Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilberto Rosa

    Nada como ser um dos dois mais ricos do planeta, você faz um estrago na lua, enche de lixo e mídia defende dizendo que isso é ótimo.

    Responda
  2. Barbara Maidel

    Diz que é da velha guarda, mas está ''antenado'' com os anseios da nova onda de jornalistas desta Folha que querem impedi-la de publicar artigos de Magnoli, Risério, Narloch e outros que abordam temas incômodos aos integrantes da seita identitária. Salvador Nogueira está entre aqueles que assinaram a infame ''carta aberta para fechar as bocas dissonantes''.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Procure um tratamento para isso. Deixo aqui as minhas estimas de melhoras para esse seu quadro que lhe deve trazer muito sofrimento.

    2. Joao Cellos

      Barbara, percebo pelas suas postagens que você se delicia com o que chama de "assuntos polêmicos". Tudo isso é amor à liberdade ou um prazer em ler algo que insiste em espezinhar os já espezinhados?

    3. Barbara Maidel

      Isso aí, Gilberto. É a louvável censura ''do bem''. Sem condições de rebater, optam por xingar, narrar problemas estomacais e intestinais, exigir que os discordantes sejam calados. Dizer que Magnoli - um dos melhores desta Folha e integrante da esquerda democrática - e Pondé - que pouco leio e de quem geralmente discordo - foram responsáveis pela trágica eleição de Bolsonaro só mostra que a autocrítica dos reais responsáveis nunca veio, nunca virá. Lulistas e bolsonaristas se merecem.

    4. Gilberto Rosa

      Pode colocar o Ponde também na turma, fazem parte da estrutura que levou ao Bolsonaro.

  3. Mario Edgar Grin Ferreira

    Podia levar junto o inominável e deixar enterrado lá

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, embora boa, a ideia seria visionária demais: em 2015 era só só um insignificante deputadinho do baixíssimo clero apregoando ditadura, estrupo e milicagem. Era só abstração, a obra (com duplo sentido) só começou depois...

  4. Filipo Studzinski Perotto

    A cratera na Lua em si não é problema, efetivamente. Mas não adianta achar que o bilionário Elon Musk està sendo perseguido. O fato é que o cara està empurrando uma fronteira inédita, onde um ricaço toma decisões que antes eram dos Estados. Nas suas falas arrogantes, se mostra um megalomaniaco ultraliberal e os EUA estão terceirizando varias coisas pra colocar nas mãos das suas empresas, inclusive no que se refere a decisões estratégicas e militares. E pra ter medo sim, e pensar limites.

    Responda
  5. Jose BOMBONATTI

    Qué sabê?!...o ser humano mal dá conta da Terra. Só da boca prá fora se importa com os estragos feitos neste planeta. Danos feitos por todos, mas em primeiríssimo lugar o interesse econômico e já começa a esburacar a Lua. Não temos esse direito.

    Responda
  6. Robson Arantes

    Queria que os artigos fossem mais pa-pum, tipo versão curta 140 caracteres com a informação bruta e versão longa com rodeios e pirlimpimpim. O titulo e subtitulo estão sendo usados para criar espectativa e empurrar as pessoas ao texto longo. Sem tempo irmão.

    Responda
    1. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

      Sou daqueles que respeita a ética de um jornalismo científico, assim como político e outros. A matéria é uma forma de descrever o contexto do artigo ou reportagem, através das informações com objetividade, que é um instrumento de trabalho para o público. Todavia, cada um possui habilidade em certos tipos de conhecimento, e para isso, sugiro aos leitos que faça uma leitura dinâmica de texto, em menos de dois minutos. Isso é o que sugere o meu professor Pasquale.

    2. Daniel Cabral

      Exato. Por que usar 500 palavras para comunicar algo que pode ser dito com 50 palavras? Jornalista, às vezes, parece escritor frustrado...

  7. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    Talvez o impacto seja insignificante diante de uma gravidade menor que a Terra. Melhor a ciência não perder tempo com isso. Deixa o Cristóvão Jacques cuidar disso!

    Responda
  8. Camila Serino Lia

    Este é um assunto que interessa tanto adultos como crianças e que poderia ser levado para a Folhinha com linguagem diferenciada e riqueza de ilustrações ou, ainda, ter formato especial como o podcast Habitat sobre extinção.

    Responda
  9. Ernesto Dias Junior

    A fôia fica mais divertida quando desperta a ira santa dos leitores, principalmente os das umana. Chatos.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Pelo que eu percebo o chato aqui é você. Está mais preocupado em irritar leitores "das umana" do que em ter um texto responsável e inteligente para ler.

  10. Maria Helena Chagas

    Já não basta transformarmos nosso planeta numa grande lixeira, agora vamos emporcalhar a lua. Nem uma pandemia foi capaz de baixar a bola da arrogância humana. Vergonha da nossa espécie.

    Responda
  11. sidnei esbizera

    Coloquem o Bolsonaro nesse estágio que vai colidir....

    Responda
  12. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Que artigo desprezível e descartável, como o li xo espacial e o tal Musk. O planeta ameaçadíssimo, ou melhor, a sobrevivência da espécie humana, e essa an ta enaltecendo uma excrescência como essa que só não vai fugir para exoplaneta algum não porque não quer mas porque não pode. É só uma excentricidade de quem pouco se lixa para o povaréu.

    Responda
  13. Fabio K

    A pesquisa espacial e importante para trazer desenvolvimento tecnologico com potencial de tornar nossa vida melhor. Porem e uma ilusao pensar que o ser humano saia desta rocha. Nosso corpo nao suportaria as pressoes da escala cosmica. Mesmo que algum dia seja lancado uma nave tripulada ou nao aos famosos exoplanetas essa viagem sera somente de ida e sem possibilidade de comunicao para feedback. Musk e Bezos fariam melhor em contribuir com a sociedade aos invez de buscar minerios no espaco.

    Responda
  14. Pipo Falda

    Elon Musk é um Eike Batista dos EEUU. Nada mais que isso. E está criando esse mito de que o homem vai fugir da Terra com certo êxito. Há um séquito de deslumbrados que não se dá conta de que esse embuste é mais uma desculpa para que não se faça nada de efetivo contra a roda da destruição capitalista que a cada dia nos aproxima de um apocalipse ambiental.

    Responda
  15. Flavio Bezerra de Melo

    Podia usar esse dinheiro prá ajudar as crianças, os pobres e os que passam fome. Será que ele vai esconder os "trilhões" numa caverna da Lua?

    Responda