Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adauto Lima

    Interessante. Estruturas desse tipo poderiam ser usadas como alternativa ao " * " que estão tentando firmar no lugar de " o " e " a " nas palavras masculinas mas que se aplicam a ambos os gêneros. Assim como no exemplo onde o nome + " a " indica pessoa com parceiro.

    Responda
  2. Hidely Fratini

    Maravilha de informação. Gosto mt desse tema. Adorei saber da língua imaginária dos elfos, mt mais dos povos de nossa terra.

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    Pô, seu Reinaldo, que artigo lindo! Co'dielfo mêmo. Fiquei feliz com essa beleza que cê contou. Grato, hein?

    Responda
  4. Fábio Nogueira

    Parabéns pelo artigo... Viva a Ciência, o Conhecimento e a Cultura !

    Responda
  5. Iza T Gonçalves Quelhas

    Parabéns pelo artigo!

    Responda
  6. antonio pereira

    Incrível... Parabéns pela abordagem

    Responda
  7. newton penna

    Parabéns, Reinaldo, pelo seu artigo. Muito instrutivo

    Responda
  8. Antônio José Lima Campos

    Muito bom. Temos muito que valorizar esses povos indígenas originários e suas riquezas culturais. É fascinante saber que em pleno século XXI ainda temos essa riqueza cultural maravilhosa desses povos e suas línguas. Mais de 150 línguas indígenas. Temos que lutar para defender e preservar esses povos das ameaças do genocida no governo e sua claque ruralista pertencente aos agrotrogloditas.

    Responda
  9. José Cardoso

    Esse fato de que não só há por aqui varias línguas, como vários troncos linguísticos é pouco conhecido do grande público eu acredito. Como as tribos de língua tupi dominavam o litoral quando os portugueses chegaram, ficou a ideia de que as línguas indígenas são meio parecidas com o tupi, o que está totalmente errado.

    Responda
  10. Silvio Levcovitz

    Muito legal! É sempre um prazer ler o colunista.

    Responda
  11. JAILSON DE BEZERRA

    Na Europa os assim aucunhados de gentis - pessoas e culturas díspares das "civilizadas" - ora eram exterminadas, ora simplesmente dominados e escravizados. Como país colonizado, o Brasil trouxe essa herança maldita, que ainda é enraizada na psiquê coletiva. Fato este, que ainda sobrevivem estratos sociais ditos de "linhagem superior" que vão na onda de certas autoridades, que visam somente lucro, e que expelem aos quatro ventos a vergonhosa flatulência da expulsão do índio do seio da natureza.

    Responda
  12. Wilson Benvenuti Jr

    Gostei do que li aqui. Ki, noa e tha

    Responda
  13. J J D Santos

    Primitiva foi a palavra usada pelos colonizadores que acham que so existiam eles no mundo e a Europa era o lugar mais civilizado que existia. Só para citar uma raça, os incas eram mais evoluidos que Portugal e Espanha em termos sociais e humanisticos. É que os livros eram editados em Lisboa, então, papel aceita qualquer coisa. O que é triste hoje é ver gover nos querendo acabar com os indios e as florestas primitivas

    Responda
  14. Fabiana Menezes

    Reinaldo que coluna linda! Quantas inferências e associações podem ser feitas sobre o riquíssimos universo indígena…

    Responda