Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MILTON AKIRA KIYOTANI

    O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho não era uma tragédia anunciada. Ela estava inoperante e não recebia mais rejeitos. Na Samarco, houve erros como alteração da geometria da barragem. É fácil agora afirmar que a barragem se romperia, mas nenhum especialista o previu. Era considerada segura, com piezômetros instalados. Quem é contra a mineração aproveita o aniversário da tragédia para falar insanidades. Topam deixar de receber os benefícios que ela proporciona para a humanidade?

    Responda
  2. Nilton Silva

    Lá vamos nós, criminalizaram a política e deu no que deu e agora estão tentando criminalizar o setor produtivo.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      O que aconteceu em Brumadinho foi um crime, contra os brasileiros e ambiental

    2. Marcos Benassi

      Se eles pararem de produzir gente morta, Nilton, tem problema criminal nenhum, não...

  3. Paulo Silva Barbosa

    Infelizmente nossa legislação é bonita no papel , mas feia na prática . Quem conhece a região do Alto Paraopeba, cortada pela rodovia BR-040 sentido BH ao Rio de Janeiro , perigosíssima por sinal, com um traçado cheios de curvas e sem duplicação das pistas e com um tráfego pesado numeroso, pode observar a intensa atividade mineradora extrativa , aplainando os morros e a destruição do meio ambiente é notório . Até quando?

    Responda
  4. Cleomar cordeiro

    Brumadinho foi a estreia do que seria a bozonarada no poder.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Cristina querida, na Brazucolândia é isso mêmo: manda a corporação, manda a grana e o compadrio. Pois não foi ontem que sua colega Dona Márcia, professora de Harvard, boquejou acerca da nossa leniência com os agrotóxicos? Veneno dia a dia, para todos. Brumadinho, Mariana, ferraram com quantos, dez mil manés? Meio-ambiente, inteiro sem dono? Neguinho quer dar dinheiro a acionista, quer seu bônus, Soda-fe o país e os cidadãos. Ética, então... Ética por acaso paga o uísque 18 anos das crianças?

    Responda
  6. Paulo Watrin

    Parabéns, Cristina! Sua sensibilidade é compromisso com a vida dão um brilho especial a seriedade do seu trabalho.

    Responda
  7. Wilson Barroso

    VALE NADA ...

    Responda
  8. Paulo Ferreira do Nascimento

    Há algo, sinistro e bizarro, que não se pode negar: a lama da mineração aqui das Minas, democraticamente, encontra-se amalgamado com o sangue de todas as etnias. Primeiro, o dos indígenas na busca e exploração do ouro; capturados, explorados e dizimados. Utiliza-se depois o sangue dos negros para minerar diamantes, e, vampirizados depois de sete anos de vida útil, joga-se a carcaça fora. A lama férrea enterrou brancos em Mariana e Brumadinho. Nova Lima vive aterrorizada.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bingo! Vale pro Bozo, vale pra Vale, Samarco e que m mais vier: se quem esculhamba os concidadãos não for em cana, se não doer no bolso da corporação e do acionista, o rés-do-chão continuará ficando debaixo de lama. Valemos menos do que caranguejo do mangue.

  9. Rodrigo Negrão

    A Vale sempre faz propaganda ligando seu nome ao meio ambiente e à cultura. Como nosso judiciário pode permitir que um lixo de empresas dessas siga existindo?!

    Responda
    1. Murilo Alves

      Por trás dessa tragédia há uma pergunta evitada, como se fosse um pecado contra a ordem que impera na lógica maléfica e falida do capitalismo: "O lucro ou as pessoas"?(Noam Chomsky).

  10. filipe moura lima

    Não temos MP nem Judiciário; não temos justiça.

    Responda
  11. Marcelo Magalhães

    Vários representantes da grande mídia exibem propaganda da Vale como empresa comprometida com o meio ambiente. Isso deveria ser proibido. No mínimo, quando se adquire algo que tenha material ferroso, deveria vir fotos como aquelas que vem nos maços de cigarro. Sim fofos coma vítimas de Mariana e Brumadinho e fotos do desastre ecológico que é a história da Vale.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É isso aí, caro Marcelo: comprou carro com aço produzido com minério extraído pela Vale e pela Samarco? Tem sangue e lágrimas no seu carrinho novo. Todo mundo fala que é "eco", "responsável socialmente", blá blá blá, mas na hora de cuidar da sua cadeia de suprimentos, não quer nem saber.

  12. José Antônio

    ´´Brumadinho, crime e impunidade de camisas-amarelas.``

    Responda
  13. Maria jose dos santos

    Todas esses porquês esta uma resposta Corrupção na fiscalizacao ,prefeito e Câmara de vereadores dessas regiões. A propria população também que em nome do emprego vivia nessa área de risco .podendo desenvolver outra economia nesssas areas como o Turismo..A Vale continua destruindo o meio Ambiente ..Tem esses trem de Minerio que transporta a céu aberto deixando rastro de pó de ferro da Região da Costa Verde...

    Responda