Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guido Nejamkis

    Cozinha bruta es el mejor blog de Folha (con todo respeto por el resto de los autores!). Una delicia, literalmente, que no evita los temas profundos, dolorosos inclusive. Parabens a su autor, Marcos Nogueira.

    Responda
  2. E Mathias

    Calabresa é calabresa, toscana é toscana. Assim é aqui em São Paulo. A Folha é de São Paulo. Os demais jornais que façam a sua resenha de pizzas locais. Viva a pizza paulistana!

    Responda
  3. RICARDO Guimarães

    Sou fã de pizzas desde a minha infância. Logo, já experimentei em todos os lugares do Brasil e em muitos países do mundo. A pizza acaba recebendo uma adaptação regional. Mas esta história de pizza sem queijo, é invenção de paulista. Em nenhum lugar do mundo, há pizzas sem queijo - é a base da pizza. Que me desculpem os paulistas, mas os piores programas que fiz em SP foi aventurar a comer pizzas paulistas: chucras, massa igual chiclete e seca, sem orégano e a maioria sem molho!! Um horror!!

    Responda
    1. raul neto

      Viajou o mundo todo e nao aprendeu a comer pizza. Você comeu a marinara em Nápoles? Tinha queijo?

    2. carlos campos

      Ricardo , não sei onde você se aventurou a saborear nossas pizzas , mas acredito que deva ter ido a poucos lugares , pois São Paulo é a capital brasileira da gastronomia e pizza da melhor qualidade você encontra na periferia , no centro, em bairros mais chiques ou menos chiques , enfim em Sampa comer é sempre um prazer, reconhecido por turistas de todo o país e do mundo. Qto a pizza sem queijo ser coisa de paulista , pesquise melhor antes de afirmar algo irreal. Saudações paulistanas!!!!!

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Só deve ter comido pizza numa das incontáveis horrendas pizzarias delivery.

  4. Marcia França

    Se a massa e o molho são bons... Pode ser com ou sem queijo. Adoro essa diversidade e "massaroca" que o brasileiro faz com os pratos que vem de fora. Pra fechar, ri muito com este texto. Experimentar sabores diferentes é meu prato favorito. 

    Responda
  5. ADOLFO VILLANUEVA

    O que no Brasil é conhecido como "pizza calabresa" é uma copia da "pepperoni pizza" dos americanos. A dos americanos leva queijo. Existe uma pizza calabresa na Italia, mas é uma coisa não bem definida. Como com qualquer comida "desnaturalizada", tipo o estrogonofe brasileiro, o que importa não é a proximidade com o original, o negocio é se esta gostosa ou não. Eu prefiro com queijo, mas como sem queijo também, a massa esta boa, o tomate bem temperado, a lingüiça é boa, o queijo é de qualidade?

    Responda
    1. raul neto

      Errado. A pizza calabresa em São Paulo é anterior ao pepperoni americano. Nasceu no Brás na década de 30.

  6. carlos campos

    Marcos sempre brilhante , sendo comentando comida ou politica. O cara estraçalha em qualquer assunto. Pizza de calabresa só vem ou deveria vir , com calabresa e no máximo , cebola. Já quem gosta de pizza de calabresa com queijo , deveria ver se no cardápio da sua pizzaria preferida tem a opção , calabresa com queijo , simples assim. De qualquer jeito , pizza como nós , paulistanos fazemos , ninguém chega aos nossos pés , modéstia à parte falando.

    Responda
  7. José Natalício de Araújo

    Cebola em pizza nunca

    Responda
  8. gilberto schoncer

    o q vier eu traço , afff !

    Responda
  9. Galdino Formiga

    Ler um especialista em comidas é sempre bom. Em política é um desastre.

    Responda
  10. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Está ficando irritante escrever qualquer comentário na Folha, porque a gente nunca sabe que tipo de expressão vai ser considerada passível de moderação. Seria interessante que se publicasse um glossário com as palavras demonizadas. O que não dá para entender é por que um comentário sobre pizza é censurado.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Concordo plenamente, inclusive este comentário está sendo submetido à tal moderação. A Folha nos trata como crianças mal educadas.

  11. Marcelo Rosa

    Com queijo ou sem, o que não pode é por ketchup. Isso é pecado!!

    Responda
  12. Marcelo Guimarães Freitas

    Sou do Sul e faço pizza há 25 anos. A minha preferida sempre foi calabresa e com queijo. Já fui há São Paulo umas 10x mas nunca notei a falta do queijo, mas também nem sempre comi de calabresa. Ano passado vendo um vídeo aprendi a fazer sem queijo e com cebola roxa crua. Eu gostei muito, mas agora faço com bem menos queijo e troquei pra parmesão. Ficou excepcional. Excelente coluna.

    Responda
  13. luiz jose almeida fayad

    Como faz bem ler a sua coluna.Apesar de ser um assunto aparentemente irrelevante,você soube torná~lo atraente .Como dificílmente eu peço pizza de calabresa,devido ao fato abordado por você,a má qualidade da calabresa ,no país todo e també na região onde moro(litoral catarinense,desconhecia estas nuances referente a pizza calabresa.Então,concordo com você,isto não seria assunto para ser discutido e ter a relevância que teve,a solução que voce sugeriu é simples: fazer o pedido com ou sem queijo.

    Responda
  14. José Cardoso

    Essa eu aprendi por acaso com uma colega de trabalho paulista. Até então para mim toda pizza tinha queijo.

    Responda
  15. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Que se danem as tradições e seu contraponto, a evolução: para mim, como carnívoro - independentemente de ser paulistano morando em Florianópolis - a pizza de calabresa é linguiça, cebola e azeitonas pretas. O queijo, assim como o trigo no quibe, ofusca o sabor da carne! Fora com eles!

    Responda
  16. Nilton Silva

    Parabéns ao colunista por tratar de comida numa coluna sobre... comida.

    Responda
  17. JOÃ O CARLOS CORREIA

    Melhor que uma pizza...são duas. Quanto a linguiça concordo 100%. Estão um lixo.

    Responda
  18. filipe moura lima

    Sempre peço: calabresa com muçarela! Só não aceito ''calabreZa'' nem ''muSSarela''.

    Responda
  19. RICARDO BATISTA

    Qualquer paulistano sabe : Peça sua pizza meia muçarela, meia calabresa. Geralmente custam o mesmo preço. Pronto tem cebola e tem queijo, mas a sua solução foi boa. E na pandemia aprendi a fazer cuscuz paulista. O nosso é pro almoço e o do Norte para o desjejum. Os dois são ótimos! E muito divertido brasileiro se queixando de pureza. A gente avacalha com tudo. Ainda bem, aliás.

    Responda