-
Jarbas de Oliveira
Abri a crônica do Juca Kfouri com a intenção clara de atacá-lo por ter, supostamente, atacado o Chico. E, no final da crítica, me solidarizei: é isso aí, Juca! Muito bem! Viva Chico e viva Juca!
-
GERALDO DE CARVALHO JR
Engraçado, ultimamente tenho concordado com o Juca...
-
agnaldo dos santos
Estranho esses arroubos! Dia desses faleceu uma sertaneja famosa, trabalhou duro prá conseguir escrever e cantar a condição feminina em relacionamentos não tão justos no mundo masculino. Essa ninguém mandou "patrulhar"? Viva Chico! Viva Kfouri!
-
José Costa
Puxa vida, que coisa! Isso é quase como abjurar. Então vamos esconder Atrás da Porta e Até Segunda-feira? Como renegar o bom humor de Sem Compromisso/Geraldo Pereira e Nelson Trigueiro? O que fazer com Esse Cara/Caetano veloso? Capoeira do Arnaldo, Alberto e Ronda/Paulo Vanzolini, devem ser renegadas? E a Luzia (isca de polícia) do Itamar Assumpção? Ô seu Francisco, não tá vendo o sr., meu senhor?!
-
José Costa
Puxa vida, que coisa! Isso é quase como abjurar. Então vamos esconder Atrás da Porta e Até Segunda-feira? Como renegar o bom humor de Sem Compromisso/Geraldo Pereira e Nelson Trigueiro? Com Esse Cara/Caetano veloso, o que fazer? Capoeira do Arnaldo, Alberto e Ronda/Paulo Vanzolini, devem ser renegadas? E a Luzia (isca de polícia) do Itamar Assumpção? Ô seu Francisco, não tá vendo o sr., meu senhor?!
-
Nilton Silva
Vamos deixar de lado esse revisionismo tolo. Tutelar adultos plenamente capazes não combina com o Chico.
-
AGUINALDO ALMEIDA
Acho inadmissível privar as novas gerações do privilégio de ver Chico Buarque cantar "Com açúcar e com afeto" . Censurar uma obra de arte, seja qual for, nunca resolveu nenhum problema. Educar, orientar e esclarecer, sim.
-
Marcelo Luiz de Lima
O raro leitor assina embaixo seu pedido,Juca. Com um adendo: quando perguntarem ao gênio da raça como começou esse negócio de escrever como se fosse uma mulher escrevendo,ele terá que citar essa música. Um abraço fraterno com açúcar,com afeto.
-
Paulo Roberto Isaías
Repetindo os demais: belíssima coluna, como sempre. Sem dúvida, é sempre imprescindível combater os preconceitos. No entanto, temos que considerar a época. Vamos citar apenas o cinto de segurança e o álcool ao volante. Lembrar de Pagão valeu a leitura. Carreira curta. Foi uma pena pra todos nós. Ficou esquecido e o grande responsável foi o excepcional Coutinho.
-
Marcos Benassi
Sêo Juca, e uma coluna linda e poética dessas precisa lá ter quer ver com futebór? Tem a ver com Juca Kfouri e seu coração do tamanho d um bonde. Não precisa nem Vosmecê pediu, mas subscrevo, com sua licença: coisa mais delicada essa letra, não carece de ser soterrada por pundonor excessivo.
-
Valesca Menezes Marques
Juca Kfouri, parabéns pelo belíssimo artigo!!!
-
Valesca Menezes Marques
Juca Kfouri, parabéns pelo belíssimo artigo!!!
-
fabio aguiar w costa
"Patrulhas Ideológicas" Tudo muito chato.
-
Maria Lopes
Nara pediu ao Chico essa canção; de mulher sofredora, que ficava em casa. Ela era adiante de seu tempo, e no entanto cantou isso com lindamente. Essas mulheres e situações ainda existem e a realidade não pode ser abolida porque desagrada a alguns. Sou contra esse tipo de censura ( e sou feminista mas do tipo Nara). Liberdade é isso .
-
Chiara Gonçalves
Tô com o Juca! Pra mim a música escancara o sofrimento da mulher que busca reproduzir artifícios de sedução sugeridos por uma cultura machista, se enquadrar no papel de boa esposa, e nem assim consegue a consideração do marido. Na realidade uma crítica ao machismo, assim como Mulheres de Atenas.
-
Chiara Gonçalves
Tô com o Juca! Pra mim a música escancara o sofrimento dessa mulher que reproduz artifícios de sedução
-
Renato Alves dos Santos
Coisa de gênio...espetacular!!! Realmente, tem gente que não tem o que fazer!!!
-
CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA
Como fã do Chico, reforço seu apelo caro Juca, a música é linda. Não se pode sucumbir á pós modernidade tóxica, a patrulha identitaria está conseguindo empobrecer a cultura, reaja Chico!
-
E Mathias
Vamos lacrar o passado, vamos cancelar quem quer reviver esse passado, que agora é de todes. O futuro já chegou, embalado pra presente. Quem vai pagar essa conta?
-
Adelina Chaves
Só chorando de tristeza.
-
MARCIA TAMANDARE UCHOA
essa música é linda, poesia pura, quem declara o amor apaixonado é a mulher que também lamenta o cansaço operário do amado. puxa, onde será que ele viu machismo?
-
OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA
O ser humano pouco evoluiu nesses 50 anos. Penso que no Brasil regrediu ultimamente, com aumento de casos violentos contra os mais vulneráveis. Temos políticas públicas totalmente retrógradas. Censura nunca mais.
-
Carlos Antônio Barbosa Caminha
Belíssima e pertinente crônica, caro Juca! Concordo e acrescento: vamos apagar do cancioneiro brasileiro as músicas de Moreira da Silva e Luiz Gonzaga, apenas para citar estes dois ícones da música popular brasileira? Algumas delas também tinham cunho machista. Associo-me a você nesta súplica a CBH, pois nenhuma música carrega em si a intenção de cometer discriminações. Abraço fraterno!
-
Carlos Antônio Barbosa Caminha
Belíssima e pertinente crônica, caro Juca! Concordo e acrescento: vamos apagar do cancioneiro brasileiro as músicas de Moreira da Silva, Luiz Gonzaga, apenas para citar estes dois ícones da música popular brasileira? Algumas delas também tinham cunho machista. Associo-me a você nesta súplica CBH, pois nenhuma música carrega em si a intenção de cometer discriminações. Abraço fraterno!
-
Leonilda Pereira Simoes
A música é mesmo machista, claro que não chega aos pés da Faixa Amarela, de Zeca Pagodinho, que também, após pensar um pouco, aboliu dos shows, ao menos os da TV. As cantoras e cantores conscientes (inclusive Elza), trocam parte da letra de Volta por cima porque afirma que "nem quer que mulher lhe venha dar a mão" e cantam "nem quer que ninguém". Não ofende as mulheres, melhor assim. Chico está certo, como quase sempre.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.