Opinião > Um engenhoso estímulo à impostura Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MYRIAM TURGANTI

    Cirúrgico. Obrigada por desengasgar a resposta das nossas gargantas.

    Responda
  2. Maria Maia

    Artigo preciso! Uma ressalva entretanto: no último parágrafo, o uso do artigo definido 'as' cria uma totalidade que não é fato. Cito: "O Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras reúne 'as' diversas instituições (...) que oferecem formação adequada". Existem outras instituições psicanalíticas que tb oferecem formação adequada, mas que não participam especificamente desse Movimento. Do contrário o argumento acaba sendo solidário à posição defendida por Érico Andrade.

    Responda
    1. MYRIAM TURGANTI

      Qual o argumento que uma escola usaria para justificar a sua recusa em participar do Movimento?

    2. MYRIAM TURGANTI

      O Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas é justamente aquele que aglutina as escolas que estão aptas a transmitir a psicanálise de maneira ética. Se uma escola está adequada, o por quê, ela não faria parte do Movimento?

  3. Michell Alves Ferreira de Mello

    Excelente resposta do Marco Antônio. A questão da democratização da Psicanalise é importante, e ela só poderá se ainda mais efetiva dentro do próprio processo de formação em Psicanalise que é algo “artesanal”, não “fordista”, desde os tempos de Freud. O autor anterior que contestou o primeiro texto “universidade de psicanalise”, por mais que tenha tudo boa intenção, me pareceu desconhecer tanto a história da Psicanalise como o momento atual de atuação dos psicanalistas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.