Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ana Ferraz

    Mais um texto primoroso de Cristina Serra, dando à horda de bárbaros que nos desgoverna seus verdadeiros nomes (abutres)! Infelizmente não consigo compartilhar de seu otimismo. Assim como os facínoras da ditadura ficaram impunes, o bando estará livre leve e solto em janeiro de 2023 para continuar produzindo atrocidades e atormentando nossas vidas. A turma da Faria Lima ganha com caos e descalabro, que muitos passem fome e morram não entra nos seus cálculos, continuarão a alimentar os abutres.

    Responda
  2. Pedro Andrade

    Espero que sigam o caminho do Dulce. Isso basta.

    Responda
    1. alessandra alves florentino

      Duce?

  3. filipe moura lima

    A Justiça há de chegar sem tardar.

    Responda
  4. Francy Litaiff Abrahim

    Damares cancelou seis bilhões de reais usualmente pagos a organizações sociais ineptas e ineficazes. Isso é gestão, mas também é temerário porque se combate o status quo burocrático. Respeito a coragem moral dela.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      "Coragem moral", criatura? É para diferenciar de "coragem física"? A ministra que perseguiu criança grávida tem capacidade de gestão e respeitável coragem moral, olha só.

    2. José Rosa

      Coragem moral? É cumprimento do dever, avaliar, fiscalizar, rever programas e fazer cortes qdo necessário, mas duvido que tenha sido essa a motivação. Se for olhar deve ser possível verificar que escolheu a dedo as organizações que foram cortadas, eqto se mantinha aliadas, simpáticas a causas do chefe do executivo e da ministra.

  5. Ruy Luís de Araújo Araújo

    Não entendi por que lembrar a Venezuela no contexto de um artigo que diz respeito exclusivamente aos problemas nacionais em temos de saúde. Confundir ideologias com políticas sérias de estado --- eis aí um grande erro.

    Responda
  6. Ruy Luís de Araújo Araújo

    Não entendi por que lembrar a Venezuela no contexto de um artigo que diz respeito exclusivamente aos problemas nacionais em temos de saúde. Confundir ideologias com políticas sérias de estado --- eis aí um grande erro.

    Responda
  7. Ruy Luís de Araújo Araújo

    Não entendi por que lembrar a Venezuela no contexto de um artigo que diz respeito exclusivamente aos problemas nacionais em temos de saúde. Confundir ideologias com políticas sérias de estado --- eis aí um grande erro.

    Responda
  8. Regina da Silva Mariano

    Texto necessário e contundente, Cristina. Mas minha consciência está íntegra, alerta e em paz. Não votei e jamais votaria no Bolsonaro, o grande responsável por esses dois assassinos asquerosos comandarem ministérios importantes nesse (des)governo sem tica, sem dignidade e decência.

    Responda
  9. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    Os dois personificam o quarto cavaleiro do apocalipse. “ Então ouvi a quarta Criatura:"Venha" e apareceu um cavalo baio, o nome do cavaleiro era Morte e o Inferno o seguia de perto”.

    Responda
  10. Olavo Cardoso Jr

    Não tem nenhum colunista lacrador ou leitor q escreve nesse jornal com coragem pra dizer uma palavra de repúdio ao massacre de civis q está ocorrendo na Venezuela? Q vergonha, hem? E essa notícia saiu ontem na FSP. Vamos lá minha gente, mostrem o qt vcs prezam a democracia e os direitos humanos. "Maduro mantém execuções extrajudiciais para conter protestos na Venezuela. Só na primeira quinzena de janeiro foram registrados 27 assassinatos de civis por forças do regime".

    Responda
    1. alessandra alves florentino

      De novo, as instruções sendo seguidas! Compreensível a tentativa de desviar o foco. Gabinete do ódio mandou, vem o bot escrever asneira

    2. Jove Bernardes

      Mais um adepto de palavras de repúdio.

  11. BRUNO JOSE FORTES

    Baita texto, Cristina. Absolutamente necessária a leitura.

    Responda
  12. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Como explicar, agora e no futuro, o fracasso das instituições em proteger a sociedade e em deter a ação criminosa ..." Explicação é vaga no STF para o Aras e orçamento secreto para o Lira. Se o Bolsonaro já tivesse sido tirado da presidência, não haveria mais preocupação com estes dois abutres.

    Responda
  13. Rafael Pimenta

    Exatamente. Reparem q até a face destas duas criaturas se assemelha à de um abutre.

    Responda
  14. josé SOARES

    Cristina Serra desponta como uma das jornalista mais corajosa e fundamentada nas últimas décadas.Pena que esse jornal não demonstre o mesmo destemor ao apoiar candidatos e governos repletos de abutres.

    Responda
  15. Ladislau Leite de Oliveira

    Extraordinário o texto da brilhante e corajosa Cristina Serra. Realmente os citados são dois abutres, mas para mim ainda é pouco. Satanás vai julgá-los.

    Responda
  16. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Fui procurar em sites qual a etimologia da palavra Queiroga. Ali encontrei a sua origem inca, significando planta pequena e, mais, as características negativas que assombram as pessoas com tal nome: superficial, ostentador, exagerado, disperso e imaturo. E Damares tem sua origem em bezerra, novilha. Será que ambos são predestinados na versão de José Simão, colunista dessa Folha? aquele na gestão atual do Ministério da Saúde e essa na sua submissão a tudo o que diz e faz o seu chefe.

    Responda
  17. Claudio Belodi

    Quem conhece o comportamento dos abutres é porque é ave de rapina.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      É, Belodi, não me admira que o senhor tenha votado em Bolsonaro e ainda hoje o apoie. Essa sua capacidade de ler a realidade e tirar conclusões é estupenda. Conte-nos, Belodi, você chegou a esta conclusão sozinho, Belodi?

    2. Marcos de Toledo Benassi

      Eita, Belóide... E o observador de pássaros? Acompanha abutres e tucanos, uai! Há quem acompanhe nematóides, aracnídeos, víboras,Agosto do freguês. Mesmo você: acompanha criticamente a esquerdalha, sem dela fazer parte. Tosqueira tão óbvia...

  18. Paulo Silva Barbosa

    Excelente e mais que necessário este artigo, mostrando até onde vai perversidade desta gente . Abutres atrás de um cadáver infantil para satisfazer a sagacidade daquele que é contra a vacinação infantil .

    Responda
  19. Eulalia Moreno

    Essa ridícula, amiga e protegida da 3a. esposa do genocida, a tal da goiabeira apresenta visíveis sinais de distúrbio mental. Aliás e infelizmente, é grande o número de mulheres alinhadas com esse genocida, mulheres que envergonham a política e o serviço público do Brasil, tipo a capitão cloroquina, Bia Kicis, Zaza, Janaína. Como escreveu a colunista, " o dia chegará"!!

    Responda
    1. José Rosa

      Tenho para mim que, tanto mulheres quanto demais seres humanos que se identificam e se reconhecem de quaisquer gêneros e das raças cotidianamente atacadas, menosprezadas por essa gente, contudo nelas votaram e mantém apoio, não se dão ao respeito, pois, não se pode apanhar e ficar quieto, continuar ao lado de quem quer que seja.

    2. Marcos de Toledo Benassi

      Triste, né?

  20. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Brasil é o país do crime sem castigo. E as instituições e a sociedade assistem inertes ao cometimento de crimes em série por Bolsonaro et caterva. A última foi a afronta ao STF, que pelo jeito vai ficar nisso mesmo.

    Responda
  21. João Teixeira de Lima

    Perfeitamente Cristina. Como sempre minha admiração e respeito. E, como dizia minha amada avó "como é bom um dia atrás do outro e uma noite no meio".

    Responda
  22. Edson Maluf Da Costa

    Um psicopata não se sustenta no poder sozinho, há de ter asseclas! Vide na história, Hitler e sua parceria com Himmler e Goebells.

    Responda
  23. Marcelo FL Cordeiro

    Apoiado !!!

    Responda
  24. thais Braga Alves Neves

    Cristina , adoro suas colunas . Vc é que mais expressa minha dor , meu ódio, minha perplexidade, diante dos atos perpetrados por esses abutres filhos do mal e ignorantes . E a minha revolta pela morte das instituições. O povo não reage .

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Pô, essa foi sentida, Thais. É nóis!

  25. Marcos Benassi

    Ai ai, Cristina querida, bem sei que é ilustrativo comparar esses dois estrupícios a abutres, pareá-los aos criminosos sindicalizados, e criticar anota pretensamente técnica. Mas é muita injustiça: a nota, vil, é muito mais tétrica do que técnica, tangencia o "tetânica", de tão tóxica; os abutres, tadinhos, prestam um servição sanitário na natureza. E os membros de gangue têm a coragem de matar seus alvos diretamente, não incentivam melifluamente a Barbárie. Em tudo melhores que a dupla.

    Responda
  26. José Manoel Martins

    Dois crimihnososh, que merecem estar na cahdeih, mas o judiciário esta de férias

    Responda
  27. Antonio Carlos

    Valeu Cristina. Estou tão indignado quanto você. Mas você tendo escrito esse artigo, acredito, vai tornar nossas indignações soar bem mais altas. Que todos nós nos indignamos e soltamos nossas vozes.

    Responda
  28. Adriana Mara de Moura e Souza

    Não entendo como uma desqualificada como você ainda permanece como colunista da folha!!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Uau. É com essa boca que você beija sua mãe, criatura?

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Não entendo como um ser humano pode defender os abutres citados pela colunista! Seu conceito de desqualificada precisa ser atualizado!

    3. Marcos Benassi

      Jesus da Goiabeira, iluminai ou eliminai. Preferencialmente o segundo, porque já deu no saco. Grato, seu criado.

    4. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Desculpem-me, mas não encontrei outras palavras. Como pode ser tão alienada?

    5. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Vai tô no c

  29. Joaquim Rocha

    Dois abutres enviados diretamente das trevas das profundezas para maltratar o povo brasileiro. Seu dia há de chegar, bem antes do que vocês pensam.

    Responda
  30. Artemio Ademar Friedrich

    É de uma covardia inimaginável a atitude destes abutres mencionados! Temos que manifestar publicamente onde e quando pudermos esta indignação! Parabéns pelo texto!

    Responda
    1. José Rosa

      Concordo. Há muitas linhas escritas já e nas nuvens, que nem fazem mesma pressão que fariam quilômetros de papel. Precisamos e os profissionais de saude é sair às ruas para protestar, inclusive nas portas das repartições que estão essa gente ou das que poderiam, no mínimo, afasta-las.

  31. Alysson Barros

    É preciso rever os profissionais que nossas universidades formam, porque isso aí ser médico é uma ofensa àqueles que trabalham seriamente. E quanto a evangélicos, estes não têm nem o que se comentar mais. Essa aloprada tem problemas a tratar com analista.

    Responda
    1. José Cidade de Oliveira Filho

      Profissionais ruins existem em todas as profissões. É o tipo de pessoa que faz tudo por dinheiro e poder. Vendem até a mãe (ou deixam fazer experiência com ela, como um certo empresário aí).

    2. Katia FIGUEIRA

      Alysson, as universidades não são responsáveis pelo mau caratismo consciente de pessoas que gravitam em torno do poder. Essas escolhas são pessoais.

    3. Katia FIGUEIRA

      Alysson, às universidades não são responsáveis pelo mau caratismo consciente de pessoas que gravitam em torno do poder. Essas escolhas são pessoais.

  32. Vicente Pleitez

    Será que ainda não perceveram que o mundo e eles não podem ambos estar certos?. Mas, se, como imaginamos a maioria, são eles o que estão errados, o mundo vai castigá-los mais cedo ou mais tarde.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não é nada mau se, como cristãos, desfrutarem de continuado medo do inferno por suas ações nefastas. Talvez também uns pesadelos bem horripilantes. Nada disso exclui a punição terrena, bem entendido.

  33. Maria Ines Polotto

    Abutres fascistas! A Pervertida evangélica e o lambe-botas ignóbil do psicopata!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, tem hora que o figo supura...!

  34. rubens gonçalves

    eu estou descrente na justiça brasileira quanto ao quadro dos juizes. eles sao lenientes. ao poder e ao dinheiro.

    Responda
  35. Jacqueline Soares

    Obrigada,Cristina, por expressar tão bem o sentimento da maioria dos brasileiros.

    Responda
  36. José Rosa

    Causaram espanto os casos de enfermeiro(a) que só simulavam a aplicação da vacina, mas devem ter sofrido alguma punição. Já a esses de gabinete ao lado e da presidência, revolta ter que esperar, pois deveria ter havido ação imediata do sistema de justiça, até porque suas ações danosas têm alcance mais amplo q as daqueles.

    Responda
  37. Beatriz R Alvares

    Sim, são dois abutres nojentos. Tenho asco por ambos. Especialmente porque a atual ação dos dois envolve a vida de crianças . Espero que paguem pelos seus crimes, junto com o seu chefe genocida.

    Responda
    1. José Rosa

      O problema é que até lá, as vidas delas e as nossas continuarão sob riscos, o que deveria justificar e já ser concedido afastamento cautelar deles dos cargos.

  38. Carlos Fernando de Souza Braga

    Temos um governo de psicopatas ignorantes, apoiado desde a campanha eleitoral pela nossa elite escravocrata, que impediu todas as tentativas de impeachment. Essa mesma elite que agora quer nos empurrar goela abaixo outro fascista ignorante de extrema direita, o juizeco corrupto. Essa elite é inimiga do povo brasileiro. E é assim que deve ser tratada.

    Responda
  39. francisco xavier de azaredo neto

    Como sempre, o texto da Cristina é muito bom. Só discordo quando diz que um dia serão julgados. Não, não serão. Estamos no Brasil. Quanto as instituições, como podem funcionar se o Bolsonaro aparelhou todas elas, colocando "gente sua" na PF, MPF, STF, na presidência da Câmara dos Deputados e do Senado? ( Qualquer semelhança com o modo de agir do crime organizado, não é mera coincidência).

    Responda
    1. rubens gonçalves

      do rio das pedras e muzema para brasilia.

    2. Beatriz R Alvares

      Quando o genocida for derrotado nas eleições espero que todos sejam julgados pelos seus crimes.

  40. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Texto impecável como sempre, Cristina. A insanidade, a maldade, o despudor e o sadismo não têm limites nesse desgoverno. E quem ainda o apoia ou é totalmente ignorante ou é grande mau caráter.

    Responda
  41. Carla Oliveira

    Tem toda razão, Cristina! Eles têm quer julgados por todos esses crimes, que se repetem e se agravam a cada dia.

    Responda
  42. RICARDO BATISTA

    Demolidor esse último parágrafo! Belo puxão de orelha nas diversas lideranças. E verdade, nossa geração será percebida como a mais inerte da História. E olha que a concorrência era dura. Mas, tomara que um dia, possamos ver essas pessoas julgadas e responsabilizadas.

    Responda
  43. Vanderlei Manoel Porto

    Meu Deus! Ate onde vamos aguentar as atrocidades dessa gente saída do esgoto da historia. Que o povo brasileiro tenha o bom censo de não reeleger esse genocida.

    Responda
  44. Giovani Ferreira Vargas

    Isso é inveja.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Giovani, inveja eu tenho é do Palácio do Catete: o Vargas, ali, deu um tiro em si mesmo. Acho uma pena que o do Planalto não tenha tamanha sorte.

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Inveja tem os bolsomions porque não há comentaristas inteligentes para defender seu mito fascista.

    3. Sonia Pereira Gomes

      Quem vai ter inveja de dois abutres? Em breve serão enterrados.

  45. ADONAY ANTHONY EVANS

    O mais tenebroso não foi dito, passou em branco. Sabedores que uma menina de Lençõs Paulista, 280 km de São Paulo, 900 km de Brasília, havia passado mal após a vacina, os dois abutres largaram tudo, agendas, compromissos, pautas, e saíram em revoada para conferir a boa notícia. Uma criança vítima da vacina, condenada pelo clarividente Capo Capitão? Ofegantes de ansiedade, olhos esbugalhados, na expectativa fúnebre. Azar. A causa não havia sido a vacina. Que queimem as almas no fogo das profundas

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Compadre Adonay, eu não tenho absolutamente nada contra a descrição e o curso dos fatos que você sugere. E igualmente não sei nada sobre o modus operandi do Capiroto relativamente às transações comerciais. Entretanto, já de posse das almas desses dois estrupícios, parece-me que já deve tê-las botado na churrasqueira, não? Ou a celebração do contrato de compra e venda refere-se somente à propriedade, restando a posse para o aliviante momento da morte? Suncê sabe, mizifio?

  46. Robson Simões

    A indignação da colunista é a mesma de qualquer brasileiro ou brasileira com um mínimo de bom senso. De tirar o sono.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nada a declarar em contrário. O horário lllaazarento em que os sinos tocam na minha cachola é testemunha e evidência de seu acerto!

    2. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Falou tudo, Robson.