Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RUI DE SOUZA

    Ainda que nós homens de fato temos uma maior propensão a trair, particularmente penso que em pleno 2022 isso dá um trabalhão danado! Então procuro levar os 14 anos com minha atual companheira numa boa...

    Responda
  2. João Teixeira de Lima

    Sou nordestino, e fiquei até meus 14 anos na terra onde nasci. Não era novidade, na época, escutar que homem poderia ter quantas mulheres quisesse, já a mulher apenas um homem, o que ela escolheu ou mesmo os pais escolheram para ela se casar. Na minha ignorância, não tinha ideia de direitos iguais. Aos 25, conheci minha mulher, casei aos 27, (44), sob mesmo teto. Ela sempre diz: "estou ao seu lado para o que der e vier, mas se trair, o bicho pega". Traição é abominável, em qualquer sentido.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É cultural, não é mesmo?

  3. Nelson Jose Rodrigues Soares

    Contraditório e paradoxal o comentário do homem que possui esposa e amante e valoriza a fidelidade das duas ...pensando bem ele desconstrói o conceito pensando somente na própria segurança por isso não quer saber se ambas esposa ou amante têm outros relacionamentos ... egoístíssimo, não ?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Egoísmo é pouco, não é mesmo?

  4. LUCY KELLY PEREIRA

    Não acredito em natureza masculina e feminina, mas sim numa construção social de: "mulher tem que conceder e servir e homem pode ser livre". O desejo de dar vazão ao desejo está aí para ambos, mas para um emocionalmente, socialmente e inconscientemente não é permitido. Fico com Caetano Veloso "pois quando eu te vejo, eu desejo o teu desejo" ... Ótimos textos Mirian.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Também não acredito, Lucy. Mas parece que muita gente acredita, não é mesmo?

  5. Adauto Lima

    A questão está mais ao lado. Vale a visão de ser fiel à atitude de optar por não se colocar numa situação cuja premissa seja a fidelidade. Afinal, ninguém é de ninguém, embora muitos se iludem que sejam.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muitos e muitos...

  6. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Acho que todos são livres, não para trair, afinal sempre será errado enganar alguém. Se quer ter mais de um parceiro, tenha, ninguém tem nada com isso, a vida e as consequências de suas escolhas são suas. Mas tenha caráter para deixar isso claro com os seus parceiros.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Lealdade e confiança no outro

    2. Guilherme Nobre Souto

      Outra idealização romântica.

  7. Guilherme Nobre Souto

    Isso que é soprar a brasa de uma idealização, pô, todo mundo trai, se não, é circunstancial, não é que me veio o personagem Penélope e Ulyses, esse folgadão, procurando o caminho de casa, enquanto ela ardia, mas tecia..., balela!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Guilherme, tem sim homens e mulheres que não traem

    2. Guilherme Nobre Souto

      Professora, permita-me uma correção, pois realmente fui arrogante quando escrevi "soprando brasa ...", o que me veio mesmo foi a questão do tempo, mas entendi que a professora põe luz no nosso, eu que já viajei, misturando outros, me desculpe!

    3. Guilherme Nobre Souto

      Miriam, obrigado pela interlocução, quando escrevi, "Se não, é circunstancial", quis dizer que tem os que não traem.

    4. Mirian Goldenberg

      Todo mundo?

  8. Bianca Moreira

    Um dia, quem sabe um dia, as mulheres não serão mais criadas sendo reprimidas e aprendendo desde cedo a só servir e a ceder e, aí, talvez, falem iguais aos homens - que trairam porque desejaram, queriam aventura, novidade, atração física, vontade, oportunidade, hobby". Acho que será um dia libertador para as mulheres. Mirian, no aguardo de nova pesquisa para ver se as justificativas femiminas se alterarão, tá? Kkk

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Já estão mudando, Bianca

    2. Bianca Moreira

      A Folha é engraçada. Ela me censurou e não pude escrever ' teNsão e glinhagem ' - palavras copy/ cola, até com aspas do texto da Mirian. Kkk

  9. Ruy Pistelli

    Para um relacionamento ser bom é necessário ter confiança plena no parceiro, afinal dividimos tudo com ele, e a quebra desse princípio destrói tudo . A não ser que haja consentimento, mas não consigo enxergar amor em um relacionamento aberto .

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Confiança e lealdade, não é mesmo?

  10. márcia corrêa

    Quem é mais infiel, parece estar respondido nas tuas pesquisas. Interessantes são as justificativas de um e de outro. Claramente os homens que justificam pela "sua natureza masculina", são os mesmos que não admitem que suas mulheres ou amantes os traiam ou sintam desejo por outros homens. Ou bem pior, ainda dividem as mulheres em duas categorias: a que casa com eles e a que gosta de sexo. Uma tristeza!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Mais interessante é a mulher não usar a ideia de natureza feminina, Márcia

  11. ANA C

    Estou com a Danuza Leão: “Pois eu espero que o homem que me trair tenha a delicadeza de negar sempre. Não me interessa que ele seja sincero e verdadeiro; quero achar que ele nunca me traiu, e para isso ele pode (e deve) mentir descaradamente”

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É um tipo de cegueira voluntária, não é mesmo?

  12. Aparecida Alves

    Homem

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Por que será?

  13. Fabiano Oliveira

    Penso que a denominada natureza feminina seja consequência do patriarcalismo onde corpos e mentes são reprimidos. As mulheres deveriam ter a liberdade de assumir que traem por desejarem outra pessoa simplesmente.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Em resumo: não existe a tal da natureza

  14. Edivaldo Oliveira

    O amor tem a ver com sexo, pois, quando se ama alguém, dá vontade de transar com esse alguém. O sexo não tem a ver com amor, pois quando se deseja sexualmente uma pessoa não é o amor que desperta o desejo, mas o instinto sexual. A fidelidade é uma construção social, criada, culturalmente, para amalgamar as relações. Não é algo natural.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Mas existe algo natural?

  15. orlando gomes de freitas

    Quem explica ? o desejo de permanecer fiel em contraposição ao desejo pulsante e incontrolável, os controles mentais conscientes em luta com os pensamentos que vêm a tona inconscientemente? Só a doutora para esclarecer, com a ajuda do velhinho Freud, é claro. Ser humano é complicado!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito complicado mesmo, Orlando

  16. Leonardo L

    Esse engenheiro vive em um mundo paralelo, machista e negacionista

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Só ele?