Alvaro Costa e Silva > O Brasil sumiu Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JUAN CARLOS PARODI MINTEGUI

    O cerne do artigo expressa o ranço argentino ante o tamanho e o poderio do Brasil. Eles não esquecem de que o PIB de São Paulo é maior do que o PIB deles. O nosso país está saindo devagar mas firme, com resultados muito bons nas contas externas e internas, reduzindo o desemprego e o deficit fiscal, enquanto eles atravessam um processo de pauperização que levou mais de 60% da população aos níveis de pobreza total. O resto é inveja.

    Responda
  2. Flávio Taylor

    Esse artigo é alguma piada com a inteligência do leitor? Caracas e Havana? Outra, esse escritor é um equivocado, mesmo não falando Espanhol nao somos tão apartados assim do continente, mesmo culturalment. Falando só de economia, Argentina não sobreviviría hoje sem o Brasil, e só por isso Esse ressentido não poderia tira-nos do mapa.

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    Senhor Costa e Silva, afirmar que não conhecemos Caracas, a capital de Maduro é menosprezar nossa inteligência! Na sua visão então os milhões de venezuelanos que fugiram de seu País para o Brasil e outros vizinhos foram fazer turismo? Gastar um pouco de petrodólares? Tenha "Paciência"

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Olha, neste caso somos nós, leitores, que precisamos de muita paciência.

  4. José Cardoso

    Sempre que vejo críticas a esse ou aquele aspecto do Brasil, como educação básica ou saúde pública, e uma comparação com os EUA ou algum país europeu, vejo a distância que existe com os vizinhos. México, Colômbia e Argentina juntos tem a nossa população, e uma renda per capita semelhante. São uma referência sempre útil para nós.

    Responda
  5. Valdelino Gonçalves dos Santos Filho

    A folha como grande jornal que é, as vezes excede em publicar conteúdo simplesmente provocador, querendo ser notícia mais do que noticiador. Penso que os conteúdos apresentados numa mídia de qualidade dever conter começo, meio e fim e responsavelmente se comprometer com o ele, num ato de consciência política com a difusão de informação que afinal de contas é a matéria prima do conhecimento. Texto sem pé nem cabeça, devaneio, sem fim.

    Responda
  6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O BR eh como aqueles fenômenos astronômicos q pelas características não poderiam existir, as equações não lhes são favoráveis, mas está aqui no planeta. E quando começa a parecer explicável, vem um Bozo e põe tudo a perder. Fica ainda mais inexplicável. Mas o universo eh complexo. Deste lado mesmo da bola plana, temos um outro monstro os EUA

    Responda
  7. E Mathias

    Somente quem viajou pela America Latina vai entender esse mapa. Infelizmente, é isso mesmo. Os brasileiros se excluem da América Latina. E cada vez mais nós isolamos, numa mistura de ignorância e arrogância. Estados Unidos do Brazil.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Os dados não mostram isso. O "gringo" que mais visita Argentina e Chile são os Brasileiros. Fomos idealizadores do Mercosul. E que seja Estados Unidos do Brasil. Esse anti americanismo é a coisa mais sem sentido que existe.

  8. Paulo Silva Barbosa

    Queira ou não, excluir o Brasil da América Latina, foi um erro inaceitável e até provocativo do escritor argentino, onde como diz os norte-americanos, passou do Rio Grande, que faz a divisa entre o Texas e o México, são todos latinos Ou não são? Com suas particularidades nacionais.

    Responda
  9. Adriana Mara de Moura e Souza

    O que sumiu mesmo, a tempos, foi o jornalismo sério no Brasil!

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Realmente quando ele fala dos que "conhecerem Caracas e Havana" por rede social o artigo perde toda a credibilidade.

    2. Marcos de Toledo Benassi

      Hahahaha, o Bozo é conjuntamente o anti-Cristo e o Anti-Gozo: Sodeu com o país e tá acabando com o humor dos brazucas!

    3. Fernando Candido

      Não é sério comentar sobre um livro? Não compreendi.

  10. Leonardo Soares Quirino da Silva

    Parece que há uns tantos aqui que, inconscientemente, repetem o mantra salazarista do “orgulhosamente sós”. Isso vai ao paroxismo de não nos vermos como latino americanos. Ora, o português é uma língua neolatina. Então, somos latino-americanos, fazemos parte dos povos do continente que têm como língua oficial uma das flores do Lazio, caso do castelhano e do francês, em suas diferentes formas.

    Responda
  11. MARCOS BENASSI

    Eita, sêo Ãrvo, que esse negócio de Pegasus é mais uma lambeção de saco do Bozo: o cavalão tá muito mais pra Rocinante do que pra Pégaso. Tá certo que ambos quadrúpedes e brancos, mas é só. Isso é que nem filhote fazendo a redação "'Quem é o Papai", pro dia dos pais: pro Bozinho, o papi é lindão, alado, "mito"; na real, mó pangaré branco-sujo, magriça, trôpego, montado por um louco xexelento. Aliás, o Mito, petrificante de feio, é Medusa medíocre: transforma camarão em coprólito e se entope.

    Responda
  12. Giovani Ferreira Vargas

    Não sumiu. Hora de trocar de óculos.

    Responda
    1. Fernando Candido

      Acho que sequer abriu o texto. Passou vergonha ao comentar sem ler.

  13. Rocia Oliveira

    Não é uma mentira, mas também euma inverdade, pois as elites opressoras se enxergam, se vêem e se entenderm. Assim o foi na Operaçao Condor, na Guerra do Paraguai, para ir mais atràs. E também, de outra perspectiva, nas aproximacões muito reais e festejadas da primeira decada do milênio. A economia e a academia também se procuram, mais timidamente , mas no concreto. Não é que não nos vejamos, é que as cercas foram contruidas com cuidado é são muito fortes!

    Responda
  14. Neli de Faria

    Tudo que escrevo passa ou tem que passar pelo moderador,. Então, deixo de escrever o que penso.

    Responda
  15. Hernandez Piras Batista

    Também não estão no mapa a anglófona Jamaica e o francófono Haiti. É coerente, uma obra sobre a América Espanhola.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Hernandez, que bom que você explicou o motivo: eu tava achando que era sençura do Bozoverno à edição Brazuca. Tipo a do Nnneegão da Palmares com a biblioteca da fundação, sumindo com a Jamaica da marofa e o Haiti do vodu. Melhorou meu sábado, valeu! Hahahahah!

  16. RICARDO BATISTA

    Tava indo bem na resenha e atiçou vontade de ler o livro. Só achei supérfluo esse último parágrafo. Há tantas maneiras de apontar semelhanças e diferenças entre nós e a América Hispânica, sem precisar nos lembrar dessa família repulsiva. Aff, não vejo a hora de essa gente deixar de ser onipresente.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Opinião correta e sem brincadeiras. O estudo da geopolítica é fascinante.

    2. MARCOS BENASSI

      Bem, Ricardo, a onipresença é pobrema sanitário, resolve-se na dedetização com data marcada; a onisciência, que queriam com o Pegasus, já levou um corte. E a onipotência, só nos delírios do Bozo e do Jjjeegues! (aliás, o Bozo já tá meio derrubado na potência: "fraquejou" e botou Laura no mundo. Não quero nem ver o que nasce da próxima bimba...)

  17. eli moura

    o brasil se auto excluiu da américa latina. Nada a ver com o pib, desde que o brasil é o décimo terceiro da lista de IDH, nada para se vangloriar, porque está bem longe do Chile e da Argentina. O Mercosul foi uma tentativa de integração economica, mas sem uma integração cultural as alianças andam de lado. O continente precisa ser fortalecer economicamente e culturalmente, isto deveria ser uma prioridade no novo governo brasileiro.

    Responda
  18. André Silva de Oliveira

    No livro O Bom Selvagem, o venezuelano Carlos Rangel também meio que excluiu o Brasil da América Latina dizendo que detinha uma trajetória distinta dos demais. O Brasil, acrescento eu, foi o único que teve uma monarquia, exceto o México com aquele regime imposto e, portanto, estranho ao país de Napoleão III. .

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.