-
Pablo Fonseca
Meio infantil esse negócio de ficar regulando título e autor .Não pago assinatura para ficar brincando de pega esconde.
-
Celso Augusto Coccaro Filho
Com o tempo passando rápido, assexuado já quase estou. Imortal acho que não vai dar
-
Jose Voto
Excelente texto! Qual o nome do livro citado por Pondé?
-
Carolina Figueiredo
E a extinção dos jumentos, coitados!
-
Carolina Figueiredo
Esse texto foi muito legal!
-
SERGIO VICENTIN
Catarina Rochamonte já se despediu. Quando será a vez desse pseudo filósofo?
-
Ricardo Villas
Vejo tanta gente utilizando o termo "ciência" para justificar suas pretensões ideológicas, no entanto, esse pessoal se contradiz quando a ciência demonstra geneticamente que não existe meio termo em matéria de sexo. Biologicamente, ou cientificamente, só existe homem e mulher. O resto invenção! Ponto final.
-
jose sousa
Olhe através da janela da sua casa. Praticamente tudo será invenção. Vivemos em um mundo basicamente inventado. Existem gametas masculinos e femininos, o resto é invenção. Nascemos todos nus, o resto é drag.
-
-
Ana Monteiro
Custava informar o nome do livro ou autor(a)? PQP!
-
Bruno Camacho
Hahahahaha... Também fiquei assim.l (por Maria José)
-
-
Paloma Fonseca
Esse romance, que desconheço, não corresponde ao que a maioria das ficções projeta para o nosso futuro, um mundo pós-apocalíptico, no qual as pessoas disputam, com armas, os recursos básicos da sobrevivência: comida, água e um teto, isto pra se proteger do aquecimento global, alienígenas, zumbis e do semelhante. Eu já ficaria satisfeita de haver um mundo no qual as pessoas pudessem ser o que são sem serem atacadas, subjugadas, excluídas ou mortas por isso. É pedir demais?
-
José Duarte
Ponde ensinando pra que serve filosofia. Descontraídos.
-
FERNANDO GOMES
"Polêmica idiota de gênero" - mais uma pérola misógina e sexista desse articulista abjeto. Eu não consgigo entender como essa Folha não se posiciona.
-
Bruno Camacho
De "abjeto", o articulista não tem nada. Quem não gosta, que não leia, até porque nem sempre o articulista é bem compreendido; muitos preferem partir para a agressão à pessoa, em vez de expor o ponto de vista sobre o assunto. A Folha manter o articular já é uma tomada de posição, feliz, diga-se de passagem. (por Maria José)
-
MARIO R M COSTA
E porque tem um monte de gente que lê e comenta. Isso dá lucro.
-
-
Ana Vázquez
Parece exatamente igual Admirável Mundo Novo, só que com algum material novo contemporâneo pra imaginação (inclusive a parte de manter nações pobres em "reservas"). Não sei qual a originalidade dessa obra nem porque mereceu um texto que aliás é uma análise bem rasa da questão. A única coisa que o Pondé tem a dizer sobre um futuro com seres assexuados é "agêneros e assexuados ganharam a guerra idiota dos gêneros"? Parabéns...
-
PAULA FARIA
"Admirável Mundo Novo" é paradisíaco perto do mundo descrito nessa coluna.
-
-
laudgilson fernandes
Nisso, sempre vai ter um/uma para querer papar o outro/outra. Sem sacanagem o mundo não existe.
-
José Augusto Bernabé
O Darci Ribeiro tinha razão quando disse aos seus Alunos: "Nós viemos ao Mundo pra fazer Fuke Fuke, ora bolas, precisamos e inúmeras gerações para sabermos quem de fato somos."
-
FERNANDO RAINWolf
Admirável mundo novo.
-
Sem Paciência com gente burra
Caramba Pondé vc só fala besteira.
-
João Victor Malini Pissinatti
Homo Deus? Yuval Harari
-
MARCELO DAWALIBI
Não deve ser. No começo do artigo ele falou que se trata de um romance. Tentei o Google, mas não ajudou muito; me mandou para um livro da Nora Roberts...Vamos torcer para alguém aqui nos comentários matar a charada.
-
PAULO PROL MEDEIROS
acho que não é este. Harari não fala em reprodução assexuada
-
-
Alexandre Pereira
É um mote, meio passado, mas um mote. Entendo como um tema colocado em discussão. Atribuir as virtudes e mazelas humanas a um conjunto reduzido de características é bastante limitado, seremos felizes e infelizes na medida em que novos obstáculos, como ressaltado no final do texto, se apresentarem. E isso só com considerações antropocêntricas. No momento, em um único planeta, somos somente uma espécie iludida em extinção. O universo não sentirá falta da nossa arrogância.
-
JAILSON DE BEZERRA
Nos dê o nome do livro. Ou é um esboço de uma obra futura? Talvez o autor do futuro seja também desprovido do desejo da fama.
-
CAIO PETRI
Qual o nome do livro?
-
Lucy Cristine Correia
Kkkkkk adorei.
-
Carolina Figueiredo
Eu também!
-
-
Lucian Brum
Cite o livro, por favor.
-
Rafael Pimenta
A outra dotôra filósofa se foi hoje, uma boa notícia. Quando que o Pumdé se vai? Já tá fazendo hora extra aqui.
-
Emerson César de Campos
Hoje se despediu da folha, e já foi muito tarde, Catarina Rochamonte. A Folha deveria acabar com o espaço para lavajatistas reacionários que se sentem traídos pelo desgoverno que está aí, caso no esbirro mor é o Pinocchio das Araucárias. Folha deveria aproveitar e mandar embora o Narloch, o Jeferson e outros tantos. Mas sobretudo nos brindar com a saída de Luizinho, o niilista fake.
-
Emerson César de Campos
Deixe de ser malídicente. Tu queres palco, como tb ép desejo de seu Guru Luizinho. Onde está a intolerância em minhas palavras? Eu não fico no muro. Não passo pano para fascistas e reacionários. Já te disse, eu não vou ter dar trela, fique bem mal acompanhada com seus pares bajuladores do grande guru. Ahh, e se fizeres denúncia do meu comentário eu o postarei novamente qtas vezes for necessário.
-
Carolina Figueiredo
Olha o nível de tolerância com o outro deste comentarista!
-
Eduardo Lara Moreira de Souza
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Emerson César de Campos
Faz arminha que passa, cura unha encravada e faz baixar o preço da gasolina. Que nível Luizinho tem os leitores que merece. Eu me pergunto o que negacionistas fazem aqui não Folha de São Paulo. Melhor ler o manual do reacionarismo e ver como viver com rachadinhas. Para terminar, o Pinocchio das Araucárias, a segunda via do Bolsonarisno, tem também os eleitores que merece.
-
Thiago Magalhães
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Nasemar Hipólito
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Max Morel
Bem se vê que você é um baita democrático, só que não.
-
-
Edivaldo Oliveira
Ponde e suas verdades. Adoro vê-lo no programa Linha Direta. Para entender Ponde não se pode ter medo da verdade, por isso muitos o temem. Aliás, estou lendo seu último livro "Infelicidade para corajosos" e posso afirmar que sua filosofia é dessas que nos ajudam a viver. Eu disse "ajudam". Não usei a palavra "ensinam" porque, conforme diz Ponde, isso é coisa de picaretas e livros de autoajuda.
-
Gilberto Rosa
Parceiros do Ponde fazendo propaganda.
-
-
Wagner de Oliveira Souza
Um texto pífio, escrito por um pseudo filósofo que não constrói uma narrativa envolvente, pois o encadeamento das ideias é atrapalhado.
-
elcio matos
É impressão minha ou o Pondé fez uma análise baseada no personagem de Sheldon Cooper da série "The big-bang theory"?
-
Fernando Reis
Pondé é ótimo, mas seus críticos já o encaixotaram no tal estereótipo, homem, branco, cis, hétero, velho, que dentro da intersecionalidade é o último a falar.Fico com ele!!
-
Eduardo Lara Moreira de Souza
Somos dois.
-
-
Renato Caldas
Em resumo: o artigo se resume a uma sinopse mal humorada de um livro cujo título ele não informa. Se fosse na escola, tomava zero nessa redação. Benza Deus...
-
Rafael Pimenta
É o uísque.
-
-
Elismar Dias
Curioso pra saber não da obra que ele não leu... E sim muito mais a razão do colunista ainda ter espaço para ocupar, quando há tanta gente com ideias de verdade. Com a palavra, o ombudsman da Folha.
-
Eduardo Lara Moreira de Souza
Ideias de verdade segundo sua logica? Ele continua um ótimo ombudsman, espero que vá longe ainda por aqui.
-
-
André diniz
Gostaria de saber qual é romance !
-
Gil Almeida
A natureza sempre concerta a si mesma. O dia que formos imortais, viveremos várias vidas em um mesmo corpo e alma. A reencarnação se dará na vida prolongada. A esperança e o desafio será ensinar truques novos para cachorros velhos. A boa notícia é que quando atingirmos a imortalidade, já teremos concertado a capacidade de aprendizado daqueles que nasceram torto. Bem vindo ao feliz mundo da imortalidade.
-
Luis Otávio Moraes Monteiro
Fiquei curioso em saber qual o nome do livro. Já encontrei o admirável mundo novo e o particulares elementares (citado aqui nos comentários) mas ainda não sei se é esse que o enigmático Pondé faz referência. Alguém pode me ajudar com o nome do livro e sem spoilers, RS?
-
Pedro Paulo Ribeiro Calderaro
Que doideira kkkkk adorei
-
rodrigo vaz soares
Não evoluindo para pondés, já estamos no ganho.
-
Caiodê Cardoso
Partículas Elementares, de Michel Houellebecq
-
Carolina Figueiredo
Imagino que pondé não quis fazer propaganda do livro abertamente justamente por ter achado somente esta ideia do texto interessante.
-
Carolina Figueiredo
É Igor deve ser no mínimo interessante ler a opinião de quem não gosta da gente. É fugir do torpor.
-
Igor Oliveira
É esse mesmo. Eu, particularmente, não gostei do livro. Uns 10% do livro trata da história que o Pondé discutiu, o restante não tem ligação com o tema. E o autor mostra no livro que não é muito fã do Brasil.
-
-
MARIO TAKAHIRO NISHIDA
Vamos ponderar, Pondé! Existe a alma das pessoas, também nutridas pela espiritualidade.
-
JOSE LINO DA SILVA
Enfim, o fim dos pecados carnais. Mas como ficarão os pregadores do apocalipse nessa fase? Há, se ajustarão ao mercado, sempre existirão os ávidos pelo além do aquém.
-
Newton Broetto
Ele poderia avisar a faixa etária a que se direciona a publicação. Kk Algumas ele escreve para adultos, outras vezes para crianças. Só descobrimos depois de ler.
-
Reinaldo da Silva
O marketing do Pondé é fazer com que os leitores se sintam chocados, indignados ou algo parecido, e passem a atacá-lo. Sua estratégia mercadológica é o uso da polêmica. Ele usa esse espaço como uma cracolândias digital (redes sociais). São os comentários negativos que alimentam a sua visibilidade e, claro, o seu ganho. Não caiam nesta. Fiz esse comentário para tentar esclarecer a manipulação usada pelo Pondé. Claro que este comentário não serve para os convertidos pela "lobotomia pondeana".
-
Carolina Figueiredo
Nossa! Vc é militante do torpor?
-
Eduardo Lara Moreira de Souza
Somos todos niilistas, em graus diferentes, uns mais outros menos, Pondé é apenas um filosofo que escreve sobre inconveniências que não gostamos em nos mesmas, inclusive nele próprio. Prova disso são seus comentários lacradores.
-
Caiodê Cardoso
tampouco sabe o nome do romance, creio eu
-
Caiodê Cardoso
é evidente que você não faz ideia do romance supracitado
-
Reinaldo da Silva
Caro Aziel, que romance? Pondé usa sua coluna para destilar o seu "niilismo financeiro", uma espécie de rebelde sem causa para arrebanhar seguidores ou para agradá-los. Um modismo para feito de marketing. O romance é só uma desculpa para ele escrever sobre ele mesmo. Não existe um parágrafo sequer sobre o romance em si. Uma frase aqui, outra ali. O restante faz parte de sua estratégia mercadológica como mencionei acima. Abraço.
-
Aziel Miranda Gusmão
Calma, Reinaldo! Pelo menos fale alguma coisa sobre o romance mencionado.
-
-
J J D Santos
Isso jã esá acontecendo. O destino da humanide é dissolver o machismo. Claro que alguns não vão entender do que estamos falando, mas isso faz parte da comunidade terra plana.
-
Hernandez Piras Batista
No dia que a Folha se curar da síndrome de Narloch e concluir que o tempo de Pondé acabou, sugiro vivamente que seu sucessor seja um adulto ou, pelo menos, um adolescente menos narcisista.
-
Thiago Magalhães
Acho que alguém aqui tem dificuldade em conviver com opiniões divergentes. Cuba, Venezuela e Coreia do Norte são boas pedidas pra vc, meu caro comunista aloprado
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.