Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio Belodi

    Quando a men tira é suficiente para convencer idiotônicos.

    Responda
  2. Jane Medeiros

    O governo federal não dando nenhum aporte extra de recursos para as federais garantirem segurança sanitária a sua comunidade contra a Covid! Uma vergonha!

    Responda
  3. Benedito Claudio Pacifico

    Temos que investir em nossos jovens e educação é o único caminho , verbas para educação , saúde e segurança devem preterir sobre as demais , aumentar as verbas para relator , retirar impostos sobre combustíveis, reduzir impostos sobre alguns itens terão efeito zero para o país no médio e longo prazo mas a educação apresenta o maior retorno com transparência.

    Responda
  4. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Diante das incertezas às quais alunos, funcionários e professores estarão submetidos, especialmente depois do próximo pico de contaminação no carnaval, parece mais prudente continuar com o ensino on-line, que funciona de modo satisfatório.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Uma das principais — senão a principal — alegação para o retorno principal é o déficit educacional que o ensino à distância causa. As aulas por vídeo chamadas, produções gravadas e falta de atividades práticas levam a uma desmotivação geral nos alunos e isso tende a ocasionar um impacto negativo na formação desses profissionais.

    2. Felipe Araújo Braga

      O slogan “A USP não para” é irresponsável ao desconsiderar o árduo período que discentes, funcionários e docentes estão passando durante a pandemia na tentativa de manter suas atividades. A professora da EACH, Michele Schultz, comenta que é um absurdo classificar o ensino remoto durante a pandemia como um sucesso, pois esconde os problemas reais.

    3. Felipe Araújo Braga

      Para Schultz, uma solução para o problema é reconhecer que existe o déficit e planejar como compensar o que vem sendo perdido no EAD. “Quando eu digo que foi o possível nas circunstâncias que a gente tem e não foi um sucesso, estou admitindo que há perdas.

    4. Felipe Araújo Braga

      Quando falamos das condições educacionais, deveríamos pensar o que fazer para recuperar esse provável déficit na formação dos estudantes. Deveríamos estar pensando nessa perspectiva pedagógica educacional, e não está sendo feito. Eu acredito que enquanto não tiver seguro para comunidade e famílias, não podemos defender o retorno presencial”, declara a professora.

    5. Felipe Araújo Braga

      Você fez toda a sua graduação presencial. Teve uma experiência universitária satisfatória. É natural que nessa altura pra você não faça diferença, mas para quem acabou de lutar muito pra entrar em uma universidade pública faz sim toda a diferença do mundo. Não dá pra trocar o ensino presencial em universidade pública com todas as grandiosas experiências que isso traz por aulas gravadas na internet. Ponha a mão na consciência!

    6. Felipe Araújo Braga

      Veja qualquer artigo na USP sobre saúde mental, sobre concentração e etc. Todos reconhecem que o EaD não é o ideal e foi apenas uma contingência necessária no meu de tantas mortes. Eu mesmo não suporto mais o EaD e a maioria dos estudantes das universidades públicas não aguenta mais. Você está prestando um desserviço a favor da precarização das nossas universidades públicas!

    7. Felipe Araújo Braga

      A USP é quase uma cidade, não tem sentido transformar tudo aquilo que a universidade representa, toda a troca de saberes e etc. em videoaulas de péssima qualidade. Se o ensino EaD funciona pra você é um problema seu, mas não satisfaz quem busca uma experiência universitária satisfatória!

    8. Felipe Araújo Braga

      A maior parte dos estudantes da USP está insatisfeita. Na Fuvest e nos editais a USP e as demais universidades públicas são todas apresentadas como universidades presenciais. Diversas atividades: integração, festas, congressos, palestras, intercâmbio, pesquisa e locais: laboratórios, bibliotecas, auditórios só podem ser utilizados no presencial.

    9. Alysson Barros

      O ensino online é péssimo.

    10. Felipe Araújo Braga

      Que absurdo. Você não sabe o que está dizendo! O ensino online não funciona de maneira satisfatória. Já viu o atraso educacional de dois anos no ensino básico? E por que no ensino superior seria diferente? Eu sou aluno da USP e foi terrível para aprender durante a pandemia, o que mais teve foi caso de depressão! Universidades públicas de pesquisa, com laboratórios e etc. não conseguem se adaptar ao ensino online, não funciona!

  5. HARRY RUTZEN JUNIOR

    Acabou a mamata. Vamos começar a trabalhar.

    Responda
    1. Alysson Barros

      Você tinha parado por algum motivo?