Opinião > Nunca mais parei de 'Folhear' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mas se esta é a sua rede social, os seus diálogos estão sujeitos à censura da Folha.
Tu é fera, Benassi! Digo e repito: as reportagens, as colunas e os ensaios publicados por esta Folha são excelentes, entretanto, o deleite, o biscoito fino, é nesta Ãgora-digital, aonde tu, Marcos, e os seus colegas, Adonay, Samir, Hildebrando, e o Nelson "PEB" Vidal, a santista dona Neli, entre outros, desfiam textos elegantes, eruditos, ácidos e com muito humor. Parabéns! Um apelo: venha para o Instagram, sêo Marcos.
Nunca imaginei ver um "comentador" assinando uma coluna sobre a "nossa" Folha, minha companheira de 40 anos também, mas foi a melhor escolha o seu nome. Com um texto singelo, envolvente, bem humorado e inteligente, como seus comentários, que tal ficar no lugar da intragável Catarina, não seria sensacional? GanharÃamos todos. Parabéns.
Tenho prazer em comentar o texto de um companheiro comentador, sua ironia singela foi reconhecida pela Folha, vamos seguir nos embates contra o retrocesso e por um novo tempo!
Confesso que fiquei surpreso e orgulhoso. Surpreso em ver, enfim, o talento do Benassi reconhecido por um grande jornal. Orgulhoso, e nem poderia ser diferente, por quando meus comentários captaram seus elogios. Descobri sua importância quando alguns colegas protestaram a sua ausência e outros o usaram como parâmetro para enaltecer comentários postados. Cara, se parar de escrever vou te perseguir até o dia do juÃzo final. Parabéns!
Parabéns Marcos! Sou seu admirador. Seus comentários são sempre elaborados, muito criativos, bem humorados e pertinentes. O seu texto ficou lindo! Continue.
Somente um leito-comentador da ideologia "certa" encontra seu espaço. Ao restante, o ostracismo. Assim segue o jornalismo militante... Uma pena. Um jornal com tantos serviços prestados nas longos, sombrias (e verdadeiras) ditaduras que o Brasil vivenciou, agora segue se rebaixando ao politicamente correto e a pauta identidária.
Sr. Marcos, sou um seguidor dos seus comentários, sempre originais e muito pertinentes. Certo dia cheguei a pensar e não sei se escrevi que a Folha poderia dar espaço a algum leitor, porque são muitos, como vosmecê, que demonstram saber do que estão falando e que, às vezes, em poucas linhas, conseguem adicionar informação, ser mais interessantes e instrutivos do que o articulista. Grato por compartilhar sua história.
E não é que encontro o Marcos Benassi assinando um artigo?!! Eu ficava impressionada de ver vc comentando tantas matérias! Eu sempre leio seus comentários, sempre certeiros e irônicos. Parabéns pelo reconhecimento!
Caro Marcos, não sei qual é sua formação, mas é seguramente a de alguém que lida bem com as palavras, mantém o bom-humor mesmo em assuntos indigestos, faz comentários perspicazes que enriquecem os artigos do jornal, ou, se os crÃtica, o faz com consistência, enfim, revela-se bom analista e comunicador. No artigo de hoje, demonstra bom ritmo e prende o leitor com passagens e observações interessantes. Se a Folha o contratar como articulista, serei seu leitor.
Tenho história parecida com a do missivista que passou de "folheador" a "comentador". Bem mais de 40 anos de Folhear. Iniciei recortando letras garrafais da Folha dominical que meu pai comprava nas bancas. Alfabetizei-me dessa maneira. Nunca mais abandonei. Alguns perÃdos na vida dura fizeram-me ausente e o jornal deixou de habitar a minha mesa. Tão logo passados os perrengues, lá estava eu, Folha na mão, caneta na outra.
Gentes, fiquei besta. Tanto agradeço os elogios quanto agradeço a ausência de tabefes; bem sei que volta e meia sou ácido, e me atritam a fuça. Mas eu não tinha noção da popularidade, virei personagem do cotidiano de um monte de gente, pra bem ou mal, da mesma forma que a "mariluz, querida", o "caro hélio", o "sêo janio", e os confrades leitores, o são no meu dia-a-dia. Pô, interessantÃssimo. Devagarzinho eu vou respondendo, chego lá. Mas fiquei todo pimpão, valeu!
Excelente iniciativa da Folha em dá espaço ao ' Folheador' Marcos Benassi
Ô seo Marcos! Bom te ler, em espaco maior!
Sêo Benassi pra presidente!
Que bom conhecer mais de perto esse leitor/comentarista, um pouco irreverente.
Que bela surpresa para os leitores da Folha! Parabéns, Folha! E vai aqui uma cutucadinha - imitando o jeito do Sêo Marcos : não fez mais que a obrigação! Grande Benassi, parabéns!
Eita, compadre de falatório, muito grato! Mas só faço isso porque *não* é obrigação: é compromisso. E também diverte, né? Prosa é bão. Valeu!
“Deixa eu ver o que o Benassi comentou” - já virou hábito! Hoje de manhã fiquei surpresa e feliz! Sempre comentei aqui em casa que você devia ter twitter! Haha! Parabéns e continue nos alegrando com seu jeito de escrever!
Êêê, isso dá responsa, Adriana, para co'isso! Hahaha, inda bem que sou um irresponsável. Mas não tenho muito desejo de twitters e afins, sabe? Talvez algum dia encontre forma e desejo de sair dos limites da Ãgora, até de fazer render uns trocados. Vai saber?
Que surpresa Benasse, e muita alegria tambem te 'encontrar ' como autor/colunista. Espero q a folha te contrate. Abraço
Eita, cara Jurema, que bom! Mas contratação, sei não: a troco de que? Tô aqui dando pitaco e pagando assinatura, cê crê que os financistas da empresa vão pagar pelo que têm de grátis? Hahaha! Outro abraço daqui!
Adoro seu palavreado inventado, seu deboche. Você, ao contrário de mim, nunca perde a linha.
Mmmmm, Raimundo, vez ou outra, sei não; mas se perco, é uma ou outra, nunca "as quatro linhas" duma vez só! Deixo isso prós especialistas da Bozonéscia. Hahahahah!
Ô seu Benassi, obrigado por enxertar um pouco de biografia no perfil do comentarista mais espirituoso da Folha. E por tantos comentários furiosamente lúdicos que tantas vezes salvam umas coluninhas meio desenxabidas. Bem assim, Benassi! Abraço grande e vamos em frente.
Zorra, caro Sergio Rodrigues, és "O" Sergio Rodrigues, literato? Seja-o ou não, agradeço o cafuné e o "furiosamente lúdicos": divirto-me *mesmo* com a prosa e o combate. E às vezes penso se não exponho muito a fúria, mas tem hora que o figo não aguenta tanta bile: esse verde e amarelo do Bozo reflete-se nas cores dos meus humores - com duplo sentido. Hahaha!
É, essa moda de tratar a ideia pela pessoa que a declara, que flerta com o sofisma (para não dizer que é o próprio), parece que pegou. Os comentaristas da CBN inventaram de fazer a mesma coisa. Agora, aqui. Que não descambe para a ofensa, como sói acontecer pelo menos desde quando me conheço por gente.
Não, João, nem sofisma, nem ofensa. Se bem que, a última, de vez em quando a gente tangencia... Mas tento manter a compostura.
Parabéns, Marcão. O leitor-comentarista número um. Mais cinquenta anos de Folha para ti ( e para mim também ) . Together, maninho.
Pô, mano Ricardo, mais cinquenta? Se eu já tô levemente gggaagá agora, aos cem eu não junto lé com cré! Hahahahah, vamos sentar no boteco pra tomar cerveja de canudinho, pra não babar muito! Hahahahah!
Sou leitora dos seus comentários, muitas vezes, melhores do que a própria publicação que os originou. Seria interessante se você pudesse escrever de tempos em tempos sobre os próprios artigos, numa espécie de crÃtica-mosaico, que trouxesse a visão geral de tudo o que você leu. O jornal ganharia com isso.
Poi Zé, Danielle, a gente volta e meia se tromba na Ãgora, né? A coisa da crÃtica-mosaico é interessante, demandaria pensar um pouco sobre como fazer isso - tem horas que daria, em muitas outras, sei não... Mas o convite foi pontual; de todo modo, continuo por aqui, vamos na base do fragmentário mesmo.
Apoio a ideia! Muitas vezes procuro pelos comentários do Benassi com mais interesse do que pelo próprio texto do articulista.
Aprecio muito seus comentários meu caro, fez por merecer esse espaço, eu que já era seu fã me tornei mais ainda por causa disso: "Como não uso "feicibúqui", "tuÃter", "instagram" ou coisa alguma".
Meu, não dou conta dessa mirÃade de "coisos", mas admiro quem se dá ao trabalho. Vamos caminhando, continuarei dando pitacos por aÃ!
MerecidÃssimo o convite! Vc escreve muito bem! Parece até que poderia ter heterônimos, tamanha a versatilidade de seus textos! Abraço de um matonense, amigo de muitos Benassi da minha terrinha.
Hahahahah, pros heterônimos ainda me falta um pouco de consistência e um tanto de doença mental. Um abraço aqui do, por enquanto, único!
Galo véio, amigo do vigário!
Melhor folheador e comentarista. Sempre procuro se você deixou sua contribuição nas colunas. Obrigada por ajudar a deixar o espaço de opinião mais leve e inteligente.
Cumpade Benassi, sou tão velho leitor da folha quanto você. Do tempo de ler em pé a primeira página na banca de revista quando não podia comprar o exemplar. Só não aprendi ainda fazer os malabarismos de textos que voismecê faz para enganar o censor da Folha. As vezes parece que ela não gosta de certas crÃticas a certos governantes ignaros.
Que bom encontrá-lo por aqui. O espaço disponÃvel nos comentários é sempre muito pequeno para bons textos argumentativos. Quando começamos a 'falar', o espaço nos emudece. Eu mantenho o 'Feicebuque' e 'Uatiszap' rsrsrs!
Uma surpresa e uma alegria encontrá-lo hoje do outro lado da praça! Seus comentários, com sua mescla de humor e inteligência, são com frequência um complemento enriquecedor dos artigos lidos. A propósito, Ayer e Adonay andam sumidos...
por enquanto, parabéns! espero que sua verve, que já conheço, não se transforme em ver-me.
Zé Eduardo, de quando em quando, eu rastejo, mas é por conta do humor - o Bozoverno não tem sido fácil pra mim.
Na torcida para que vire um novo colunista. Parabéns.
Hahahah, sei não, acho que precisa ter um pouco mais de culhão! Mas se convidarem de novo, pontualmente, escrevo.
Que delicia de texto, Marcos! Parabéns! Já tem meu voto para ser o mais novo articulista da Folha
Hahahahah, que bom, cara Bianca! Grato pela confiança, hein? Não sei se a tenho idêntica! Hahahahaha!
Caro, sempre que há um artigo mais 'quente' eu vou procurar e seus ótimos comentários lá estão, assim que te considero já um colunista. E vc tem o mesmo sobrenome da minha mãe, então eh nóis, seo Marcos. Abraços!
Hehehe, 'galo véio' é o tratamento 'carinhoso' que damos ao prof. Márcio desde a nossa juventude. Já o termo ' amigo do vigário' vem de um professor de Ed FÃsica que tÃnhamos, que fazia essa piadinha: 'esses ai são todos uns vigaristas, são amigos do vigário'. :-) Abraços!
Hahaha, "galo velho" e "amigo do vigário", o que significam por aà onde você vive? Hahaha!
Nos quentes e nos frios, Herculano, criei o hábito desse pinga-pinga. Não deixa de ser um certo "colunismo esquizofrênico", fragmentário, deixando um rastro de migalhas. Outro abraço!
Mas ele não é um farsantssssssssssi...
Achei o máximo ler o seu artigo publicado. Leio todos seus comentários nos artigos dos jornalistas. Amo e me identifico. Assim como me identifiquei com as 1as leituras da FOLHA, incentivaras, também, pela minha avó, que todos os domingos me levava a FOLHINHA! Um deleite…nunca mais parei de "Folhear" sou assinante há 40 anos.
Hahaha, eu também gostei. Porém, sei lá se minha vó gostaria de ler o que eu escrevo aqui, não tenho lembrança crÃtica das posições dela. Mas as Vós nos prestaram um servição, não foi?
Sempre soube que um bom ou polêmico artigo vem acompanhado de bons comentários. Assim, você sempre foi meu comentarista preferido. Somos nós quem realmente damos vida as opiniões dos articulistas quando debatemos suas ideias. Sua história com a dona Folha é parecida com a minha! Adorei!
Pô, Marilza, é nóis, né? Somos uma dúzia, uma dúzia e meia, que consistentemente se entreolha e proseia. Foi justamente essa "vida" das ideias dos artigos que me trouxe de volta pros assinantes da folha. Mas o "sempre soube" me sugere que eu tô abusando do hábito de boquejar....
Pá mode. Essa eu me lembro de escutar de meu avô. Bacana. Gosto dos comentários irônicos e as vezes bem ácidos.
Pô, Zé Carlos, e to usando o computador pra responder e apareceu o meu "Toledo" no nome do usuário! Valeu primo, agradeço!
Bom saber de vc Benassi, sempre na luta.
É nóis, Fatima. É luta mêmo. Não sei o quanto adianta, mas hoje já tive surpresa. Vai que ajuda?! Eu ia gostar bem.
Legal, cara. E legal também a proposta da Folha que por mais que cometa enganos ainda vale as 10 moedas que pago por mês.
Caro xará no singular, eu boto uma fé na folha, mesmo com as Herdas como a sençura, tá valendo.
Que texto delicioso, Marcos!! E sigamos juntos contra esse desgoverno. Parabéns!
É nóis, cara Emilia. Tanto agora quanto depois de ultrapassada a Bozofrenia.
Parabéns Marcos! Sempre leio seus comentários cheios de estilo e bom humor.
Grato, é bom saber, Ana!
Muito bom, nhõ Benassi, parabéns!!!
Eita sô, benza'Zeus, grato!
Seus comentários realmente incomoda muito o gado bolsonarista! Parabéns Marcos.
Zeus te ouva, Antônio, se possÃvel pra mudar.
Valeu, Marcos Benassi, o Comentador-Geral da República!
Hahahaha, Zé Geraldo, mas sem drobá a espinhela! Hahahahahah!
Simples e tocante o que você disse. Gostei!
Também me toca lembrar da vó e do pai, que já se foram, mas legaram hábitos e uma constituição. E da varandinha envidraçada! ;-)
Muito bom! Acompanho seus comentários e adoro seu humor biscoito fino. Abraços.
Eita, agradeço pelo "fino" do biscoito!
Parabéns Marcos! Seus comentários são geniais. Quanto às redes insociais, também pulei fora de quase todas elas, mas ainda uso o Ytube para diversão, bloqueando todos os canais lixo (é claro) que existem por lá.
Grato, mano Said, a gente se diverte. Mesmo sem feicibúqui!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Nunca mais parei de 'Folhear' Voltar
Comente este texto