Opinião > Privilégio negro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adller Sady Rijo Farias Costa

    Definição errônea. Racismo não pressupõe poder estatal, máquina midiática nem a maioria. Racismo pressupõe discurso e circulação do discurso. Se alguém é habitado por um discurso racista, esse alguém é racista, independentemente se ele mora numa democracia perfeitinha liberal igualitária (que não existe) ou num inferno ditatorial racista. Todo racismo é estruturado por um discurso, seja ele majoritário ou minoritário.

    Responda
  2. RODRIGO DORNELLES

    Muito bom, Natália! Risério não é ingênuo. É um ressentido maldoso.

    Responda
  3. benjamim picado

    a articulista acertou no sentimento, mas errou no objeto. ACM Neto no governo estado em 2023 é o cenário (de ficção científica, por óbvio) no qual as reais motivações do antropólogo de deslindam devidamente.

    Responda
  4. HORACIO TOSTES

    O que o antropólogo faz é confundir (por ignorância ou por ilação deliberada) da reação violenta dos oprim idos aos opressores em função do racismo estrutural que impera em nossa sociedade.

    Responda
  5. Roger Z Moire

    Poder é algo extremamente volátil . Alguém pode ser rico e se achar poderoso mas num segundo está totalmente fragilizado se alguém lhe aponta uma arma carregada. Racismo nada tem a ver com poder e somente será resolvido com a miscigenação , para desespero dos racistas, sejam eles brancos, vermelhos, amarelos ou negros.

    Responda
  6. Roger Z Moire

    O texto não faz o menor sentido. Racismo é discriminar alguém pela etnia. É crime hediondo , previsto na Constituição, seja praticado contra o negro, vermelho, amarelo ou branco. O poder apenas determina o grau de dano que um racista, seja ele branco, vermelho, amarelo ou negro pode causar ao que sofre discriminação.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Li em um cartaz de formandos em Serviço Social que "miscigenação é genocídio". A frase me deixou chocado e procurei pesquisar para entender seu sentido, descobri que a Fundação Ford, com intuito de criar uma "esquerda não marxista", financiou a formação de acadêmicos nos EUA que trouxeram conceitos para serem aplicados na racialização das relações sociais aqui, nessa esteira está o contorno da luta de classes e destaque para a de "raças", campo do identitarismo pós moderno!

  7. JOAB T P M SIMAO

    Belo texto. Ao afirmar que racismo não tem relação com poder Risério é no mínimo, risível.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.