Ilustrada > Chico Buarque diz que vai parar de cantar música criticada por feministas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É uma pena. Sempre entendi estas canções como crÃticas a nossa sociedade machista e não como validação ou apoio ao machismo.
O pessoal não se lembra que a guilhotina que acabou com LuÃs XVI e Maria Antomieta foi a mesma que acabou com Robespierre e Danton. O machista Chico tem muito que se explicar. Por exemplo, o que vai fazer de Mulheres de Atenas.
Vai parar de cantar Mulheres de Atenas também , entre outras ? Chico já explicou que isto foi feito há quase 50 anos atrás que mostrava uma realidade ( que ainda há ) , que falta de personalidade dele em aceitar pressão de patrulha .
A nossa geração, dez anos mais nova que a de Chuco e Nava, sabia de cor essas canções, inclusive Mulheres de Atenas. Cantávamos como provocação ou como forma de expressar nossa empatia com aquela mulher, que, por acaso, poderia ser a nossa mãe, alguma tia... ou a mãe ou a tia de algum amigo, enfim, alguém que precisa se emancipar.. .
Fico triste que essa música seja interpretada dessa maneira. Quando a ouço não interpreto como uma música machista, mas sim, que existe machismo em nossa sociedade. E que é uma triste realidade que devemos superar. Uma música maravilhosa que mostra o quanto essa mulher merecia ser melhor tratada. Quando você a houve você sente vontade de tratar bem a mulher que você ama e não o contrário. Por isso, além de linda, acho uma música importante.
S MARTINS, você é uma pessoa muito lúcida, seus comentários dizem o que penso: Chico escolheu parar de cantar porque quis (não houve censura) e sendo também um homem lúcido, compreendeu que há novas demandas com as quais está em sintonia. A música continua disponÃvel nas plataformas de streaming de áudio para quem quiser ouvir, esse choro nos comentários é sem razão. Chico canta o que quiser e vocês ouvem o que quiserem, não está proibido, nem é obrigatório.
Concordo Adriana. Chico se posicionou também simbolicamente. Reitero que sua obra está intocada. É um patrimônio inabalável.
O q penso q falta nas colocações d vcs é perceber q os campos da cultura e da arte são simbólicos e não puramente pragmáticos, como vc sugere. Há um valor em um artista escolher retirar uma canção d seu repertório d shows. É isso q estamos debatendo. Chico é livre para se posicionar, mas sua produção musical é um patrimônio cultural do nosso paÃs, e por isso, sim, nos afeta e nos interessa. Além disso, a palavra censura, tanto qnto a letra da canção, n devem ser interpretadas literalmente.
O pior é que a música é linda.
O Antonio tem razão, algumas feministas perderam a carroça da História. E muitas delas nem lera o seu livro, Sobre o relativismo pós-moderno...e mesmo assim não gostaram.
Ah! Que falta faz a interpretação do texto! Já não há alegoria, nem metáfora, nem representação, nem figura ou ironia: tudo é lido literalmente, sem possibilidade de análise. É por isso que tanta gente tem certeza da traição de Capitu, pois acham que "Dom Casmurro" nada mais é que o lamento de um marido traÃdo. Se o fidedigno (?) Bentinho diz que foi traÃdo, quem vai perder tempo discordando dele?
Lamentável Chico dá bola para esse besterol feminista de quem só quer aparecer. Aliás é a turma que não quer fim de machismo nenhum, pois vão perder seu protagonismo e os 15 minutos de fama. Gosta da música ouve não não ouve. O resto é caçar um serviço.
Xico, pare de dar ouvidos a feministas identitárias analfabetas funcionais.
"Hollywood é um sonho de cenário, de um paraÃba milionário"... vamos banir também? Acho que vai ficar sem música. As pessoas retratam o seu tempo. Cancelar o passado não nós faz melhores no futuro.
A música é dele. Se ele quiser, canta. Se não quiser, não canta. Simples. E se você quiser ouvir, coloque pra tocar. Ninguém está proibindo nada.
De acordo!
Foice o Xico,linda letra velhos tempos. ficou GAGA.
Certamente, também vai parar de cantar Joga Josta na Geni. Que aliás, é mesmo deploravel
Essa música é genial. Caso não tenha percebido, Geni não é propriamente uma mulher. É uma metáfora muito bem elaborada.
Chico Buarque, nesta altura dar ouvido para politicamente (in) correto é dar atestado de imaturidade. Por favor, reconsidere em nome de sua história, ela não merece isso.
Chico quem?
Não precisa atestar sua ignorância musical e poética aqui. Quando não souber, tem internet para se informar.
A música deve continuar sim! Não como uma ode à submissão, mas como um alerta para as inúmeras mulheres que. Ainda neste século XXI, continuam a sujeitar a relações humilhantes e vergonhosas frente a estupidez masculina.
Acho q Chico acaba de dar um grande tiro no pé, pq seu repertório está repleto de letras q podem sofrer esse tipo de acusação. Me custa acreditar q ele esteja fazendo essa censura tão ingênua contra a própria obra. Essa música é uma joia: os pequenos detalhes da subjetividade de uma vida conjugal machista e amedrontada pela pobreza de sentimentos. Qm n qr ouvi-la é pq tlvz tenha alguma dor escondida -- e é por isso q a música n deveria parar de ser tocada: ngm deveria viver um casamento assim.
Não há censura à obra. Ele só não vai mais cantar, em respeito às demandas feminista, às quais ele demonstra consideração. Mais uma vez, Chico demonstra que sua alma tem plena sintonia com o universo feminino. Parabéns!
Chico, não se dobre a essas "feministas", identitárias. Eu não me identifico com elas. Naquele tempo, com apenas 21 anos, já me revoltava com a situação descrita na canção. Acho que é um exemplo do que persiste até hoje, mesmo que a mulher contribua consideravelmente para o sustento do lar. Dizem, meu marido me "ajuda" em casa. Que otárias! E eu entro em fúria. Seria bom examinar as tarefas de uma esposa e mãe atual, que tem vida profissional. Assume o mesmo assumido por suas avós.
Será que já é o fundo do poço da decadência cultural que o politicamente correto tem nos impostos ? Onde vamos parar ? Uma das mais belas, sutis e sublimes musicas brasileiras prestes a ser cancelada . Esse sujeito , com todo o talento que Deus lhe deu , onde está com cabeça, ultimamente cada postura pública deveras atros pior que outa. Covardia a enésima potencia ou algum tipo de demência ?
Só mesmo quem tem uma parente chamada Geni para saber o quanto essas mulheres foram ridicularizadas. Mas que parar de cantar, tinha que pedir desculpas. Ah , é uma homenagem, vão dizer alguns. Se é homenagem, devia ter outro nome...
Que desperdicio! Essa musica é linda e carregada de sentido ambiguo. Uma preciosidade.
Concordo com você, Cláudia.
C. Buarque deveria dar uma olhada em toda a sua discografia. Na " Banda " ele estava à toa na vida, e a moça feia pensou que a banda tocava pra ela... Deve ter um monte, deve pesquisar, tem muita coisa politicamente ( in) correta por aÃ, precisa rever tudo!
Vão cancelar Mulheres de Atenas também?
Quem sabe? A idi otia está á toda.
O autor da matéria deve pular de alegria com esse tipo de notÃcia. Ele é um dos que assinaram a infame ''carta aberta para fechar boca dissonantes'', ou seja, é chegado em uma ''censura por uma boa causa''.
*bocas
Credo, será que não escutam a ironia, o tom parodistico da canção! Muita caretice dessas feministas... O que será da poesia nesse mundo das patrulhas ideológicas?
Concordo com você, Maria.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Chico Buarque diz que vai parar de cantar música criticada por feministas Voltar
Comente este texto