Lúcia Guimarães > Risco de uma guerra civil nos EUA é real, alerta historiadora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tempos sombrios se aproximam, pois os monstros fabricantes de escuridão e zumbis estão encastelados e incólumes. E rindo de nossa fraqueza e ou cumplicidade. Até quando?
Handmaid's Tales
Credo, Dona Lúcia, isso é cenário de filminho distópico: nos Estados unidos, em pleno século 21, violência racial, fanatismo religioso, polÃtica desagregadora, ambições desmedidas, tudo convergindo para um conflito interno de grandes proporções. Pesadélico isso... Aqui, o Bozo deve botar pilha e acelerar sua barbárie. Tempos muito, muitÃssimo estranhos.
Tanto nos EUA quanto aqui, as "elites" (wallstreeters - péssima palavra, admito - e farialimers) não estão preocupadas com os rumos da democracia, provavelmente porquê o capital está em offshore e estão vendo perspectiva de lucro nesta instabilidade toda. Vão vender produtos para os dois lados.
Certamente, a mesmo MO ( Modus Operandi) de governos, banqueiros e investidores de séculos passados, fomentam conflitos e guerras sem necessidade e depois emprestam dinheiro para os dois lados, recebem altos juros e os inocentes sofrem e morrem.
Realmente tudo pode acontecer nesse terrÃvel século XXI, talvez mais tenebroso que o passado. E foi nos EUA que aconteceu em 1776 a primeira insurreição moderna bem sucedia contra tira-nos. Assim, uma suposta guer-ra civil lá, talvez seja por outros motivos.
Acho que o perigo é mais um 'embananamento' do paÃs do que uma guerra civil. O artigo me lembrou uma passagem da história da Argentina. Na década de 1930, os grupos conservadores reverteram na prática as reformas anteriores para garantir e ampliar os direitos de voto, porque elas estavam dando vantagem aos radicais. Foi a chamada 'década infame', e o inÃcio do declÃnio relativo em relação ao resto do mundo.
Há alguns atrás um especialista russo previu que os EUA se dividiria em diversos paÃses. Se houver uma guerra civil poderia concretizar essa previsão.
E o estado da California seria a sexta economia mundial.
Quem leu o livro ou viu a série belÃssima "O conto da Aia". A autora já desenhou isso em 1985.
O romance The HandmaidÂ’s Tale, escrito por Margaret Atwood em 1985, traduzido no Brasil com o tÃtulo O Conto da Aia e que tem uma belÃssima série com esse nome, retrata um futuro dos Estados Unidos em que fundamentalistas religiosos derrubam o governo e estabelecem a República de Gilead, onde as mulheres tornam-se propriedades do Estado e possuem sua liberdade e seus direitos restringidos pelo regime. Prenúncio perfeito!
A colunista foi altamente feliz quando mencionou a tentativa de golpe de estado perpetrada pela extrema direita, comandada sorrateiramente por donald trump. A tentativa de reverter pela forca, o resultado das urnas, eh um dos eventos mais ultrajantes das ultimas decadas. Ainda mais em se tratando de um pais que tem servido como principal fonte de inspiracao(negativa e positiva) para o mundo como os EUA. Caso trump nao for preso, na proxima vez que tentarem, a extrema direita pode ter sucesso.
Dionisio, creio que nos EUA, como no Brasil, mesmo se Trump (e o bozo) saÃrem de cena, o trumpismo (e o bolsonarismo) não irá acabar, e isto é a maior ameaça nos dois paÃses.
Essa Adriana Mara acha-se melhor que as outras pessoas. Quer ser superior e, com isso, torna-se pior. Lamentável.
Adriana, quem foi mesmo que disse que a Siberia era nos EUA? Poderia clarear nossa memoria?
Membros da exttrema direita negacionista; terraplanista; fomentadora de golppes de esstado; anti-ciencia; destruiddora do meio ambiente; poluidora do ar e das aguas; que aufere lucros piorando a saude das pessoas, ainda tem a ousadia de criticar o nivel dos comentarios contrarios a sua opiniao. E eu que pensei ja ter visto de tudo nesse mundo!
Gzuis! FSP, cancele as assinaturas gratuitas das universidade públicas! Melhore o nÃvel.
"caiu caiu a grande babilonia e foi grande a sua queda".
Não descarto essa possibilidade! Contudo, ninguém pode afirmar nada.
Ao contrario do Brasil, desemprego nos EUA eh de apenas 3.9porcento. Alguns aqui devem estar lendo estorias em quadrinhos, quando afirmam que desemprego em massa, entre minorias etnicas, esta causando implosao dos EUA? Acontece justamente o contrario. A tentativa de ruptura vem das massas de pessoas brancas desqualificadas. Querem viver em privilegio somente por serem brancos. Enquanto isso, minorias fazem o contrario. Estudam e trabalham muito, porque sabem que a vida nao eh facil.
Analisando os estágios, o Brasil está a um passo de uma guerra civil.
MilÃcia já tem!
Os EUA sempre tiveram problemas com sua democracia, desde do começo usando a guarda nacional para atirar em grevistas, destruindo uma cidade de negros, o racismo aberto no meio oeste e no sul. As duas costas, onde explodem o numero de imigrantes, é onde os EUA produz e gera o dinheiro para esta nação, mas carregam um meio oeste e sul pobre e de baixa produtividade. Como senão bastasses a mentalidade retrógrada, racista e facista de WASP perdidos no tempo.
A colunista deveria ser expulsa dos EUA por incompetência e ativismo. Chamar o incidente do capitólio de tentativa de golpe é patético! Onde a canhota vive nos EUA? Na Sibéria? Pr que não te calas?
Jesus da Goiabeira: iluminai ou eliminai....
Adriana Mara de Moura E Souza: seu comentário ê rude, contém um erro geográfico e você usou a frase "porque não te calas" dita anos passados pelo rei da Espanha ao finado presidente Chavez, sem colocar a frase entre aspas. Entre as respostas ao seu comentário dou o primeiro prêmio ao Paul Muadib, o segundo vai para Maria Pirlin e os demais são todos ótimos.
Gabinete do ódio continua assinando a folha, fazendo um comentário e sumindo. Garanto que nunca mais veremos um comentário da Adriana Mara de Moura e Souza de novo no jornal.
Expulsa para onde?
Quis dizer Alaska. É que acabei de postar outro comentário citando a Sibéria. Descupa p lapso.
deve ser bozominia.
Ganhou o troféu se comentário mais delirante e presunçoso da semana. Parabéns.
O pior cego é aquele que não quer ver. A noite dos cristais também foi ignorada pela maior parte dos alemães. Os EUA detêm hoje mais de duas armas por habitante. O Trump fez a cabeça de uma multidão de brancos que se julgam seres superiores. O perigo está lá! É preciso ver e agir.
Patético teu comentário!
Foi o quê então ? Visita guiada ?
Sibéria é território russo, prezado.
Vivi numa época em que acreditava que os Estados Unidos eram o exemplo de democracia consolidada: era uma criança que acreditava no "ideal americano" tão propagado em produções hollywoodianas, livros e gibis norteamericanos. Mas quando vi Donald Trump subir ao poder, desmoronou diante de mim toda essa lixaiada ideológica escarrada por eles, os cidadãos americanos de bem. Sem falar no racismo estrutural que sempre foi sua marca. Como o brasileiro adora imitar, o exemplo nefasto está aÃ.
Esse é o perigo. Supremacia da minoria.
qual minoria. a latina. ? ela é maioria entre os grean card.
Há vinte anos alertava-nos um professor de américa a respeito da implosão dos EUA, provocada pelas minorias, negros e outros etnias, que viraria maioria, agora com milhões deles mesmo sem emprego, bomba de efeito retardado, ou o plano do novo governo, para restabelecer algum equilÃbrio chegará a tempo? Só o devir dirá...
a democracia nos eua e de brancos. e do capital da verdinha. : quem tem dolar ta de boa.
Os EUA são um barril gigantesco de pólvora prestes a explodir, a espera de uma fagulha, podem ser as próximas eleições. Se tornou o berçário da extrema direita fascista, que espalha o ódio, violência, preconceito e racismo aos quatro cantos do mundo.
O Brasil nao corre o perido de uma guerra civil. Sim porque os donos do poder economico e das armas estao todos do mesmo lado. Falo de banqueiros, ruralistas, midia familiar, forcas armadas e policias. Todos de direita ou extrema direita. Logo, caso haja revolta popular contra as condicoes precarias em que foram jogados por temer-bosonaro e esse sistema perverso, nao havera guerra civil. Havera sim um masscre dos ricos contra os pobres. E o Brasil continuara na mesma, bom para poucos .
O ex-racista Partido Democrata também defende o sectarismo violento (lê-se "cultura do cancelamento"). Infelizmente, para o americanos, não tem mais volta.
Se sao ex-racistas isso eh uma coisa muito boa. Mostram que com o tempo, aprenderam a licao de que um pais mais diverso, eh um pais mais prospero, seguro e bom de se viver. Eh melhor que tentar reviver no passado racista, como os republicanos. Os EUA correm o risco de perder sua democracia, nao pelos Democratas, mas pelos republicanos que querem de volta o regime de apartheid que imperava naquele pais ate poucas decadas atras.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lúcia Guimarães > Risco de uma guerra civil nos EUA é real, alerta historiadora Voltar
Comente este texto