a maioria dos brasileiros? falo dos mais de 80 milhoes de eleitores brasileiros que escolheram não votar nesse inominável, não falo dos 57 mi de votos(arrependidos inclusos)!

    2. Daniel Barbosa

      Volta, PT! O melhor tempo para pobre assalariado! Num dianta o 6 dazelite tentar botar medinho com essa besteira de fórum de sumpalo... aliás, viva o foro de sumpalo tamém!!!!!

    3. Daniel Barbosa

      Volta, PT! Minha vida de pobre assalariado nunca foi tão boa como na era PT! O 6 dazelites tão cum medim ,é, Barnabé?!

    4. Daniel Barbosa

      Volta, PT! Minha vida de pobre assalariado nunca foi tão boa como na era PT, por isso é Lula 2022! O 6 dazelites tão cum medim ,é, Barnabé?!

  8. José Augusto Bernabé

    Trazer de volta o PT é virar a pagina? De que página a senhora está falando? A página do Fôro de São Paulo?

    Responda
  9. José Cardoso

    O peso do congresso cresceu bastante. Começou com o acerto na reforma da previdência em 2019. Em 2020 veio o necessário auxílio emergencial, que infelizmente está sendo pago via inflação pelos assalariados, já que não se planejou impostos para financiá-lo. Também foram aprovados o marco legal do saneamento e os parâmetros para privatização da Eletrobras. E no apagar das luzes do ano passado a Pec dos precatórios e o auxílio brasil. Ia esquecendo o fundão eleitoral.

    Responda
  10. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    Segundo Hélio Bicudo "Lula se corrompeu e corrompe a sociedade brasileira " Espero que ao virar essa pagina do obscurantismo,não se reconduza o corrupto do Lula a presidência.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ayrton se vc gosta de sofrer vota, eu não gosto

    2. AYRTON CASTOR DIAS

      2° turno entre Lula e Bolsonaro, votarei Bolsonaro..

    3. Geraldo da Silva

      Gil, seu comentário é um elenco de enganos. O governo de LL foi um dos melhores que o Brasil já teve. E o Bicudo ficou meio lelé com a idade. Ele foi um dos cabeças do golpe que derrubou a Dilma. Abs

  11. Jorge Ceretta

    Mas não podemos baixar a guarda. A avalanche de fakes continua e a propaganda mentirosa recrudesce a cada dia. Denuncie esses crápulas sem qualquer temor. Eles são corajosos só atrás de um teclado, depois são todos Daniel Silveira.

    Responda
  12. Paul Muadib

    O otimismo é que a cada dia que passa é menos um dia para ele ser catapultado da cadeira que nem sequer preencheu. Um papel higiênico usado faria um governo melhor que ele..

    Responda
  13. Tha Virgens

    Tem mesmo! Com Lula presidente!

    Responda
  14. Henrique Marinho

    Pelo teor desta coluna e dos seus comentários, se nota uma dependência doentia do governo federal, seja ele formado de qua drilhas ou de milí cias. O fato é que um país de grandes dimensões espaciais e populacionais, como o Brasil, é geralmente autogovernável, onde a sociedade civil organizada e o establishment compensam os desmandos dos líderes de plantão. Isso ocorreu nos EUA durante o governo Trump, e está ocorrendo de forma mais tímida por aqui. Menos governo e mais desenvolvimento.

    Responda
  15. jose carlos toledo junior

    Pode ser. Mas, ficou claro que devemos mudar múltiplos métodos para fortalecer instituições importantes. Indicação para ministro do stf. Não podemos conviver com tofoli e fux, mendonça e kassio, entre outros. Indicação do PGR. Outro Aras não dá. Mecanismo de acionamento de impeachment. E uma boa reforma política. Ressalvando que ainda não viramos a página. O momento mais perigoso será depois da derrota possivelmente para o Lula, qdo militares podem aderir por medo do "comunismo e corrupção".

    Responda
  16. MARCOS BENASSI

    Dona Hermínia, caríssima, sua opinião é informada e critica, então vá lá; mas a mim, um mané ao rés-do-chão, a única coisa que não aconteceu foi o caos. Se bem que, até ele, pontualmente pintou: especialmente em relação à saúde, houve momentos de caos evidente, em não poucas localidades. Se ficaremos, coletivamente, mais resistentes à barbárie, só o tempo dirá; entretanto, a não pequena mancha demográfica Bozofrênica tá pelaí, pronta para borrar novamente os limites entre a civilização e a selva

    Responda
    1. Martins Costa

      Em tempo: o comentário abaixo contém spoiler ;)

    2. Martins Costa

      Verdade, MB. Difícil ter visão otimista em péssimo quadro. Acho que a colunista apenas percebeu que não estamos (ainda) no seriado Lost, em que degladiavam-se vítimas de um acidente aéreo, em lugar inóspito, sem esperanças de retorno... Lá, mal sabiam eles, e os espectadores, que estavam já todos mortos, para a surpresa da audiência. Convenhamos que estarmos vivos enquanto país e sociedade já é um grande negócio... E no horizonte navio combalido por fogo, porém de casco forte, a nos resgatar.

  17. RICARDO BATISTA

    Virá-la-emos. E isolemos os extremistas e cuidemos da vida, que se não chega a morte ou coisa parecida e nos arrasta, moço, sem ter visto a vida.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah! Ao Temer e suas reformas, esquecê-lo-emos! Os verbos, conjugá-los-emos de modo mais agradável e humano. Hahahahah!

  18. José Arlindo

    Só pode ser piada de mal gosto né! Se com alguém do nível intelectual do bozo o estrago foi incalculável, imagine com alguém que sabe usar um garfo e faca. As instituições são fraquíssimas, o brasileiro mal caráter é a maioria sim, e se vier alguém com dois neurônios a mais, um moro aí da vida, não vai sobrar nada. É triste ver esse otimismo inocente, chega a ofender na verdade. Nada do que passamos nos últimos anos tem algo de positivo e só não foi pior por incapacidade do bozos, temers e afins

    Responda
    1. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

      Parabéns pelo comentário. Achei esse artigo desrespeitoso, por tudo que passamos e estamos a passar nesses terríveis três anos. As instituições se acovardaram, emitindo notas protocolares enquanto punham granadas em nossos bolsos. Fomos deixados à deriva, abandonados numa pandemia, economia em frangalhos. Nós sim, o povo e não as instituições, é que fizemos a nossa parte respirando fundo e tocando nossas vidas.

    2. Gilmar Maghenzani

      por isso tem de ser o Lula e veja o nível intelectual dele

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Uma contribuição, nesse caso é mau (contrário de bom) e não mal (contrário de bem). Isso só pra ficar no português...

    4. Flávio Taylor

      Oi??? Vem cá, pode assumir em segredo, prometo não espalhar, mas...você não leu o texto né?