Marcelo Viana > Um problema de mais de 1.500 anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
18 anos. Postulante ao curso de Matemática Aplicada e Computacional no IME-USP. É bom demais ler algo escrito por um matemático. Por favor Marcelo Viana, não pare de escrever.
O princÃpio de Hamilton do mÃnimo esforço exclui certos movimentos que não ocorrem na natureza mas que são compatÃveis com a mecânica clássica. Então os teoremas matemáticos como o de Hamilton, Laplace e Lagrange nos auxiliam para compreender a natureza através do estudo das funções matemáticas. Sem generalizações não há ciência. Não há vacinas para evitar pandemias.
Outro exemplo da importância da matemática. A mecânica clássica permitia alguns movimentos que entravam em conflito com a teoria. Surgiu a "Energética" , com a descoberta do princÃpio de conservação da energia e o princÃpio de Hamilton do menor esforço. A soma da energia cinética e potencial é uma constante; aplicado a fenômenos reversÃveis.
Cambridge é a cidade da ciência, onde Stephen Hawking entrou para o departamento de matemática aplicada e fÃsica teórica para seu doutorado. Lá ele aprendeu novas técnicas matemáticas com Roger Penrose para explicar que nosso universo está em expansão e portanto deve ter tido um inÃcio. Uma hipótese fÃsica deve usar generalizações. E como disse Poincaré,o estudante de ciências naturais deve usar como recurso outros modos de generalização, como a fÃsica matemática de Penrose. A matemática importa
Até quando não entendo nada, ou quase nada, como hoje, adoro as colunas do Marcelo. Parabéns. É um alÃvio depois de narlochs e beltrões.
O incrÃvel é que de vez em quando, desse tipo de relações aparentemente inúteis entre números e formas, surgem aplicações inesperadas. Quando Kepler percebeu que os registros da posição dos planetas era bem mais compatÃvel com elipses que com cÃrculos excêntricos, o estudo dessas curvas feito por Apolônio há quase 2000 anos ganhou súbita importância.
Pirei.
E pensar que é pura abstração... Haja filosofia pra isso tudo...
Muito ainda há a ser desvendado na Matemática!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Um problema de mais de 1.500 anos Voltar
Comente este texto