Opinião > Democratizar a psicanálise Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Texto completamente equivocado! Talvez o autor esteja se referindo às IPA's da vida. As escolas lacanianas de formação em psicanálise se montam ou funcionam a partir de outros significantes e a questão financeira não é impedimento para a formação, análise pessoal e/ou supervisão. As escolas lacanianas de psicanálise, se não todas, pelo menos a maioria oferece atendimento 'social'. O artigo parece anacrônico!
Concordo em partes. Acho que este debate também deveria se estender ao campo da medicina. Democratizar o ensino da medicina por exemplo. Psicanalista leve sempre muita paulada.
Cursos de graduação em psicanálise vem para suprir uma demanda de pessoas que não tem condições de arcar com os altos custos das escolas de formação. Aspecto semelhante é observado na autorização de psicanalistas pelos departamentos de pós graduação nos institutos de psicologia das universidades no Brasil. Isto tudo é possÃvel pelo fato da psicanálise não ser regulamentada e não haver uma lógica técnica para isso.
Acho que o curso em questão deve ser medicina, com especialização em psiquiatria. Seções de psicoterapia em que o paciente fala sobre seus problemas são uma das formas de tratamento. A pessoa se formar em 'psicanálise' me parece muito reducionista. É como estudar marxismo, keynesianismo ou ainda neo-liberalismo em vez de economia.
Creio que a análise está um pouco fora da realidade, visto que, ultimamente, cursos de formação em psicanálise, são ofertados para todos, vejo anúncios que ofertam mestrado e até doutorado na área, e institutos que não exigem nada do aluno, nenhuma formação acadêmica, logo, ira se tornar algo como os coachs que pipocaram a algum tempo. Pessoas sem formação adequada e séria, se intitulando como psicanálistas, podem procurar, tem aos montes, falta regulação, como na psicologia.
Como não concordar com o autor? Freud cobrava muito pouco, comparado com psicanalistas de França, EUA, Brasil, etc. Ora, a clÃnica psicanalÃtica particular é uma empresa como outra qualquer. Claro, há casos em que o/a psicanalista abre um contrato especial ao paciente pobre ou estudante de psicologia. Outro ponto: as sociedades de psicanálise funcionam como uma igreja ou feudo, e um senhor que manda e é venerado. É seu "Um destino tão funesto", sugestivo livro de F.Roustang. Há outros.
Que pena! Como esse texto está equivocado! Sou psicanalista, não fiz uma formação cara, não cobro caro e pago pelas minhas supervisões e análise o preço que eu quiser porque é do meu desejo (e ninguém tem nada a ver com isso!)!
Primeiramente o autor deveria saber um pouco mais de português e diferenciar sessão de secção e seção. A idéia de socializar a psicanálise enfrenta o corporativismo das Sociedades e dos próprios psicanalistas, que não querem perder seu nicho de ganho elitizado, portanto, dificÃlima de ocorrer. Mas a idéia em si é extremamente válida!
Fabiana, humilhar um autor ou texto apontanto um erro de grafia não invalida o argumento do conteúdo. Na listas das falácias, este é um estratagema manjado. Polidez ainda é uma virtude, pequena-virtude, segundo A. Comte-Sponville.
Muito bom, um forma de lidar com esse paradoxo é minimizar muito o custo da formação, há que se colocar em prática.
Democratizar a psicanálise? É piada? Já basta Brasil ser um dos pouco lugares onde essa prática ainda goza de alguma distinção. Psicanálise não é ciência, não contém qualquer ciência e é um desperdÃcio de tempo e dinheiro. Já bastam as "práticas integrativas" no SUS (homeopatia, constelação familiar) e o horóscopo do jornal.
Você é algum behavorista ressentido?
Autor traz um ponto essencial. Excelente!
Seu Érico, prezado, não é esculhambar com sua reflexão, não, porque vejo que ela é séria. Mas famélico não chega sequer a desejar psicanálise, quer comida. O buraco - parece-me - está meio quilômetro abaixo: psicoterapia, análise, é um bagulho classe média pra cima, não só por conta do custo, não. Quem precisa vender o almoço pra poder jantar, não tem tempo pra sutilezas tais...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Democratizar a psicanálise Voltar
Comente este texto