Maria Herminia Tavares > O passado do país se foi de vez Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ademir Borsali

    André Oliveira seu comentário foi brilhante! O ódio vem de uma série de fatores que se acumulam há anos e penso que só uma união de todos poderia nos salvar!

    Responda
  2. Paulo Emmerich

    Aflorou o tecido ordinário de parcela dos invasores (assassinos de povos originários) brasileiros. Vai levar muito tempo pra nos livrarmos desta porcaria... Escola neles. E voto conciente.

    Responda
  3. André Silva de Oliveira

    O extremismo não começou com Bolsonaro, eu me lembro do Lula, em discurso, prometendo que iria acabar com o DEM, bem como apoiando incondicionalmente ditaduras na região como a cubana, a venezuelana e, agora, Daniel Ortega. Bolsonaro piorou o ambiente institucional, mas as sementes iliberais e antidemocráticas foram também plantadas pelo PT.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quantos anos o PT governou mesmo? Aponte um único ato ou medida antidemocrática, autoritária ou anti civilizatória nesses anos. Até mesmo a legislação e as medidas que propiciaram o combate à corrupção foram gestadas e implantadas nos anos petistas.

  4. Bruno Sebastião Neto

    Infelizmente vamos ter de aturar por longos e conturbados anos de extrema direita(fenômeno atual) e esquerda, torcendo que não se torne uma argentina que estar estagnada há décadas por esse joguinho de quem é melhor, e nos nessa briga ?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esqueceu dos incontáveis anos de ditadura, corrupção e domínio da direita no Brasil, que só foram interrompidos por poucos anos de governos petistas?

  5. Helio Cardoso

    Estás muito pessimista vovó, não se deve comparar nós com os yankees. Sai boso e voltamos a normalidade. Brasileiro gosta é de samba, cachaça e futebol. Na política, rachadinhas, corrupção e mordomia não vão acabar nunca. Lembre-se que os americanos são loucos: segregavam os pretos, impuseram a lei seca e inventaram a bomba atômica!

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Sr. Cláudio e Sr. Roque, penso que os senhores são ricos, mas não há dinheiro no mundo que supera a pobreza de espírito. Que tal a jovem-plana!

    2. Claudio Carvalho

      Não, Cardoso, a articulista indica que a tampa do bueiro foi aberta e dos subterrâneos saiu todo tipo de gente. Inclusive os vulgares, como você. Aliás, o fascismo não deixa de ser uma forma de vulgaridade.

    3. Roque Michel Jr

      Vovó? Que falta de respeito rapaz!

  6. Luiz Paulo Santana

    Para mim é um equívoco considerar que no passado a extrema direita ou a direita conservadora não existiam. Sempre existiram. Andou se ocultando após o período ditatorial, quando esteve no poder, ainda que tutelado pelas FFAA, acuada pelos ventos do retorno democrático e das condenações dos atos criminosos cometidos por agentes públicos com a cobertura dos executivos de plantão. Voltou agora para disputar eleições, desnudando-se, e reforçada pelo moralismo religioso antes quase inexistente.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ela não disse isso, que não existiam, mas que nunca foram tão organizados e mobilizados por uma liderança como a do Bozo genocida. Isso não tem volta!

    2. Gilmar Maghenzani

      Boa Luiz é isso mesmo, a direita conservadora saiu da toca por causa do ódio do PT propagado pela mídia geral.

  7. Marcelo Luiz de Lima

    Se for para o bem do Brasil,que as forças democráticas se unam já no primeiro turno e lancem apenas um candidato,para que a vitória seja acachapante. Detalhe:muitos apoiadores do Bolsonaro ficarão sem mandato e perderão o foro privilegiado. Isso muito nos interessa.

    Responda
    1. Roque Michel Jr

      Tb apoiaria. Este ato seria um início à governabilidade, acabando, nunca se sabe, com esse Centrão asqueroso, fisiológico e indesejado

    2. Roque Michel Jr

      Tb apoiaria. Este ato seria um início à governabilidade, acabando, nunca se sabe, com esse Centrão asqueroso, fisiológico e indesejado

    3. Gilmar Maghenzani

      Eu apoiaria

  8. Sergio Dias

    O "extremismo terrorista" nunca deixou de atuar em um pais com 388 anos de escravidão. Ele esteve presente em toda nossa história, nos últimos anos de forma ruminante, mas esteve. Basta dizer que nunca elegemos mais 200 deputados, mesmo nas vagas mais democráticas. A radicalização da democracia e a luta contra desigualdade devem nos nortear.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Perfeito, Sérgio! O PT não pode deixar passar mais um período no poder sem fazer as reformas estruturais necessárias para isso.

  9. João Carmo Vendramim

    A vitória de Lula representa a retomada da marcha civilizatória!

    Responda
  10. JOÃ O MUCCI

    Vitória de Lula ou vitória de Bolsonaro, sempre será a derrota das pessoas honestas, íntegras e de caráter. Lula e Bolsonaro são farinhas do mesmo saco, não são confiáveis, juntos com seus filhos são todos mafiosos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esse votou no Coiso genocida e agora vai votar no Moro pseudo herói justiceiro e corrupto.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Esse entende tudo de política. Provavelmente vai votar no Moro.

    3. Vera Queiroz

      Lula se manteve altivo e íntegro, mesmo preso sem provas por um juiz sem competência. Já esse desgovernante eleito por fake tudo todo dia, há três anos, dá provas cabais de desprezo pelo país, pelo povo, pela educação, pela cultura, pelas mulheres etc. Mas ama um Centrão e uma negociata.

  11. MANOEL EMIDIO DE SOUSA NETO

    Mas a vitória de Lula seria o triunfo da infâmia e da degradação moral.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Mais um do gado bozolóide migrando pro gado marrequista

    2. Vera Queiroz

      Será a vitória do respeito pelo povo e para o povo, o que as elites, ou seja, os muuito ricos, ou os muito estúpidos, não toleram nesse país de escravocratas. Seu lugar deve o primeiro, não?

  12. Francy Litaiff Abrahim

    Substituir o passado, Bolsonaro, pelo passado do passado, Lula, pode ser considerado evolução política?

    Responda
    1. josé SOARES

      Não se constata no artigo qualquer apologia ao Lula.É uma perfeita análise do perigo da continuidade da destruição do país, em todos seus setores.Mas o antipetismo míope vê o perigo deste partido em tudo.Dá no que deu.

  13. Vera Queiroz

    A articulista só esqueceu de mencionar que a eleição do extremista só pode ocorrer pela intervenção direta e manipulação de enormes contingentes da população através de fake news, além do apoio da imprensa, essa FSP incluída, e uma patética e estratégica fakeada, jamais comprovada.

    Responda
  14. E Mathias

    Faltou dizer que isso está acontecendo ao redor do mundo, não temos exclusividade nisso. Sem olhar a geopolítica internacional, coisa que a Folha tinha de melhor nos anos 90, fica muito superficial essa leitura. Bolsonarismo é sintoma, não é o problema.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tirando os EUA nenhum outro país relevante sucumbiu à extrema direita nazifascista. A França, por exemplo, soube se unir para derrotar o inimigo comum. A Alemanha nem se fala.

    2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Quase 100% de acordo, caro Mathias. Só que por aqui o bu raco é sempre mais embaixo. Nossa extrema direita embarcou na canoa furada do Bozo, que trouxe do volta a a rmada golpista para a política. Esta banda po dre deve ser extirpada de vez!

  15. RICARDO BATISTA

    Sim, se foi. Vamos ter que conviver com uma ultradireita aguerrida. Os democratas de centro, esquerda e direita precisarão estar sempre mais atentos. Agora temos que empurrar os extremistas de volta à borda, de onde nunca deveriam ter saído. Esses hard core fazem barulho, mas são apenas 10% da população. E o governo do Beato Salu foi bem ruinzinho.

    Responda
  16. antonio pereira

    Por sorte o Bolsonaro é muito bom de "povo extremista" , mas é pouco inteligente, sendo assim será difícil coordenar algo mais grave e sério, os extremistas se dividirão em grupelhos.

    Responda
  17. José Cardoso

    Claro que a oposição ao PT continuará existindo, e será maior se houver inflação crescente e/ou desabastecimento. Mas não acredito que ela se cristalize sob a liderança de um Bolsonaro derrotado. A falta de um partido vai pesar fora do poder.

    Responda
  18. Hernandez Piras Batista

    Tem toda razão. Teremos que conviver durante muito tempo ainda com uma extrema-direita direita autoritária e regressiva. Aliás, foi exatamente o que ocorreu no período de 46 a 64. O golpismo deve rondar nossa pobre democracia durante muito tempo. Um alerta para as forças democráticas!

    Responda
  19. pedro coutinho

    análise lúcida, infelizmente. depois da vitória eleitoral Biden enfrenta a dificuldade da sair dos sonhos para o governo do dia a dia. o mesmo deve acontecer aqui.

    Responda
  20. Claudio Belodi

    Caríssima, esse filme de mudanças por força do gogó já está velho. Exemplo é o Sr. Bidê, dos EUA,. Falaram, falaram, falaram e não disseram nada do que foram fazer.

    Responda
    1. José Eduardo de Oliveira

      não é fácil limpar m... espalhadas, mesmo que sejam de norte-americanos. aqui também não será da noite para o dia...fora os oromas...

  21. João Perles

    Concordo com a articulista em muita coisa. Acho que muitos candidatos e partidos de esquerda estão tratando o bolsonarismo de modo muito simplório. O tempo que qualquer próximo governo desenvolvimentista levará para reconstruir o país causará sensação de inépcia, alimentando as piores narrativas. Não podemos nos esquecer de que Biden pegou um EUA bem menos destruído e está tendo grande dificuldade para implantar políticas sociais viáveis.

    Responda
  22. Paul Muadib

    Mas nos basta vencer o bozo, temos também que vencer o gadonarismo.

    Responda
    1. Francy Litaiff Abrahim

      Não esqueçamos de vencer o lulopetismo também!

  23. Ivan Bastos

    Bolsonero não é burro, mas nossa sorte é que lhe faltam formação acadêmica e capacidade de trabalho, se não, teríamos regressados séculos em vez de décadas em termos civilizatórios. Fora bozzo.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Ele é muito b u r r o. Toda a elite escravocrata apoiou sua eleição, barrou todas as tentativas de impeachment. Grande parte dela ainda o apoia. Se ele não fizesse tanta m ** d a, fosse um pouco mais discreto, não ficasse nessa obsessão de dar um golpe, ele seria reeleito facilmente.

    2. CELSO CASSIO COTICHINI

      Não concordo, é burro sim , pois teve varias oportunidades de melhorar a sua imagem e não o fez e continua com as suas maluquices como se tivesse governando a sua família.

  24. jose carlos toledo junior

    Sim. O psdb, não soube jogar as regras democráticas e deu golpe parlamentar com o cálculo político de que os votos dos indignados cairiam no seu colo e que aecio estava eleito. Não se brinca com democracia, entretanto. Tomou golpe do eleitorado e tornou-se abrigo da extrema direita envergonhada. Sim, a extrema direita orgulhosa se organizou desta vez em torno da boçalidade e infelizmente é significante, embora insuficiente para ganhar eleições majoritárias.

    Responda
  25. MARCOS BENASSI

    Eita, dona Hermínia... O bagúio é lôko, preocupante e intrigante: provavelmente, o Bozo cai; igualmente provável, como a senhora comentou, é a manutenção da liderança das franjas extremistas do Bozofrenistão. Mas como é que o Presida pretende se manter fora da cana? Como ele mesmo já disse, "KHagou e andou" à beça, deixou trocinhos país afora, registrados em tudo quanto é mídia. Qual será a jogada? Parece tanta imprevidência que eu fico desconfiado das cartas na manga bozolina.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Esse é o medo que o bozo quer colocar nas pessoas e que elas não votem em Lula, concorda?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.