Mario Sergio Conti > 'Esse Exército não serve para nada', já dizia Nara Leão durante a ditadura Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio Catigero Oliveira

    Além da truculência, a desinformação é modus operandi desde Getúlio. Após o golpe de 64, além da violência, já usavam mentiras para deslegitimar movimentos de esquerda que clamavam pela legalidade e pela democracia. A evolução digital potencializou os boatos e mexericos que antigamente eram contados nas esquinas e botecos, a meia-boca. Portanto, a tática de desclassificar lideranças populares vindas das artes e da cultura, com notícias falsas e caluniosas, caminha de farda e coturno há décadas.

    Responda
  2. Martins Costa

    Lamento, mas a Nara estava redondamente enganada: se o exército brasileiro não servisse para nada, estaríamos no lucro!

    Responda
  3. Carlos Pinheiro

    Se um dia esta espécie predatória conseguir se livrar da divisão de classes, da exploração do trabalho pelo capital, das religiões, do armamentismo e das forças armadas, poderemos ser chamados de humanos.

    Responda
  4. Mario Donizete Pelissaro

    Não obstante o fato de q Nara Leão tivesse feito um ou outro comentario subversivo, nada passou de nhem nhem. Não teve a menor importancia. Ao contrario do que tenta implacar a midia, Nara nunca foi militante, sequer um tenue voz a favor dos direitos humanos. Como tds os outros da Bossa Nova, só estavam preocupados em sucesso e dinheiro, Nunca teve na Bossa Nova, um sequer q expressasse a indignacao popular. E olha que naquela epoca, tinhamos Joan Baez e Bob Dylan a inspirar gente séria p mundo

    Responda
    1. Newton Celso Amancio

      O senhor faz o quê para mudar o Brasil de agora? Em vez de animador, compõe o grupo dos "desanimadores de auditório". Segundo o seu comentário: "naquela epoca, tinhamos Joan Baez e Bob Dylan a inspirar gente séria p mundo". Inspirar? Não conseguiram inspirar um ao outro. Nem por dois anos.

    2. Eduardo Luiz De Faria

      Amer, foi o primeiro disco de jazz (e olha que cantado basicamente em português) a ganhar o grammy de melhor disco do ano, não na categoria de jazz, mas de todas! Isso só se repetiria quarenta anos depois. A Bossa Nova e um dos estilos mais influentes da música mundial, a partir da segunda metade do século passado. Falta muita sensibilidade ao Mário, o que fica claro pela utilização do termo “comentário subversivo”. No mínimo cafona.

    3. amer moussa

      Impressão sua. Getz/Gilberto é um dos discos mais vendidos do mundo e a quantidade de empregos gerados pela Garota de Ipanema é incalculável até hoje... baixa um pouquinho a bola ae e respeita a nossa história.

    4. amer moussa

      Bossa nova não é música de protesto, e tá tudo bem. A bossa nova foi um movimento, um jeito de cantar, uma das maiores contribuições do Brasil à cultura universal, o que por si só já diz muito. Viva Nara.

    5. Mario Donizete Pelissaro

      Só prá completar, a Bossa Nova era uma coisa ch-ati-sss-ima, cantado por gente arr-ogannte e metida a intelectual q se achavam o suprassumo, um baando de al-ienados consumidores de Whis-key Americano. Para entender o que falo, sugiro q voce se tranque num quarto e coloque um disco de Joao Gilbero, Nara ou outro destes e depois de ouvi-lo inteiro, com aquelas b-abos-eirass todas (Barquinho, Pato, Mar, praia, etc) vc poderá tirar suas conclusoes.

  5. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    A Nara morreu antes da chegada do PT ao poder. Já o Chico que nos embalou com suas canções magníficas acusava o Governo MIlitar de "tenebrosas transações" referindo -se a supostos desvios de dinheiro . Quando ficou escancarada a bilionária roubalheira generalizadas em 39 Ministérios, nas Estatais e Fundos de Pensão praticadas nos governos Lula/Dilma o nosso poeta covardemente ficou calado , fez cara de paisagem e foi morar em Paris.

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Ficou escancarada em 39 ministérios? Nos dá mais detalhes, por favor.

    2. Martins Costa

      Acho engraçado o uso de "supostos desvios" do regime militar e "escancarada roubalheira" dos governos petistas. Isso revela sua parcialidade, que neste caso comunga com ditaduras e torturadores. Minion detectado!

  6. José Cardoso

    Olhando de longe o passado parece sempre melhor, que eram anos de sonho. Mas pode-se também dizer que eram anos de pesadelo, com a aniquilação nuclear sempre presente, e a América do Sul se enchendo de ditaduras para prevenir o totalitarismo comunista. Uma exceção foi a Venezuela vejam só, na época (anos 60 e 70) um exemplo de estabilidade institucional e solidez econômica.

    Responda
  7. Claudio Carvalho

    Esse exército serve, sim; para cumprir a sina covarde de ser o capitão-do-mato, o leão-de-chácara, o porteiro do cabaré a garantir a orgia da elite jeca-tatu enterrada em seu projeto de Estado contra a nação. O Judiciário e o exército brasileiro envergonham o país.

    Responda
  8. Raimundo Carvalho

    Serve sim... de motel para um monte de bishas bigodudas.

    Responda
    1. Robson Simões

      Kkk...Tem muitas no generalato...bigodudas ou de cabelo pintado.

  9. RICARDO JOSE PICCOLO

    Passou da hora de rever a necessidade (que não há) desse exército inchado e cheio de regalias, com superfaturamento de picanha e bebida alcóolica para suas festinhas, tráfico de drogas e armas. Ficam fechados em seus inúmeros quartéis espalhados pelo país brincando de Forte Apache.

    Responda
  10. Tersio Gorrasi

    É isso aí, Miguel Canel, Daniel Ortega, Alberto Hernandez e Nicolas Maduro são excelentes exemplos de como um governo justo, democrático e que ama o bem estar do seu povo deve ser

    Responda
    1. Mario Luiz Frungillo

      Como são chatos os bolsonaristas. Nem o "samba de uma nota só" deles presta, ao contrário do da bossa-nova. Gostar mais de um general que da Nara Leão? Francamente.

  11. A R Souto

    As referências ao Exército, sem contextualizar erros e acertos, com a generalização que até um símio condenaria, aponta para os malefícios que as O. Globo e certos intelectuais fazem para os brasileiros. E justifica a possibilidade de um ex-presidiário disputar o próximo pleito presidencial. Os cidadãos estão atentos.

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Mas, Kow, o Lula não foi preso pelos 14bi, do que tás falando?

    2. A R Souto

      A propósito uma ministra da Espanha vem ao Brasil dialogar com o PT. O que a ministra vem ensinar? Corrupção, esfacelamento de empresas públicas, empréstimos para regimes hediondos, ocupação de triplex e sítio, concessão de empresa para filho, diálogo rentável com empresários, eliminação de oponentes e causar uma insuperável crise social, moral e política? Ou aprender, para praticar na volta?

    3. Rodrigo De Souza

      Lula foi posto na cadeia porque foi vítima, ele mesmo, de uma quadrilha que o quis tirar do poder. Saiu da condição de ex-presidiário para a condição de próximo presidente do Brasil. Quiçá no primeiro turno. Quanto ao Bolsonaro e seus filhos, contra quem há inúmeras provas incontestes, a cadeia é o destino.

  12. Antônio Carlos de Paula

    Quando vejo uma grande parte de militares de cócoras para esse presidente psicopata,também concordo que não servem para nada.

    Responda
  13. Jose Walter Da Mota Matos

    Esse papo de que a Globo apoiou a ditadura, não é bem assim, tem o lado B , que muitos se esquecem : a emissora acolheu em seus quadros, diversos artistas, autores, jornalistas, músicos. cantores, e intelectuais, considerados de esquerda que ali , além de emprego e segurança, puderam dar visibilidade ao seu talento e trabalho. Nenhuma verdade sobre o período de exceção no Brasil, é absoluta.

    Responda
    1. Luiz Benedito Xavier da Silva

      Exato, período de exceção e Poder, não tomado a força! Foi brando, se comparado a outrens!Devolveram a democracia e avisaram que o sindicalismo destruiria o novo sistema! Mentiram? E a Globo , de apenas ótima qualidade técnica visual, deseduca e comanda a Nacao, há 30 com benesses democráticas , vicia familias a libertinagens afins. E 10 anos no socialismo, de agora pseudos inocentes, cuja facada , bem ou (mal ?), planejada, os quer de volta? O mal se corta pela raiz!”Caserna jᔠbranda!

    2. Jesse G

      Sempre esse argumento gasto do "emprego"; como se empregar fosse generosidade dos patrões e não necessidade da mão de obra dos trabalhadores.

  14. Neli de Faria

    Nara leão: como nós, os idosos, fomos privilegiados.

    Responda
  15. Alvaro Almeida

    Belo documentário. Bela cantora. Nossa juventude precisa assistir pra aprender que o Regime Militar foi cruel com o Brasil. Aliás, muitos militares que fazem parte desse desgoverno são oriundos da ala dura do militarismo brasileiro daquela época. Tudo muito triste.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Cheiram a mofo, naftalina, ...

  16. wilson barbosa

    Nara nao é notícia, mas é o video na Globoplay. Isto sim é patrocinado, assim como cada artigo relembrando dela pra promover o video. A contradição está a solta, portanto é preciso dizer toda a História. A Globo apoiou a Ditadura e ter a sua memória hospedada no streaming da Vênus Platinada não a deixaria feliz. São as contradições dos nossos dias. Ou não, tudo pra Globo tem a ver com dinheiro, e só.

    Responda
  17. EDSON CARLOS MOROTTI

    Serve sim. Para comer picanha e tomar cerveja e de sobremesa leite condensado.

    Responda
  18. RICARDO BATISTA

    Acho que dá pra gostar do passado sem ser saudosista. Tão bonito a Nara Leão cantando A Banda ou Chega de Saudade acompanhada só por um violão. E o Rio muito lindo e mais ingênuo. Também lembro da minissérie Anos Dourados, que marcou a minha adolescência. E, pelo que a gente estuda, até os militares eram bem mais competentes.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Ainda bem que fez a ressalva, "pelo que a gente estuda", ou estudava em disciplinas obrigatórias, estes eram competentes e nacionalistas. Na real fico com a Nara.

  19. Dartagnan Santos

    FFAA que só fizeram massacrar o próprio povo,

    Responda
  20. Marcos Ferreira

    Estudar e reavaliar aumento do Fundão para campanhas políticas! Tomem vergonha na cara ; o povo está comendo osso !

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      E o exército, picanha, sendo que nem ossos deveriam ter.

  21. Marcos Ferreira

    Não está fácil para ninguém! A nossa segurança e esperança é Deus! Nada mais . ELE é a solução.

    Responda
  22. pedro coutinho

    a música também piorou demais

    Responda
  23. Ricardo Candido de Araujo

    Não servia naquela época e continua não servindo hoje. Uma inutilidade total.

    Responda
  24. jose carlos toledo junior

    Esse desgoverno escancarou o lastimável nível do oficialato brasileiro. Gente ignorante, arrogante, e sobretudo pedante. Sem autoridade, sem conhecimento, sem mérito nenhum ainda ganharam uma oportunidade para serem o que pensavam que eram, estadistas. Nem eles acreditam mais. Falharam espetacularmente. Isso é que dá gastar a vida passando revista em tropa. Nojo.

    Responda
  25. Humberto Isidoro

    Enquanto um trabalhador brasileiro passa uma vida inteira e não consegue muito mais que um salario minimo, nessas ditas Forças armadas, tá cheio de gente numa dita reserva levando salario integral . O caso do atual residente é exemplar. desde os 32 anos aposentado. O que esse sujeito fez para que nós paguemos salario pra ele posr todo esse tempo? respondo.. nada fez nada. E tem milhares assim. e até com a possibilidade de passar o salario paras filhas.

    Responda
  26. Humberto Isidoro

    Essa desserventia é de longa data. Trabalhamos para ser escorchados por essa turma que se acham donos do pais e que podem dispor dele como bem quiserem, seja em golpes ou em desgovernos como esse de agora. A quantidade de milico aosentado com 40 anos que depos nessa CI da Covid me impressionou. As forças armadas não me parecem ser uma instiuição nacional e sim um departamento de boquinhas com gente armada para, caso algo de errado para eles, eles reagiram contra a população;

    Responda
  27. geraldo magela sobrinho

    Afinal para que serve o exército brasileiro, a não ser para pagar pensão vitalícia para as filhas.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Serve para matar brasileiros, o que eles fazem mais e melhor do que em relação a qualquer eventual inimigo externo.

  28. geraldo magela sobrinho

    O exército serve dim: aos filhos netos, bisnetos avós, tataravós....e quantos parentes existirem.

    Responda
  29. Geraldo da Silva

    Eu me parece que o Mario quer matar-me do coração. Nessa quadra eu era adolescente e amava loucamente a Nara e a Ipanema da famosa Garota. Hoje tudo é nostalgia lembrança de um tempo que não se repete. O Br perdeu o bonde da História.

    Responda
  30. João Braga

    Tudo é relativo, tem a sua finalidade e seu valor. Alguém poderia dizer que Chico e Nara também não servem pra nada, melhor seria termos hospitais, escolas, etc. Essas frase de efeito, no fundo elas que não servem pra nada...embora alguns babem com isso...

    Responda
    1. Alaor Magno

      Está parodiando a teoria da relatividade e tentando explicar o surgimento do bolsonarismo? Ou esta apenas fazendo parecer um Einstein explicando física relativista e a teoria do caos sobre o efeito borboleta.

    2. Eduardo Luiz De Faria

      Nada a ver. Tens uma instituição pública caríssima, com 500 mil funcionários públicos, a qual não se sabe, realmente, para que serve hoje em dia. Afinal, o que todas essas pessoas fazem diariamente? O que todos esses oficiais de belos salários produzem em seus escritórios, além da eterna conspiração? Os artistas não são funcionários nossos e apenas vendem o seu trabalho.

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      João apesar de você, amanhã há de ser outro dia...

    4. João Braga

      O que tem uma coisa ver com a outra, pergunta o petista, supostamente pago que perambula aqui diariamente confrontando e ofendendo aqueles que não comungam as bobagens do foro de SP. Esses defenderam os que queriam fazer do país uma ditadura de esquerda, a semelhança de Cuba. As vezes tenho dúvida se vcs são ingênuos, ou muito espertos dependendo outros interesses.

    5. wilson barbosa

      Nada é tão absoluto como a inutilidade do exército brasileiro. Passe um ano dentro de um quartel e verá quão inútil é tudo aquilo. Nem preparação física adequada há. Agora imagina intelectual. Querem um lugar seguro pra nada fazer. Por isso mais de 3mil militares estão com salários duplos no Governo Bolsonaro. E vá lá ver, no dia-a-dia o que fazem. Nada. Como o próprio governo Bolsonaro. Millor Fernandes dizia: "Os militares do mundo sofrem de Neurose de Guerra e no Brasil de Neurose de Paz."

    6. wilson barbosa

      Nada é tão absoluto como a inutilidade do exército brasileiro. Passe um ano dentro de um quartel e verá quão inútil é tudo aquilo. Nem preparação física adequada há. Agora imagina intelectual. Querem um lugar seguro pra nada fazer. Por isso mais de 3mil militares estão com salários duplos no Governo Bolsonaro. E vá lá ver, no dia-a-dia o que fazem. Nada. Como o próprio governo Bolsonaro. Millor Fernandes dizia: "Os militares do mundo sofrem de Neurose de Guerra e no Brasil de Neurose de Paz."

    7. Carlos Fernando de Souza Braga

      Dio mio! É esse tipo de mentalidade ignorante e truculenta que está no poder. Notem o "argumento"! Em vez de Chico e Nara, melhor seria ter hospitais! O que uma coisa tem a ver com a outra, Deu do céu!

    8. Luiz Candido Borges

      João, nem o Chico nem a Nara mandam e desmandam no país, não apoiam o Bozo nem se aposentaram antes dos 50 com vencimentos integrais sem terem construído nada. Ao contrário, são artistas extraordinários que deixaram vasta obra engrandecendo a cultura brasileira. Você falhou novamente, João! Pede prá sair...

  31. Rodrigo Silva

    Muito bom, infelizmente o que vemos é um retrocesso do que temos de pior, e parte do exército (para não generalizar injustamente) é parte disso, assim como parte da "classe média" reacionária e hipócrita.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.