Celso Rocha de Barros > Fraqueza da centro-direita não é desculpa para ignorar risco que Bolsonaro traz à democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O grande erro é achar que o risco à democracia É o Bolsonaro. O grande risco à democracia é o sistema que criou o Bolsonaro. E do qual, Lula e o PT são comensais frequentes.
Realmente, se Bolsonaro terminar o mandato, será desastroso para a qua dri lha p&t e asso ciados. E aà vem a pergunta ao en cabr estado articulista: És um becillóide útil, ou fazes parte do ban do?
Celso vê se cr ia ru bor nesta fa ce madei rosa. Bolsonaro tem seus riscos, mas não se compara com o fa mi gerado e abj eto Fo rum de SP, a grande pátria, mens alão preto lão, o asque roso programa do P&T, tudo que o Sr. defende de un hás e den tis. Ou dé fender o LuisinhoNoveDedos, hoje, não está inclu so o passado te né brozo da tris te fig ura,? Mó ralmente inde fensável
....por maior absurdo que seja. O Bozo sacudiu a "árvore" democrática com sua deficiência. Ante tal situação, inexistindo previsão legal, o STF transformou-se em "Conselho Tutelar", para atos absurdos - preliminar de cautela. O Congresso, com reserva, faz a dele. Quantos "atos" do Bozo foram desfeitos? Assim, mesmo além do direito constitucional, a democracia está garantida, p.ex., o "inquérito" iniciado há 2 anos que indicia qq um que ameaça-a, cargo do "Tutor" Alexandre de Moraes.
Celso põe na sua cabeça o maior risco a democracia é a co rrupção cultural e sistemica embalada na impunidade, e na desconfiança no judiciário.
O maior risco a democracia vem da familia Bozo, e a corrupção cultural vem da familia Bozo, e o cara não quer enxergar , ainda bem que a farsa esta chegando ao fim!!! feliz 2023 para todos os brasileiros que serão felizes!!!!!
PrezadÃssimo Celso, bem analisas nossa polÃtica. Nesta, parece-me, o Carlos analisa melhor. A redemocratização decorreu da soberba do ditador Geisel. Com controle da 11a e 12a Brigadas (SP) , das quais uma sob comando do Gal. Moraes Rego, demitiu o genaral-"pretendente" Silvio Frota (grupo referência do Bozo) do Min. da Guerra (12/out/1977). DaÃ, a "abertura lenta, gradual,..". Até 2018, nunca houve confronto com "esse pessoal" em nenhum governo, tanto que os torturadores foram anistiados, ...
bom dia,alguem sabe se bolsonaro carteira pra pilotar jet ski,a mesma marinha que fez sua proteçao é a responsavel pela fiscalizaçao
Ótima pergunta, porém a quem se dirige?
A democracia funcionou quando tirou um partido corrupto do poder. Espero que continue funcionando e que não reinstale no poder um criminoso condenado em 3 instâncias.
Três instancias jurÃdicas, 11 juÃzes todos unânimes em condenar o cri mi noso. Unânimes. O juiz Moro é um craque para manco munar com os outros dez, que força de conve cimento. Que fé ra né!!!
Marinondes para que se julgue alguem o juiz tem que ser uma pessoa integra, honesta, imparcial , não é o caso do Moro, além do mais a sentença final é na ultima instância, leia alguma coisa sobre "direito" pode fazer alguma consulta na Constituição , agora pode ver estamos na democracia graças ao STF pois o pequeno ditador é burro!!!!
O preso polÃtico foi inocentado pela instância máxima do paÃs.
Querida, já tem um criminoso instalado na presidência agora
O Carlos Pereira está certo. Temos que analisar o que ocorre, não o que o presidente supostamente gostaria de ter ocorrido. O fato é que a imprensa é livre, o congresso manda muito, e as decisões do STF são independentes. Além disso os governadores mantém sua esfera de autonomia. O grande debate é fiscal, é a distribuição da carga tributária.
Esta errado sobre a democracia brasileira? Está sim, pois você é a ilustração do desastre democrático.
Celso, carÃssimo, se arrancamos o Bozo do trono, a democracia funcionou. Só que a máquina estatal quebrou legal, como cê listou. E a representação partidária e parlamentar deu mais uma esmigalhadinha, com a compra e venda de votos, cabrestos e honras. Dê-se o nome que quiser: nóis já sifú.
A suposta centro direita brasileira está fraca por ter apoiado e ainda apoiar a extrema direita. Poucos são os que romperam. Entre a centro esquerda e o fascismo fecham com o último. Num segundo turno, Moro e outros apoiarão quem? Ah, neutralidade? É o mesmo.que apoiar a reeleição.
Exatamente isso. Só não admite q o governo do minto é antidemocrático, corrupto e dado a mamatas para os parças quem não quer.
Existe dois sentidos da palavra funcionar que deveriam ser considerados. Digamos, um relógio que atrase umas duas por dia mas forte o bastante para sofrer pancadas, agentes corrosivos e o diabo, mas continuar atrasando suas duas horas diárias. Nosso sistema parece resistir bem mais que a democracia de 45, mas não entrega o que se espera dele. Ele não é capaz de contrapor alternativas às questões relevantes para a decisão do eleitor. Ficamos remoendo questões mal resolvidas e o debate público (+)
Como diz o velho ditado, caro Alberto, relógio que atrasa, não adianta: leva 10 dias pra mostrar a hora certa. Melhor seria parado, faria o serviço duas vezes ao dia...
E a censura sem cabimento da Folha continua, é outro exemplo de instituição que não funciona.
é uma obra de nonsense. Exemplo: Lula foi absolvido ou apenas "descondenado"? Se funcionasse, não poderia permitir que a situação de um Sérgio Moro permanecesse indefinida: como um sujeito que instrumentalizou uma investigação da maior relevância para o paÃs (os desvios da Petrobras) pode se candidatar a presidência. Ou, para compensar meu viés esquerdista, como o sistema não conseguiu oferecer ao eleitor uma alternativa menos ruim para substituir Dilma em 2014 (eu anulei meu voto).
Nossos "conservadores" estão mais pros alemães conservadores de 30 que para os ingleses conservadores de 30.
Que texto! Muito bom.
A direita e o conservadorismo continua firme e forte no Brasil apesar da perseguição da velha imprensa e do STF. E quem ameaça e ataca a democracia no Brasil é exatamente o STF. Faça outro texto e descreva onde Bolsonaro ameaçou a democracia. Já o STF dispensa comentários.
Se não fosse pelo S T F, já estarÃamos numa ditadura. Quem incita a queda da democracia e fechamento de instituições é criminoso e deve ir preso.
O que não continua bem é a concordância verbal, né, Adriana?
Hahahahah, boa! Agora conta aquela da velhota contrabandista de lambreta - do Stanislaw Ponte-Preta - que resolveu aderir ao neoliberalismo e começou a levar cocaÃna dentro do tanque e armas pra milÃcia do Bozo debaixo do banco...
Demonstre você quais as decisões do STF que ameaçaram a democracia. A tese utilizada por reacionários e mentecaptos é a de destruir por dentro a democracia, por isso que de forma desavergonhada defendem golpe militar e ditadura. A cara de pau e a mentira contumaz lhe são comuns.
A direita e o conservadorismo continuam..., Dois núcleos de sujeito, verbo no plural. Qto ao minto não ameaçar a democracia, se todos os fatos arrolados no texto e outros q lá não estão não são capazes de convencê-la, sugiro um pouco de estudo do q venha ser democracia: vontade da maioria da população representada em atos e ações governamentais. O esforço do minto em dificultar a vacinação em um paÃs em q a maioria deseja a imunização já é uma atitude antidemocrática.
Você não é conservadora, você é reacionária e fascista. O conservadorismo defende a prudência, o respeitos às leis, às instituições, uma economia de mercado, a moderação. As bases da sociedade. Você quer defender ataques contra a ciência, negacionismo contra vacinas, ataques contra LGBTs, arminha na mão e um ditador no poder. Bolsonaro é a morte, Bolsonaro é uma peste, cai 17, cai 17!
Releia o texto, ou pelo menos o sétimo parágrafo: a descrição que você pediu está sintetizada lá. (Marisa)
Muuuuuu
Na época não entendemos o chamamento de Tancredo para não cairmos no jogo do Maluf de levar o paÃs ao confronto. A ditadura caiu e a democracia pariu até o BozoÂ… Agora é hora de não cair no jogo do confronto do Bozo e concentrar na resposta das urnas. A mÃdia poderia contribuir fazendo um boicote à s bravatas do Tosco.
Excelente texto!
A direita democrática está sequestrada pelo bolsonarismo. Está refém dele. Muito em função da "escolha difÃcil". Ou seja, do seu antipetismo patológico. E boa parte da direita, aquela que não é muito apegada à democracia, que fez vista grossa de 1964 a 1968, sofre de uma espécie de sÃndrome de Estocolmo. Seguem apaixonada pelo seu sequestrador.
Bolsonaro leva o desprezÃvel Augusto aras na ponta da coleira. E por outro lado, é mantido na ponta da coleira pelo inominável Arthur Lira.
Celso, vamos trabalhar para que o Lula se eleja já no primeiro turno para não dar qualquer chance para o azar.
Vá de retro, satanás!! Fora la-drão.
A solução da direita em 2022 poderá ser trocar Bolsonaro por Moro, seis por meia dúzia. A própria esposa do Moro afirmou que seu marido e Bolsonaro eram uma coisa só. Ela tem razão.
A centro-direita pariu o monstro que se encontra no poder. E para tanto não pensou duas vezes em montar um conluio para excluir a esquerda das últimas eleições. A maracutaia fracassou, a farsa foi descoberta, Moro declarado suspeito pelo STF. E agora somente a mesma esquerda diuturnamente perseguida pela mÃdia, pelo poder economico, por banqueiros e latifundiários, é a tábua de salvação da economia e da democracia.
Nem Bolsonaro, muito menos Lula. Doria e Moro são alternativas no primeiro turno. Caso aconteça o pior, com os dois populistas no segundo turno, voto nulo, pois a democracia permite.
Não questiono o voto em quem quer que seja. Votar em branco contudo não é dizer que nenhum candidato serve é dizer que qualquer um pode governar. Entre o diabo e o capeta procure escolher o que causar menos estrago isto se, ambos realmente pertencerem ao mesmo espectro. O que não é o caso.
Dória e Moro? Bolsodória e o Ex-Ministro da Justiça de Bolsonaro! Você é um bolsonarista!
Leia no Jornal do Brasil ou dê um Google: ´´Kakay: 'Achá bão é crime?'``
Esse sabe tudo de democracia
Vamos ter a prova do pudim depois que ele perder a eleição. Mas bem que Bolsonaro já podia ter caÃdo depois de tanta irrresponsabilidade e incompetência, tanta quebra de decoro etc. No Reino Unido, Boris Johnson passa um aperto danado por bem menos. Precisamos nos livrar desses saltimbancos. Trapalhões, porém espertos.
Que tese é essa? Então o cara prega o golpe, defende ditadura, tortura, censura, mas como ainda não tem força pra isso não pode ser acusado de autoritário. Em 64 houve quem só tivesse acreditado no golpe depois de acontecer. Hitler era assim, antes de ser governo não era risco, depois não faria o que dizia. Esse é o discurso de quem as portas de outubro vai votar nele contra Lula.
Vai renunciar ou ser afastado por insanidade mental...Bozo não tem cura. Seu penteado é prova que ele não regula bem da bola ...Kkkkk
Ninguém é obrigado a gostar do PT. Mas não gostar do PT não é desculpa para apoiar Bolsonaro. Na ânsia de tirar o PT do poder aceitaram votar em um fascista... Travestindo-o de "liberal-conservador". Há espaço no Brasil para esquerda e direita democráticas, apenas! Nosso paÃs precisa tanto de liberdade econômica quanto de polÃticas sociais! Mas, jamais devemos apoiar novamente alguém autoritário, seja de qual espectro for!
A questão é: bolsonaro aceitará o resultado das eleição em outubro ? Assim no mais ou menos.? E se ele alegar fraude das urnas eletrônicas. ? Quem vai impedir dele continuar no cargo ?
O Congresso e posteriormente decidido pelo STF, farão com que a PF tenha de tirá-lo algemado, de dentro do palácio, caso ele perca a eleição e se recuse a sair. Isso se, antes, um grupo de militares de alta patente não o fizerem por conta própria.
Rubens, mais uma vez Bolsonaro vai emular Trump. O ex-presidente americano não aceitou a derrota em 2020 e tentou reverter o resultado das eleições, inclusive incentivando aquela triste invasão ao Capitólio. Um ano depois Trump continua livre e mais forte que nunca, com ainda mais controle sobre o Partido Republicano. Talvez não dê certo para Bolsonaro, mas é um incentivo.
Maria, acho que os questionamentos do Rubens fazem sentido: há milicos saindo pelos ralos de toda a administração do Bozo; há generais "observadores" no TSE, STF; milÃcias empoderadas; chret in os ameaçando jornalistas do Intercept; há jornalistas vendidos na grande mÃdia; evangélicos surtados no "messias" com projetos de poder; experts da invasão do Capitólio já contratados pelos Bozos. Resta saber se a metáfora do berço esplêndido vai prevalecer sobre o brado retumbante do povo.
Quem vai impedir? Nós. Ou não irÃamos para a rua? Não haveria greves? O Judiciário ficaria quieto? O Senado?
A culpa de todo esse desastre de governo é dos asseclas ferrenhos do pr.
A culpa maior é de quem votou nele. Sem voto ninguém se elege.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Fraqueza da centro-direita não é desculpa para ignorar risco que Bolsonaro traz à democracia Voltar
Comente este texto