Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcio M Andrade

    Parabéns pelo texto e por dar espaço ao assunto, Cristina. Minha mulher quase morreu no parto de nossa filha e são fortes os indícios de que a equipe médica optou pela cesárea sem necessidade, contrariando um desejo de minha esposa (que era o de seguir com o parto normal). Um dos resultados: histerectomia parcial. Imagino que conheça, mas um dos livros que podem explicar a cultura que transforma médicos em monstros é "As Profissões Imperiais", de Edmundo Campos Coelho. Abraços

    Responda
  2. JOSE ALCIONE MACEDO ALMEIDA

    É preciso muito cuidado para avaliação, julgamento e acusação. O médico é um ser humano, um indivíduo. O médico não é um bandido, mas um bandido pode se tornar médico. A personalidade desse pode não ser moldado pelos ensinamentos e aprendizados na formação médica.

    Responda
  3. Eloisa Giancoli Tironi

    Meus comentários corretos e justos, totalmente sem máculas não estão sendo publicados. Que jornal é esse?

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Devo continuar dando crédito a um jornal que censura desta maneira? Porque os comentários vão na contra-mão do que diz a redatora? Que nível, hein?

  4. Eloisa Giancoli Tironi

    Por que não sai meu comentário com a história de minha avó e seu parto natural em 1912? Talvez pudesse ajudar a tirar do desconhecimento muitas mulherws que estão torcendo por esta Shantal. Ressalva: indeprndente de qualquer comportatamento pessoal impróprio do Kalil.

    Responda
  5. Ruy Pistelli

    Verificamos hoje com incredulidade o comportamento de certos profissionais atuando de maneira anti ética . Isso acontece em todas as áreas e profissões, o que deve ser combatido sempre !

    Responda
  6. Eloisa Giancoli Tironi

    Quando é que vai acabar esta discussão infrutífera e sem fundamento, criada por uma pessoa sem noção? Minha avó morreu miseravelmente de parto em 1912. Foi parto natural, ou alguém duvida? Deixou 5 filhos pequenos. Minha mãe tinha 4 anos. Foi um "MOMENTO SUBLIME" para a familia. Hoje, provavelmente, isto não teria acontecido, em vista do progresso tecnológico e médico.

    Responda
  7. Galdino Formiga

    Faltou assessoria médica para escrever o artigo.

    Responda
    1. verônica Alves de Souza Medeiros

      Faltou assessoria humanista para esse médico, e falta para muitos outros. Talvez falte se atualizar tecnicamente também. Médicos não são Deuses, erram demais, em termos técnicos e humanos, difícil é admitirem.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      É possível que um médico afirmasse, que os procedimentos foram necessários, em vista da negativa da parturiente e do perigo de perda da mãe e da criança.

  8. Sylvia Alves Corrêa

    Eu não deveria dar palpite neste assunto porque faço ressalvas às partes envolvidas. Ao médico pela condução do parto com palavras de extrema grosseria, que aparecem em trechos selecionados. À Shantal, pela dividendos que o caso pode lhe render. Bons tempos em que eu tive meus filhos em parto natural. Nenhum obstetra me perguntou se eu consentia na episiotomia ou se gostaria de ficar lacerada e consertar o estrago depois. Comparar esse caso a outros de estupro me parece, por ora, forçar a barra.

    Responda
  9. Eloisa Giancoli Tironi

    Por que não publicam o meu comebtário que explica que um parto é uma violência obstrética para qualquer mamífero existente na face da terra? E que, justo nesse momento, nos assemelhamos mais aos animais, que têm o instinto de reprodução da espécie?

    Responda
  10. Eloisa Giancoli Tironi

    Este "momento sublime" na vida de uma mulher põe claramente em evidência como nos assemelhamos a qualquer mamífero sobre a terra. É somente um momento de reprodução da espécie. Como qualquer outro animal. Não consigo entender o que há de tão sublime em dar à luz uma criança, um cachorro ou um bezerro. Só consigo explicar com o orgilho, também primitivo, de estar reproduzindo os próprios genes. Causa muito deleite, para a mamãe, para o orgulhoso papai e para toda a familia. SALUTE

    Responda
  11. Marcelo Magalhães

    O apelo humanitário que reconhece o poder de uma pessoa em evitar uma tragédia e promover o milagre do bem sucedido incorpora uma enorme quantidade de valores afetivos de alta intensidade. No mundo capitalista isso foi precificado e grandes competidores ocuparam os espaços mais lucrativos. O médico abusador é idêntico ao CEO da companhia que destrói o meio ambiente, ao jogador de tênis que não toma vacina, ou ao político fascista, todos foram escolhidos e alçados à fama pelas suas vítimas.

    Responda
  12. CLAYTON MARCELO PRADO DE CAMPOS

    Roger Abdelmassih sedava e estuprava as pacientes. As ações do obstetra são comparáveis ao estupro? A assistência ao trabalho de parto com uso de manobras não recomendadas e com agressões verbais devem ser denunciados e processados no âmbito Ético, Cívil e Criminal.

    Responda
  13. adenor Dias

    Todo médico é um pouco monstro! Gente que bajula essa classe, é idiota. Médicos são monstros necessário, porém monstros.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Faltam estudo e informações.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      ???????

    3. Fernando Candido

      ?

  14. MARCOS BENASSI

    Cristina, minha cara, será que não estamos falando de gentes despreparadas em situação de grande poder? Por que essa descrição não me parece tão distante do juiz que humilhou, na audiência, a moça estuprada, ou do policial que tem a vida do moleque preto nas suas mãos, na noite da quebrada. Parece-me que refletimos sobre coisas muito primárias, como igualdade entre as pessoas, a aceitação da violência e a responsabilidade nas relações de assimetria e poder.

    Responda
  15. Paulo César de Oliveira

    Essa Shantal é um caso a ser estudado. Grávida e tendo feito cesárea no passado ela: 1. Recusa cesárea; 2. Recusa o corte para facilitar o parto(episiotomia); 3: Recusa medicamento para amolecer o útero e facilitar o parto; 4. Critica o obstetra por ter empurrado a barriga(Kristeler). Como será que ela esperava que o bebê saísse de dentro dela?

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Tem que perguntar prá ela. Talvez ela pudesse dar uma solução. Essa dona queria um parto natural. Só que apareceram evidentes complicações, que tinham que ser contornadas . Mas ela negava as intervenções necessárias. Ela mesma detalhou muito bem o que aconteceu. Vai perder em juízo e vai ser condenada a pagar indenização ao Kalil xingador. Bem feito. Quem manda ser ignorante.

  16. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Cara Cristina, se for feita uma pesquisa sobre os motivos que levaram ou levam algumas pessoas a cursar Medicina, acredito que você terá a resposta para sua pergunta: "como médicos" e médicas "se tornam monstros?" Muitos(as) ou talvez a maioria apresentarão motivos nobres que o(a) levaram a buscar a profissão. Mas acredito que também muitos(as) - ainda bem que a minoria - não saberão dizer porque a escolheram.

    Responda
    1. Fernando Candido

      Adenor esta louco. Chamar Hipocrates de hipocrita, comparar a medicina (em geral) ao nazismo.. existem bons e maus profissionais, ssim como em todas as profissoes

    2. adenor Dias

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.