-
Carla Tarab
Maravilhoso! Justo no ponto certo. Parabéns a autora!!!
-
Marco A Moreira
Considero o texto da colunista fraco. Risério apresenta uma tese baseada em fatos, a de que os movimentos identitários podem vir a acarretar preconceitos. Não é uma racionalização do racismo, em nenhum momento ele defendeu essa aberração, nem que o negro não deva fazer valer sua voz ou se orgulhar de sua negritude. Devemos parar de polarizar ou ideologizar as discussões: brancos x negros,machismo x feminismo,conservadores x progressistas. Questione a tese através dos fatos apresentados!
-
DANIELA Krause
A discussão sempre será política e ideologizada. Não existe como discutir nada sem ideologia. Quando se acredita que existe tese só baseada em fatos, está defendendo a ideologia dominante. Sempre que existir privilégio de algum setor, seja econômico, social ou de cor, vai haver um grupo que não se identifica como privilegiado e não quer abrir mão dessa posição, usando argumentos como raça, gênero ou natureza. Além, ainda, feminismo não é o contrário de machismo
-
DANIELA Krause
A tese dele não é baseada na nossa realidade. Usa fatos ocorridos nos Eua para exemplificar a questão no Brasil. O fato de terem existido ou existirem eventos onde os negros discriminaram brancos não torna o movimento negro racista, com dá a entender. O racismo contras os pretos é tão explícito e normalizado, que falar na situação contrária é absurdo.
-
-
Marcos Barbosa
Vera Iaconolli, brilhante como sempre, acentua que a Folha não deveria abarcar tantos textos racistas, inclusive tem um colunista abertamente racista, Demétrio Magnoli, mas será a Folha também não é, mesmo que inconsciente.
-
DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA
Acho que a leitura de dois livros recentes - Torto Arado e o Avesso da Pele - dão subsídios para que o tal racismo reverso não passe de um delírio de quem nele acredita.
-
DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA
Acho que a leitura de dois livros recentes - Torto Arado e o Avesso da Pele - dão subsídios para que o tal racismo reverso não passe de um delírio de quem nele acredita.
-
Maria da Gloria Leite
Parece que vc não leu o texto todo. Mas sugerir que ele não deveria estar na Folha? É um escândalo? Censurado é sua proposta. Cruz credo!
-
DANIELA Krause
A Folha é privada, e tem uma linha editorial e publica o que quer. E, claro, não publica o que não estiver de acordo com essa linha. Censura seria se ele não pudesse publicar em nenhum lugar a sua opinião, por alguma ação pública.
-
-
Filipo Studzinski Perotto
Obrigado por esse texto excelente. Eu estou inconformado desde domingo ao ter lido o tal artigo abjeto publicado no maior jornal do pais. O editor da ilustrissima deveria pedir pra sair.
-
Camila Falcão
a branquitude é muito frágil mesmo, assim como a masculinidade e a cisgeneridade.
-
Géssica Belique
Um texto pertinente! Obrigada, Vera, por partilhar seu saber conosco.
-
José Bernardo
Preciso, cirúrgico, perfeito; mas sua publicação não absolve a FSP do des li ze de domingo. Como assinante, subscrevo integralmente o último parágrafo.
-
Evandro Botteon
Risériooooooo ??? Vera precisa como um bisturi, e necessária mais do que nunca. excelente texto.
-
Martins Costa
Coluna mais que perfeita. Também me estarrece o contraditório entre ciência e obscurantismo, civilidade e barbárie. Nestas situações não há concessões. Não há caminho do meio. Nem há ponderações. Folha, que vergonha!
-
Rodrigo Ribeiro
Risério, mostra a tua cara...
-
Antonio Catigero Oliveira
É muita covardia chamar de "racismo reverso' a reação tardia causada pelo racismo estrutural. Mas não deve ser surpresa, pois isso é mais uma prova da estrutura racista arraigada em nossa cultura. Só resta explicar, explicar, e... explicar.
-
Hildebrando dos Anjos
Em nenhum momento o texto do Riserio isentou a culpa da sociedade branca. Não sei pq é tão traumático admitir que existem pessoas pretas que odeiam brancos, assim como brancos que odeiam pretos e nenhum dos dois faz sentido. Eu sou branco, pobre e com vários amigos e parentes negros, este peso na consciência deve vir de pessoas como vc, da classe média alta que por gerações explorou o povo preto.
-
DANIELA Krause
Claro que existem pretos que odeiam brancos. Mas isso não é racismo porque os brancos não são marginalizados pelos negros por serem brancos. Ser branco te coloca automaticamente em um lugar de privilegio que o teu amigo ou parente preto não está.
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Esse raciocínio seu é, no mínimo ingênuo, e ajuda a disfarçar o que deve de fato ser trabalhado para que de fato possamos enfim acabar com o racismo estrutural. Algum branco foi escravizado como o negro no Brasil? Pergunta básica. Procure ler autores que tratam com profundidade do assunto: Silvio Almeida, Djamila Ribeiro, Sueli Carneiro, Abdias Nascimento, Ana Maria Gonçalves, etc. Quando compreender o que é racismo estrutural poderá contribuir para está luta tão necessária quanto urgente.
-
Carlos Fernando de Souza Braga
Tá tudo explicadinho no texto dela. Tente ler de novo, com calma, soletrando as sílabas. Caso não consiga, peça para alguém ler e lhe explicar.
-
-
Giovani Ferreira Vargas
Mistura alhos com bugalhos...
-
Paloma Fonseca
Essa pandemia veio pra ficar, não no sentido de permanência do vírus, mas no de que muitas coisas estão sendo desestabilizadas, entre elas o próprio racismo e as desigualdades que ele alimenta. É uma aprendizagem ler os colunistas e reportagens sobre o assunto, isso para não cair no conto do Risério. Quanto às diversas vertentes políticas, gosto da frase do ministro Luís Roberto Barroso, de que 'no mundo há espaço para liberais, conservadores e progressistas'. Ignorância é que não cabe.
-
JANAINA DE MORAES SANTOS
Bravissima! Melhor análise que li até agora!
-
RODRIGO DORNELLES
Parabéns pelo artigo, Vera! Daqui a pouco, em nome da pluralidade de ideias, a Folha vai publicar um artigo daqueles que tentam explicar a desigualdade social das pessoas de diferentes fenótipos em razão dos seus genes. Se bem que o artigo de Risério não é muito diferente disso. É uma coleção de anedotas ocorridas alhures para tentar, no final das contas, negar a existência do racismo no Brasil. Como esse cara se formou antropólogo?
-
RODRIGO DORNELLES
Raimundo, tem outro sujeito autodidata e que se diz filósofo, que mora lá pelos lados da Virginia. Estou começando a achar que há algo de muito errado com esses que se dizem autodidatas.
-
Raimundo Carvalho
Antônio Risério é um autodidata de notório saber que escreveu muitos livros sobre importantes aspectos da cultura brasileira. Sua luta contra a militância identitária do movimento negro tornou-se um triste capítulo de sua biografia intelectual. É também um profissional do marketing político. Talvez a proximidade das eleições seja a razão pragmática por trás do seu último artigo. Há razão de ordem econômica tbm. Risério ficou isolado na esquerda, está passando por uma pindaíba danada.
-
-
FERNANDO GOMES
Vera indispensável! Olhinhos de coração por esse texto certeiro e direto.
-
Nivaldo Villela
Belo texto e necessário. Vergonhoso o texto publicado na FSP e vergonhosa a postura das mesmas pessoas de sempre que passeiam por aqui como "zumbis" a defender 'a liberdade de expressão" para justificar a defesa do indefensável. Almas pequenas. Povo amargo.
-
Simao Pedro Alves Pego
Cirúrgica! Verdades difíceis de digerir pra muitos!
-
Ricardo Andrade
Texto excelente! Especialmente no último parágrafo e no último período. Parabéns à autora!
-
Luana Costa
Os argumentos utilizados pelo colunista risível são, no mínimo, torpes e precisam de análise de um profissional da saúde mental mesmo. Afinal, elaborar aquilo é muito curioso, mas acredito que o senhor precise de ajuda. Agora FSP validar a veiculação do artigo, em nome do pluralismo, isso sim é estranho. Há todo um cuidado na moderação dos comentários e não há esse cuidado nas publicações? Estranho... todo texto tem uma intenção de produção. Sabemos, FSP também.
-
DANIELA Krause
O pluralismo é aceitável, desde que não seja de má-fé ou anticiência ou mentiroso. Duvido que a folha publicasse algum artigo defendendo que a terra é plana, as vacinas não funcionam ou o genocídio contra os judeus não existiu. No artigo do Risério são citados fatos fora da realidade brasileira, e amplificar esse tipo de discurso aqui alimenta um certo tipo de direita política que não está de acordo com a linha editorial da folha.
-
Martins Costa
Pluralismo é essencial, óbvio. Só não vale trazer ideias superadas, de um mundo que não é mais possível aceitar. A Terra não é plana. Afirmar isso não revela divergência, pluralismo, mas ignorância.
-
Fabio Mendes
Pluralismo é essencial, não é mesmo?
-
-
JAILSON DE BEZERRA
O mundo só extirpará o racismo - seja ele qual for - quando parar de olhar o/a outro/a pelo espelho retrovisor, e pelo ponto cego onde reside a irracionalidade. Somos multifacetarios, filhos de várias raças, de diferentes olhares, de uma ancestralidade que mistura cores diversas na paleta gênica pertence ao criador de tudo, alcunhada de humanidade.
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Jailson, não dá para ignorar que tivemos mais de três séculos de escravidão cruel ( de negros), fomos o último País a "abolir" a escravidão e que seus efeitos de violência perpetuam até hoje! Basta dar uma olhadinha nos dados socioeconômicos do IBGE, que você vai começar a compreender. Somos iguais perante a lei...ainda é uma utopia!
-
Martins Costa
Concordo. Enquanto isso não acontece, políticas afirmativas devem existir e, para melhor construí-las, o olhar histórico (retrovisor) é ouro!
-
-
Bruno Martins da Costa Silva
Belo artigo para dizer o óbvio a quem não quer ouvir. O trecho mais importante foge do tema central e se encontra no último parágrafo: a Folha não poder desinformar com pseudociência em nome do pluralismo.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.