Tostão > Ainda é cedo para colocar Vinicius Junior entre os melhores do mundo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Com a carência de armadores, não caberia ao Tite um pouco de imaginação tentando encaixar o Daniel Alves e o Marcelo junto com o Casemiro?
Esqueceu de mencionar o América ,que fez um baita campeonato brasileiro, classificando para a Libertadores pela primeira vez em sua centenária história.
Tostão é um dos poucos jornalistas esportivos brasileiros coerentes e conscientes, há vários anos. Hoje em dia basta um jogador de futebol realizar duas ou três partidas excepcionais para que alguns jornalistas esportivos exijam, imediatamente, a sua convocação para a seleção brasileira. Vide o meia Jean Pyerre do Grêmio. Bastou ele jogar meia dúzia de partidas de forma excepcional para que alguns jornalistas esportivos da Rádio Gaúcha afirmassem que o jogador seria titular absoluto da seleção.
Concordo. Talvez seja o jornalismo atual que valoriza muito aquele jornalista que indica um jogador que desponta hoje e acerta amanhã como um valor da profissão. Acredito que o Tostão não faz parte desse time, ou desse jornalismo.
Penso que o problema dos jogadores brasileiros candidatos a craque está na cabeça. O cara começa a despertar atenção da mÃdia, fica mimado, por falta de maturidade e excesso de carência, e acaba se tornando um mascarado. Espero que não ocorra o mesmo com o VinÃcius.
Às vezes o futebol tem de gerar comentários, explicações. É assim na crônica e nas entrevistas coletivas dos treinadores. Uma chatice. Assemelha-se a uma dona de casa que tivesse de explicar como preparar arroz e feijão todo dia. Bota um pouco de óleo, frita o alho até ficar meio dourado... Quando o jogador está mais aberto, é só dizer que deveria ter atuado mais fechado; ou o contrário. Mas, reconheço que tudo que faz parte do cotidiano fica óbvio e a imaginação tem de entrar em campo.
Dentro do status quo mercantil, a convocação possui mais lógica do que no gramado, mas é compreensÃvel. Convocação é a Bolsa de Valores futebolÃstica. Os bastidores e entornos da seleção sempre foram seletivos a quem fala o que o corporativismo e a polÃtica tolera. O colunista foi genial nos campos, mas essa tal 'estrutura' se contenta com sua posição no lugar-comum da crônica esportiva. Assim, todos ficam felizes sendo mantenedores da mesma estrutura da qual fazem parte.
Vinicius Junior contra a Argentina nao jogou nada. Nao é esse craque que o flamenguista Tostão insiste em tentar nos convencer, com essa conversa mole. Paqueta tbm é jogador mediano. Tite nao tem que procurar lugar pra ele no time. Selecao ja teve muitos reservas bem melhores do que ele. E até jogadores que nao tiveram chance na Selecao.
Não só Tostão e 100 por cento dos comentaristas, que vivem em torno do futebol, não percebem que o futebol praticado no Brasil só tem um objetivo: ser produtor de matéria prima para ser burilada na Europa. O jogadores brasileiros hoje são meras commodities, que serão processadas nos exterior. Para abreviar este processo, os maiores clubes brasileiros importam técnicos para adequá-los aos esquemas táticos dos paÃses consumidores. Isto significa a morte da nossa cultura futebolÃstica.
A mediocridade do futebol mundial é de tal magnitude que um jogador como VinÃcius Júnior é cogitado entre os "melhores do mundo". Para se ter uma ideia, Mário Sérgio e Zé Sérgio, que jogavam pela "ponta esquerda", nunca foram cogitados entre os melhores do mundo, mas desde sempre são melhores do que VinÃcius Júnior. Não por acaso, o Brasil não ganha nada, exceto a grande humilhação alemã e a grande vergonha argentina; ambas em Casa. E assim será. O Brasil não tem NENHUM CRAQUE digno do nome.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tostão > Ainda é cedo para colocar Vinicius Junior entre os melhores do mundo Voltar
Comente este texto