-
milton temer
Verdade, mestre Moniz, que a literatura de grande consumo pode retratar a vida real de forma real. Mas dificilmente a interpreta e aponta caminhos. Quando o faz corretamente, vira clássico. Vide Balzac retratando a burguesia de sua época. Quando quero pensar a "sociedade incivil", não hesito. Cito Moniz Sodré
-
milton temer
Verdade, mestre Moniz, que a literatura de grande consumo pode retratar a vida real de forma real. Mas dificilmente a interpreta e aponta caminhos. Quando o faz corretamente, vira clássico. Vide Balzac retratando a burguesia de sua época. Quando quero pensar a "sociedade incivil", não hesito. Cito Moniz Sodré
-
Antonio Catigero Oliveira
Infelizmente, ainda carregamos esse ranço que impede alguma mobilidade social. Assim como citado pelo colunista, grandes atrocidades são cometidas em nome da 'família': são os mesmos que falam sobre 'meritocracia' com a boca cheia.
-
Geraldo Junior
É um bom articulista, mas sempre deixa um pingo de seu petismo no ar, nisso perde a credibilidade.
-
Hernandez Piras Batista
A crítica do familismo vem dos anos trinta, antes mesmo de alguém pensar em fundar o PT. Há petistas e antipetistas, conservadores e socialistas com e sem credibilidade. Esta não decorre da ideologia e, sim, da honestidade intelectual. Seu comentário é sectário.
-
-
Cassio Tonsig
"Somos nós contra eles. Selva!" é a voz dos parasitas.
-
José Cardoso
Quanto mais frágil a sociedade civil, mais importantes os laços familiares. Nesse ponto, o norueguês do livro não deixa de ser um ponto fora da curva.
-
SILVIA KLEIN DE BARROS
Obrigada, Muniz. Seus textos garantem minha assinatura. Aguentando até outubro!
-
gustavo alves de oliveira
"É vento de moinhos quixotescos". Bravo! Perfeito! Resume bem todas as cabeças de vento do Planalto. Encaixado como luvas. Parabéns ao colunista.
-
Nilton Silva
A Marcha da Família com Deus pela Liberdade deu no que deu.
-
NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA
Marcha da Insensatez, que nos persegue! Deu em uma longa noite de 21 anos e agora na sombra dela a nos ameaçar. Triste!
-
-
Geilson Silva
Muniz Sodré com mais um texto que usa sua erudição e vasto conhecimento no debate de temas relevantes ao país. Espero que possa contribuir de novo para a construção do Brasil em substituição ao que temos hoje: famiglias em litígio permanente, clãs raivosos correndo pela estrada disputando ossos com o rabicó para cima
-
Alexandre Pereira
Olhe no espelho camarada. As famílias, ou melhor, as outras famílias não são as únicas ameaças. Os auto-indulgentes também.
-
MARCOS BENASSI
Ah, sêo Muniz, não dá nada, empresto minha erudição ao senhor, numa citação crassuda (ou cracuda?): também os irmãos Winchester, do seriado Supernatural, não param de falar dessa tal de família. E, tal como a Bozomíglia, não param de ser atacados e de responder na base da bala. A diferença é que são tão gente-boa que até o filhote do Sete-Peles é por eles acolhido e desenvolve excelente caráter. Se fôra na família Bozo, o pivete tinha corrido de volta pro inferno rapidim, "Pai, acuda!"
-
RODRIGO DORNELLES
Grande Muniz Sodré! É verdade, aquele que caiu de paraquedas no Palácio do Planalto está lá por uma série de conjunções. E uma razão bastante forte é que ele representa uma parte significativa da população brasileira que, tristemente, se vê representada quando um sujeito como aquele afirma que, se puder, vai dar "filé mignon" e beneficiar um filho seu, sim.
-
MARCOS BENASSI
Tens razão, Rodrigo, conjunção de Marte com Saturno: o deus da guerra, mentira e ladrões, conjugado com outro sacana que devorou os filhos. Tutti buona gente!
-
-
Enir Antonio Carradore
Sei que o ilustre articulista é leitor (e autor) de romances policiais. Eu não conhecia o escritor e músico norueguês. Imagino que a sociologia e Sérgio Buarque de Holanda seriam insuficientes para entender algumas famílias de políticos brasileiros, que mais parecem máfias. Nenhuma leitura ou escrita é mero divertimento ou diletantismo literário. Para entender o poder no Brasil é essencial também ler muito romance policial, estou convencido.
-
MARCOS BENASSI
Uia, romance policial do seu Muniz? É daqui pra estante virtual!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.