Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    Interessante notar como a filosofia da matemática encara os problemas matemáticos. Temos os logicistas ( Frege, Russel, Carnap ), os intuicionistas ( Poincaré, Weyl )e os formalistas (Hilbert). Os primeiros acham que a mente pode descobrir entidades abstratas (números) mas não pode criar-las. Os intuicionistas acham que as entidades abstratas podem ser inventadas. E o formalismo de Hilbert acredita que o intuicionismo não é satisfatório. Brigas antigas do realismo, conceptualismo e nominalismo

    Responda
  2. José Cardoso

    Posso imaginar números negativos e a soma deles, como andares sob o solo por exemplo. Mas multiplicar dois números negativos continua sem fazer sentido para mim. Afinal multiplicar é somar repetidamente. Como a contagem dessa repetição pode ser negativa?

    Responda
  3. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

    Muito bom. Este, para mim, foi o artigo mais interessante da Folha hoje.

    Responda
  4. filipe moura lima

    Tenho comigo que, exceto os raríssimos gênios, a matemática tem dois grandes públicos assim divididos: os que 'não' a dominam; e os que 'pensam' dominá-la.

    Responda
  5. Ronaldo Chaves

    Já para a prova do 17 basta UMA anta perfeita.

    Responda
  6. rodrigo nogueira

    Já sabíamos que 42 é a resposta para qual o sentido da vida, o universo e tudo mais.. rsss Douglas Adams

    Responda
    1. E Scaramal

      sim…(risos) … gratos pelos peixes!

  7. edilson borges

    Caicilds, eu achei que se demonstrava essa bagaça por meio de teremos elegantes, indução ou coisa que se pareça. Mas do que lí, concluí que botam um computador rodando um algoritmo prá calcular na força bruta...

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Sim e não. Você pode aprovar ou reprovar uma conjectura (uma hipótese matemática) com uma demonstração completa, mas também pode tentar refutá-la encontrando um contraexemplo (um exemplo que contradiz a conjectura) em uma busca computacional. Entretanto, por mais exemplos a favor que encontre computacionalmente, eles não provam que a hipótese é verdadeira.

  8. Geraldo da Silva

    A matemática é uma ciência maravilhosa. Aliás, a mat. não é ciência

    Responda
  9. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Meeeeuuu Deus. Quanta maravilha.

    Responda