Latinoamérica21 > Chapa Lula-Alckmin: onde está o erro? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Só é vítima dos agiotas quem não controla suas contas. Por isso, o caminho é austeridade nos gastos públicos e redirecionamento da cobrança de impostos para os que mais podem pagar. Nem é preciso inventar, pois é o caminho de vários países bem sucedidos. Só que não é fácil, desagrada muita gente, e temo que a política tipo tapinha nas costas do Lula não mude nada a esse respeito.

    Responda
  2. Maria Angela pecego Caetano

    O artigo faria muito mais sentido se as tais oligarquias que a tudo controlam maquiavelicamente tivesses ganhado mais dinheiro no governo Bolsonaro do que no governo Lula. Ah, mas deve ser porque essas oligarquias são bobas e gostam de perder dinheiro! Sinceramente, é duro ver que o contraponto a uma direita tacanha é uma esquerda delirante.

    Responda
  3. Felipe Oliva

    O erro dos governos do PT sempre esteve da necessidade de cooptar o centrao para poder ter uma maioria e conseguir governar, quando se negou, com o rompimento com o Cunha, foi derrubado. Os únicos 2 partidos do Brasil que possuem projetos ideológicos de desenvolvimento é o PT e o finado PSDB, assassinado pelo Bolso-Doria. Alckmin representa o antigo PSDB, a saída é se unirem para uma reforma política que acabe com esse presidencialismo de cooptação. O presidencialismo real tem apenas 2 partidos.

    Responda
  4. Alberto A Neto

    A ingenuidade do articulista é de fazer corar Polianas. A concepção panglossiana do colunista passa pelo erro crasso de situar Lula no átrio da esquerda. Lula nunca foi de esquerda! Quem melhor o definiu foram Golbery em 1978 ("Lula é um bon vivant") e Brizola em 1989 ("O PT é uma galinha que cacareja para a esquerda e bota os ovos para a direita"). Não há erro algum nessa Chapa! Como dizia Brizola: "O PT é a esquerda que a direita gosta". Petistas e tucanos são primos entre si. Acorda, rapaz!

    Responda
    1. Roberto Aquino Neves

      Esquerda é o PSOL da Heloísa Helena, que fazia acordo com usineiro escravocrata em Alagoas para se eleger ou mesmo o PDT que votou igualzinho ao PSL e aprovou a PEC de Calote, para o Bozzo dar calote nas dívidas que o governo tem com o Povo, para pegar o dinheiro e comprar deputados no orçamento secreto! Isso é que é esquerda!

  5. LEANDRO FERREIRA

    O articulista faz uma profunda análise geopolítica da situação política do Brasil e vc @lucas fala uma besteira dessas. É de doer,hein

    Responda
  6. alessandro pasolini

    Essa foi a matéria que o Carlos Bolsonaro mais gostou de ler nos últimos tempos . Vão de chapa puro sangue e esperem o que vai acontecer . Lula hoje precisa mais do Alckimin do que o contrário.

    Responda
  7. Raphael Rodrigues

    O erro está na folha!

    Responda
  8. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    O maior culpado disso é o FHC, com seu conservacionismo botou Serra para disputar na eleição anterior. Se tivesse indicado Alckmin, na época com prestígio como governador de SP, o cenário estaria diferente hoje, sem o Bolsonaro.

    Responda
  9. A R Souto

    Para não esquecer. O que Lula e outros falaram? Ele: E lá fora tem milhões de pessoas q não cometeram nenhum crime como eu. Palocci: O cabra recebeu 300 milhões,..., recebeu sítio, apto. Cláudio Mariz: O crime já aconteceu; o que adianta punir? Alckmin: Ele é o retrato do PT, partido envolvido em corrupção. Ciro: Eu sei q ele é corrupto. Moro: Ele não tem como explicar os crimes do Mensalão e do Petrolão. Dória: Ele assaltou o dinheiro público. AdePTos: A verdade me machuca, surto e agrido.

    Responda
    1. A R Souto

      Então faz o seguinte: peça para a Justiça devolver ao Barusco os 290 milhões; peça para a Justiça devolver os bilhões q foram tirados das empreiteiras; peça para os empréstimos para as ditaduras hediondas (que não pagam) continuarem sendo feitos; peça p/fazer a recompra do triplex e do sítio; peça p/cancelar o julgamento dos 3 presidentes do PT q foram condenados; peça para a Odebrecht, OAS, A. Gutierrez e a JBS serem recontratadas; e aí fica tudo bem.

    2. Roberto Aquino Neves

      O Moro:A Lava à Jato foi feita para perseguir o PT O Moro:a Condenação do Lula foi confirmada pelo TRF e Combinada com o STF O Moro:Deixem FHC em paz, pois é nosso aliado. Romero Jucá:o PT está atrapalhando nossa impunidade, a gente precisa fazer um acordão para botar eles pra fora, com o Supremo e Tudo. Gilmar mendes:a lava atropela a lei e persegue pessoas STF:O Ladrão era o Juiz. STF:Juiz não pode escolher quem quer julgar. O Moro era juiz além de parcial, incompetente, logo,escolheu

    3. A R Souto

      Gilmar Mendes: Foi instalada no país uma cleptocracia, Estado governado por ladrões. Joaquim Barbosa: Essas reformas receberam apoio dos parlamentares comprados pelo PT. Emílio Odebrecht: Tinha um responsável que tratava desses assuntos não contabilizados. Léo Pinheiro: Era a primeira vez que eu e ele visitávamos o tríplex. Renato Duque: Você vai conhecer uma pessoa indicada por ele, chamado como ‘Grande Chefe’, ‘Nine’. AdePTos: A verdade me machuca, surto e agrido.

  10. Simone Rodrigues

    Estou surpresa em ver artigo tão claro e didático sobre a situação da eleição presidencial e o que está em jogo sendo publicado na Folha de São Paulo. Parabéns para o autor por nos jogar a verdade sem medo. Por tudo que diz esse texto, fico ainda mais contra essa chapa com o Alckmin, pois não é momento de se fazer concessões, principalmente sabendo que o resultado eleitoral e suas consequências dirão se continuará havendo a fome e a miséria na vida de milhões de pessoas.

    Responda
  11. Bernardo Luiz

    A chapa Lula-Alckmin vai servir pelo menos para quebrar um dogma da esquerda, que é a certeza na própria perfeição moral e monopólio do bem. Lula pode ser muita coisa, mas não é burro, e sabe que existe mérito em criar uma coalizão ampla. “Mas o mercado…” meu amigo, se mercado ganhasse eleição, o Alckmin era presidente…

    Responda
    1. Bernardo Luiz

      Não diria que ele perdeu densidade, porque ele nunca teve densidade em 2018. Você diz que JB foi a opção do mercado quando ficou claro que o jogo era entre ele e o PT, e concordo contigo. A julgar pelos artigos de opinião e reação do mercado, esse ser terrível, aos movimentos do Lula, acho que vai ter muito banqueiro votando 13 no fim de outubro.

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Alckmin não ganhou porque houve a gravação do Aécio pedindo $. Como o mote da campanha de 18 era o combate à corrupção, não havia mais espaço para os tucanos. Bolsonaro foi a opção do mercado. A contra gosto. Preferiam Alckmin, mas esse perdeu densidade eleitoral. Então apoiaram o miliciano mesmo.

  12. Gil Almeida

    Não se construí uma ampla união nacional, sem quebrar alguns ovos. O que alguns sectários não entenderam é que a política não se presta para impor uma visão monolítica para toda a sociedade. Lula-Alckmim representa a oportunidade do Brasil que acabar com a máquina de gerar partidos e vaidades e focar as energias do país para resolver seus problemas.

    Responda
  13. jose vanzo

    O lula é tão de esquerda quanto o bolsonaro é ambientalista. Aqui o que vale é o fingimento e depois de eleito fazer da coisa pública uma coisa dos eleitos. Macunaíma rege o país desde sempre.

    Responda
  14. Luís Mattos

    O grande erro é não enxergar que o melhor remédio contra a hegemonia da tal "oligarquia financeira" chama-se CIRO GOMES!

    Responda
  15. Lucas Alves dos Santos

    O articululista tem inveja de não ser bem sucedido na vida financeira e usa falácias tais como "golpe" e "soberania", como se o seu líder não fosse uma pessoa enrolada em dezenas de contravenções.

    Responda
    1. Roberto Aquino Neves

       Bem sucedido é o teu presidente miliciano, que nem aprendeu a usar talheres e ainda derrama farofa na perna errada

    2. Eduardo Luiz De Faria

      Essa foi a tua conclusão? Fascinante!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.