Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bianca Moreira

    Lembrei-me de Cazuza... 'Migalhas dormidas do seu pão ... Mentiras sinceras me interessam'.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei Bianca, no próximo artigo vou escrever mais sobre as mentiras, nem sempre sinceras

  2. RUI DE SOUZA

    Em sã consciência nunca traí. E não vai ser agora... Sim, mais um texto muito pertinente da senhora, Dra Mirian! A começar pela sugestão de começar " o ano bom" limpando a casa, a vida e alma.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É a faxina material e existencial, Rui. Ajuda muito na vida

  3. MARCOS BENASSI

    Interessante mesmo... Virou o valor número 1... Ficar sem dinheiro também acaba com casamento, talvez mais lentamente, mas dá muita encrenca. Dia desses, dona Mirian, você tratou da "brodeiragem" feminina, ou de sua ausência prática. Serão dois os paradoxos? Eu já vi camarada deixar a amante depois que conheceu o marido, por conta de um "sentimento de classe"...

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Já vi sim, por culpa e por vergonha, por não querer destruir uma família, por não querer um amor pela metade... já vi sim, muitos casos, Marcos

  4. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    Com relação a infidelidade do marido, boa parte das mulheres que conheço não dão a mínima. Isso é visto como um alvará, uma autorização não explícita de que também podem ter amantes. Monogamia é invenção cultural, aliás, só vale para as mulheres e elas não aceitam mais isso. Os homens são muito ingênuos em relação ao comportamento feminino. Só enxergam o que querem enxergar.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É o tema da minha próxima coluna, Dea

  5. Claudio Belodi

    Fidelidade nos relacionamentos extraconjugais é essencial, só se for no seu ideário putanário. Nossos valores estão na fritura mesmo, com a fidelidade afetiva on line.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      No campeonato da grossura com dedinho apontado, Belóide, cê tá ganhando...

  6. LUCY KELLY PEREIRA

    Ótimo texto, eu penso que a Psicanálise explica essa questão, não apenas da necessidade paixão e fidelidade, mas de que queremos sempre o que não conseguiremos alcançar, porque somos sujeito da falta. O fiel e apaixonado também seria insatisfatório em algum ponto. Para Lacan, a dimensão inconsciente do desejo não encontra solução no objeto visado, mas no plano do significante, o que coloca o desejo humano como sendo sempre desejo de outra coisa. A fidelidade e paixão n são suficientes.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Lucy, excelente reflexão... sempre falta algo... nunca é o suficiente. É o que encontro nas minhas pesquisas.

  7. João Teixeira de Lima

    Diz uma canção: "Se eu ganho a moça eu tenho meu castigo, se ela faz com ele, vai fazer comigo". Portanto, prefiro aquela que me aguenta há 44 anos, e acredito que ela também. Tem um ditado que diz: "Amante é igual gerente de banco, só gosta de quem tem dinheiro".

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Poi Zé, João, não somente a amante: uma quebra financeira dá uma encrenca do tamanho de um bonde no casamento...

    2. Mirian Goldenberg

      Beijos na Zélia, João

  8. Denis Sousa

    Para encurtar o caminho eu quero uma amante, alguém procura o mesmo?

    Responda
    1. marenildes silva

      Quis dizer namoro na folha, em alusão ao namora na tv kkkkk

    2. marenildes silva

      Kkkkkkk namora na folha.

  9. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Mulher que trai e que acha que o amante é fiel...só na base do me engana que eu gosto! Muito provavelmente esses amantes dão o 'migué' de fiel só pra garantir mais uma na lista! Até por que, geralmente, a esposa infiel não tem muitos meios para ficar vigiando o amante, já que sua prioridade é não ser descoberta pelo corno!

    Responda
    1. marenildes silva

      Kkkkkkk tem que achar graça kkkk

  10. marenildes silva

    Os amantes se dão bem porque não convivem, no dia que conviverem, vão ter os mesmos problemas anteriores. Se entre pais e filhos têm atrito, imaginem entre sexos opostos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      No meu livro mostro isso, Marenildes

  11. marenildes silva

    O homem tem mais necessidade do que a mulher. A mulher, em sua grande maioria, parece que realmente é para se auto afirmar ; o problema, é que com a convivência vem o desgaste, que infelizmente só pensamos em contornar muitas situações, depois que azeda. Falta inteligência emocional entre as pessoas. Moro com meu marido há 28 anos, nos damos super bem, mas temos atritos que as vezes acho difícil só a morte nos separar e isso para os 2 lados. Os amantes se dão bem porque não convivem, no dia q

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Mas existem outros conflitos e insatisfações, não é mesmo?

  12. marenildes silva

    o ser humano é mesmo engraçado! Tá casado, reclama ou acha um/a amante, que como disseram acima eu também acho que é mais por vaidade do que por necessidade, principalmente no caso das mulheres. Vejo sempre um especial do Raul Seixas, onde umas das n mulheres dele é entrevistada e perguntam se ela não se incomodava de ser traída; e ela, que é americana, falou não, aqui no brasil o homem que não trai é considerado homossexual; biologicamente percebo que o homem tem mais necessidade

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Vou escrever sobre isso na semana que vem, Marenildes

  13. Nilton Silva

    Se há trinta anos já faltava homem no mercado, imagina agora. Por outro lado, penso que essa busca por fidelidade/exclusividade é responsável por grande número de separações e frustrações. O homem, falo por mim, não foi feito pra ter uma só companheira sexual. A monogamia existe apenas por ser mais fácil de ser administrada pelo estado.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Será o tema da próxima coluna, Nilton

  14. Ricardo Thomazine

    Nestes sentimentos de ser única ou único e exclusivo e o mais importante para ele ou para ela tem um componente psicanalítico principal que é a satisfaçao do ego

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Vou escrever mais sobre o tema, Ricardo

  15. E Mathias

    Argumentos frivolos, que tratam com indiferença os inúmeros sofrimentos da vida real de quem passou por situações desse tipo. Sinal dos tempos em que buscamos mais esse "capital" e nos fechamos em pensamentos mesquinhos. Oremos.

    Responda
  16. flavia fonseca

    Porque pensam que a solução para suas vidas está no outro.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muitas vezes

  17. Galdino Formiga

    A resposta é simples: casamento fracassado.

    Responda
  18. FRANCISCO NETO

    Queria que você pesquisasse e escrevesse sobre as razões que levam os homens a buscar outras mulheres.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Estou pesquisando, e irei escrever em breve sobre o tema, Francisco

  19. Nelson Oliveira

    Tá, é bem mais complexo do que eu escrevi no primeiro comentário, mas aqui somos apenas leitores e a Folha só nos dá esse quadradinho pra comentar. rsrsrsrsr

    Responda
    1. marenildes silva

      kkkkkkkk pede uma coluna a folha amigo, boas ideias são sempre bem vindas

    2. Mirian Goldenberg

      É bem complexo, mesmo. Vou precisar de mais espaço também, em breve

  20. Nelson Oliveira

    Mirian, se vc responder aos comentários, seus leitores vão se sentir melhor do que se tiverem a impressão que vieram aqui dar audiência. As pessoas não querem ser usadas, ainda que não sejam tão atentas quando estão fazendo uso (não apenas sexual) das outras. Paradoxalmente, a trajetória humana é especulativa, na busca de conquistar mais, o que faz da traição (lato sensu) ingrediente comum na obtenção de poder. Sobre a mulher: estabilidade é exigência biológica pra segurança da prole: amor.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Nelson, costumo responder sempre, não é mesmo, justamente porque valorizo os comentários dos meus leitores. Vou escrever mais sobre esse paradoxo em breve.